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Avaliação Ford Ka 100 Anos (1.5 Automático)

Nesse vídeo avaliamos a série especial 100 Anos do Ford Ka. O modelo vem equipado com motor 1.5 e câmbio automático, além de trazer alguns adereços visuais diferenciados por conta da versão.

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mais um Ford Ka que eu Jorge Augusto
trago aqui para vocês no canal do
Youtube do Comprecar Tv só que esse aqui
pessoal não é qualquer carro é a série
especial de 100 anos se você acompanha o
nosso trabalho viu que a gente já testou
tanto Ka Sedan quanto a versão Hatch
Back aí na versão Titanium versão topo
de linha essa daqui é uma edição
comemorativa da Ford de 100 anos de
Brasil para quem não sabe a Ford desde
1919 monta carros no Brasil começou lá
com galpão lá no bairro do Ipiranga em
São Paulo montando o modelo de desde
então vem fazendo um trabalho
ininterrupto até agora e para ela
comemorar essa data bastante importante
ela criou a série especial que tem mil
unidades desse cá e mais 500 unidades do
modelo
o esporte mas o vídeo de hoje nós vamos
falar aqui nesse Ford Ka e contar várias
curiosidades para vocês mas antes de
falar aqui do cá a gente precisa
explicar um pouco o momento que a Ford
que para o mercado brasileiro porque
existem muitas informações controversas
aí que circulam na internet nem todas
elas são verdade pois bem pessoal a
gente sabe que a Ford recentemente
fechou uma fábrica que ela tinha lá em
São Bernardo do campo de onde saíram
alguns automóveis inclusive os modelos
de caminhão dela pois bem o que que
acontece a Ford tomou uma decisão
mundial há algum tempo de investir
apenas em modelos como Picapes Cross
Over His e Suvs e se formou um
alinhamento mundial que ela tomou por
conta disso não fazia mais sentido ela
trabalhar com a divisão de caminhões da
mesma forma que muitos automóveis que
ela tinha na linha em várias partes do
mundo começaram a ser descontinuados um
bom exemplo disso foi o Ford Focus aqui
na América Latina
e ele era fabricado na Argentina e foi
descontinuado outro modelo também foi o
New Fiesta que era fabricado nessa
fábrica de São Bernardo do Campo que
também foi descontinuado e outro modelo
que tá dentro dessa linha de disse
continuidade ainda que a Ford diga que a
história não é bem assim é o Ford Fusion
que como a gente sabe lá nos Estados
Unidos alguns modelos do Fusion já foram
descontinuados e provavelmente o fuzil
será totalmente descontinuado aí vocês
devem tá se perguntas bom se você tá
falando que ela só vai investir em
Picapes Crossover Suvs como é que fica
um Ford Ka uma vez que ele não é nenhum
desses produtos aqui a história fica um
pouquinho mais complicada porque pessoal
ainda que a Ford tenha tomado uma
decisão global de investir nesse tipo de
carro ela tem mercados pelo mundo aonde
alguns modelos ainda fazem sentido ou
fazem sucesso a gente pegar por exemplo
os números de venda tanto do Fusion
quanto do Focus quanto do New Fiesta e
comparar com os números de venda do
e não dá nem para comparar esse carro
aqui é um dos mais vendidos do Brasil
dentro da sua categoria portanto a Ford
apesar de ter um alinhamento para outros
tipos de produto ela não vai
descontinuar o carro porque ela representa
ele tem uma importância muito grande
econômica dentro do que a Ford faz hoje
no Brasil e esse carro extremamente
importante para rede de concessionários
se ela diz continuar um carro desses a
rede de concessionárias vai ter e muito
problema outra coisa o Ford Ka é montado
numa plataforma relativamente básica não
é uma plataforma tão sofisticada então
se a Ford precisar fazer melhorias ou
aperfeiçoamentos nesse carro aqui ela
tem condição de fazer isso do ponto de
vista local que que eu chamo de pontes
em local próprio engenharia da Ford que
tem aqui no Brasil tem condição de
melhorar esse carro ainda por algum
tempo sem problema nenhum dessa forma
tranquilizando vocês Ford Ka apesar de
ele não ser um sub um pico uma Picape um
Crossover deve com
e por um bom tempo no mercado brasileiro
sem problema nenhum para entendermos
essa série especial a gente precisa
lembrar da linha do Ford Ka no Brasil
então um Ford Ka tem o S, Se o Se Plus o
Freestyle e o Titanium e ele é oferecido
com motores 1.0 e 1.5 esse daqui é
montado a partir da versão S Plus 1.5
com a transmissão automática portanto
ele ganha algumas coisas mas ele não é
tão completo por exemplo quando a versão
Titanium topo de linha olhando aqui no
lado a gente já vê algumas diferenças
começando por essa cor azul aí do carro
esse aí é o azul Belize inspirado no
azul que você tem um lobo no oval da
forte né a gente consegue ver mais
algumas coisas temos aqui a roda de liga
leve pintadas em preto brilhante aliás
eu mesmo preto brilhante que a gente tem
nas maçanetas nesse defletor de ar no
teto do carro e até
o espelho lateral e por fim a gente tem
ali o Bad indicando a série especial 100
anos aqui na frente essa versão também
se diferencia das outras por conta de
ter tudo escurecido ela não tem nenhum
detalhe cromado agora iluminação é
bastante convencional o carro não tem
nenhum elemento em Led também não possui
a luz de rodagem diurna o que a gente
veio aqui são iluminações convencionais
com lâmpadas incandescentes por exemplo
para o pisca e para lanterna e lâmpadas
Halógenas para o farol baixo ou alto e
até mesmo farol auxiliar dianteiro um
dos principais diferenciais aqui do carro é
um motor que ele traz peço a gente fez
uma explicação bem detalhada desse motor
quando a gente fez avaliação do Ford Ka
Titanium é o mesmo motor que tá aqui
porque você quiser mais referências
técnicas gente vai deixar o link do
vídeo para vocês poderem ver lá mas
resumindo aqui para vocês é um motor 1.5
litro de três cilindros tá não é um
motor 4 cilindros e esse motor tem uma
série de coisas interessantes
se você de injeção indireta ele usa aí a
tecnologia Tivct ou seja ele tem duplo
comando de admissão e exaustão variável
isso melhora bastante a performance do
carro e a gente não pode esquecer que
apesar de ser um motor 3 cilindros 1.5
litros ele tem uma densidade de potência
muito interessante ele varia de 128
cavalos na gasolina a 136 Etanol
portanto se você comparar a quantidade
de potência que esse motor entrega mesmo
com outros motores aí quatro cilindros e
até mesmo cilindrada maior você vai ver
que o rendimento dele é muito bom o
torque também é outra medida importante
afinal ele é decisivo nas retomadas de
velocidade e principalmente na
aceleração de 0 a 100 o torque desse
motor vai de 153 Nilton metros a158
Nilton metros no etanol só lembrando que
158 Nilton metros da aproximadamente
16,1 quilograma-força metro e isso é
torque de motor 1.6 aspirado não podemos
esquecer que esse motor
a cada uma transmissão automática e
automática de verdade com conversor de
torque não é aquela transmissão
robotizada de dupla embreagem que acabou
marcando um pouco a Ford que ela usava
aí no por exemplo Focus aqui uma
transmissão automática de seis marchas
aqui atrás não temos nenhuma diferença
expressiva para outras versões do carro
inclusive a iluminação das lanternas
utiliza lâmpadas incandescentes
convencionais tanto para freio re pisca
ou até mesmo lanterna a o porta-malas
desse carro só tem duas formas de ser
aberto você tem um botão lá dentro que
acionamento elétrico ou então apertando
duas vezes aqui o botão da chave como
vocês viram ele libera que a tampa do
porta-malas aqui dentro pessoal a gente
não tem muito espaço são apenas 257
letras quando a gente compara aí com os
principais concorrentes na categoria de
Hedberg Compacto a gente vê que aqui um
pouco menos porque esses carros tem aí
em média 300 litros de porta-malas ainda
assim eu vou destacar
e os gatinhos de fixação lateral que são
úteis para você pendurar sacolinhas
supermercado outras coisas que não vão
ficar rolando agora faltou iluminação
aqui no porta malas porque na versão
Titanium quando a gente testou tinha
estou da forma vou fazer mais um elogio
aqui é o carro porque quando a gente
levanta aqui o piso do porta-malas gente
encontra o Step e temos aqui um pneu 165
70 aro 14 ainda que não seja igual de
rodagem é um pneu perfeitamente
utilizável não é aquele Step fininho que
quando você usa você fica com a
dirigibilidade comprometida aqui é o
lado a gente observa mais algumas coisas
como por exemplo o sistema de freios do
carro discos dianteiros e tambores
traseiros é a receita mais utilizada aí
nesse segmento também observamos o
entre-eixo de 2 e 49 o que não é tão
generoso assim apesar do número do em
trechos assustar um pouco pelo tamanho
curto a gente observa que aqui dentro o
espaço é interessante banco dianteiro
ajustado confortavelmente uma pessoa de
1,80 vocês conseguem ver que eu já tenho
11
os dois joelhos a movimentação de pés eu
posso dizer que é bem interessante
considerando esse entre eixos pequenos e
eu também vou destacar altura em relação
ao teto que é boa o teto não é tão baixo
o carro já tem mais algumas coisas
interessantes né então ele tem cinto de
segurança de três pontos nas três
posições com encosto de cabeça
individuais agora pessoal vai parando
por aí os recursos porque elas não temos
aqui a alça de segurança também não
temos iluminação aqui atrás aqui na
porta nós não temos porta-objetos e até
hoje está querendo descobrir o que que é
esse buraquinho que tem aqui do lado no
outro vídeo que a gente perguntou para
os internautas eles eram muitas
sugestões criativas mas oficialmente a
gente ainda não sabe porque a gente pode
estar também é ali no meio dos dois
bancos né você tem uma extenção do
console que acaba tendo ali mais dois
porta-latas que podem ser usados para
quem viaja aqui no banco traseiro como
quem viaja no banco dianteiro quando
trouxemos o carro de São Paulo
aproveitamos para fazer uma média de
consumo
e a isso a gente fez a medição saindo lá
de São Bernardo do Campo vindo até aqui
a região de itu e olha só o resultado
que a gente teve andamos 134,5 km isso
uma média de velocidade de 88 km por
hora e olha só pessoal a média foi de
17,2 quilômetros por litro evidentemente
que com gasolina mas é um número muito
bom conselho que nós não estamos falando
de um carro com motor turbo e o motor
aspirado hora da gente testar aqui o
Ford Ka mais antes as considerações
sistema de chave canivete partida
acontece de forma convencional como na
maioria dos carros e o que que a gente
tem aqui para o motorista centro de
segurança com ajuste de altura banco
também tem aqui o ajuste manual de
altura e o volante tem apenas o ajuste
de altura ele não tem o ajuste
profundidade como as vezes a gente
encontra em alguns carros ainda assim a
gente consegue uma posição confortável
aqui outros recursos de auxílio os
espelhos laterais tem ajuste elétrico
porém o controle fica
e pensam ali no comecinho da coluna a
não é uma posição tão agronômica mais
mais a função tá disponível os vidros
tem simples toque para abertura e
fechamento nos quatro vidros o que acaba
também ajudando o volante multifuncional
lado esquerdo funções para você
interagir com a central multimídia lado
direito você tem aqui a função do
controle de cruzeiro que muita gente
chama erroneamente de piloto automático
o ar condicionado é manual de simples
zona tá não tem nenhuma função digital a
central multimídia desse carro pessoal é
assim que 2.5 não é assim 3 a gente tem
matéria no nosso canal das em três e aí
o que que muda dessa para 2.5 da 53
parece aqui que é 2.5 a 5 e três ela tem
a mesma interface gráfica dessa porém
ela tem coisas a mais aqui no caso de
tem coisas a menos então aqui nosso
temos uma porta USB e a central
multimídia não possui GPS embarcado tá
então você tem que usar
o espelhamento Android alto ou Apple
Carplay para você poder fazer navegação
de resto a interface dela é bastante
parecida com a da 53 inclusive os menus
são iguais você tem algumas
configurações ali mas ela é uma central
relativamente básica atende o essencial
outra coisa legal aqui nesse carro são
as disponibilidades de porta-objetos
então aqui na frente da alavanca do
câmbio você tem uma espécie de uma
prateleirazinha boa para colocar
smartphone aqui do lado da porta tem
espaço suficiente para guardar ali
carteira óculos inclusive uma posição
para você colocar lata aqui o console
central por um carro dessa categoria ele
é bem organizado né então se tem aqui
espaço para guardar moedas controles
mais ainda dois porta-latas aqui se você
quiser retirar o meio do porta-lata você
pode retirar para guardar coisas maiores
então assim a ergonomia o desenho
interno do carro é muito bom mas você
não encontra muitos recursos
sofisticados aqui no modelo
tá bom vamos lá nossa manobra lembrando
que esse carro não possui nem sensor e
nem câmera de ré portanto total atenção
aí a todos os espelhos para executar a
manobra volante com assistência elétrica
que deixa o carro bastante leve então
você vai manobrar com bastante leveza
mas fique muito atento a todos os
obstáculos porque nós não temos aqui
nenhum tipo de sensor bom para o nosso
teste aí de tá chão ver como é que o
carro se comporta aqui com a suspensão a
liana tu tá chão
olá pessoal por um carro dessa categoria
eu vou dizer que a suspensão trabalha e
trabalha muito bem consegue absorver bem
aí a ondulação a vibração do caixão e o
isolamento acústico também é legal aliás
melhor do que alguns concorrentes direto
até de preço superior isso até
surpreendeu aqui no Ford Ka gente sabe
que a forte é uma marca que preza um
pouco mais pelo acabamento agora vamos
pro nosso teste lombada 30 por hora
vamos ver como é que o carro se comporta
aqui na primeira lombada
e ai pessoal já na primeira lombada à
frente do carro raspou um pouquinho eu
esperava um pouco mais no carro mas não
foi o que a gente viu aqui na primeira
vamos para segunda lombada aqui na 30
por hora vamos repetir vamos ver se a
impressão é essa mesma
e é raspou a frente toda a gente compara
ele com alguns concorrentes diretos os
concorrentes não batem tanto em lombada
aqui nós temos uma frente um pouco baixo
o que vai exigir aí um pouquinho de
atenção do motorista vamos ver o
isolamento acústico no concreto bom
isolamento acústico suspensão também é
macia terceira lombada eu já vou reduzir
a velocidade para não ter problema mesmo
assim raspou um pouco bico do carro bico
é bastante baixo mas quando a gente
compara com os concorrentes eu diria que
ele até mais confortável suspensão é boa
isolamento acústico também é bem legal
aqui no carro vou para quarta e última
lombada olha raspou mesmo a gente
passando mais devagar frente é bastante
baixa esperava mais mas essa que tá
muito baixa mesmo
e no que diz respeito isolamento
acústico e suspensão bem macio agora
vamos a nossa manobra aqui de fim de rua
vou alinhar aqui o carro com lado
direito da guia vamos parar o carro
vamos virar todo volante e vou executar
nossa manobra aqui lembrando que nós não
temos nenhum auxílio de sensor de
estacionamento nem nada carro virou bem
mais que 90° tá pessoal muito mais
e vamos virar aqui um volante
e aí olha só saímos alinhado com a rua
até um pouquinho mais para a direita
diria que um dos menores raios de giro o
diâmetro de giro que nós testamos aí no
canal então ele usa bem pouco espaço
para fazer a manobra tem uma suspensão
macia bom isolamento acústico mas ela é
um pouco baixa então você tem que ficar
um pouco esperto em lombadas e valetas
as mais profundas para você não tem
nenhuma surpresa um pouco mais
desagradável mas de resto que a gente
pode dizer porque o carro vai bem nesse
tipo de uso urbano apenas valeria a pena
você pensar em talvez colocar como o
acessório um sensor de estacionamento
traseiro uma câmera para ter um
pouquinho mais conforto na hora da gente
pegar a estrada já vou falar para gente
ligar o farol porque esse carro aqui não
possui o sistema de luz de rodagem
diurna então nós precisamos ligar aí o
farol outra coisa que eu já meio já vou
destacar é a boa disposição
é esse motor 1.5 ele tem um toque
interessante você consegue uma resposta
interessante do carro quando você vai
fazer a aceleração e você não tem que
desvela tanto um giro assim para que o
carro desenvolva e isso é muito
interessante aqui no Ford Ka vou
aproveitar agora aqui para ver a
velocidade em função da rotação
lembrando que esse câmbio aqui pessoal
tem seis marchas mas nós não temos
nenhum tipo de comando sequencial aqui
nós só temos a posição drive esportes da
gente presunto estarem sexta marcha a
gente está ali com um giro próximo de
2.500 giros um pouquinho abaixo ele a
gente consegue ver por ser um motor
aspirado que ele tem um giro um
pouquinho maior do que os carros com
motor turbo de toda forma um giro não é
tão alto assim quando a gente acelera
aqui para 120 por hora a gente tem até
aqui a retomada em quinta marcha
acertando a velocidade aqui em 120 e
olha só em 120 eu me esperar ele descer
para quem tá para sexta marcha a gente
uma rotação 
um pouquinho abaixo de 3.000 giros e
também não é um giro alto subo
justamente por isso como a gente viu no
nosso teste de consumo o carro consegue
ser eficiente no que diz respeito ao
consumo de combustível vou aproveitar
aqui para fazer um teste de retomada na
estrada tão numa subida ar condicionado
ligado a tua 70 por hora vamos acelerar
tudo até 120 vão ver como é que o carro
se comporta visando tudo
e aí
já chegamos aqui a 120 não é
necessariamente um ganham o carro mas
quando a gente compara os concorrentes
diretos que tem motor aspirado dá para
dizer que o cá se sai muito bem vou
fazer o nosso teste de 0 a 100 ar
condicionado ligado ou HD estou lado e
vamos lá saída dele é muito interessante
de percebe que o carro tem força aqui na
primeira e na segunda na terceira que
ele perde um pouco de embalo e
e mesmo assim olha pessoal a gente
conseguiu completar aqui a nossa prova
de 0 a 100 usamos bastante da pista aqui
mas ele cumpriu o que eu posso dizer é
que quando a gente olha para os
concorrentes aí do cá ele se sai bem
mesmo inclusive na prova de 0 a 100 na
estrada a gente observa que o cara tem
um acerto de suspensão um pouco mais
esportivo ela é mais firme quando a
gente compara por exemplo com o Hyundai
HB20 ou até mesmo com o Chevrolet Onix
ele tem um ajuste mais próximo aí dos
carros da Volkswagen o que acaba
agradando um pouco mais aí o público
masculino por assim dizer o isolamento
do carro acústico no caso ele é bom para
os ruídos externos mas quando você faz
uma aceleração um pouco mais forte de
motor olha só
se você percebe que o som do motor acaba
invadindo um pouco mais com mais força o
interior aqui do carro de toda forma ele
tem um ronco um pouco mais esportivo que
não acaba irritando tanto um pouco mais
agradável mas não é um exemplo de
silêncio quando a gente olha para a
categoria e eu diria que o cara tá ali
numa linha mediana em relação ao que a
gente vem no mercado ou Ford Ka continua
sendo uma boa opção no mercado
brasileiro não é à toa que é o carro
mais vendido aí da Ford inclusive com
números bem expressivos é sério especial
aqui como vocês viram tem aí um apelo
legal tem um bom motor tem a transmissão
automática e tem vamos dizer assim o
essencial que a gente pode encontrar em
conforto o preço sugerido desse carro no
momento do lançamento dele foi de 65 990
o problema é que hoje ainda é um
pouquinho mais difícil de achar ele
disponível nas concessionárias e de toda
a forma se você não
e esse aqui você pode fazer opção do
carro na versão S Plus que é basicamente
o mesmo carro porém sem esse apelo
visual de toda a forma essa série
limitada ficou bem interessante bonito é
um carro que anda bem e tem uma boa
economia de combustível pessoal gostou
do vídeo deixe aí o seu joinha aí se
você não se inscreveu faça isso afinal
de contas só aqui no Comprecar Tv comigo
Jorge Augusto que você encontra esses
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