Categorias
Carros

Conheça as vantagens e desvantagens do carro sedan

O carro sedan é uma categoria adorada pelos brasileiros. Aliando elegância, bom espaço interno e um porta-malas generoso, esse é o tipo de veículo mais escolhido por motoristas que usam o carro com a família.

Modelos sedan são espaçosos e têm um ar de sofisticação, mas podem consumir mais e demandar mais habilidade na hora da baliza. 

Se você quer saber quais as verdadeiras vantagens e desvantagens dos carros estilo sedan, acompanhe este artigo que preparamos sobre o assunto. 

O que é um carro sedan?

Sedan é todo veículo com a carroceria dividida em três partes, contando com a região do motor, o espaço para os passageiros e um proeminente bagageiro. 

Seu porta-malas merece destaque porque veículos da categoria têm, disparado, os maiores espaços para bagagens. 

Veículos sedan conseguem transportar cinco pessoas confortavelmente, contando com o motorista. Eles são carros maiores e mais potentes, que garantem estabilidade na direção e um desempenho superior. 

Existem três principais categorias de sedan: os compactos, os médios e os premium. Enquanto os sedans compactos garantem o espaço extra por um preço menor, o sedan médio oferece opções mais sofisticadas por um preço intermediário.

Por fim, o sedan premium conta com máximo espaço interno, motores potentes e soluções de bordo de alta tecnologia. 

Vantagens do carro sedan

Entenda algumas das principais vantagens de um carro sedan abaixo. 

Espaço e conforto garantidos

A distância entre os eixos é bem maior do que a média em carros sedan. Essa característica garante o maior espaço interno de todas as categorias e contribui para o conforto de todos os passageiros, mesmo os mais altos. 

Esse também é um tipo de carro muito escolhido por taxistas e motoristas de aplicativo porque, com seu espaço de porta-malas, é capaz de comportar todos os itens necessários. O espaço se mantém vantajoso mesmo após a instalação de um kit GNV – conhecido por tomar bastante espaço nos bagageiros.

Carro para toda família

Com seu espaço interno e um generoso porta-malas, sedans são a opção ideal para famílias que usam o carro para suas tarefas diárias ou para viagens de longa duração. 

Um sedan comporta confortavelmente as crianças e até mesmo animais de estimação, se necessário. Além disso, esse é um tipo de carro mais estável, o que contribui para a segurança dos passageiros.

Melhor desempenho nas rodovias

Além de seguros, sedans têm motores poderosos. Os motores de veículos desta categoria oferecem mais torque e potência, fazendo toda diferença para motoristas que gostam de pegar a estrada. 

Tecnologia

Sedans também contam com tecnologias de bordo mais sofisticadas que outras categorias de carro. É comum, por exemplo, encontrar sensores de estacionamento, comandos no volante, centrais multimídia e itens de segurança de fábrica. 

Desvantagens do carro sedan

Nem tudo são flores na vida de motoristas que gostam do estilo sedan. A seguir, entenda melhor algumas desvantagens do modelo.

Estacionar

Sedan são carros grandes. Enquanto essa característica pode ser vantajosa por um lado, por outro, ela pode causar certos problemas. 

Motoristas podem ter dificuldades em manobrar o carro em vagas mais apertadas, por exemplo, principalmente as paralelas ao meio-fio. 

Gastos

A aplicação de tecnologia de ponta requer um trabalho especializado durante a manutenção, o que pode aumentar os custos das visitas à oficina. Além disso, por serem maiores, carros da categoria costumam ter o IPVA mais alto. 

Combustível

Motores mais potentes são ótimos para a estrada, mas eles costumam consumir mais. 

Essa é uma característica que pode fazer com que os custos do carro realmente tomem grande parte do orçamento, principalmente em períodos de alta do preço do combustível. 

Quer comparar preços de carros usados? O Comprecar te ajuda!

Durante o processo de compra de carros usados, é importante realizar pesquisas para garantir os melhores preços, seja qual for o modelo de sua escolha. 

Por isso, use o site do Comprecar. Somos uma das mais tradicionais plataformas de compra e venda de carros usados, sendo a escolha de todas as principais concessionárias de São Paulo e região. 

Acesse nosso site e garanta o melhor negócio! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *