Anuncie seu veículo já

Avaliação: Toyota Yaris 1.5 X Way

Nesse vídeo o Yaris X Way, versão com visual aventureiro e que traz alguns quase todos os equipamentos disponíveis no modelo.


=11ptNo vídeo de hoje o Comprecar Tv  traz pra
vocês avaliação aqui do Toyota Yaris
só que dessa vez na versão ex o ei como
vocês estão vendo essa aqui é a versão
para quem procura um visual diferenciado
portanto vamos explorar todos esses
detalhes pra vocês
o Toyota Yaris é oferecido em duas
opções de carroceria essa quiet beck e a
sedan
aliás não faz muito tempo publicamos
aqui no nosso canal uma avaliação
bastante detalhada de duas versões do
Yaris Sedan  a xs ea xls que a topo de
linha
aqui no hatch beck existe essa versão
digamos assim adicional na gama que a ex
o e dessa forma o Yaris tem aí a versão
de entrada xl depois a x csa é que suei
que é montada sobre essa versão xs e
depois a topo-de-linha xls apesar do
nome ex-oasis sugerir a ele um carro
aventureiro na prática não é isso que
acontece
essa versão não tem nenhuma mudança
mecânica para a versão xs ela usa todos
os mesmos componentes o que muda aqui
são elementos estéticos que deixam o
carro com um visual mais robusto aqui do
lado do carro a gente consegue ver
alguns desses elementos diferentes vão
começar pelas rodas
no caso elas são de liga leve mas
pintadas em preto brilhante você também
observa esses borrachões no arco das
rodas podem parecer meramente estéticos
mas não são
quando você anda com o carro num piso
parecido com esse aqui de cascalho
há a tendência de projeção dessas pedras
na carroceria e por incrível que pareça
esse borrachão ajuda a protege lá
também temos o rack de teto que é um
diferencial desta versão
a gente observa outros elementos
interessantes reais aqui na coluna c tem
essa parte preto brilhante isso é que já
tem nas outras versões do yaris também
também observamos aqui sistema de chave
presencial para você entrar no carro sem
necessariamente ter que usar a chave
bastando colocar a mão na maçaneta o
espelho lateral com repetidor do pisca
incorporado aqui na frente também
algumas mudanças dessa versão como por
exemplo
o para-choque que é todo específico dela
de resto o carro é Bastante parecido as
demais versões do yaris e aqui cabe
digamos assim uma ressalva muito
importante
tudo aqui na frente do yaris utiliza
lâmpada convencional ou incandescente ou
a loja e o carro não possui drl daytime
running lights famosa luz de posição de
urna o que o carro tem é esse espaço
aqui no para-choque destinado à
instalação desse equipamento como
acessório na concessionária você não
consegue pedir isso de fábrica no carro
o que de certa forma é uma certa pisada
de bola da Toyota uma vez que esse carro
aqui está um abaixo do topo de linha já
deveria trazer esse equipamento de
segurança de série que inclusive ajuda
você não tomar multa na estrada quando
você esquece ligar o farol
o motor que equipa que essa versão do
yaris é o 1.5 litros aspirado 16
válvulas com injeção indireta
a gente já conhece motor aqui de longa
data ele já que pode por exemplo as
versões topo de linha do Edson
outra curiosidade é fabricado aqui na
cidade de porto feliz pertinho de
Sorocaba aqui na nossa região
esse motor conta com do o vt inglês
significa variável o volp time
inteligente
traduzindo isso de uma forma mais
simples de entender significa que ele
tem duplo comando variável e ele
consegue fazer a abertura da válvula de
forma inteligente
isso tudo pra entregar mais eficiência
que no motor ele é um pouco mais potente
do que a gente conhecia o Etios ele vai
de 105 cavalos na gasolina a 110 cavalos
com etanol e o torque máximo dele é de
14,9 quilograma força metro
não podemos esquecer que temos um motor
bastante moderno aqui uma vez que ele
por exemplo não tem mais aquele
tanquinho de gasolina de partida ele tem
sistema de aquecimento para você
conseguir partidas seguras mesmo quando
abastecido 100% com etanol
agora quando a gente compara esse motor
aqui com os concorrentes mais diretos do
yaris que aí no caso a gente tem o polo
HB20 o fit olha só a potência máxima de
saque é de 110 cavalos no polo são 128
no argos 77 no HB20 128 no fit 116
a gente percebe que o forte é que não é
potência a mesma coisa acontece com o
toque aqui são 14,9 mas vamos lá no polo
é 20,4 no argos 19,3 no hb 20 16,5 e no
fit 15,3
como vocês estão vendo a Toyota que teve
uma preocupação não de ter um motor de
performance mas sim um motor muito mais
voltado para a economia uma vez que esse
motor em associado a uma transmissão
continuamente variável
na verdade a multi trai vi a mesma que
equipa o Toyota Corolla só que ela tem
algumas diferenças
dessa forma temos aqui o carro mais
econômico entre esses modelos que eu
citei aqui na traseira do carro além
obviamente do logotipo que identifica a
versão e o para choque que vocês estão
vendo aqui que tem um visual um
pouquinho diferente o resto é tudo igual
às demais versões do yaris
cabe destacar esse carro aqui vem com
câmera de ré mas nós não temos os
sensores de estacionamento que acabam
fazendo um pouquinho de falta
toda a iluminação aqui na traseira
utiliza lâmpadas incandescentes
convencionais e o porta malas do carro
que você tem que abrir aqui por um botão
que fica na parte central inclusive de
acionamento elétrico
ele conta com 310 litros de capacidade o
que é um número bom considerando que ele
é dez litros maiores do que os
principais concorrentes diretos só
existe um que vai ter um porta malas
maior do que esse que no caso seria um
Honda Fit com 363 litros de capacidade
no porta malas do carro ainda conta com
quatro ganchinhos na lateral que você
pode por exemplo fixar sacolinhas de
supermercado e tem iluminação mas eu
gosto sempre destaca um negócio muito
legal que às vezes a gente encontra nos
carros quando se levanta aqui o
acabamento do piso você encontra o
estepe e aqui nós temos um pneu 175 65
raio 14 é um pneu bem diferente do de
rodagem uma vez que de rodagem um aro 15
da Bridgestone esses step aqui é um
Pirelli com uma medida menor mas ele não
é aquele pneu fininho que altera sua
dirigibilidade outro detalhe não podemos
esquecer aqui são 310 litros de
capacidade um dos maiores do segmento
com o pneu que não é o fininho
a gente tem que dar os parabéns aí pra
Toyota nesse ponto o em trechos do oeste
está entre os mais generosos ele tem 2
55
somente temos um concorrente melhor do
que ele que é justamente o Volkswagen
polo com 2 56 como vocês podem ver a
diferença é bastante pequena e a gente
percebe um bom espaço aqui atrás
principalmente movimentação de pés e até
mesmo espaço dos joelhos em relação ao
banco da frente
a gente também observa na porta um
espaço para você colocar latas ou
garrafas além de espaço adicional para
você guardar por exemplo uma carteira
aqui no centro do banco temos um
descansa braço escamoteado inclusive com
duas posições também para latas ou
garrafas mas faz falta algumas coisas
como por exemplo nós não temos uma
iluminação aqui atrás pra quem vai de
repente fazer uma leitura também não
encontramos uma tomada de 12 volts ali
na extensão do console mas tem mais dois
itens aí que a gente pode destacar em
favor do yaris primeiro ali no centro do
carro nós não temos aquele túnel
traseiro tem uma pequena diferença no
minuto um no piso mas ela é bem
pequenininha e a gente ainda tem aqui
também e cinto de segurança de três
pontos nas três posições encosto de
cabeça Cindy virtuais isofix e top Peter
para a cadeirinha de criança viaje aqui
na frente também conta com um recurso
bem interessante
eu toco banco aqui numa posição
confortável para uma pessoa de um metro
e oitenta e olha só quando você abre a
porta luva e não chega necessariamente
abater completamente no joelho você
consegue tem espaço suficiente pra
acessar o interior dele e ele também é
bastante fundo você consegue até mesmo
colocar aqui uma bolsa de mulher pequena
agora o detalhe mais interessante do
lado esquerdo do porta-luvas e tem uma
posição ali que serve para você colocar
de repente uma lata de refrigerante ele
tem exatamente esse tamanho e é daquelas
latas de 350 ml e mais importante quando
você fecha porta luvas e o ar
condicionado está ligado àquela lata
fica vamos Dizer assim refrigerada não
chega a ser uma refrigeração, mas mantém
a bebida fresca hora da gente diria que
o iarley sexo e maçantes
vamos às tradicionais considerações
sistema de chave presencial
basta dentro do carro você consegue dar
a partida no veículo
temos outras coisas interessantes como
por exemplo, o cinto de segurança aqui
pessoal tenha o ajuste de altura o que
dá uma função mais confortável
outra coisa também que a gente pode
destacar aqui no carro é justamente o
ajuste de altura aqui do banco ele é um
ajuste de altura real sob o banco
inteiro
já o volante só tem ajuste de altura do
volante nós não temos a profundidade
então isso obriga você a trazer um banco
um pouco mais pra frente pessoas com
pernas mais compridas de repente podem
não se sentir na posição mais
confortável
faltou isso aqui no carro da Toyota mas
já tem alguns outros equipamentos
interessantes aqui como por exemplo o
espelho é aquele sistema autódromo mico
que escurece automaticamente com a
presença de luz do carro que vem atrás
o ar condicionado digital e automático
porém simples zona volante é
multifuncional bastante parecido aí com
que a gente encontra no Toyota Corolla
outro detalhe interessante que eu quero
destacar são alguns pequenos porta
objetos que a gente tem aqui que fazem
toda a diferença aqui do lado da
alavanca do freio de mão existe uma
espécie de chan foi o iene é ideal para
você colocar smartphone fica muito bem
acomodado não sabemos se a função é essa
mas que funciona bem para smartphone
funciona a gente também tem aqui do lado
esquerdo do volante
um outro pequeno porta-objeto aqui com
uma tampinha que é muito útil para você
guardar por exemplo controles remotos de
garagem e fecha aqui com bastante
facilidade é bem prático a posição
não quero esquecer também o ajuste de
altura do farol
então você consegue eletronicamente do
carro fazer o ajuste de altura do facho
assim quando você for em carga
você diminui o facho do farol para não
ofuscar a quem vem na contramão
cabe destacar que esse recurso não é um
recurso frequentemente encontrados em
carros da categoria que o yaris está
posicionado
a gente também tem botão de simples
toque para abertura e fechamento de
todos os vidros do carro inclusive aqui
na porta
nós temos a função aqui dos espelhos
laterais e inclusive com a possibilidade
de rebatimento dos espelhos
esse também outro recurso que a gente
não encontra rotineiramente aqui nessa
categoria de veículo
então o que a gente pode dizer é que em
matéria de recursos o carro vai muito
bem o que deixa a desejar um pouco é
realmente a falta do ajuste de
profundidade do volante
vamos a nossa manobra agora já quero
destacar que o carro tem direção com
assistência elétrica e também temos
câmera de ré com linhas de guia porém
elas não são dinâmicas e nós também não
temos sensor de estacionamento traseiro
então nós temos cá bastante atentos aí a
câmera
a câmera em si ela tem uma boa resolução
a gente consegue ver muito bem o que
está acontecendo lá atrás do carro
o senão mesmo é justamente a falta de um
sensor que obviamente obriga a gente a
prestar bastante atenção na linha de
guia
vamos agora o nosso teste de taxam
lembrando que o carro tem roda aro 15
vou ver como ele se comporta aqui
em relação ao segmento que o ead está
inserida a gente pode dizer que a
suspensão também fica ali no meio não é
das mais moles também não é das mais
firmes se sai muito bem aqui na absorção
de impacto
o isolamento acústico também é dentro aí
da média do segmento não tem nada de
espetacular mas também não tem nada de
ruim então aquele está bastante mediano
vamos agora pro teste de lombada
lembrando aqui aos 30 por hora para
justamente como é que o carro se
comporta
vamos para a primeira lombada passou bem
não teve problema nenhum não raspou
embateu nenhuma fragilidade do conjunto
de suspensão como agora a nossa segunda
lombada e ver como é que o carro se sai
aqui ser tanta que a velocidade em 30
por hora
ó aqui o bico do carro já pegou Um
pouquinho já dá pra perceber que o yaris
assim não é tão atual apesar da proposta
e vamos assim ex o ig não falar no caso
é só uma fantasia
vamos ver o isolamento acústico agora
aqui no blog creto isolamento acústico
aqui vai bem vamos para a terceira
lombada 30 por hora
de novo o carro responde a gente já sabe
que a suspensão do yaris é um pouco
baixa principalmente para as camadas
mais altas agora na quarta lombada vamos
passar um pouquinho mais devagar porque
a gente já sabe que a suspensão aí não é
tão alta para esse tipo de obstáculo é
resistente apenas o bico é um pouco
baixo
a gente também percebe um pouquinho de
ressonância que dentro do bloco crédito
nada muito que não chega a incomodar mas
que tem um pouquinho de ressonância tem
agora vamos aqui pra nossa manobra de
fim de rua vão alinhar o carro aqui com
um lado direito da guia e agora vão
virar todo o volante não vê aqui como é
que ele fica
olha virou um pouquinho mais que 90
graus mas bem pouco desvirando aqui
nossa câmera de ré e ajuda bastante na
manobra não é como é que ele saia
alinhada com a rua
saímos aí um pouco à esquerda não muito
à esquerda
já tivemos carros com um raio de giro é
bem menor do que o yaris inclusive dessa
categoria mas não é muito maior do que
os outros carros que a gente pode dizer
o seguinte posição de dirigir com
exceção do problema do ajuste de
profundidade do volante é gostosa
o carro tem uma suspensão firme
consistente para encarar e bônus é sem
buracos e saliências do piso mas você
precisa tomar um pouquinho de cuidado
quanto à altura da suspensão e a melhora
do carro é bastante agradável bastante
suave ainda mais com a câmera de ré mas
poderia ter aí um sensor de
estacionamento que ajudaria bastante
nessa função
quando a gente aqui pra estrada com
yaris primeira coisa ligar os faróis uma
vez que o carro não traz as luzes de
posição de urna ou tentarem highlights
de cério tem comprar esse equipamento
como acessório na concessionária
a observação que a gente precisa Fazer
aqui a respeito do yaris é que quando
você liga o farol do carro ele reduz o
brilho do painel e aí pra você ajustar o
brilho do painel, por exemplo, você está
usando o carro do dia o farol aceso na
estrada pra você poder fazer o ajuste
você tem que parar o carro entrar no
computador de bordo e corrigir o brilho
do painel e isso não é uma operação tão
simples, portanto a Toyota poderia ter
pensado num controle da em independente
como existe na maioria dos carros
viagens otimiza o mesmo câmbio
continuamente variável que a gente já
viu aí no Toyota Corolla
esse é um câmbio cvt e portanto ele tem
marchas virtualizados
só que tem algumas pequenas diferenças
no Corolla
sempre que você está usando o câmbio cvt
quando você faz um kick down ou daquela
acelerado até o fundo ele faz a
simulação sempre de troca de marcha
nucleares isso não acontece quando o
campo está na posição drive
ele não faz a simulação de marchas mas
quando você joga alavanca do câmbio para
a esquerda para a posição de ambos assim
manual
você tem a simulação das sete marchas
através dos perdeu chips que ficam na
parte de trás do volante então só que
ajuda você quando você precisa por
exemplo
fazer uma retomada de velocidade ou
alguma coisa desse tipo você quer ter
mais interação com o sistema de câmbio
do carro
já quando você volta para a posição
drive ele funciona sempre de forma
continuamente variável
vou aproveitar aqui pra ver como é que
funciona justamente a retomada de
velocidade também uma pequena subida ar
condicionado ligado eu vou reduzir aqui
para 60 e vou usar tudo aí até 120 ó
acelerando tudo a gente percebe essa
aceleração infinita do câmbio cvt
algumas pessoas se incomodam um pouco
isso além do barulho que invade a cabine
como vocês podem ver esse motor 1.5
milhares
ele não é tão forte assim então você
precisa digamos assim calcular um pouco
espaço principalmente quando você vai
fazer eventualmente uma ultrapassagem
estrada de pista simples
vou aproveitar a paradinha do pedágio
por uma aceleração de 0 a 100 como é que
o carro se sai acelerando aqui com o
carro atolado
a gente percebe que a saída não é tão
rápida que no carro
a gente já tem aqui o limite de giros do
motor do câmbio cvt de 100 quilômetros
por hora
não podemos dizer que o carro é ágil
certamente ele não é mas também não é um
dos mais lentos da categoria
vamos aí que ele fica na média inferior
mas faltou um pouquinho mais de fôlego a
enviar esse é um carro com uma agilidade maior
pra você aqui em nosso teste de consumo
na estrada pra você será o computador de
bordo você tenha que os botões do lado
direito do volante que tem a função
gripe
você seleciona essa função a PepsiCo
botão e reiniciar lisa lembrando que nós
estamos testando o carro aqui com etanol
e obviamente o trecho de estrada que nós
vamos fazer é velocidade máxima de 120 km por hora
e faremos isso inclusive com ar
condicionado ligado a hora da gente
conferir aqui o consumo na estrada vamos
ver como é que ficou pelo computador de
bordo como uma média de 10 pontos 18
quilômetros bonito em 17 minutos de
viagem velocidade média de 105
quilômetros por hora rodando sair um
pouquinho mais que tem nenhum pilotos
segundo o inmetro esse carro faz 8.8
quilômetros bonito com etanol na cidade
que dez quilômetros do projeto na
estrada
o agendamento é que a gente tá com a
média é um pouco
acima do inmetro cabe destacar pessoal
que o Yaris no jurídico colocar ele em
frente aos principais concorrentes
diretos que recebia vamos desenvolver
paguem polo o filho Tiago o Hyundai hb
20 até mesmo o da Fitch que apesar de
sair como seu novo volume acaba
ocorrendo nessa de segmentos piores está
entre os mais econômicos do segmento
câmbio cvt faz toda a diferença
vou ressaltar também que apesar de o
carro ser bastante eficiente ele não tem
um modo de programação no câmbio para
você passar ele pra modo sport um modo
econômico
a única coisa que você tem realmente são
os paddle shifts atrás do volante para a
circulação de machico e uma cozinha Ele
no painel eco que quando você está
dirigindo de forma mais econômica
ela sente se você acelerar mais forte
ela se apaga então isso aí te ajuda a
saber se você está gastando mais ou
menos combustível
de toda forma o Yaris sem sombra de
dúvida nenhuma é um carro bastante comum
como foi visto até agora temos aqui um
modelo com características interessantes
mas para as nossas conclusões finais
temos que abordar a questão do preço
mulheres ex-lei tem um pacote único
oferecido a partir de 80 mil 290
nós não temos opcionais nesse carro e
esse não é um preço muito acessível por
exemplo pra vocês gente pegar o
Volkswagen Polo Highline ele parte dos
75 829 mais barato, mas quando você
coloca todos os kits de opcional
o Polo fica mais caro aqui do que o Yaris
quando a gente vai pro fia Tiago hgt
temos um carro que parte de 69 990
mas nesse caso quando você coloca todos
os kits opcionais ele ainda continua
mais barato do que o yaris
temos também o Hyundai  HB20 x que tem
um preço sugerido é de 67 990 e também o
Honda Fit dx que tem um preço de 78 e
300 como vocês estão vendo o yaris
certamente não é o mais barato mas
existem coisas que a gente pode colocar
bem favor aqui de reais um bom porta
malas um bom espaço interno um dos mais
econômicos sair da categoria e não
podemos esquecer um carro da Toyota que
passa muita confiabilidade ao seu
motorista e seu próprio
etário além do que com ótimo pós venda e
se você gostou aqui do Toyota e a exxon e
olha aí a nossa dica o seu melhor
negócio Toyota zero quilômetro
você vai fazer nas concessionárias
Toyota do grupo Ramires Motors unidades
em Sorocaba e Itapetininga Tatuí Itapeva
e o detalhe você consegue comprar esse
carro aqui no ciclo Toyota onde você
pode dar o seu seminovo como entrada e
parcelas fixas e uma parcela residual
que pode ser o seu próprio carro usado
de novo para iniciar um novo ciclo e
pessoal se vocês gostaram do nosso vídeo
por favor ligue de vocês é muito
importante somente assim saberemos que
vocês estão Realmente aprovando o nosso
trabalho e se você ainda não se
inscreveram façam isso
somente aqui você encontra as avaliações
mais completas pra vocês.