Anuncie seu veículo já

Avaliação Ford Ka 100 Anos (1.5 Automático)

Nesse vídeo avaliamos a série especial 100 Anos do Ford Ka. O modelo vem equipado com motor 1.5 e câmbio automático, além de trazer alguns adereços visuais diferenciados por conta da versão. A Comprecar.com.br o melhor classificado de automóveis da nossa região milhares de carros motos e caminhões campos anunciados com fotos acesse agora comprecar.com.br classificados de automóveis é comprecar mais um Ford Ka que eu Jorge Augusto trago aqui para vocês no canal do Youtube do Comprecar Tv só que esse aqui pessoal não é qualquer carro é a série especial de 100 anos se você acompanha o nosso trabalho viu que a gente já testou tanto Ka Sedan quanto a versão Hatch Back aí na versão Titanium versão topo de linha essa daqui é uma edição comemorativa da Ford de 100 anos de Brasil para quem não sabe a Ford desde 1919 monta carros no Brasil começou lá com galpão lá no bairro do Ipiranga em São Paulo montando o modelo de desde então vem fazendo um trabalho ininterrupto até agora e para ela comemorar essa data bastante importante ela criou a série especial que tem mil unidades desse cá e mais 500 unidades do modelo o esporte mas o vídeo de hoje nós vamos falar aqui nesse Ford Ka e contar várias curiosidades para vocês mas antes de falar aqui do cá a gente precisa explicar um pouco o momento que a Ford que para o mercado brasileiro porque existem muitas informações controversas aí que circulam na internet nem todas elas são verdade pois bem pessoal a gente sabe que a Ford recentemente fechou uma fábrica que ela tinha lá em São Bernardo do campo de onde saíram alguns automóveis inclusive os modelos de caminhão dela pois bem o que que acontece a Ford tomou uma decisão mundial há algum tempo de investir apenas em modelos como Picapes Cross Over His e Suvs e se formou um alinhamento mundial que ela tomou por conta disso não fazia mais sentido ela trabalhar com a divisão de caminhões da mesma forma que muitos automóveis que ela tinha na linha em várias partes do mundo começaram a ser descontinuados um bom exemplo disso foi o Ford Focus aqui na América Latina e ele era fabricado na Argentina e foi descontinuado outro modelo também foi o New Fiesta que era fabricado nessa fábrica de São Bernardo do Campo que também foi descontinuado e outro modelo que tá dentro dessa linha de disse continuidade ainda que a Ford diga que a história não é bem assim é o Ford Fusion que como a gente sabe lá nos Estados Unidos alguns modelos do Fusion já foram descontinuados e provavelmente o fuzil será totalmente descontinuado aí vocês devem tá se perguntas bom se você tá falando que ela só vai investir em Picapes Crossover Suvs como é que fica um Ford Ka uma vez que ele não é nenhum desses produtos aqui a história fica um pouquinho mais complicada porque pessoal ainda que a Ford tenha tomado uma decisão global de investir nesse tipo de carro ela tem mercados pelo mundo aonde alguns modelos ainda fazem sentido ou fazem sucesso a gente pegar por exemplo os números de venda tanto do Fusion quanto do Focus quanto do New Fiesta e comparar com os números de venda do e não dá nem para comparar esse carro aqui é um dos mais vendidos do Brasil dentro da sua categoria portanto a Ford apesar de ter um alinhamento para outros tipos de produto ela não vai descontinuar o carro porque ela representa ele tem uma importância muito grande econômica dentro do que a Ford faz hoje no Brasil e esse carro extremamente importante para rede de concessionários se ela diz continuar um carro desses a rede de concessionárias vai ter e muito problema outra coisa o Ford Ka é montado numa plataforma relativamente básica não é uma plataforma tão sofisticada então se a Ford precisar fazer melhorias ou aperfeiçoamentos nesse carro aqui ela tem condição de fazer isso do ponto de vista local que que eu chamo de pontes em local próprio engenharia da Ford que tem aqui no Brasil tem condição de melhorar esse carro ainda por algum tempo sem problema nenhum dessa forma tranquilizando vocês Ford Ka apesar de ele não ser um sub um pico uma Picape um Crossover deve com e por um bom tempo no mercado brasileiro sem problema nenhum para entendermos essa série especial a gente precisa lembrar da linha do Ford Ka no Brasil então um Ford Ka tem o S, Se o Se Plus o Freestyle e o Titanium e ele é oferecido com motores 1.0 e 1.5 esse daqui é montado a partir da versão S Plus 1.5 com a transmissão automática portanto ele ganha algumas coisas mas ele não é tão completo por exemplo quando a versão Titanium topo de linha olhando aqui no lado a gente já vê algumas diferenças começando por essa cor azul aí do carro esse aí é o azul Belize inspirado no azul que você tem um lobo no oval da forte né a gente consegue ver mais algumas coisas temos aqui a roda de liga leve pintadas em preto brilhante aliás eu mesmo preto brilhante que a gente tem nas maçanetas nesse defletor de ar no teto do carro e até o espelho lateral e por fim a gente tem ali o Bad indicando a série especial 100 anos aqui na frente essa versão também se diferencia das outras por conta de ter tudo escurecido ela não tem nenhum detalhe cromado agora iluminação é bastante convencional o carro não tem nenhum elemento em Led também não possui a luz de rodagem diurna o que a gente veio aqui são iluminações convencionais com lâmpadas incandescentes por exemplo para o pisca e para lanterna e lâmpadas Halógenas para o farol baixo ou alto e até mesmo farol auxiliar dianteiro um dos principais diferenciais aqui do carro é um motor que ele traz peço a gente fez uma explicação bem detalhada desse motor quando a gente fez avaliação do Ford Ka Titanium é o mesmo motor que tá aqui porque você quiser mais referências técnicas gente vai deixar o link do vídeo para vocês poderem ver lá mas resumindo aqui para vocês é um motor 1.5 litro de três cilindros tá não é um motor 4 cilindros e esse motor tem uma série de coisas interessantes se você de injeção indireta ele usa aí a tecnologia Tivct ou seja ele tem duplo comando de admissão e exaustão variável isso melhora bastante a performance do carro e a gente não pode esquecer que apesar de ser um motor 3 cilindros 1.5 litros ele tem uma densidade de potência muito interessante ele varia de 128 cavalos na gasolina a 136 Etanol portanto se você comparar a quantidade de potência que esse motor entrega mesmo com outros motores aí quatro cilindros e até mesmo cilindrada maior você vai ver que o rendimento dele é muito bom o torque também é outra medida importante afinal ele é decisivo nas retomadas de velocidade e principalmente na aceleração de 0 a 100 o torque desse motor vai de 153 Nilton metros a158 Nilton metros no etanol só lembrando que 158 Nilton metros da aproximadamente 16,1 quilograma-força metro e isso é torque de motor 1.6 aspirado não podemos esquecer que esse motor a cada uma transmissão automática e automática de verdade com conversor de torque não é aquela transmissão robotizada de dupla embreagem que acabou marcando um pouco a Ford que ela usava aí no por exemplo Focus aqui uma transmissão automática de seis marchas aqui atrás não temos nenhuma diferença expressiva para outras versões do carro inclusive a iluminação das lanternas utiliza lâmpadas incandescentes convencionais tanto para freio re pisca ou até mesmo lanterna a o porta-malas desse carro só tem duas formas de ser aberto você tem um botão lá dentro que acionamento elétrico ou então apertando duas vezes aqui o botão da chave como vocês viram ele libera que a tampa do porta-malas aqui dentro pessoal a gente não tem muito espaço são apenas 257 letras quando a gente compara aí com os principais concorrentes na categoria de Hedberg Compacto a gente vê que aqui um pouco menos porque esses carros tem aí em média 300 litros de porta-malas ainda assim eu vou destacar e os gatinhos de fixação lateral que são úteis para você pendurar sacolinhas supermercado outras coisas que não vão ficar rolando agora faltou iluminação aqui no porta malas porque na versão Titanium quando a gente testou tinha estou da forma vou fazer mais um elogio aqui é o carro porque quando a gente levanta aqui o piso do porta-malas gente encontra o Step e temos aqui um pneu 165 70 aro 14 ainda que não seja igual de rodagem é um pneu perfeitamente utilizável não é aquele Step fininho que quando você usa você fica com a dirigibilidade comprometida aqui é o lado a gente observa mais algumas coisas como por exemplo o sistema de freios do carro discos dianteiros e tambores traseiros é a receita mais utilizada aí nesse segmento também observamos o entre-eixo de 2 e 49 o que não é tão generoso assim apesar do número do em trechos assustar um pouco pelo tamanho curto a gente observa que aqui dentro o espaço é interessante banco dianteiro ajustado confortavelmente uma pessoa de 1,80 vocês conseguem ver que eu já tenho 11 os dois joelhos a movimentação de pés eu posso dizer que é bem interessante considerando esse entre eixos pequenos e eu também vou destacar altura em relação ao teto que é boa o teto não é tão baixo o carro já tem mais algumas coisas interessantes né então ele tem cinto de segurança de três pontos nas três posições com encosto de cabeça individuais agora pessoal vai parando por aí os recursos porque elas não temos aqui a alça de segurança também não temos iluminação aqui atrás aqui na porta nós não temos porta-objetos e até hoje está querendo descobrir o que que é esse buraquinho que tem aqui do lado no outro vídeo que a gente perguntou para os internautas eles eram muitas sugestões criativas mas oficialmente a gente ainda não sabe porque a gente pode estar também é ali no meio dos dois bancos né você tem uma extenção do console que acaba tendo ali mais dois porta-latas que podem ser usados para quem viaja aqui no banco traseiro como quem viaja no banco dianteiro quando trouxemos o carro de São Paulo aproveitamos para fazer uma média de consumo e a isso a gente fez a medição saindo lá de São Bernardo do Campo vindo até aqui a região de itu e olha só o resultado que a gente teve andamos 134,5 km isso uma média de velocidade de 88 km por hora e olha só pessoal a média foi de 17,2 quilômetros por litro evidentemente que com gasolina mas é um número muito bom conselho que nós não estamos falando de um carro com motor turbo e o motor aspirado hora da gente testar aqui o Ford Ka mais antes as considerações sistema de chave canivete partida acontece de forma convencional como na maioria dos carros e o que que a gente tem aqui para o motorista centro de segurança com ajuste de altura banco também tem aqui o ajuste manual de altura e o volante tem apenas o ajuste de altura ele não tem o ajuste profundidade como as vezes a gente encontra em alguns carros ainda assim a gente consegue uma posição confortável aqui outros recursos de auxílio os espelhos laterais tem ajuste elétrico porém o controle fica e pensam ali no comecinho da coluna a não é uma posição tão agronômica mais mais a função tá disponível os vidros tem simples toque para abertura e fechamento nos quatro vidros o que acaba também ajudando o volante multifuncional lado esquerdo funções para você interagir com a central multimídia lado direito você tem aqui a função do controle de cruzeiro que muita gente chama erroneamente de piloto automático o ar condicionado é manual de simples zona tá não tem nenhuma função digital a central multimídia desse carro pessoal é assim que 2.5 não é assim 3 a gente tem matéria no nosso canal das em três e aí o que que muda dessa para 2.5 da 53 parece aqui que é 2.5 a 5 e três ela tem a mesma interface gráfica dessa porém ela tem coisas a mais aqui no caso de tem coisas a menos então aqui nosso temos uma porta USB e a central multimídia não possui GPS embarcado tá então você tem que usar o espelhamento Android alto ou Apple Carplay para você poder fazer navegação de resto a interface dela é bastante parecida com a da 53 inclusive os menus são iguais você tem algumas configurações ali mas ela é uma central relativamente básica atende o essencial outra coisa legal aqui nesse carro são as disponibilidades de porta-objetos então aqui na frente da alavanca do câmbio você tem uma espécie de uma prateleirazinha boa para colocar smartphone aqui do lado da porta tem espaço suficiente para guardar ali carteira óculos inclusive uma posição para você colocar lata aqui o console central por um carro dessa categoria ele é bem organizado né então se tem aqui espaço para guardar moedas controles mais ainda dois porta-latas aqui se você quiser retirar o meio do porta-lata você pode retirar para guardar coisas maiores então assim a ergonomia o desenho interno do carro é muito bom mas você não encontra muitos recursos sofisticados aqui no modelo tá bom vamos lá nossa manobra lembrando que esse carro não possui nem sensor e nem câmera de ré portanto total atenção aí a todos os espelhos para executar a manobra volante com assistência elétrica que deixa o carro bastante leve então você vai manobrar com bastante leveza mas fique muito atento a todos os obstáculos porque nós não temos aqui nenhum tipo de sensor bom para o nosso teste aí de tá chão ver como é que o carro se comporta aqui com a suspensão a liana tu tá chão olá pessoal por um carro dessa categoria eu vou dizer que a suspensão trabalha e trabalha muito bem consegue absorver bem aí a ondulação a vibração do caixão e o isolamento acústico também é legal aliás melhor do que alguns concorrentes direto até de preço superior isso até surpreendeu aqui no Ford Ka gente sabe que a forte é uma marca que preza um pouco mais pelo acabamento agora vamos pro nosso teste lombada 30 por hora vamos ver como é que o carro se comporta aqui na primeira lombada e ai pessoal já na primeira lombada à frente do carro raspou um pouquinho eu esperava um pouco mais no carro mas não foi o que a gente viu aqui na primeira vamos para segunda lombada aqui na 30 por hora vamos repetir vamos ver se a impressão é essa mesma e é raspou a frente toda a gente compara ele com alguns concorrentes diretos os concorrentes não batem tanto em lombada aqui nós temos uma frente um pouco baixo o que vai exigir aí um pouquinho de atenção do motorista vamos ver o isolamento acústico no concreto bom isolamento acústico suspensão também é macia terceira lombada eu já vou reduzir a velocidade para não ter problema mesmo assim raspou um pouco bico do carro bico é bastante baixo mas quando a gente compara com os concorrentes eu diria que ele até mais confortável suspensão é boa isolamento acústico também é bem legal aqui no carro vou para quarta e última lombada olha raspou mesmo a gente passando mais devagar frente é bastante baixa esperava mais mas essa que tá muito baixa mesmo e no que diz respeito isolamento acústico e suspensão bem macio agora vamos a nossa manobra aqui de fim de rua vou alinhar aqui o carro com lado direito da guia vamos parar o carro vamos virar todo volante e vou executar nossa manobra aqui lembrando que nós não temos nenhum auxílio de sensor de estacionamento nem nada carro virou bem mais que 90° tá pessoal muito mais e vamos virar aqui um volante e aí olha só saímos alinhado com a rua até um pouquinho mais para a direita diria que um dos menores raios de giro o diâmetro de giro que nós testamos aí no canal então ele usa bem pouco espaço para fazer a manobra tem uma suspensão macia bom isolamento acústico mas ela é um pouco baixa então você tem que ficar um pouco esperto em lombadas e valetas as mais profundas para você não tem nenhuma surpresa um pouco mais desagradável mas de resto que a gente pode dizer porque o carro vai bem nesse tipo de uso urbano apenas valeria a pena você pensar em talvez colocar como o acessório um sensor de estacionamento traseiro uma câmera para ter um pouquinho mais conforto na hora da gente pegar a estrada já vou falar para gente ligar o farol porque esse carro aqui não possui o sistema de luz de rodagem diurna então nós precisamos ligar aí o farol outra coisa que eu já meio já vou destacar é a boa disposição é esse motor 1.5 ele tem um toque interessante você consegue uma resposta interessante do carro quando você vai fazer a aceleração e você não tem que desvela tanto um giro assim para que o carro desenvolva e isso é muito interessante aqui no Ford Ka vou aproveitar agora aqui para ver a velocidade em função da rotação lembrando que esse câmbio aqui pessoal tem seis marchas mas nós não temos nenhum tipo de comando sequencial aqui nós só temos a posição drive esportes da gente presunto estarem sexta marcha a gente está ali com um giro próximo de 2.500 giros um pouquinho abaixo ele a gente consegue ver por ser um motor aspirado que ele tem um giro um pouquinho maior do que os carros com motor turbo de toda forma um giro não é tão alto assim quando a gente acelera aqui para 120 por hora a gente tem até aqui a retomada em quinta marcha acertando a velocidade aqui em 120 e olha só em 120 eu me esperar ele descer para quem tá para sexta marcha a gente uma rotação  um pouquinho abaixo de 3.000 giros e também não é um giro alto subo justamente por isso como a gente viu no nosso teste de consumo o carro consegue ser eficiente no que diz respeito ao consumo de combustível vou aproveitar aqui para fazer um teste de retomada na estrada tão numa subida ar condicionado ligado a tua 70 por hora vamos acelerar tudo até 120 vão ver como é que o carro se comporta visando tudo e aí já chegamos aqui a 120 não é necessariamente um ganham o carro mas quando a gente compara os concorrentes diretos que tem motor aspirado dá para dizer que o cá se sai muito bem vou fazer o nosso teste de 0 a 100 ar condicionado ligado ou HD estou lado e vamos lá saída dele é muito interessante de percebe que o carro tem força aqui na primeira e na segunda na terceira que ele perde um pouco de embalo e e mesmo assim olha pessoal a gente conseguiu completar aqui a nossa prova de 0 a 100 usamos bastante da pista aqui mas ele cumpriu o que eu posso dizer é que quando a gente olha para os concorrentes aí do cá ele se sai bem mesmo inclusive na prova de 0 a 100 na estrada a gente observa que o cara tem um acerto de suspensão um pouco mais esportivo ela é mais firme quando a gente compara por exemplo com o Hyundai HB20 ou até mesmo com o Chevrolet Onix ele tem um ajuste mais próximo aí dos carros da Volkswagen o que acaba agradando um pouco mais aí o público masculino por assim dizer o isolamento do carro acústico no caso ele é bom para os ruídos externos mas quando você faz uma aceleração um pouco mais forte de motor olha só se você percebe que o som do motor acaba invadindo um pouco mais com mais força o interior aqui do carro de toda forma ele tem um ronco um pouco mais esportivo que não acaba irritando tanto um pouco mais agradável mas não é um exemplo de silêncio quando a gente olha para a categoria e eu diria que o cara tá ali numa linha mediana em relação ao que a gente vem no mercado ou Ford Ka continua sendo uma boa opção no mercado brasileiro não é à toa que é o carro mais vendido aí da Ford inclusive com números bem expressivos é sério especial aqui como vocês viram tem aí um apelo legal tem um bom motor tem a transmissão automática e tem vamos dizer assim o essencial que a gente pode encontrar em conforto o preço sugerido desse carro no momento do lançamento dele foi de 65 990 o problema é que hoje ainda é um pouquinho mais difícil de achar ele disponível nas concessionárias e de toda a forma se você não e esse aqui você pode fazer opção do carro na versão S Plus que é basicamente o mesmo carro porém sem esse apelo visual de toda a forma essa série limitada ficou bem interessante bonito é um carro que anda bem e tem uma boa economia de combustível pessoal gostou do vídeo deixe aí o seu joinha aí se você não se inscreveu faça isso afinal de contas só aqui no Comprecar Tv comigo Jorge Augusto que você encontra esses vídeos super detalhados para vocês Comprecar é ideal para quem quer vender Comprecar é ideal para quem quer comprar se precisou vender ou comprar acesse hoje mesmo Comprecar. comprecar.com.br  

Confira carros a venda no Comprecar!

Conheça o Comprecar!

Confira carros a venda no Comprecar! Somos um site especializado na venda de carros, motos e caminhões usados. Veja também carros em Sorocaba!