Categorias
Carros Dicas Limpeza e Manutenção

Qual a hora certa para trocar os pneus do carro?

Existem medidas de segurança que, de tão intuitivas, já fazem parte da memória muscular de muitos motoristas, como usar cintos de segurança e utilizar a seta no momento em que se realiza uma curva. 

Entretanto, uma medida de segurança menos óbvia, ainda que tão importante quanto as citadas acima, é a troca regular dos pneus. Uma das principais razões pelas quais essa prática é negligenciada está na desinformação dos condutores, que, por vezes, não sabem da importância desse processo. 

A seguir, compilamos algumas das informações mais importantes sobre o momento ideal para troca dos pneus, não deixe de conferir. 

Quais os perigos de utilizar pneus avariados?

Um pneu dentro dos padrões ideais de conservação é capaz de proporcionar aderência às estradas, evitando acidentes diversos, como derrapagens e capotamentos. Quando o jogo de pneus de um carro está bem conservado, o motorista tem mais controle sobre a movimentação do veículo, sobretudo quando se dirige sob chuva.

O desgaste natural também é prejudicial, mas não é o único indicativo de que pneus devem ser trocados. Calombos e outras deformações decorrentes de pancadas podem fazer com que o veículo perca seu alinhamento e, consequentemente, torne-se mais difícil de conduzir.

Além do evidente perigo à integridade física de todos os ocupantes do carro, circular com pneus em mau estado de conservação também é uma falta grave, fazendo com que o condutor perca cinco pontos na carteira e pague uma multa de R$ 127,68. 

Como saber quando trocar os pneus do carro?

Na hora de analisar se os pneus do seu carro precisam ou não ser trocados, o Tread Water Indicator, que são pequenas estruturas emborrachadas, localizadas nos sulcos dos pneus, é o seu maior aliado. Esses sinalizadores têm 1,6 mm de profundidade e, uma vez atingido seu limite, é necessária a realização da troca. 

Qual o prazo de validade de um pneu?

Pneus têm prazo de validade, mesmo que nunca tenham sido usados: cinco anos após a data de fabricação. Você pode observar essa informação na lateral de cada pneu, os dois primeiros dígitos identificam a semana, enquanto os dois últimos, o ano. Essa informação, é claro, vale também para o estepe. 

Como funciona o rodízio de pneus? 

O rodízio de pneus é a prática caracterizada pela troca dos pneus dianteiros e traseiros. Essa é uma das ações mais indicadas para aqueles que desejam aumentar a vida útil dos itens. 

O motivo para realização dessa troca é promover o desgaste em todos os pneus de maneira homogênea. O intervalo de tempo ideal para a prática é descrito no manual do veículo, mas, em média, ocorre entre os quilômetros 5.000 e 7.000.

Quais os códigos de velocidade máxima dos pneus?

Diferentes pneus têm diferentes capacidades de velocidade. Essa informação é indicada na lateral do item, ao lado do índice de carga máxima. Os códigos vão de K até Y, sendo a velocidade máxima de 300 km/h, cujo código é encontrado apenas em carros esportivos de luxo. 

Veja algumas das classificações mais comuns na tabela abaixo. 

Classificação de Velocidade Velocidade Máxima
K110 km/h
L120 km/h
M130 km/h
N140 km/h
P150 km/h
Q160 km/h
R170 km/h
180 km/h
T190 km/h
U200 km/h
H210 km/h
V240 km/h
W270 km/h
Y300 km/h

O Comprecar é um dos maiores sites do Brasil quando o assunto é a venda de carros usados. No site, é possível encontrar carros para todos os gostos e orçamentos: temos carros de até 30 mil!

Se você quer trocar de carro sem passar por dores de cabeça, acesse nosso site e navegue pelas nossas opções.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *