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Avaliação: Novo Toyota RAV4 Híbrido

Nesse vídeo avaliamos a Toyota RAV-4, que agora vem pro Brasil apenas na configuração com motorização híbrida, somando um motor 2.5 a combustão com três motores elétricos. O modelo chega para concorrer com modelos como Jeep Compass, Honda CR-V, Volkswagen TIguan, e até mesmo modelos de marcas premium como Mercedes GLA, BMW X1 e Audi Q3. Confira todos os detalhes do modelo como consumo, desempenho, equipamentos, opcionais, como é dirigir, e preço.

Mas um modelo híbrido da Toyota que a
gente traz aqui no canal pra vocês.
Agora é a vez do Toyota Rav4 modelo que
chega aí no segmento de suvs médios do
mercado brasileiro é bem verdade que em
outros mercados esse carro é considerado um suv compacto
mas aqui no Brasil as coisas são
diferentes e por isso nós vamos fazer
uma análise bem detalhada para vocês
aqui comigo Jorge Augusto no Comprecar TV.
Mas antes de tudo o Rav4 é um sub sim
podemos considerar que o Rav4 seja um
sub atendendo aos seus requisitos
mínimos para essa função
afinal de contas ele tem uma boa altura
em relação ao solo bons ângulos de
ataque e saída e também tem tração nas
quatro rodas ainda que ele não tenha um sistema de
reduzida mas de toda forma ele tem uma
boa capacidade de mobilidade.
O Rav4 que está em sua quinta geração já
tem no seu próprio nome a função que
significa o recreio no active veículo
e um for faz menção à tração nas
quatro rodas ou seja um veículo para
atividades recreacionais agora o detalhe
interessante é que infelizmente esse
daqui voltou a ter a tração nas quatro
rodas porque em determinado momento aí a
Toyota meio que descaracterizou o modelo
tirando a tração nas quatro rodas e
tendo várias versões do Rav4 apenas com
tração nas rodas dianteiras portanto
descaracterizando aí a proposta de ser
um veículo com maior capacidade de
mobilidade mas hoje felizmente a
Toyota botou a mão na consciência e
voltou a trazer aí o Rav4 para o seu dna
original.
Existem duas versões do Rav4 híbrido
mercado.AS e ASX essa aqui é esse ASX
topo de linha por isso ela já acompanha
o tse sistemas de segurança adicionais
que nós temos aí da Toyota
ele é composto por uma câmera que vai
instalar ali na base do espelho
retrovisor ela filma pista e consegue enxergar as
faixas de rolamento com dispositivo
acionado toda vez que você começa a
comer as faixas sem dar seta ele te dá
um alerta mas nós não temos aquele
sistema de correção automática o volante
que já vimos em outros carros junto
também temos um radar frontal ele
trabalha em conjunto com o controle de cruzeiro
adaptativo seu programa velocidade do
carro na estrada se o carro da frente e começar a frear
ele vai frear o Rav4 para manter a
distância que você escolheu no momento
em que o carro sai ele retoma a
velocidade. Agora cabe destacar que esse controle de
cruzeiro adaptativo ele não funciona na
cidade ele só está disponível a partir
de velocidade ai em torno de 40 a 50
quilômetros por hora se você estiver abaixo dessa velocidade
o sistema é desligado portanto você não
consegue usar aí no trânsito da cidade
como a gente também já viu isso em
outros modelos e também temos o alerta
de colisão frontal e se funciona em
qualquer faixa de velocidade
se você se aproximar muito rapidamente
do carro à sua frente ele vai te dar um
alerta no painel e pré condicional os
freios para tentar evitar ou mitigar uma
colisão traseira.
Aqui na frente do Rav4 gente já tem
algumas dicas interessantes sobre a
proposta dele começando pelo símbolo da
Toyota toda vez que o símbolo a Toyota tem esse
acabamento azulado significa que o carro
tem uma proposta de sustentabilidade
sendo ou um híbrido o wii do plugin um
elétrico aqui no Brasil nós ainda não
temos os híbridos plug ins os elétricos
da Toyota temo sim por enquanto apenas
os híbridos e a gente consegue ver isso
no símbolo ali na frente que é a mesma
coisa que acontece no prius ou até mesmo
no Corolla.
A iluminação do carro é um pouquinho
confusa porque a Toyota em vez de
colocar tudo em led ela não fez dessa
forma então aqui na frente nós temos
assinatura luminosa do carro em led que
é o drl é aquela luz de posição de urna
que também faz a função de lanterna
temos o farol alto e o farol baixo em
led porém faltou alguns leds aqui como
por exemplo na luz do pisca que continua
sendo incandescente e até mesmo na luz
do farol auxiliar em baixo é uma lâmpada
halógena estranho isso porque quando a
gente vê aí o primo irmão do Rav4 que
inclusive tem aí uma digamos assim a
plataforma parcialmente compartilhada o
Corolla já tem iluminação ful led por
exemplo na versão altis.
Sob o capô aqui nós temos um complexo
sistema de engenharia eu vou começar falando do motor a
combustão táxi e de um quatro cilindros
2.5 litros 16 válvulas com duplo comando variável
aliás o comando de admissão têm um
sistema de avaliação eletrônica enquanto
o comando de exaustão tem um sistema de
variação mecânica outra diferença aqui o
ciclo é ótimo som em vez do ciclo otto
neste ciclo o que muda quando você tem o
que estão subindo para fazer a
compressão a válvula de admissão ainda
fica um tempinho aberta e a vantagem
disso além de economizar combustível é
oferecer menor arraste dessa forma o motor acaba ficando mais
eficiente aliás nós vamos colocar uma
animação aqui para vocês entenderem como
esse sistema funciona esse motor entrega
uma potência máxima de 178 cavalos e o
torque máximo dele é de 22,5 quilograma
força metros.
Agora ele não trabalha sozinho ele
trabalha junto com mais dois outros
motores elétricos e esses motores
elétricos e se manterá como são eles
estão ligados a um sistema que a Toyota
chama de transacção muita gente fala que isso aí é um câmbio
cvt mas não é aquele cvt convencional
que a gente conhece no mercado com
polias aliás até o Corolla tem esse
câmbio com polisa aqui é bastante
diferente ele usa um sistema de
engrenagens para poder fazer a junção
das duas forças para você entender
melhor isso nós temos um vídeo no nosso
canal do lançamento aí do novo Corolla
que eu tive lá inclusive com o gerente
produto até então a gente mostrou o
funcionamento desse câmbio para vocês aí
nós temos dois motores elétricos aqui na
parte dianteira do carro e mais um motor
elétrico que fica dedicado ao eixo
traseiro do carro o eixo traseiro não é propulsionado por
força mecânica do motor portanto não
existe o eixo cardã esses três motores elétricos dois aqui
na frente mais um atrás
a potência combinada deles é de 120
cavalos e o torque também combinado deles
é de 20,6 quilograma força metro
aí vocês devem estar pensando bom então
a gente vai somar a potência do motor a
combustão com os elétricos e um torque
para ter a potência final
não é assim que funciona a pessoal a
potência combinada de esse carro aqui é
de 222 cavalos como vocês podem ver a
potência não se some por que acontece
isso quando a gente pega os motores elétricos
eles são sobretudo eficiente em baixas
velocidades e quando digo baixas velocidades e ali
na casa de areia até 40 50 no máximo 60
quilômetros por hora já o motor a combustão ele é muito mais
eficiente em altas velocidades
então quando você olha o gráfico do
motor a combustão se percebe que em
baixa rotação ele não atua tanto que é
onde os motores elétricos têm atuação e
por conta disso nós não podemos
simplesmente somar as duas potências
porque eles fazem trabalhos diferentes
em faixas diferentes mas o complemento
das duas coisas deixa o carro bastante
eficiente.
O entrecho da raiva de 2 69 uma medida
bastante próxima do seu primo-irmão
Corolla inclusive muito compatível com
os Sedan médios no mercado brasileiro. A
suspensão da Rav4 é assim lá na frente
àquele sistema que a gente já conhece de
muito tempo o mac pherson que você tenha
um amortecedor no meio da moda sistema
bastante resistente e que pouco espaço
na construção já que atrás a suspensão é bem mais elaborada ela uso
dobe  que aquele sistema de 2 vezes na suspensão que faz com que
a roda ao subir e descer não mude o seu
vamos assim a sua cambagem ela consegue
subir e descer bem na vertical isso é
muito bom tanto para conforto quanto
para a estabilidade. 
A Rav4 vem equipada com essas rodas em liga leve com essa
pintura em alumínio polido as medidas
aqui são o período 225 de largura perfil
60 raio 18 outro equipamento legal é o
sistema de chave presencial então basta
você colocar a mão na maçaneta que ela
diante tranco carro pra você trancar o
carro se coloca a mão nesta posição aqui
você ainda também tem a possibilidade de
abrir os vidros basta apertar e segurar
ele faz a abertura dos vidros inclusive
a abertura do teto solar e também outro
diferencial ainda a versão SX para você
fechar também a mesma coisa apertou o
botão e segurou ele vai fechar os vidros inclusive o
teto solar isso é especialmente útil quando você
deixa o veículo em regiões muito quentes
e aí o carro ficar bastante quente por
dentro consegue abrir o carro à distância
deixar o carro ventilando antes de você
chegar no veículo.
Aqui atrás o jogo destaca a dupla saída de escapamento que
dá um visual mais encorpado aí ao carro
a iluminação aqui também é parcial em
led temos luz de freio luz de lanterna em
led já a luz de piske luz de ré
incandescente convencional.
A tampa do porta malas tem abertura
elétrica só acrescenta praticidade
enquanto ela está abrindo se percebe que
tem um sinal sonoro justamente para
avisar as pessoas do movimento aqui
atrás temos 580 litros o que é uma
capacidade elogiava a gente vê poucos
carros com uma capacidade porta-malas
assim a gente também tem iluminação no
porta malas tomar dinheiro 12 volts e um
compartimento ali na lateral para você
organizar coisas pequeninas que podem
ficar rolando aqui dentro e tem mais
temos também a cobertura aqui do
acabamento para você poder esconder as
coisas e olha só quanta gente levanta
essa parte aqui a gente tem acesso aqui
é o pneu do estepe que obviamente é um
pneu de uso temporário mais fino e assim
é muito difícil você colocar uma roda
daquele tamanho aqui no porta malas sem
perder espaço
agora tem mais uma outra coisa aqui do
lado você tem essa tampinha que você consegue
levantar isso porque aquele acabamento
ali que protege o porta-malas se você
precisa rebater os bancos ele pode ser desmontado e acondicionado
aqui embaixo ele fica numa posição bastante discreta
firme e você consegue usar o carro como
carga precisou voltar à posição de
passageiro e voltar o equipamento só
tirar ele daqui portanto não vou deixar ele em casa tem
muito carro que quando você desmonta
você precisa deixar este acabamento em
casa aqui não vai na própria Rav4.
Sabemos que a medida dê em trecho está
diretamente ligado ao conforto no banco
traseiro e aqui nós temos 2,69 devem estar
imaginando um espaço apertado pois bem
não é esse espaço de 2,69 é melhor do
que qualquer outro Sedan médio e às vezes
até com em trechos maiores e por que
acontece isso como aqui nós temos um sul
o carro mais alto você consegue fazer
uma distribuição do espaço diferente e
olha só o banco dianteiro ajustado por
uma pessoa de um metro e oitenta a gente
tem mais aqui de 10 centímetros entre o
joelho encosto do banco além disso a movimentação de pés é
sensacional parece que tá andando aqui até mesmo num
Sedan de grande porte o banco também é muito confortável e
mais você ainda consegue fazer a
inclinação do encosto para ficar um
pouco mais pra trás e deixar ainda mais
confortável você também tem aqui descansa braço
escamoteava com dois porta latas e
olha só a saída de ar condicionado para
o banco traseiro aliás crítica e que a
Toyota recebe muito no Corolla porque
ela não ofereceu isso aqui no Corolla
brasileiro e temos também mais duas
tomar dinheiro ali embaixo do padrão usb
de 2.1 amper que é o processo de
carregamento em mais rápido
temos também aqui ó a alça de segurança
no teto com um ganchinho para você poder
pendurar em um cabide com um paletó ou
um vestido feminino para não amassar como
a gente está vendo viajar que atrás do
Rav4 é extremamente agradável tanto pelo
espaço quanto pelo desenho e como os
recursos vamos dizer assim essenciais
para você tem um bom conforto.
Vamos conhecer agora central multimídia
a equipa o Rav4 híbrida essa central não é uma central muito
avançada pessoal a primeira coisa que eu
vou testar a canela é o fato dela não
trazer o gps embarcado e aí tem mais um
outro pênalti ela também não tem integração nem
android alto nem época play o que ela
tem é uma plataforma mirrorlink uma
plataforma relativamente obsoleto mas a
gente já vai explicar isso a central ela
tem tela touch é um pouco mais rápida do
que aquela que a gente tinha e no
Corolla geração anterior o que a gente
ainda acha por exemplo na Toyota Hilux
ou até mesmo na SW4 ela melhorou um
pouco em matéria de velocidade mas ela
ainda é um pouco limitada.
A gente está aqui no menu principal dela
que o menu home ela coloca aliás as últimas funções que
a gente usou né então ali na parte superior você tem por
exemplo a informação do sistema híbrido do carro
você pode acessar ou pela tecla home ou
por esse botão infoque ele vem pra essa
tela e aí você consegue ver esta imagem
que mostra dinamicamente como está sendo
o uso da bateria do motor a combustão se
está carregando se está descarregando
você consegue ver isso em tempo real
você também é que uma informação da
viagem que você está fazendo inclusive
com médias de o de tempo de o de uso do
carro alcance do tanque de
combustível e você também tem aqui um outro gráfico
que mostra o histórico das suas viagens
e como foi a performance aí de consumo
você também tem esse botão menu aqui que
você aí consegue ver ali o áudio o
telefone os apps a informação e
configuração.
No caso do telefone quando você tem um
telefone conectado que inclusive nós
estamos usando aqui um Galaxy note 10
pulso está conectado por bluetooth
ele já te dá lhe a informação
diretamente para você poder usar o
telefone ainda que na função de menu
você tem essa função de apps e essa
função de apps é que usa essa plataforma
mirrorlink que infelizmente o note 10
plus não tem essa plataforma em rolim
que mas eu já vou explicar para vocês
como é que funciona ela depois aqui no
função menu você também tenha que o hino
de informação que é aquele mesmo ifo que
você  tem várias formas de acessar aí uma determinada informação da
central e por fim aqui a configuração
onde você pode fazer vários ajustes
desde uma configuração geral da central
se inclusive pode mudar o tema que nós
estamos usando o tema azul e se pode por
exemplo colocar o tema vermelho e também
temas de fundo claro aí para quem
prefere obviamente vai fazer o uso que
achar melhor também tem aqui um menu de bluetooth
para você adicionar os aplicativos um
menu de áudio para você escolher qual
fonte que você quer  detalhe a central tem uma entrada que em
cima que você pode colocar cd e dvd
então é um recurso aí a mais que hoje
você não está encontrando isso mas nas
centrais multimídia tem aqui a parte de
configuração do telefone e até mesmo a
parte aqui de há instruções de voz que
você pode utilizar nela. 
Bom voltando à questão aqui do sistema de integração que essa
central tem uma coisa legal que os
celulares da Samsung tem a maioria deles
né assim toda a linha s da Samsung toda a
linha no último e alguns celulares da
linha principalmente precisar mais novos
que tenha duas letras né é uma letra e
dois números que o A 30 50 70 é o
sistema mira cast então quando você vem
aqui no menu de fonte você pode escolher ea emi fm bluetooth
usb então se tiver um pendrive conectado a
ele no sb do console você também vai
conseguir fazer isso ou esta função aqui
que é a função me aquece a função viera
cast ela integra no celular via o smart
viu inclusive eu já deixei até o
smartphone aqui conectados estão vendo
ali na tela o que ele está reproduzido
diretamente aqui a partir da tela do
smartphone se eu colocar o smartphone de lado e se
é que tem um recurso de colocar os menus
principais aqui na horizontal
você está vendo ali na tela eles também
na horizontal e aí o que acontece essa função que é a
função smart viu ela copia tudo o que
está na tela do smartphone diretamente
na central precisa acessar essa função
você tem aqui o drop down no menu e aqui
do ladinho você tem um menu do smart viu
que você acessa a ele e aí você faz a
conexão ao carro pelo sistema de wifi
não é o bluetooth que o uso smart viu
ele usa uma conexão wifi do smartphone
para a central feita a conexão tudo é
automaticamente copiado ali na tela
agora porque eu falei que eu ia falar
pra vocêso link.
Esse aqui é o site da merrill lynch que
mostra quais são os aplicativos
compatíveis quais são os aparelhos
compatíveis e aqui você consegue ver
todos os modelos eu estou fazendo isso
aqui justamente para demonstrar a essa
função aí do smart viu que você consegue
copiar e aí as pessoas acompanhem o que
você está vendo por exemplo a gente
consegue ver que nós temos ali alguns
aqui para o equipamento da htc tem um
equipamento da raul e alguns da raia um
pouco e tem alguns da Samsung alias a Samsung
até tem bastante o equipamento a gente
percebe que sim momentos mais antigos como por exemplo o
note 4 o S5 S6 é de o note ad o A3 o A5
A7 o S6 é de plus o note 5 s 77 edge e assim
sucessivamente mas a gente percebe aqui
olhando esses equipamentos que são os
equipamentos mais antigos da Samsung só
tem Galaxy S8 ac S8 Plus Galaxy note 8
ou seja o que caracteriza bem aqui é que
esse sistema a adi mirrorlink ele é uma
plataforma já mais obsoleta mas você tem
a opção de usar e de repente aí o smart
link pra você conseguir reproduzir
conteúdos inclusive quando você o
youtube você coloca que diretamente do
seu celular ali só tem o problema aqui
tá pessoal eu tou reproduzido aqui um
vídeo que a gente fez inclusive com a
Toyota Gazoo Racing vocês estão vendo que a tela está
espelhada no momento em que eu engato
carro e andou com o carro ele já coloca
a informação que o vídeo não ficará
disponível enquanto você está usando
você consegue manter o áudio mas você
não consegue manter a a imagem até por
uma questão de segurança.
Então o que a gente pode dizer dessa
central multimídia é uma central
relativamente obsoleta por assim dizer
em matéria de conectividade então ela
tem esse miracaxi que acaba sendo um
recurso um pouco limitados e só consegue
usar ele o carro parado tenha conexão
bluetooth que a gente já conhece ele os
aparelhos e consegue usar um pen drive
mas a gente não tem integração android
alto e época play a partir de consolação
de tudo isso é uma brincadeira que até
o pessoal muito fez quando eu apresentou
um novo Corolla né fala que a central
multimídia aparecia em uma televisão de
tubo a gente até falou lá com o vice
presidente até brincou em relação a essa
é esses comentários e quando você vem aqui no Rav4 é que ele
tenha televisão de tubo você tem um
acabamento aqui na parte de trás da
central que ele é um pouco saltado e
porque existe esse acabamento aqui
existe esse acabamento lá no Corolla
porque essa central se você quiser
substituir ela por uma outra
tal do plugin você consegue fazer isso
por conta desse acabamento que tá aí
atrás que existem outros mercados que
não o mercado brasileiro que às vezes
esses carros são vendidos sem o
equipamento original da Toyota então é
você tem a condição de colocar o
acessório então é ilegal porque aí você
vai no mercado am escolhe uma central
para o carro que tenha mais recursos
mais conectividade e até entregue
integra com as funções de volante e aí
você vai ter uma central e vai conseguir
instalar porque existem carros hoje que
se você tirar central original do carro
você não consegue colocar o maiô e aqui
e no Corolla por conta este acabamento e
que parece a tv de tubo e pessoal brinca
você consegue substituir central
e aí é uma opção do cliente pensar se
quer ou não fazer a substituição ainda
central que vem no Rav4 ib do original
de fábrica.
Hora da gente diria que o
Rav4 mas antes as nossas tradicionais
considerações carro tem um sistema de
partida por botão com chave presencial
chave só precisa estar aqui dentro
como o carro é híbrido ele não
necessariamente da partida como os
outros carros se ele tiver carga na
bateria dele ele vai fazer exatamente o
que ele fez agora ligou já o ar
condicionado nem com central multimídia
ligou o painel igual até mesmo aqui a
ventilação dos bancos top é que na
frente tem bancos ventilados para
motorista e passageiro em três níveis
mas o motor está desligado porque nós
ainda temos carga na bateria do sistema
híbrido e muita coisa legal aqui pra
gente falar desse carro é jogos destacar
o ar condicionado digital automático de
bi zone falamos aí dos bancos também e
ele tem uma série de recursos que eu
acho que é interessante aqui no veículo
a gente destaca pra vocês aqui no lado
do motorista tem um espaço que cabe
exatamente uma carteira masculina muito
legal esse espaço para você colocar a
carteira dele não cabe smartphone mais a
carteira fica muito bem acomodado não
temos um lugar específico para deixar a
chave mas aqui no console a gente deixa
aqui no porta copos que ele tem ele
também tem carregador de celular por
indução gente usando aqui o Galaxy note
de 10 plus que é um modelo bastante
avançado da Samsung justamente para demonstrar essa função
do carregador por indução e se você não
quiser usar o carregador se tem um
botãozinho que você pode desligar o
carregador o que é legal e se você quiser usar como
porta-objeto você desliga o carregador
que ele não interferir com outras coisas
tipo um pen drive um cartão smart que
você tenha porque o carregador pode
danificar esses itens se ele estiver
ligado a gente também tem aqui o pará
sol com a tampinha no espelho e
iluminação temos aqui também importa o
óculos detalhe portal óculos para óculos
normais nem aqueles óculos de sol ti
máscara eles não cabem aqui neste
compartimento banco do motorista e
também tem os ajustes elétricos aqui
você inclusive tem um lombar e até mesmo
duas memórias são marido e mulher que
vão dirigir o carro acabou não tendo
este problema aí pra ajustar o banco
aqui no console nós temos um freio de
estacionamento elétrico com a função
road e temos também um seletor do modo
de condução você pode escolher que se
você quer o modo normal o modo econômico
tem um modo mais esportivo por assim
dizer um modo dinâmico que até mundo ali
o painel o modo treino que seria pra
você fazer um uso digamos
fora-de-estrada offload leve que isso
aqui não é um subir pra dentro das
radicais e também temos aqui o botão ev
que quando você tem carga na bateria
você apertando esse botão ele uso e um
veículo apenas no modo elétrico mas até
uma determinada velocidade na casa de 40
quilômetros e acelerando suavemente e
você tem que ter um pouco de carga na
bateria para você conseguir fazer esse
uso ev. 
Como a gente está vendo um
Rav4 ele está muito bem desenhado por
dentro pra questão de conforto posição
aqui é bem confortável os painéis e uma
qualidade de acabamento bem interessante
boa parte do painel aqui é sensível ao
toque na parte superior é que também o
acabamento aqui no console também é
bastante bonita que você tem um material
plástico de qualidade volante revestido em couro com uma costura
bonita e você tem os controles é de
fácil acesso como acontece em outros
carros da Toyota a Toyota procura
desenhar um carro bastante é espartano
não quer dizer que ele é simples mas as
funções são todas diretas então se tem
um botão para cada função é uma forma
simples das pessoas interpretaram que
elas estão fazendo no carros não ficarem menos em ok - em ali
com o mandarim a interatividade muito boa e o conforto
também a gente percebe que é bastante
proeminente.
Aqui no veículo antes de
dirigir o rabo destaca algumas funções
aqui no computador de bordo que já nesse
teste urbano vão aproveitar para ver o
consumo do carro afinal de contas é
justamente no uso mais moderado e urbano
que o híbrido faz toda a diferença
se estão aqui já o primeiro menu que a
gente tenha a gente interage aqui os
botões lado esquerdo do volante ele já
está mostrando ali a média de consumo
que eu acabei de zerar
temos também aqui a pontuação é que ela
também está zerada temos aqui os
sistemas de assistência parte de áudio
temos mais essa outra função de
velocidade média e distância percorrida
ali o gráfico mostrando o fluxo de
energia que agora nesse momento o motor
ligado carregando a bateria do sistema
híbrido mas esse sistema que mostra a
indicação do uso da tração do carro como
a gente buscava e tração mecânica e
elétrica na parte dianteira e somente
elétrica no estrangeiro temos aqui os sistemas de assistência à
condução e aqui o menino pra avisar se
tem alguma anomalia no sistema.
Bom vamos dirigir o carro agora vou
colocando o carro em marcha ré temos ali
a tela com a câmera de ré e inclusive a
gente tem aqui é duas opções divisão
então tem uma visão mais angular uma
visão menos angular e temos também a
linha de guia que você pode mudar que o
formato para você usar da forma que
achar melhor inclusive com a linha de
guia dinâmica. Vamos lá vamos fazer a manobra o volante
óbvio assistência elétrica o carro
híbrido ia ser diferente disso a câmera
de ré não é de alta resolução é uma
câmera boa mas não é aquelas câmeras HD
se que a gente já está encontrando em
alguns veículos vamos fazer a nossa
manobra de aproximação do obstáculo a
gente consegue ver que a linha de guia
que funciona muito bem em termos mal
sensor traseiro com vocês estão vendo
informando a proximidade do objeto.
Agora vamos para o nosso teste paixão
lembrando que isso aqui é um crossover
barra sub-11 de suv ele tem que sair
muito bem nessa prova vamos lá.
A suspensão macia conseguiu absorver bem
obviamente é o ponto alto do carro da
Toyota o isolamento acústico vou dizer para vocês eu esperava
um pouquinho mais não chega a ser ruim
mas por um carro dessa categoria dessa
faixa de preço de espera um pouco mais
aí do isolamento acústico.
Agora vamos aqui pro teste de lombada 30
por hora vão acertar que a velocidade
que vamos ver aí como é que o Rav4 se
sai aqui passou numa boa que na primeira lombada
um pouquinho de barulho atrás do
acabamento além da cobertura do
portamalas mais nada fora disso vamos
prá 2ª lombada agora 30 por hora de novo
para que estão escutando é o acabamento
além do porta malas que taxa quase
andando cobertura não é um barulho de
acabamento do carro nem de suspensão
a suspensão está saindo aqui muito bem é
tá passando com muita tranquilidade.
Agora vamos ver o do crédito aqui
lamenta acústico tá muito bom ver
terceira lombada 30 também passou com
tranquilidade o carro não está batendo
não está raspando não está demonstrando
qualquer tipo de fragilidade na suspensão quarta e última lombada 30 por
hora bom suspensão super ok
o carro macio consegue absorver com
muita tranquilidade as irregularidades do piso é bastante
confortável isolamento acústico que já
está bem melhor e a suavidade é plena e
suspensão muito resistente bem adequada
Brasil alina que o carro com o lado direito da
guia vamos lá vou virar todo o carro
agora vamos ver como é que fica aqui a
nossa manobra aliás o carro já está no modo elétrico
está o motor a combustão apagou agora
e olha pessoal e sensor de estacionamento dianteiro como vocês
estão vendo funciona muito bem
e pra esse tamanho de carro ela virou 90
graus a gente sabe que aqui os carros grandes
sofrem na hora de fazer essa manobra mas
Rav4 eu vou dizer pra vocês que ela
surpreendeu é sair um pouquinho
desalinhada aqui pra rua por um lado
esquerdo não totalmente alinhada mas pro
tamanho da Rav4 que não é um carro que
já teve carro menor que a Rav4 que usou
mais espaço aqui e ela foi muito bem
nessa manobra então assim apesar do
volume da Rav4 é um pouco grande né
comparando a economia dos carros
ela é gostosa de dirigir o volante é
muito leve a suspensão é muito macia tem um bom
isolamento acústico a suspensão também
está bem adaptada para essas intempéries
brasileiras buracos valetas lombadas
tira de letra e para nossa surpresa na
hora de fazer a manobra a gente percebeu
que ela é boa de manobra então ela vira
bastante proporcional aí o tamanho dela
então vai ser um carro muito agradável
para as pessoas que querem fazer esse
uso aí no dia a dia.
O carro híbrido tem situações
específicas para ser mais econômico do
que os outros essa situação não é nem quando você anda
na estrada porque aí você tá em
velocidade constante contra combustão
está funcionando sempre e nem quando
você está em baixíssima velocidade
porque ele precisa desenvolver um pouco
de reta momentos em que você não tem
carga no acelerador para ele ser mais
eficiente ou seja é basicamente o uso
tradicional da cidade. Agora você tem formas de entender o que
está acontecendo com o carro e até mesmo
melhorar sua forma de condução
pra isso aqui do lado esquerdo do painel
a gente tem aquele indicador ali que
mostra quando o sistema está fazendo uma
carga na eletricidade quando você está
com aceleração suave que é justamente o
que estou fazendo agora ali na região
eco ou quando você entra na região de
força estão prestando atenção naquele
ponteiro você consegue ser mais
econômico outra coisa também você tem um
gráfico ali do fluxo de energia por
exemplo agora nós estamos andando
suavemente sem carga no acelerador o
motor a combustão está desligado com
vocês estão vendo e as rodas estão
gerando energia para a bateria está
fazendo uma regeneração de energia e
isso é muito importante no carro híbrido
porque são essas regenerações que fazem
com que ele se torne econômica nesse
momento além de você não está tendo o
consumo com motor a combustão
você está armazenando energia para o
carro poder andar em modo elétrico então
ele vai fazer isso sempre que você faz
uma aceleração bastante suave que no
caso está vendo que estou usando energia
da bateria agora pra andar com o carro
tirei o pé do acelerador ele faz a
regeneração de energia quanto mais você tem essa constância no
movimento do carro na condução do carro
é aí que você consegue ter médias de consumo melhor.
Outra vantagem legal aí do carro híbrido é que quando
você já tem alguma carga na bateria que
é exatamente a nossa situação agora
além do carro está funcionando
totalmente modo elétrico quando você
pára o carro a gente não tem ruído nenhum porque o
motor a combustão está desligado
agora o volante está funcionando o ar
condicionado continua climatizando carro
porque o ar condicionado no carro
híbrido ele também elétrico não é um
ar-condicionado mecânico e no momento
que você arrancar com o carro desde que
você faça isso de forma suave ele
arranca em modo eléctrico ele consegue
ir em modo elétrico dependendo da
situação até velocidades de 40 45 55
quilômetros de novo depende do tipo de
terreno da carga de ar condicionado e
outras coisas que ele precisa para ver
se vai fazer muito esforço o sistema elétrico ou menos esforço
se ele precisar ele automaticamente liga
o motor a combustão e a partir daí você
tem os dois sistemas combinados para
você manter o desempenho e também a
eficiência. Basicamente quando você está na estrada
o motor a combustão está permanentemente
ligado são muitos raros os casos na estrada
onde o motor a combustão desliga e aí
você tem os dois sistemas também
trabalham em conjunto com o motor
elétrico mesmo na estrada contra
combustão ele continua apoiando o
sistema pra você tem mais eficiência no
consumo.
Vou ver como é que fica a nossa média no
nosso teste aqui controlado malha urbana
que nós não andamos muito andamos ali
5.8 quilômetros sob a gente tem uma
idéia o a nossa média que está em 15.4
quilômetros por litro
segundo o inmetro no uso urbano esse
carro faz 14.36 podem ver que está um
pouquinho acima da média
e aí a gente tem aqui o gráfico
inclusive temos aqui a pontuação eco e
vocês podem ver que a gente não tá nem
com um número tão alto assim estamos com
86 essa pontuação vai de zero a cem  aqui
nós fizemos basicamente um teste
controlado a gente poder ver como é que
a coisa acontece mas vamos tentar fazer um teste mais
compreensivo mais longo para a gente
poder ver como ele se comporta numa
situação mais real de uso.
Agora vamos tentar fazer um teste
consumo um pouco mais compreensivo uma
viagem de aproximadamente 20 quilômetros
num percurso semiurbano eu vou usar o
carro de maneira moderada vou também passar o carro aqui para o
modo de condução econômica e vou usar o
ar-condicionado aqui também na posição
econômica. Vamos ver como é que vai ser a média na
prática do Rav4 nesse percurso.
Eu estava chegando aqui próximo do nosso
destino final percorremos aí um pouco mais de 18
quilômetros para ser preciso 18.3 e
vamos conferir nossa média de consumo
olha só 17.1 quilômetros por litro
eu acima do que o número do inmetro
afinal de contas nós fizemos um semiurbano e não 
urbano de toda forma o número foi bom a
nossa velocidade média foi de 28
quilômetros por hora o que caracteriza
bem um circuito semiurbano o tempo
decorrido da nossa viagem foi de 40
minutos.
Então vocês conseguem ver que o carro
híbrido nessas situações de urbano e
semiurbano exatamente onde ele consegue
ser muito melhor do que o carro equipado
com um motor puramente combustão porque
nos momentos de desaceleração paradas ou
até mesmo de velocidade constante é onde
ele vai conseguir ter uma melhor
performance em relação ao motor a
combustão pois ele vai estar com o motor
desligado nesses momentos
de toda forma a gente gostou bastante do
número 17.11 como vocês puderam ver
vale sim muito a pena o modelo híbrido.
Hora da gente está o Rav4 administrada e
eu já vou avisando que o carro tem luz
de posição de urna em led assim você não
precisa ligar o farol e além disso ele
também conta com todo o sistema de
iluminação dianteiro também led o que é
muito eficiente à noite.
Aqui lado do campo você tem um botão para escolher o
modo de condução tem o modo eco que
deixa o painel a viver o modo de maior eficiência energética
quando você aperta o botão ele foi o
modo de condução normal o painel fica
azul e você também tem um modo de
propulsão esportivo que ele deixe o
painel vermelho você também tem um botão
e vermont mas esse só vai funcionar se
você tiver em baixíssima velocidade e
como carga na bateria e o modo treino
também funciona em baixa velocidade
quando você vai pra pelo sim fora de
estrada você tem um controle um pouco maior de
sistema de tração a permitir melhor
mobilidade.
Vou aproveitar para fazer uma rancadinho
aqui no pedágio delas inclusive vou
passar o carro para o modo sport e vocês
podem ver ali que ele acrescentou o
marcador a mais vão acelerar tudo vou
ver como é que o carro se comporta
dá pra ver um medidor de força g
funcionando bem ali e aí chegamos a 100 quilômetros por hora
detalhe aqui é que como você tem motores
elétricos e tem uma transmissão que
funciona com uma continuamente variável
não é aquela continuamente variável
tradicional mas ela funciona dessa forma
você tem uma aceleração progressiva e nem
interrompida e os motores elétricos
desde a mínima rotação eles já conseguem
entender o torque máximo deles
isso tudo ajuda dessa forma o Rav4 tem
uma aceleração aí de zero a cem inferior a
nove segundos o que é muito ou um
veículo desse tamanho.
Como veículo possui sistema de transmissão
transacção que funciona como seletiva é
o carro hibrido olha que interessante quando a gente
muda aqui o seletor de eco é normal e
pra esporte as coisas não mudam tanto
pelo menos pelo que a gente percebe como
acontece no carro convencional o modelo comum você passou para o modo
sport e automaticamente já sob a rotação
do motor é deixar o carro mais disposto
a pagar o que acontece aqui todo mundo
apertei o modo normal o painel quase um
lado mas não tivemos nenhuma mudança
perceptível no carro passei para o modo sport mais uma vez
não percebemos nada de diferente
por que acontece isso com esse carro um
carro híbrido e tem essa transmissão ele
não precisa necessariamente fazer uma
redução de marcha no motor até porque
ele não tem essa marcha o que acontece é
quando você muda esses modos e ele vai
deixar um comportamento do carro
diferente então no modo eco por exemplo
o pedal do acelerador fica menos
sensível você também tem automaticamente já
coloca o ar condicionado numa posição
mais econômica por assim dizer uma vez
que será condicionada é o sistema
elétrico quando se coloca o modo normal que ele
vai fazer vai privilegiar o conforto do
carro então ele já coloca o ar condicionado numa condição normal de uso
o volante fica mais leve e você tem aí
uma resposta moderada do sistema
quando você põe no modo sport aí ele vai
deixar o pedal do acelerador mais
sensível e toda eletrônica do carro
preparada para quando você acelerar o
carro ele te entregar o melhor de performance
mas isso só vai acontecer quando você
demandar por essas coisas do contrário
os modos de condução não vão interferir
no uso digamos assim suave do carro.
Outro recurso presente aqui é o
acidente de faixa que faz parte do TSS
se um Toyota cientista tem um botão no
volante quando se aperta e área no canto
superior esquerdo do painel aparecem aí
as duas linhas brancas e um indicador de
que o sistema está ativo quando você começa a comer a faixa da
estrada aliás vou fazer isso agora olha só não
aviso sonoro que você está comendo a
faixa por fazer também pelo outro lado
que o porém aqui nesse carro e apenas dá
o alerta sonoro existem veículos que
fazem a correção do volante não acontece
do Rav4 apenas o alerta sonoro pra
adivertir o motorista que ele está
comendo as faixas.
Parte do pacote TSS
temos também o radar frontal desse carro
que trabalha em conjunto
o controle de cruzeiro adaptativo e
também com alerta de colisão frontal
normalmente um dispositivo está
desligado você precisa acionar-lo
através de um botão aqui que a gente tem
do lado direito o volante quando você
aperta ele e coloca nem até informação
de que o radar está pronto e um ícone
verde em cima aí você pode escolher a
distância de alerta em relação da frente
só será que de forma perigosa em relação
ao carro na minha frente como vocês viram ele dá o alerta dizendo
que você está se aproximando de forma
perigosa domingo na frente mas você
também tem controle de cruzeiro
adaptativo pra isso com o radar ligado
você precisa fazer os sete da velocidade
que você quer eu vou escolher aqui uma velocidade vou
aumentar ela aqui pra 100 quilômetros
por hora que a velocidade permitida na
via e vocês podem perceber que ele não
está acelerando o carro até cem porquê
porque tenho um veículo à minha frente
eu posso escolher uma distância menor
ele vai acelerar para manter essa
distância do veículo da frente e até à
velocidade de 100 quilômetros por hora
se o veículo da frente diminuir a
velocidade ele vai diminuir também a
velocidade do Rav4 para
mantenha distância que você escolheu e
quando você não tiver um veículo à sua
frente que é o caso agora ele vai
acelerar até a velocidade de cem quilometros
por hora que foi a velocidade que a
gente escolheu aqui na via.
Cabe destacar que esse sistema do rav4 e
tem uma faixa de velocidade para
funcionar ele funciona a partir de 40 quilômetros
por hora assim você não consegue usar
ele na cidade como existem alguns veículos que possui
o recurso mas também tem um assistente
de trânsito aqui você só consegue fazer
uso esse controle de cruzeiro adaptativo
na estrada.
Exatamente como acontece em baixa
velocidade rosa urbano a gente vê o
mesmo conforto do Rav4 na estrada aliás
eu diria até que na estrada e até mais
confortável do que tem da cidade
suspensão trabalha muito bem
o isolamento acústico do carro é
excepcional na estrada e você tem que
rodar muito mas muito macio mesmo
isso é uma característica que dna da
Toyota se pega os carros da Toyota
quando você compara eles os concorrentes
diretos você sempre vê isso a gente fez um
comparativo do acórdão quero foi assim
do Corolla como o Civc foi assim que ela tem
mesmo quando a gente pegou Yaris com o
City também observamos isso o carro da
Toyota é bastante confortável eu já dirigi o CRV
não conseguimos fazer o comparativo
nesse momento mas eu posso afirmar com
toda certeza que o Rav4 mantém esse dna
da Toyota que é um carro verdadeiramente
confortável.
O Toyota Rav4 híbrido é um veículo
interessante sobretudo eficiente muito
confortável para dirigir amplo espaço
interno mesmo no porta malas ou até para
quem vai no banco traseiro e tem tudo
aquilo que um cliente mais conservador
espera conforto e eficiência aliás na
parte de eficiência o carro vai muito
bem se dirigido de forma moderada
você consegue fazer até 17,5 quilômetros
por litro e isso é muito bom pra quem
pensa também na questão aí da
sustentabilidade.
O carro não é exatamente um canhão em
performance mas ele não vai decepcionar
o cliente numa aceleração de 0 a 100 ou
até mesmo uma necessidade de
ultrapassagem pistas devia simples não
podemos esquecer que ele cumpre o papel
de vamos dizer assim um surf light com a
tração nas quatro rodas você vai conseguir ter alguma mobilidade
sem ter problemas em pisos de baixa
aderência até mesmo a visita a fazenda
de um amigo ou uma casa de praia sem
causada em um susto aí é um motorista de
forma geral os carros da Toyota miram
sempre um cliente muito racional que
espera antes de tudo conforto e
eficiência e é exatamente isso que o
Rav4 entrega. Essa versão Sx é a topo de
linha tem um preço sugerido é de 195, 990
cabe destacar que quando o carro foi
lançado chegou mercado brasileiro existe
uma indisponibilidade do modelo afinal
foi grande o sucesso todo mundo queria o
carro e a Toyota não tinha e como
entregar o carro agora essa situação já
está normalizada e você acha aí o carro
na concessionária Toyota. 
E se você quiser fazer o melhor negócio aqui no
Rav4 em toda a linha Toyota a nossa dica
é procurar as concessionárias Toyota do
grupo Ramires Motors com unidades em
Sorocaba Tatuí Itapetininga e Itapeva
você vai fazer um excelente negócio lá
no seu próximo Toyota 0Km.
E se você gosto  do nosso vídeo por favor
deixe o seu joinha afinal de contas é
assim que a gente sabe que você está
aprovando o nosso trabalho e se você não
se inscreveu faça isso afinal de contas é só comigo aqui Jorge
Augusto no nosso canal do Comprecar TV
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