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Avaliação: Renault Stepway Iconic CVT 2020

Confira a avaliação completa do Renault Stepway Iconic CVT 2020 No vídeo de hoje o Jorge Augusto trago aqui avaliação do produto aventureiro do Sandero estamos falando aí do Stepway vocês perceberam que eu não falei Sandero Stepway  apenas Stepway porque isso já faz algum tempo que a Renault descolou o Stepway do Sandero ela não coloca mais o Stepway como uma versão e sim como um modelo e no vídeo de hoje nós vamos ver avaliação desse Stepway aqui que inclusive corresponde a versão mais equipada que nós vamos explicar para vocês aqui no canal do youtube do Comprecar TV é bastante comum as pessoas confundirem o que que é um modelo ou quê que é uma versão então vamos lá modelo pegar os carros da Renault quando você fala Sandero é o modelo quando você fala Logan é outro modelo quando você fala Duster é outro modelo e quando você fala Captur é outro modelo e o quê que é a versão são as diferenças entre o modelo e se você pegar aí a Duster por exemplo você tem lá a versão Life que é de entrada depois você tem a versão Zen  depois você tem a versão Intense e depois você tem a versão  Econic então a versão quando a gente fala a versão a gente quer dizer variantes de um mesmo modelo eu modelo é o que muda o produto portanto a Renault entende que o Stepway seja um modelo e não uma variante do Sandero até por conta disso pessoal este carro aqui o Stepway você encontra em três versões diferentes isso mesmo você pode encontrar o Stepway aí na versão Zen que ele vem com câmbio manual depois você pode encontrar o Stepway na versão Intense intermediária que já vem com continuamente variável câmbio CVT e esse daqui que é o Stepway Econic ou seja a versão mais completa do Stepway que também traz o câmbio continuamente variável e mais equipamentos  então entendido o que que é um modelo o que que é uma e já vamos aproveitar para dizer o seguinte essa aqui que é a Econic\ mais completa ela traz equipamento que você não encontra nas outras como por exemplo o sensor de chuva com acionamento automático do para-brisa e até mesmo o acendimento automático dos faróis outra coisa que se encontra aqui nessa versão Econic os bancos forrados em couro em dois tons o modelo Stepway tem algumas coisas bem diferentes do Sandero como por exemplo que na frente a gente consegue ver se para-choque com mais detalhes agora onde ele tá interessante que a Renault fez em toda a linha no caso Sandero Logan e até mesmo Stepway foi a inclusão do DRL a luz de rodagem diurna essa daqui que a gente vê no farol acesa em LED isso elemento importante de segurança porque quando você dá a partida ela já se ilumina inclusive se a gente segue as normas do DENATRAN essa luz aqui substitui o acendimento do farol na estrada tá pessoal fizemos um e explicando detalhadamente isso caso você queira dar uma olhada lá você vai entender tudo direitinho agora a única coisa que a gente tem LED aqui é justamente o DRL que quando você liga o farol ele vira também assinatura da lanterna porque todo o outro o resto de iluminação nesse carro utiliza sistema convencional ou seja farol alto baixo e a luz auxiliar lá embaixo são lâmpadas alógenas já luz de seta é incandescente aqui sobre o capô nós temos um motor 1.6 16 válvulas mas a gente falar do motor olha só que legal o carro tem ali mola a gás e até mesmo manta acústica aqui no capô tem muito carro de categoria superior que não oferece isso voltando o motor esse aqui é 1.6 s c ou ss significa smart contra o e fichas portanto é um motor voltado para eficiência de consumo de combustível isso segundo a Renault fala né esse motor aqui pessoal ainda tem algumas coisas não tão modernas e ainda continua tendo o tanquinho de gasolina de partida e até mesmo a direção tem assistência eletro-hidráulica o que que é isso ela não está pendurada diretamente no motor ela tem uma bomba elétrica porém lá continua usando o sistema hidráulico para dar assistência o carro esse motor aqui tem uma potência que vai de 115 cavalos na gasolina a 118 cavalos no etanol e o torque máximo dele é de 16 kg a força metro quer seja no etanol ou quer seja na gasolina nessa versão Econic aqui que é a topo de linha esse motor está associado a uma transmissão continuamente variável que a Renault chama de hextronik aliás essa transmissão que a Renault lisa veio justamente dessa parceria que ela fez com a Nissan porque antes ela não tinha essa opção de câmbio continuamente variável que ela foi inserindo aos poucos né a gente veio hoje esse câmbio na Captur ver se câmbio também na Duster e até mesmo vimos no passado o Fluence que era o sedã médio da marca que foi descontinuado no brasil aqui nós temos uma curiosidade interessante desde que o Stepway chegou ao mercado ele sempre teve essa suspensão aí um pouquinho mais alta até para ser aí o digamos assim um carro de proposta aventureira primeira coisa que a gente tem que esclarecer que muita gente chama isso aqui de  SUV só que não SUV definitivamente não é e nunca será sobre também tem gente que chame só que de crossover a gente não pode classificar ele como um crossover que o crossover tem aquele visual externo disso vi e além disso algumas outras características o que nós temos aqui é um hatchback com a suspensão levantada afinal de contas o Stepway é diretamente derivado do sandero de toda forma eu ainda vou classificá-lo como crossover por conta da proposta que o carro tem agora olha a curiosidade essa suspensão mais alta do Stepway hoje ela também está por exemplo no Logan e também no sandero e a modificação que a Renault fez aí na última modificação e por que isso no passado Stepway e Logan e Sandero não tinha uma opção de câmbio automático por assim dizer a gente sabe que o câmbio cvt mas entra como automático o que ela tinha era o câmbio ea que era o câmbio manual robotizado pois bem com inclusão do câmbio continuamente variável aqui a suspensão mais alta passou a ser uma necessidade porque o câmbio continuamente variável por conta da estrutura dele deter as polias lá com a correia ele é um pouco maior e o que que acontece quando você aplica o câmbio continuamente variável ali vão livre embaixo do carro diminui então quê que a Renault fez ela criou aí o conceito cross light então quando o Logan e quando o Sandero possuem o câmbio continuamente variável ele tem aqui a mesma altura de suspensão do Stepway  se não era assim opa e passou a ser agora com o câmbio continuamente variável tem um estepe e continua tendo aí a sua proposta de crossover traz o câmbio continuamente variável e Logan e sandero mesmo não sendo o estepe tem a mesma altura de suspensão quando equipados com o câmbio cvt aqui do lado a gente já pode destacar algumas coisas como por exemplo a roda de liga leve de 16 polegadas diamantada ela tem esse visual um pouco mais interessante também destacamos aqui a barra de teto que é um item exclusivo aí do Stepway na linha outra coisa temos aqui esses alargadores de roda que acompanha ali na parte inferior do carro também a coluna b tem esse adesivo fosco e mais uma outra coisa interessante aqui o repetidor de seta incorporado no espelho lateral aqui na traseira do estepe a gente consegue sacar algumas coisas as lanternas por exemplo são novas dessa última mudança que a gente tem aí na linha a sandero e aqui nós podemos estar também que esta guia que vocês e vocês aqui que é a lanterna tem iluminação LED porém luz de freio luz de pisca e luz de ré são incandescentes convencionais como são fãs do modelo Stepway  também temos aí o para-choque com visualzinho um pouquinho diferente né contamos ainda com os 4 sensores estacionamento associados a câmera de ré que essa versão Econic  que traz outra coisa que eu também vou destacar você está vendo a lei o símbolo da Renault pois bem no meio do símbolo nós temos um botãozinho eletrônico que você destranca a tampa do porta-malas e quando a gente chega aqui olha que legal temos 320 litros de capacidade é o maior do segmento aí de hatchback compactos nenhum outro carro oferece esta capacidade de porta-malas entre os hatchmaxx mas vamos não podemos esquecer que aqui o Stepway nós estamos considerando ele como um crossover dessa forma podemos dizer ainda assim que esta capacidade 320 litros é o mesmo quando a gente vai comparar o Stepway possivelmente com outros carros que são efetivamente crossover se ainda encontramos aqui no porta malas aqueles ganchinhos para fixação de sacolinha do supermercado dos dois lados do porta-malas um de cada lado e também temos aqui a iluminação do lado esquerdo não temos assim um super acabamento no porta malas mas de toda forma o que interessa aqui é o espaço um ponto que eu tenho que dar os parabéns aí a Renault é a questão do estepe porque com os 320 litros a Renault não economizou no espaço do estepe mesmo assim ela conseguiu colocar um pneu plenamente funcional nós temos um pneu de rodagem que é um aro 16 o step é um aro 15 mas ele não é aquele pneu fininho ele é 185 65 dessa forma quando você aplicar o estepe no carro você não vai ter alteração da dirigibilidade do veículo e como é o banco traseiro aqui do Stepway pois bem nós temos um em trechos de dois e 59 o que não é uma medida tão generosa assim mas acaba ficando dentro da média em dos hatchbecks  compactos que nós temos no mercado brasileiro de toda forma banco dianteiro ajustado por uma pessoa de 1,80 você vê olha meu joelho estão praticamente encostando aqui no banco então nós não temos muito espaço a movimentação de pés também  é um pouquinho limitada mas toda forma eu consigo sentar aqui numa posição digamos assim confortável outra coisa que você tá cá também vocês o melhor perna não encosta direita que no banco então assim não é aquele super conforto mas dá para viajar numa boa aqui por uma viagem de uma hora uma hora e meia sem muitos problemas que a gente encontra aqui também é alça de segurança aqui no teto mas nós não temos aquele ganchinho para você eventualmente pendurar em um paletó um vestido aqui na porta nós temos espaço para guardar em uma carteira ou eventualmente um óculos mas nós não temos o  porta latas aqui na extensão do console central existe um espaço ali para você guardar e uma lata ou uma  garrafa de água agora detalhe não diria que aquele espaço e necessariamente só para quem vai atrás pode ser utilizado também por quem vai lá e na parte da frente agora os recursos vão parando por aí né nós não temos iluminação aqui atrás para quem tá aqui nós não também não tem muito tomadinha 12 volts ou usb ou seja é basicamente um local aqui para você viajar me ser transportado portanto não espere muito conforto ou recursos aqui na parte de trás do Stepway hora da gente dirigir aqui o sandero Stepway mais antes nossas considerações chave pelo tipo canivete então a partir daí é da daqui da forma mais convencional que a gente conhece é mas a dirigir aquelas considerações sobre os ajustes né pessoal cinto de segurança tem aqui ajuste de altura permite em uma posição confortável o banco também tem aqui o ajuste manual de altura do encosto manual distância o volante é uma coisa que acaba não sendo tão completo quanto a gente espera né ele tem ajuste somente de altura e não tem profundidade e como você pode ver o soltou o volante ele cai então você tem que segurar o volante na posição que você quer e fazer o travamento ele não tem aquele sistemas de contra mola que ficou na posição até você travar né lado esquerdo aqui do carro nós temos o controle elétrico dos espelhos os vidros tem abertura e fechamento em simples toque nos quatro posições o volante aqui na parte da frente a gente tem aqui o controle de cruzeiro e o limitador de velocidade então nós temos os botõesaqui na parte de frente do volante só que para você acionar essas funções tem que usar um botão o console escolhendo se você quer o reguladora o limitador na parte de trás do volante lá do direito né no caso nós temos aqui um comando satélite do sistema de sonda central multimídia e esse comando satélite eu particularmente gosto que depois que você compra o carro e se acostuma com ele fica bastante fácil de você utilizar a tem gente que não gosta preferir na frente do volante eu particularmente acho interessante também temos computador de bordo então nós temos o velocímetro ao centro conta-giro do lado esquerdo e do lado direito nós temos um painel digital ali onde você consegue acessar as informações do computador de bordo tanque de combustível temperatura do motor através de um botãozinho que fica aqui na haste do lado direito do volante né então você tem aqui as informações a central multimídia pessoal ela é uma evolução da mídia nave né agora chama-me evolution que ela é bastante parecida que já tinha anteriormente tu tem aquelas aquela porta usb ele na parte superior que muita gente reclama porque quando você pintura o cabo ela fica passando na frente da tela da central mas a mudança aqui que antes a mídia nave tinha o navegador embarcado e não tinha espelhamento Android alto Apple Carplay a mídia a evolution perdeu um navegador embarcado porém ganhou o espelhamento aí o a integração Android alto e o Apple Carplay o que essa central tem que legal aqui é o drive eco que ajuda você a dirigir de forma mais eficiente ele mede a sua aceleração e antecipação e você consegue até mesmo acessar que um relatório da viagem que são as mesmas informações do computador de bordo porém de uma forma mais completa aqui né e aí ela tem as funções básicas de rádio mídia telefone e configurações telefone para você conectar o bluetooth ou usar um pen drive como fonte de áudio nós temos também aqui ar-condicionado digital e automático então você consegue acertar a temperatura que você quer apertar o botão alto ele mantém a temperatura que o para-sol tem espelho porém não tem iluminação nesse espelho tá pessoal e aqui nós temos iluminação com lâmpadas incandescentes convencionais aqui geral e uma outra que específica para o passageiro do lado para leitura ou  como a gente  pode ver o carro não é tão sofisticado assim por dentro mas ele tem os elementos essenciais aí de conforto tirando aí o ajuste de profundidade do volante gente encontra todas as outras coisas que normalmente a gente tem um carro dessa categoria e até mesmo um ar-condicionado digital e automático hora de dirigir aqui o sandero a gente tem aqui alavanca de câmbio do câmbio continuamente variável quando a gente engata a ré  já aparece a câmera de ré com a linha de guia ela não é dinâmica mas se você quiser você pode fazer algumas configurações aqui como ele é meu e a saturação o brilho o contraste da imagem que você tá vendo e até mesmo desligar a linha de guia caso você não queira né aqui no Stepway  nós temos uma direção com assistência eletro-hidráulica tá então ela não está acoplada no motor ela tem uma bomba elétrica mas ela ainda tem um sistema hidráulico para dar assistência não é um sistema assim tão vamos dizer suave um pouquinho pesado né mas é melhor do que você não ter aí assistência lembrando que aqui nós temos a câmera de ré e ela acaba ajudando bastante aí para a gente poder fazer a manobra com bastante segurança complementada pelo sensor de estacionamento que acaba sendo muito bom caso você esteja aí distraído agora vamos lá para o nosso teste tachão vão ver como é que o Stepway  se comporta aqui alinhar o carro com o tachão a suspensão do Stepway tira de letra esse tipo de coisa bastante consistente passou com muita tranquilidade ela é um pouco mais consistente ela não é tão suave assim mas o isolamento acústico deixa um pouquinho a desejar a gente escuta aí uns barulhinhos de acabamento a gente tem que lembrar aqui nessa categoria de carro também não dá para ser muito exigente bom para primeira lombada a 30 por hora a gente imagina que o Stepway  tire de letra até pela proposta dele né mas vamos ver 30 por hora primeira lombada passou fácil muito fácil não bateu no raspou não deu fim de curso nada foi bem tranquilo a passagem na lombada 30 por hora vamos para segunda lombada aqui também acertar velocidade em 30 por hora vamos lá vamos ver olha segunda lombada o bico do carro já bateu então a gente esperava que oStepway  fosse um pouco melhor por contadessa proposta aventureira ano a gente percebeu que a frente do carro acabou batendo então nas próximas a gente a velocidade vamos ver como é que fica o isolamento acústico e a suavidade aqui no blocreto o lamenta acústico deixa um pouco a desejar a suspensão tende a ser um pouco mais dura né um pouco mais firme consegue encarar uma boa e os desníveis mas você acaba sentindo um pouco mais aqui dentro né e isolamento acústico realmente não é assim excepcional eu vou dizer que é melhor das hipóteses regular e aí tem essa história de que esperávamos um pouquinho mais da suspensão para encarar esse desafios urbanos mas então você pesar da proposta é de ser um aventureiro entre aspas né você precisa tomar cuidado em alguns obstáculos aí um pouquinho mais altos com o Sandero Stepway vamos fazer  nossa manobra aqui de fim de rua vamos alinhar o carro aqui com o lado direitoda guia e vão virar todo o volante e tem assistência mas não é tão leve assim né nós não temos sensor de estacionamento dianteiro virou um pouquinho mas que 90 graus não foi muita coisa a gente vê que o volante é um pouquinho pesado mesmo a câmera de ré ajuda bastante e o carro pelo tamanho dele pessoal eu vou dizer que ia ter que os com espaço grande aqui saiu um pouquinho para a direita aqui do alinhamento da rua mas por ser um abre aspas né  hatch-back compacto esperávamos que ele utilizasse um espaço menor então a gente pode dizer para o dia a dia carro vai bem tomar cuidado em alguns obstáculos aí um pouquinho maiores mais altos ou mais profundos a suspensão é resistente porém ela não é muito suave um pouquinho pouquinho dura né e nas manobras o volante apesar de ter assistência eletro-hidráulica tem um  pouquinho pesado quando você compara aí com os carros que tem assistência elétrica mas no geral vou dizer que é um carro que vai atender bem no dia a dia principalmente pelo pela resistência do conjunto apesar de ser um pouco espartano hora da gente ir aqui para estrada com o e eu já vou te tacar que você não precisa se preocupar em ligar o farol uma vez que esse carro possui a luz de rodagem diurna se foi uma das melhorias que a Renault fez aí na família sandero Logan e até mesmo Stepway na última alteração que inclusive estivemos lá no evento de lançamento desses carros em Campinas bons que a gente pode dizer aqui pessoal é que manda as coisas legais aqui do carro é o fato dele usar um câmbio continuamente variável então quando você tá andando dentro de cidade área urbana ou até mesmo é aqui na rodovia ainda acelerando o carro você consegue ver que o carro mandei um giro mais baixo né afinal de contas a função do câmbio continuamente variável é justamente essa por não ter uma relação fixa ele sempre privilegia em um giro mais longo quando você não tem o carro sob demanda e por ser um câmbio continuamente variável que não dá para a gente fazer a velocidade em função de rotação porque se você tá descendo ele vai deixar o campo o mungo se você tá subindo para ele manter a velocidade ele vai começar a levantar o giro para obviamente conseguir ter força no motor que eu vou destacar aqui na estrada para vocês é que o isolamento acústico que a gente percebeu lá na área urbana que não era dos melhores a que acontece a mesma coisa gente consegue escutar bastante ruído da parte externa do carro aqui né o barulho de vento também né eu vou até aproveitar aqui para fazer uma retomada de velocidade justamente até para gente descobrir se esse câmbio cvt ele faz sempre a simulação de marcha ou não porque tem câmbios que simulam então vão descobrir agora reduzir aqui um pouco a velocidade ligado vão pisar tudo ó o giro sobe lá em cima e aí olha só ele tá fazendo a simulação de marcha da legal pessoal essa essas marchas são virtuais é para não dar aquela aceleração aquela ideia de aceleração infinita que muitos motoristas reclamam as pessoas não gostam mas é uma característica do cvt toda a forma aqui a gente tá vendo que ele faz a simulação gente viu que o carro levou um pouco de tempo para chegar em uns 120 km por hora afinal de contas não dá para fazer muito milagre aqui com esse motor 1.6 de toda a forma porque eu vou dizer para vocês aqui sim para o dia a dia para utilização normal da grande maioria das pessoas vai atender numa boa e agora com esse câmbio cvt vai ser ainda melhor no que diz respeito ao rodar mais suave e até mesmo com benefício aí na economia de combustível vou fazer aqui o nosso teste de aceleração de 0 a 100 lembrando que nós não temos nenhuma posição esporte aí para utilizar no câmbio fazer nosso largado estou lado aqui vão ver como é que o carro se comporta acelerando tudo e eu vou ver se ele chega até 100 km por hora aqui nesse trecho OLHA LÁ  quase 100 por hora e olha aí pessoal o sandero conseguiu chegar aí eu sem por horas aqui no nosso texto ele já carro que a gente testou e não chegou lembrando que esse carro tem um motor aí aspirado 1.6 né então o que a gente consegue dizer um bom desempenho considerando a categoria onde ele está inserido em especial o fato de termos aqui o motor 1.6 aspirado portanto eu gostei aqui do resultado final em relação que a gente vai na categoria vou aproveitar agora para fazer um teste de consumo na estrada eu vou até entrar aqui no drive eco do carro e vou fazer um reinício das funções zerei completamente a medição e vão ver como é que o carro vai se comportar lembrando que nós vamos testar o carro com etanol ok ar condicionado ligado e vamos obedecer a velocidade máxima aqui do trecho da estrada que é de 120km por hora vou conferir agora como é que ficou nosso e a gente tem aqui a informação através da central multimídia inclusive com ecoarem onde a gente não tem uma direção tão eficiente foram 53 pontos de 100 afinal a ideia foi manter a velocidade de mais próximo possível de 120 por hora e temos aqui os números a gente também consegue ver pelo computador de bordo do carro rodando os 28.5 km velocidade média de 94.1 que mostra a gente ficou bastante próximo aí do 120 km por hora gastamos 2.7 litros e nossa média foi de 10.8 km por litro lembrando que a gente tá usando etanol aqui no tanque tá que a gente pode dizer não é um consumo tão elevado assim até por conta do câmbio continuamente variável e da gente está falando de um motor 1.6 aspirado o que acaba sendo interessante aí na estrada de toda forma não dá para dizer que é super interessante e nem que gasta demais combustível diria ir que tá dentro de uma o dente aceitável dos outros veículos que a gente tem aí concorrendo diretamente com Sandero Stepway mais uma vez usamos a multiclass corretora de seguros lá da cidade de Sorocaba para fazer a simulação aqui do Stepway como a gente explicou várias vezes o seguro não é do carro e sim da pessoa que contrata o seguro e isso faz com que o valor acabe variando dessa forma a gente usa um perfil de cliente que é mais comum aqui no Stepway pegamos uma mulher aí na faixa dos 40 anos casada que a gente imagina que seja um cliente bem específico aqui do Sandero Stepway olha só de várias simulações que a múltiplas fez para a gente a melhor ficou em 1676 reais o seguro do carro uma franquia d3555 agora existe também a opção da franquia reduzida em cinquenta por cento aí ela cai para 1777 porém o seguro sob para 1000 900 e para um carro que está acima dos 70 mil reais podemos dizer que o seguro até que ficou bastante interessante considerando a tranquilidade que ele te traz como a gente viu aqui nesse vídeo Stepway é um modelo que consegue ser interessante na questão do custo-benefício o que seria isso né pessoal é um carro que você vai ter aí uma boa mobilidade nessa questão aí dos obstáculos né suspensão um pouquinho mais alta você tem um bom porta-malas quando a gente compara corrente becks é o maior de todos mesmo quando você comprar aí até mesmo com carros que estão na categoria de crossover esses 320 litros vai muito bem essa versão aqui já traz uma central multimídia que tem integração Android alta Apple carplay o carro já vem de fábrica com a luz de rodagem diurna e 4 air bags + o programa de estabilidade eletrônico de série a gente a gente um carro aqui relativamente equipado ele também acrescenta aí é continuamente variável que acaba sendo mais favorável para a economia de combustível tanto na cidade quanto na estrada justamente por esta variação permanente do câmbio e o que a gente pode dizer do estepe ainda tem um preço sugerido aí de 73 1890 reais a é um carro barato nenhum carro no brasil é barato tá pessoal mas quando a gente olha esse preço em relação ao que que o que é concorrência oferece em especial com esses recursos que a gente tá vendo aqui de série nós podemos dizer que o Stepway é o modelo bem interessante pessoal gostou aqui do Stepway da Renault a gente vai dar uma dica para você você faz um melhor negócio comprando o Stepway 0km ou até mesmo todo da linha Renault  zero-quilômetro nas concessionárias Renault do grupo Valec os maiores grupos que nos do brasil e o maior do interior estado de São Paulo e olha tem bastante unidade são duas em campinas em Jundiaí uma em Sorocaba em uma em Valinhos para você fazer um melhor negócio no seu próximo Renault 0km gostou do vídeo pessoal deixa aí o seu like afinal de contas é assim que a gente sabe que você tá gostando aí no nosso trabalho e se você não se inscreveu façam isso afinal de contas somente comigo Jorge Augusto aqui no youtube do Comprecar tv que você tem essas matérias super detalhadas para vocês  Comprecar é ideal para quem quer vender Comprecar é  ideal para quem quer comprar se precisou vender ou comprar acesse hoje mesmo Comprecar   Acesse Comprecar.com.br  Comprecar   

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