Anuncie seu veículo já

Avaliação: Volvo V60 T5 Momentum

Nesse vídeo avaliamos umas das pouquíssimas peruas que ainda existe no mercado brasileiro, a Volvo V60 T5. O modelo é uma boa escolha para quem precisa de mais espaço no porta-malas, mas não abre mão da dirigibilidade apurada de um modelo sedan.

=11ptComprecar.com.br o melhor
classificado de automóveis da nossa
região líderes de carros motos e
caminhões todos anunciados com fotos
acesse agora comprecar.com.br
classificados de automóveis é complicar
mais uma vez trazemos pra vocês
avaliação aqui de mais um veículo da
marca Volvo
aliás vocês já viram várias matérias que
fizemos com carros da volvo com a gente
sabe
a volvo é uma empresa que muita das
vezes vai na contramão do mercado sempre
foi referência em segurança e continua
sendo referência e nessa de contramão do
mercado ela também é uma das
pouquíssimas marcas que vendem uma perua
no mercado brasileiro um segmento que
está praticamente extinto mas tem muito
a oferecer e no vídeo de hoje eu Jorge
augusto
vou mostrar todas as belezas de um carro
como esse no caso a ver 65 momento mas a
gente falar da v60
vamos montar um pouquinho da história
dessa marca porque não é qualquer marca
é uma marca que sempre prezou pela
questão da segurança e muita das vezes
criou coisas que apesar de serem
importantíssimas aí para a segurança das
pessoas e poderem render um bom lucro
para o criador
a volvo disponibilizou essas tecnologias
gratuitamente para as outras empresas
justamente baseado na premissa de que
isso salva vidas e não ganhou os lotes
disso um exemplo foi o cinto de
segurança de três pontos como muitas
outras coisas mas justamente por isso a
volvo por ter essa filosofia de querer
ajudar querer proteger as pessoas foi
uma empresa que passou por muitos altos
e baixos
tanto é assim que a empresa que a sueca
de origem sueca num determinado momento
da história começou a ter problemas
financeiros e aí ela foi comprada pela
Ford pela americana forte nesse momento
a Ford criou uma tal de pg prime 1
automotive group que não estava lá só a
volvo mais marcas como jaguar land rover
não por acaso nessa época os carros da
Ford melhorar um
muito principalmente no quesito
segurança porque tiraram toda a
tecnologia aqui do carro da volvo
só que a Ford e sugou
sugou a volvo e na Crise americana em
2009 vendeu a volvo e foi comprado
por um grupo chinês
o grupo g l e aí começa outra
história
e para surpresa de todo mundo esse grupo
chinês teve uma política pelo menos até
agora bastante diferente da forte está
apostando alto na volvo em vez de sugar
e continua apostando para a volvo
ser uma marca expoente no mundo e mais
do que isso tá usando a tecnologia da
volvo para melhorar a qualidade dos seus
carros que no caso são os carros da
agere também fez coisas bem
interessantes tornou avô uma empresa
vamos dizer assim moderna e bastante
lucrativa pra isso que eles fizeram
unificaram plataformas unificaram
tecnologias criaram economias de escala
e tudo isso transformou hoje a volvo
realmente um expoente não só de
segurança como ela ainda continua sendo
mas como referência principalmente em
desempenho e tecnologia agregada
outras mudanças tecnológicas que os
chineses fizeram justamente para
melhorar a economia de escala dos carros
foi criar uma motorização comum a todos
eles
assim pelo menos aqui no brasil quando a
gente olha pra linha a gasolina aí eu tô
tirando as versões a diesel
todos os carros a gasolina utilizam
exatamente o mesmo bloco de motor trata
se ainda de um 2.0 litros quatro
cilindros em linha esse motor aí da
família drive é justamente de e
financiou eficiência
obviamente os motores não são iguais em
todos os carros mas quando você pega por
exemplo a volvo 44 ele usa esse bloco
e quando você vai lá na x e 98 híbrida
plugin
ela também usa esse bloco evidentemente
que as potências vão mudando então você
tem aí no t4 190 cavalos aqui nesse caso
aqui que é o t5 são motores turbo aqui
nós temos 254 cavalos
aí na t 6 nós temos por exemplo 320
carros
no caso da t 6 além do turbo nós temos
um sistema de compressor mecânico
justamente para aumentar a potência mas
o bloco do motor em si é o mesmo agente
também vê essa colonização de peças no
sistema de transmissão a grande maioria
dos carros da volvo hoje utiliza um
câmbio automático de oito Marchas
existem algumas versões t4 que são o que
no caso é um câmbio de seis marchas, mas
mais uma vez só temos aí dois sistemas
de câmbio dentro da volvo e outras
coisas também são comuns aos carros como
por exemplo o sistema de multimídia hoje
pelo menos nos carros mais modernos aí
eu tô tirando o v 40 que ainda é um
carro um pouquinho mais antigo da Volvo
todos eles um mesmo sistema de
multimídia exatamente igual ao de um
carro pra outro obviamente mudando
apenas algumas funções quando o carro
híbrido plug-in ou quando é uma versão
mais completa mas o sistema em si é o
mesmo e tudo isso ajuda a baratear
bastante o custo de produção do carro
uma vez que a tecnologia seja igual para
a linha toda ela tem uma economia de
escala bem interessante mas falando
especificamente aqui do motor da v60
esse aqui é o motor por exemplo que a
gente vê aí com muita similaridade na
xc60 que no caso aí a versão sul
esse motor aqui em 254 cavalos de
potência o que é bastante coisa
além disso o torque é bem legal são 350
Nilton metros o que é muita coisa
considerando um motor 2.0 e esse motor
associado à transmissão automática de
oito marchas faço 0 a 100 desse carro em
apenas seis pontos sete segundos o que é
uma marca bastante generosa muito boa
considerando a categoria desse carro que
é uma perua mas antes a gente falar
demais detalhes aqui da v60 vamos abrir
aqui alguns parênteses para conversar
sobre algumas curiosidades que envolvem
a marca volvo
vou começar pelo símbolo que vocês veem
ali na grade do carro
muita gente deve estar imaginando ao
símbolo da rua é o símbolo do homem não
é pessoal e sissi mutai na grade da u é
na verdade um símbolo histórico que é
utilizado para o elemento ferro a volvo
usou justamente esse símbolo por dois
motivos primeiro para falar da solidez
da confiabilidade do carro da volvo uma
vez que o ferro sempre foi exemplo disso
e mais do que isso o ferro o sueco
sempre foi um ferro de muita qualidade
é por isso que esse símbolo tá aí na
grade do carro é a Simbologia da volvo
não param por aí
vocês estão vendo aqui a assinatura
luminosa do farol
inclusive todos os carros da volvo hoje
trazem essa assinatura luminosa e como a
volvo é uma marca nórdica
mais uma vez ela vai buscá-la na origem
dela o mítico martelo do deus thor
justamente é aqui que é pra da
inspiração para essa assinatura luminosa
que tem esse formato de t
e temos mais uma curiosidade é que a
respeito dos carros da volvo a partir de
1994
a volvo mudou completamente a
nomenclatura de seus veículos
e aí ela começou a utilizar letras e
números justamente para fazer a
distinção entre carrocerias e tamanhos
de seus modelos
assim cada letra tem um significado como
acontece por exemplo na Mercedes Benz
ali atrás e por exemplo nós já tivemos
aqui no passado o c30 o Sevilha é
justamente aí de cupê mas a letra c
também era utilizada para designar o
cabriolet vemos no brasil 70
temos também a letra s a letra s pode
ser interpretada como o solo ou sedã
não por acaso já tivemos o s40 temos o
s60 e oeci 90 e também temos um x e o xv
foi uma sigla que nasceu há ainda
necessidade de designar os carros com
uma proposta mais todo o terreno e um x
em inglês tem a leitura de cross e os
encontre
então no ano passado nós já tivemos por
exemplo uma perua que derivou aí pra
linha x e que no caso era xc70 e hoje a
linha x hertha bem designada e através
do xc 40 xc60 e xc70 que são modelos
SUVs e aí nós chegamos aqui na letra v
que muita gente deve estar imaginando e
se vê é de van
pois bem não
Edevan o v é de versátil então a gente
tem aqui a v60 como vocês estão vendo
uma perua temos a ver 90 que a versão
perua do s 90 não temos no brasil mas
existe na Europa mas a gente também tem
o v 41 e 40 não é uma pirueta wetback
mas como ele tem aquele design e vamos
assim uma perua pequenininha como vocês
podem ver o v
significa o produto versátil aqui na
traseira da v60 gente tem muitas coisas
legais para destaca
começando por essas lanternas que tem
esse desenho recortado para Dentro da
tampa bem característico e da ro
outro ponto interessante é que toda a
iluminação aqui é feita em led e até
mesmo a luz de ré tem iluminação em led
vão dar uma olhada aqui no espaço de
bagagens
a primeira coisa que eu quero destacar
essa tampa aqui no caso e se essa
cobertura que você pode inclusive ó
deslocar ela pra cima
só que é bastante útil para você poder
colocar as coisas sem necessariamente
tem que recolher a cobertura mas caso
você queira recolher a cobertura também
é possível
como vocês estão vendo bem tranquilo o
espaço aqui são 529 litros mas aqui tem
uma sacada muito legal da volvo
suspensão desse carro é bem diferente
dos outros
ela usa uma denominação que se chama
integral link é como se fosse uma multi
link mais sofisticado mas o grande
diferencial aqui é que este carro não
tem aquelas hastes que nós temos
geralmente os carros com a mola e com
amortecedor em vez de nós temos aquelas
molas helicoidais que ocupam espaços na
lateral do porta malas
nós temos uma espécie abre aspas de
feixe de molas fecha aspas que cruza o
carro de forma transversal
obviamente não é um feixe de mola de
caminhão é um feixe de mola especial
feito num compósito mas ele substitui as
móveis as molas helicoidais dessa forma
você economiza espaço na lateral e com
isso você tem uma largura bastante
grande aqui pra você colocar várias
malas e isso é muito interessante porque
além de economizar espaço esse tipo de
suspensão integral link te dá uma boa
independência do marrom
em relação à outra e aí você consegue
ter uma dirigibilidade muito melhor do
carro aqui a gente observa mais coisas
aqui no porta malas como por exemplo nós
temos aqui os ganchinhos na lateral
dois de cada lado que são muito úteis
para você fixa a sacolinha de
supermercado
temos iluminação no porta malas temos
uma tomada de 12 volts caso você quer
ligar em algum equipamento de recarga ou
até mesmo aqueles coolers e temos aí uma
cinta na lateral do porta malas que é
muito útil para você colocar coisas
vasilhames de pé e assim todos mantêm de
pé e desse lado aqui nós temos mais um
compartimento separado por redinha
toda a gente pode ver organização de
porta-malas aqui de 60 é realmente muito
boa a v60 como diversos carros novos
possuem uma série de sistemas de
segurança adicionais que muitas vezes os
concorrentes não oferecem um deles é o 1
com miley migration traduzido para
português quando você está andando numa
estrada de pista simples de duas mãos eo
motorista se distraiu invadindo a pista
oposta e o carro detecta que pode ter
uma colisão dianteira o sistema
automaticamente traz o volante pra você
voltar para sua pista e também aciona os
sistemas de freio
isso é muito legal outra coisa legal que
a gente tem aqui ou se sai de impacto
importante chances têm que é composto
entre outras coisas pela curtindo
inflável lateral e uma estrutura super
reforçada na lateral do carro justamente
para evitar que quando um carro bateu na
lateral do carro ele invada e obsceno o
habitáculo do carro ferindo as pessoas
dentro do modelo e tem vários outros
sistemas que são aí digamos assim
bastante exclusivos da volvo
outra tecnologia de segurança muito
interessante aqui do carro da volvo é o
city 7 para ele funcionar ele utiliza
uma câmera que vai ali no para-brisa
atrás do espelho retrovisor
ela filma permanentemente a pista e ela
consegue identificar carros e pessoas
caso exista a possibilidade de colisão
do carro da volvo com o carro que está
indo à frente ele vai a dar um aviso no
painel e pré condicionar os preços com a
mesma coisa caso o pedestre esteja
cruzam na rua
a volvo disse que até 30 quilômetros por
hora os
uma pode prevenir completamente qualquer
tipo de colisão
o banco traseiro aqui da v60 bastante
confortável característica da marca Volvo
os dois e 87 em trechos medida muito
generosa a gente sabe que é da média do
mercado brasileiro tem em torno de 2 70
então aqui são 17 centímetros a mais a
gente vê que realmente um espaço muito
bom
olha só nós temos uma Ótima distância de
joelhos considerando o banco da frente
ajustado para pessoas de 1 metro e 80
então temos uma boa movimentação de
pedra que atrás eu voltar ainda o
porta-objetos ali na porta que você
consegue guardar e óculos carteiras e
coisas do tipo
outra coisa muito legal também essa
saída de ar condicionado na grande
maioria dos casos a saída fica ali na
final do console central entre os bancos
aqui não fica aqui na coluna b do carro
então você tem um direcionamento de ar
muito melhor pra pessoa que viaja atrás
outra coisa bem interessante é o
descansa braço que a gente tem aqui no
meio ele tem além de um porta objetos
também tem aqui dois porta-copos e ainda
tem mais um porta objetos com tampa aqui
outra coisa legal que a gente pode
atacar é a tomar dinheiro 12 volts ali
pra você poder ligar um adaptador é de
celular, mas existem alguns porém aqui
atrás como por exemplo nós temos aqui um
túnel trazer o central bem alto quem vai
aqui na posição do meio por exemplo tem
que abrir os pés pra conseguir colocar
eles na lateral ou apoia-lo sobre o
túnel central que obriga que as pernas
fiquem muito dobrados pra cima outra
coisa também a gente tem iluminação aqui
no carro mas a gente não consegue ligar
ela individualmente ela só se liga
quando você abre por exemplo as portas e
abre todo e liga todo o sistema de
iluminação do carro então o carro é
muito bom é muito confortável mas faltam
alguns detalhezinhos aí vamos dizer
assim pra ficar perfeito aqui atrás a
gente dirigir aqui a v60 é mais como
sempre aquelas nossas considerações
iniciais
a primeira coisa sistema de chave
presencial que aqui no caso da v60 não é
um botão é um sistema giratório pra você
da partida é diferente dos outros carros
já vou aproveitar para também destacará
que ainda que não existe um lugar
específico para deixar essa chaga que no
console nós temos dois porta objetos bem
inteligentes
o maior aqui por exemplo que tenha uma
tampa corrediça ele tem um espaço bem
legal aqui pra você conseguir Deixar
aqui na frente nós também temos outro
porta objetos que é muito útil para você
colocar a moeda inclusive tem um desenho
que facilita justamente pra você puxar a
moeda para o lado e retirar moeda
então isso é muito legal aqui na em 60
ainda que junto ao botão de partida nós
temos o outro setor que é o drive mode
que você pode escolher modos de condução
do carro freio de estacionamento
elétrico e um botãozinho que aquele
quando você aciona você faz parado-rápidas
ele prende o freio você pode tirar o pé
do freio o carro continua confeccionado
quando você acelera e libera o frei
outras coisas que a gente pode destacar
em matéria de conforto para o motorista
o volante conta com ajuste de altura e
profundidade banco do motorista tem
todos os ajustes elétricos inclusive
aqui na porta
nós temos duas memórias para o banco do
motorista o banco do passageiro também
conta com ajustes elétricos porém não
existem memórias o cinto de segurança
nós também temos aqui a regulagem de
altura para deixar tudo mais confortável
aliás um ponto que merece destaque nos
carros da volvo é o padrão de conforto
dos bancos que o carro tem dificilmente
você encontra outros modelos com o mesmo
padrão de conforto
esses também estão vendo aqui ó esse
encosto de cabeça da volvo que é bem
típico da marca
esse encosto de cabeça é fixo justamente
porque ele tem um sistema de segurança
chamado o y que é um sistema de proteção
contra o efeito chicote então eles são
fixos dessa forma e caso um carro bateu
na traseira do volvo
o banco tem um sistema que vai aproximar
o banco máximo possível da cabeça do
motorista de modo que o motorista não
tem o efeito chicote tem uma lesão aqui
na coluna cervical então isso aí não é
uma questão de design mas sim uma
questão de segurança do carro volvo
outra coisa muito legal nos carros
atuais da volvo é a central multimídia
central um time de Ascenso que parece um
enorme tablet e você não só controla a
parte de multimídia mais diversas
funções do carro diretamente na central
inclusive até aqui um botão de home
quando você aperta ele é até te dá dicas
de como usar aí a tela rolando a tela
para o lado ou puxando a informação de
cima pra configurações pessoal eu não
vou detalhar a central porque a gente já
tem um vídeo extremamente detalhado no
nosso canal do youtube mostrando todas
as funções dessa central que eu vou
dizer o seguinte essa central é a mesma
hoje na vez 61 x e 40 na xc60 e na x e
90 vai mudar algumas funções quando você
tem por exemplo uma versão híbrida
plug-in que é o caso da t 8 que vai ter
umas funções a mais mas o resto a
funcionamento o software são todos
iguais e aí vocês podem lá no nosso
vídeo para ver todos os detalhes dessa
super central que realmente é muito boa
outra coisa muito legal o Volvo é um
sistema on call
através dele você tem assistência de uma
consciência de onde você consegue
realizar uma série de coisas e até mesmo
controlar o seu ovo pelo smartphone
nós também não vamos detalhar isso
porque também temos um vídeo super
detalhado mostrando tudo o que você pode
fazer com o col única coisa que vou
dizer que aqui em cima junto ao espelho
retrovisor detém que os botões vizinhos
para você poder acionar tanto o serviço
de emergência de ser como também ligar
para a central e aí você pode fazer
várias coisas como por exemplo pedir
para eles mandarem o destino de um
determinado lugar que você está
procurando diretamente para o gps do
carro que a gente consegue ver aqui
facilmente na central multimídia senso
mas mais uma vez nós temos os dois
vídeos do nosso canal dá uma passadinha
lá que você vai ter todas as informações
extremamente detalhados mas a manobra
aqui com a v60 tom
chorando aqui a revanche bastante leve
inclusive você consegue configurar o
peso do volante na central multimídia
o carro tem sensores dianteiros e
traseiros mas realmente acabou faltando
aqui a câmera de rendas têm que ficar
bastante atento aí nos obstáculos
tanto a parte sonora quanto com a
questão dos espelhos Justamente pra você
não fazer nenhuma besteira agora vamos
lá por uma espécie de taxa o mesmo carro
tendo aí uma roda aro 18 ele tem um pneu
235 45 de altura opinião é bastante alto
então não tem muito problema passar em
caixão vamos ver como é que se comporta
pessoal impressionante duas coisas
o isolamento acústico do volvo 1 pecava
eu e outra coisa também a capacidade com
que ele consegue absorver a
irregularidade do piso
obviamente o carro balançar um pouco mas
é muito suave
a suspensão desse carro a gás tem umas
coisas muito legais que a gente vai
explicar um pouco mais pra frente mas
realmente a parte de conforto isolamento
acústico do ovo é elogiável no teste de
lombada nós não vamos fazer o teste a 30
por hora porque a frente do volvo é
baixa
no dia que a gente já pegou o carro nós
já tivemos uma raspadinha em uma lombada
então este carro aqui você tem que tomar
bastante cuidado em lombadas e valetas
porque a frente do carro tem de
realmente a raspar nestes obstáculos
então é bom você dirigir esse carro aqui
como se estivesse dirigindo um esportivo
em função da suspensão ser bastante
baixo
agora vamos aqui pra nós por nosso teste
do bloco crédito justamente pra ver o
isolamento acústico e o conforto do
carro você só concreto
olha o silêncio a bordo o pessoal
realmente nesse ponto a volvo tem uma
suspensão que é sensacional e a parte de
acabamento do carro é primorosa em cima
você não escuta barulho de acabamento
nada nesse sentido
a suspensão realmente é muito macia ela
é uma dama wisdom na frente e uma
suspensão integral link atrás vamos
detalhar isso pra vocês depois mas a
dirigibilidade o conforto do Volvo
jurídico para até mesmo com Audi e
Mercedes e BMW
seguramente nós vamos ter um carro mais
confortável aqui novo
vamos agora para a nossa manobra de fim
de rua lembrando que esse carro um carro
bem grande né pessoal vamos lá vão virar
todo o volante e vamos fazer aqui a
nossa manobra bom como geralmente
acontece com carros dessa categoria
carros grandes
o carro não viu aqui os 90 graus entrou
menos que 90 graus aqui na rua
agora vão completar nossa manobra lei
manutenção aos sensores uma vez que nós
não temos câmera de ré e realmente o
esperado ele usa um espaço aqui bem
grande com vocês podem ver a gente não
saiu aqui alinhado para a rua a gente
precisa realinhar o carro aqui na rua
então pra manobrar o carro você vai
precisar de um pouco mais de espaço
mas não vai ser nada muito difícil final
de contas o volante é bem macio bem leve
então você consegue fazer a manobra e
sem muito esforço você só vai realmente
precisar de espaço
no que diz respeito ao uso urbano em
matéria de suspensão e conforto tenha
certeza vai ficar muito impressionado
com o carro da volvo v60 com essa
disponibilidade muito pode torque 350
Nilton metros isso já a baixa votação
faz com que o carro respondeu muito bem
modo urbano
então a gente tá aqui uma pequena subida
em ar condicionado ligado a qualquer
toque que se dá no acelerador
o carro tem uma pronta resposta e o mais
interessante esse câmbio de oito marchas
conversa muito bem aí com o motor tem
uma resposta realmente bem interessante
e quando você está conduzindo a v60 numa
condição urbana
você nem tem a sensação que é um carro
tão grande
justamente pela leveza do volante e pela
resposta do conjunto aí de motor e
câmbio
agora vou pegar a estrada aqui
aproveitar para falar de algumas outras
coisas interessantes que a gente
encontra aqui na avc santa
obviamente a resposta do motor é muito
bom mas a gente tem uma coisa que a
gente acabou sentindo falta dos
conteúdos hospedam chips aqui atrás do
volante
então se você quiser fazer a interação o
campinense vai poder usar a alavanca vai
jogar o avan a epo lado esquerdo
e aí você vai poder dar toques pra cima
ou para baixo para poder fazer a
interação aí com as marchas legal aqui
particularmente eu gosto é que para você
subir marchas em curva pra frente e pra
você reduzir você puxa pra trás
isso porque em carros que é invertido
esse sistema e às vezes fico um
pouquinho atrapalhado eu gosto mais
desse sistema aqui que nós temos na
volvo é lavar o carro é bastante simples
de ser utilizado ela tem um curso bem
curtindo então é bem gostoso você
utilizará que lava no modo drive
esse carro não tem aquele botão sport o
que ele tem é o drive world você pode
escolher o modo de condução e tão
apertada que o botão você pode escolher
entre o modo de condução econômico o
mote condição confortável o indivíduo
que você escolhe as configurações e o
modo dynamics que obviamente seria o modo
esportivo e no momento que foi o modo
dinâmico você já percebe que o carro
reduz em uma marcha justamente pra
deixar o sistema mais esperto ele faz
também alterações aí também na
cartografia do acelerador de outras
funções para deixar o carro mais
disposto
eu vou até aproveitar que
a circular que uma espécie de retomada
de velocidade é que nem está tão pra
isso eu reduzir bastante a velocidade é
que como se tivesse acessando a rodovia
que dê bons 60 quilômetros por hora de
rodar motor vamos lá jogar tudo aqui de
volta agora 60 por hora visando tudo
como vocês podem ver olha rapidez
que o carro já chega aqui no 120
quilômetros por hora
realmente esse conjunto de motor e
câmbio vai muito bem para o nosso testes
em aqui do zero assim já vou deixar o
carro no modo dynamics justamente ele tem
um pouco mais de resposta esportiva e
vamos fazer aqui a nossa largada
estourada lembrar no ar condicionado
ligado não acelerando o amor até cantou
um pouquinho de pneu programa de
estabilidade já entrou
90 a 100 por hora
realmente a v60 manda muito bem
esquisito vou falar não usassem de 6.7
segundos o que é marca de carro
esportivo e como a gente viu aqui a
resposta é realmente impressionante
nós vamos fazer o teste de consumo com a
ver 65 até a cidade de São Paulo
para isso a primeira coisa que vou fazer
reinicializar o computador de bordo
usando os botões que ficam do lado
direito do volante acesse o menu do
computador de bordo e aí na haste
esquerda aqui do lado do volante tem o
botão de reset
como vocês podem ver a gente aperta um
botão e ele faz o reset só que o
computador de bordo
é importante observar que a gente tenha
a marcação da média e temos a marcação
da acumulada que a gente só consegue
ressuscitar depois que o carro fica
muito tempo desligado
então aqui nós já temos o reset para a
gente poder fazer a medição e aqui na
tela principal também a gente tem a
opção de reinicializar o gráfico que é
exatamente o que eu vou fazer você pode
escolher escalas aqui de um quilômetro
10 quilômetros ou 100 quilômetros vou
colocar dez quilômetros que é o de
homens em um gráfico bom pra gente ver
como é que o carro se comporta na viagem
e aí a gente vai ter a média
outra coisa interessante que eu já vou
aproveitar para destacar é justamente a
personalização que a gente pode fazer no
painel virtual desse carro que a gente
tem aqui a função de configurações na
função maicá visor do motorista
aqui exibir temas nós podemos trocar o
tema do painel
ele está usando glass aí a gente tem
esse aqui que o minimalista tem esse que
o tema de performance e esse aqui que é
o chrome ruim disse eu vou deixar esse
aqui que me parece ser um pouquinho mais
bonito então vão pro nosso teste
vamos ver como é que a v60 se comporta
na estrada no consumo e vou aproveitar
para demonstrar outras funções que esse
carro tem também a mais importante que a
gente não pode esquecer de destacar são
os modos
de condução que haver 65 tempo então
seria instalado aqui no console central
temos o drive mode onde você consegue
escolher entre o modo eco comfort
individual o dynamics esportivo
só que quando você coloca no modo eco o
painel aqui muda que substitui o
conta-giros ali por um indicador de
eficiência tom à medida que você tira o
teco o ponteiro 10 inclusive informa a
opção kostin significa que naquele
momento o carro desengatou câmbio para
economizar mais combustível e à medida
que você acelera obviamente ele vai
mostrando que você está saindo da faixa
de economia
então eu vou ter que alternar entre
esses dois módulos até pra gente poder
fazer aí o nosso teste de velocidade em
função de rotação mas prioritariamente e
eu vou deixar o carro aqui sempre no
modo é justamente ele poder está na sua
máxima eficiência e a gente ver
efetivamente quanto que a v60 consomem
uma viagem é bastante real
são vários os sistemas que esse carro
possui para a assistência à condução
eu vou começar demonstrando o primeiro
deles que é justamente o controle de
cruzeiro inclusive nr adaptativo ou seja
você define a distância do carro da
frente e ele mantém a distância mesmo
que o carro reduz a velocidade para isso
os motores lado esquerdo o volante eu
vou acionar agora que o controle de
cruzeiro vou jogar mal e 120 quilômetros
por hora que a velocidade da via
e aqui nós temos distâncias que a gente
pode escolher o carro da frente
essa daqui é mais distante e essa daqui
é mais próximo
agora ele vai começar a identificar um
carro que vai à nossa frente aqui e
vocês vão perceber que mesmo sem
acelerar ou frear o carro ele vai
começar a reduzir a velocidade
automaticamente já identificou o carro à
nossa frente
o programa há controle de cruzeiro está
programado para 120 por hora e a nossa
velocidade nesse momento é um pouco
abaixo de 100 por hora eu vou trocar de
faixa justamente pra gente poder não ter
feito à frente olha só ele está
automaticamente acelerando o carro
isso aqui é bastante útil na estrada e
não de contas
você se você ficar distraído em relação
ao carro da frente você não vai ter medo
de se aproximar demais e você ainda pode
controlar à distância que sequer do
veículo da frente não sei que é uma
distância bastante segura se coloca à
distância mais longa quer ficar mais
próximo do carro da frente coloca essa
quer mais curtinha mas ainda assim é uma
distância disse França
agora eu vou voltar para a pista do meio
era só já tem um carro aqui na pista do
meio ora só como ele faz a regressão da
velocidade de forma bastante simples e
segura
certamente um conforto a mais para o
motorista que da vez em outro recurso
interessante aqui que a v60 tem um
sistema de Paulo assiste que inclusive
nós já demonstramos isso em outros
modelos da rua como por exemplo a xc60
ele é uma digamos assim um grau
complementar acima do controle de
cruzeiro adaptativo você também aciona
ele aqui pelos botões lado esquerdo do
volante
a gente olha o controle de cruzeiro
promocional parou de assistir você
aperta que a setinha para o lado
esquerdo
aí outro monte o verde lá no painel
indicando que o bairro jacy estádio para
16 faz várias coisas
além de frear e acelerar o carro
automaticamente em relação ao veículo da
frente
ele também tem que dirige
momentaneamente o carro pra você
também a faixa com sotaque o volante do
carro
vocês vão perceber que o carro está
dirigindo suas portas não parecer mas se
eu forçar um carro pra comer rachão
vocês vão ver que ele faz a correção
sozinha do volante olha só
e agora nós vamos começar a pegar de uma
curva e vocês vão perceber que ele
sozinho também vai aplicar a curva no
carro olha só
quando entrei na curva na estrada vocês
podem ver que o carro está fazendo a
curva 12
agora ele não vai ficar o tempo todo
assim ele fez saber que não estou
interagindo com o volante ele vai dar o
alerta e já tocou no código coloca o
biquíni amarelo que já viu o vermelho
por aplicar a direção ele começa a estar
alerta
agora que desabilitou o sistema
justamente para evitar que o carro seja
digamos assim conduzido sozinho por
muito tempo
de toda forma o sistema é bastante
interessante de dar um certo vamos assim
conforto na condução e obviamente você
consegue dirigir o carro de forma muito
mais tranquila e relaxada
afinal de contas se você tiver por
exemplo opera a central multimídia ou
trocar e uma estação alguma coisa você
consegue fazer isso sem muito problema e
um carro obviamente vai manter a
segurança de condução pra você
esses rápidos desvios de atenção fica a
dica
não é pra ficar usando arte zap Nem ser
uma hora
ficou para trás este afinal de contas
isso é um auxílio não é uma condução
autónoma
vou aproveitar agora pra fazer o nosso
teste da rotação em função da velocidade
pra isso e vou tirar o câmbio do modo
automático um caiaque polo essencial
justamente o que a gente está em oitava
marcha que vou também entregar o
controle de cruzeiro adaptativo
vamos ver primeiro assim por ora qual é
a rotação também tem que tirar aqui do
drive world pro modo ou outro a gente
poder ter ali obviamente o conta-giros
não a gente não consegue a informação
e olha a 100 quilômetros por hora nossa
votação tá um pouquinho acima de 1.500
giros giro bastante baixo mesmo
agora vou usando o próprio controle de
cruzeiro adaptativo vamos citar aqui 120
por hora
deixar o carro acelerar aqui sozinho até
a velocidade pode ver que ele se manteve
a oitava marcha e a 120 por hora nós
temos aqui uma rotação
um pouquinho abaixo de 2 mil giros
continua sendo um giro bastante baixo
certamente deve fazer muita diferença aí
no consumo de combustível a gente vai
conferir lá na chegada do destino Japão
chega aqui na área urbana de São Paulo a
castelo branco como conferir como ficou
o consumo até agora vocês aqui o
computador de gordo
rodamos 60 quilômetros a média de
consumo é de 7.8 e litros para cada 100
quilômetros
se a gente fizer a divisão de 100 pra
7.8 nós vamos ter uma média e na casa de
12 pontos sete quilômetros por litro o
que é bastante coisa mas a gente ainda
vai pegar uma área urbana e vamos ver
como é que o consumo fica observação não
dá pra gente colocar aqui no computador
de bordo do voo quilômetros por litro
ela só tem essa medição que é litros
para cada 100 quilômetros que é
geralmente medida usada na Europa de
toda forma é só você dividiria o número
que você tenha média aqui do brasil
agora a gente chega aqui a São Paulo tão
pegando aqui a marginal do pinheiros e
obviamente estão pegando um pouquinho de
trânsito como confiar que o computador
de bordo para ver como é que está o
consumo o que mais de 70 quilômetros
rodados
temos aqui uma média de 7 pontos 6
litros para cada 100 quilômetros
é uma média muito boa porque quando a
gente faz a conversão de planos
políticos
a gente tem aqui praticamente um
pouquinho mais que em tese quilômetros
por litro
isso é uma média muito boa a gente ainda
tem aqui cerca de 15 quilômetros da
marginal para rodar
vamos ver como é que a média de consumo
se mantém agora uma condição mais urbana
o jovem chega aqui em São Paulo nosso
destino final aqui na zona sul vão
conferir o computador de bordo para ver
como é que ficou a total aí de consumo
tivemos aí quase 82 quilômetros rodados
e a média foi de 7.464 cada 100
quilômetros fazendo a conversão 13.5
quilômetros por litro aproximadamente o
que é uma média realmente excelente
não pegamos muito trânsito na marginal
ou que não só mas a média de velocidade
ficou na casa dos 60 quilômetros por
hora 50 quilômetros por hora o que na
verdade até ajuda a economizar
combustível
teríamos um consumo maior se tivesse 1
40 mas não tivemos esse problema
de toda forma que a gente pode dizer é
que a ver 65 aí não dirigida de forma
suave e usando aqui o drive mode no modo
eco é realmente um veículo muito
econômico considerando o tamanho dele o
nível de potência que esse carro tem 254
cavalos e até seu em um carro de
categoria Premium como a gente pode ver
o câmbio de oito marchas faz muita
diferença quando o assunto é economizar
combustível
como vocês viram aqui no nosso vídeo de
avaliação a volvo v60 é realmente uma
perua muito diferenciada além de bom
desempenho é um carro com itens de
segurança que realmente fazem a
diferença e não podemos esquecer
praticamente uma das únicas peruas do
mercado brasileiro uma dirigibilidade de
automóvel coisa pra quem realmente gosta
de dirigir
eu só vou deixar uma dica muito legal
pra vocês esse carro aqui tem um preço
de tabela é de 209 mil reais
mas se você procurar a concessionária
volvo norte que lado a cidade de
Sorocaba
certamente você vai fazer o seu melhor
negócio porque lá existe uma condição
muito diferenciada aqui pra essa vou ver
65 momento complicado e de ampla quem
quer
a compra ideal para quem quer
comprar se precisou vender ou comprar
acesse hoje mesmo comprecar.com.br