Anuncie seu veículo já

Avaliação: Volvo XC90 T8 R-Design (Híbrido Plug-in

Nesse vídeo avaliamos o SUV topo de linha da Volvo, o XC90, em sua versão híbrida plug-in, que pode ser recarregada na tomada para andar em modo 100% elétrico.


Nesse vídeo trazemos uma matéria um
pouquinho diferente da que está
acostumado no nosso canal
nós vamos falar do primeiro ponto de
recarga de Sorocaba para veículos
plugins e elétricos que é um ponto
totalmente sustentável uma ação feita em
parceria da concessionária Volvo norte
que com a construtora planeta e nós
vamos fazer algumas coisas interessantes
estão vendo aqui a Volvo xc90 t8
r-design nós vamos aproveitar não só
para falar um pouco do carro mas mais do
que isso trazer alguns convidados que
vão andar aqui nesse carro para emitir
sua opinião sobre o oe do plugin
o evento também vai contar com a
participação aqui do s 98 que aí é o
sedã de alto luxo executivo da marca a
curiosidade entre eles é que apesar da
diferença que carroceria que nós temos
um sub 17 lugares
aqui nós temos um sedã grande de alto
luxo é que a parte de engenharia desses
carros é realmente muito parecida os
dois usam o mesmo sistema de powertrain
em que utiliza um motor 2.0 turbo
compressor de 320 cavalos com a tração
dianteira e um câmbio automático de oito
marchas mas mais do que isso como eles
são híbridos plug ins o eixo traseiro
desses carros é 100% elétrico e aí você
tem um motor elétrico trabalhando em
conjunto com um motor a combustão
estudar uma potência combinada de nada
menos que 407 cavalos eo vídeo de hoje
nós vamos conhecer não só se 90 mas
alguns detalhes desse novo ponto de
recarga que a cidade Sorocaba acabou de
ganhar como vocês estão vendo aqui é c 90 está
carregando aqui no ponto de recarga esse
equipamento aqui está ligado um grande
sistema de placas fotovoltaicas
inclusive nós estamos embaixo dele agora
a gente vai conversar com o engenheiro
que vai explicar todos os detalhes disso
agora eu tô aqui com Lucas de Branco é o
gerente de engenharia da fórmula 1
empresa responsável pela montagem de
todo o sistema fotovoltaico ele vai
explicar aqui pra gente como funcionam
Lucas eu tô vendo que a gente tem aqui
debaixo de vários painéis fotovoltaicos
é isso mesmo
exatamente aqui são painéis
fotovoltaicos pode cristalinos 330 watts
de potência cada um
são três módulos de painéis nessa
primeira garagem a lateral
uma terceira parte que está sobre o
telhado de um dos apartamentos decorados
da consultora planeta
ok totalizando 190 módulo 190 bônus a
potência que qualquer que lhes vão gerar
a potência total instalada de 63
quilowatt p 63 mil watts pico que gera
em torno de 7 mil 508 mil quilowatts
hora por mês o que é bastante coisa
bastante coisa que vale é o consumo de
mais 30 residências unifamiliares
olha só que legal o pessoal agora esses
painéis eles como é que a ligação deles
eles estão totalmente independente da
rede elétrica eles a energia jovem da
equipe local como funciona isso que o
sistema é um ser conectado com a rede
ele gera energia em corrente contínua
essa energia passa a corrente passa pela
universal são dois inversores de
freqüência que fazem a comunicação entre
a carga está sendo consumido
instantaneamente que ele tem esse espaço
e o que está sendo gerado há mais como o
excedente que entra para a reforma de
créditos esses créditos compensa o
consumo por exemplo causa planeta do seu
escritório no outro é difícil mas também
alimenta o ponto de recarga que enquanto
tiver os carros oferecendo alimentados a
pessoa isso aqui é interessante que o
seguinte obviamente esses painéis só
gerou os de dia né de noite não gerou os
e aí o que acontece não pode ficar sem
luz então o que acontece o sistema elétrico
da rede continua ligado durante o dia
você gera mais energia do que você
consome e aí essa energia que é gerada
mais é devolvida para a rede
vamos à distribuidora normal durante a
noite aí acontece uma inversão você não está
gerando energia e você usa energia da
rede normalmente só que aí você tem uma
máquina lhe um medidor que faz o crédito
a energia que volta a dirigir aqui então
é isso exatamente o medidor é um medidor
diferente da concessionária ele mede a
energia que vem pra vem da rede para o
sistema quanto que entra
o crédito ontem mesmo à noite a gente
está fazendo é carregamento dos carros
aqui a noite usando a energia da região
da rede energia do crédito da rede que
nós já entregamos hoje a energia que
está carregando os carros da energia
solar diretamente ele está vindo direto
os painéis passa pelo inversor de
alimentos circuito aqui tá vendo o
pessoal então esse sistema de trabalho e
interligados e consegue acontece em
qualquer lugar qualquer lugar
extremamente versátil tanto a usina
fotovoltaica quanto estação de
carregamento para carros elétrico podem
ser aplicados nas mais diversas
situações pode ser feito de forma de
garagem como aqui em uma duas ou 50
vagas isso não é não é limitante ao ser
modular quanto em telhados e lajes a
gente tem por exemplo edifícios
pesquisados a gente consegue construir a
usina sobre as coberturas sobre casas
usinas sobre os solos e tem uma
propriedade rural quero colocar uma área
em um ba vi de instalação ação
extremamente flexível
agora o pessoal tem uma outra
curiosidade é que quando a gente compra
os carros da volvo híbridos plug-in
ele já vem com carregador inclusive tem
mãe no canal uma matéria completa que a
gente fez 4 x 100 98 e vocês devem se
lembrar que eu expliquei pra vocês que
aquele carregador a gente liga numa
tomada 220 e tem que usar a noite
inteira pra carregar o carro só que aqui
é um pouco diferente não é como é que
funciona aqui esse é um ponto de carregamento de
recarga rápida ele é um modelo é
veronique da bebê de 22 provados e 32
amperes opera em 1380 vou tentar fazer a
nossa casa a gente realmente não tem
prefácio de 220 ottawa posts uma potência exatamente o
tempo de recarga média para o carro
modelo desses a Volvo nós temos aqui é
de uma hora e meia duas horas recarga
completa então quanto em casa vou gastar e 8
horas e que eu vou gastar uma hora e
meia tempo de um almoço fazer umas
compras ou de conhecer um apartamento
aqui no planeta passando tranquila
bastante tranqüilo agora pessoal uma
dúvida se deve à pensão post aí muito
legal demais mas colaborar habilidade de
um sistema desse olhos tenho
fotovoltaica é uma das também uma grande
das grandes vantagens de ea durabilidade
ele tem uma garantia de vida útil com
eficiência com alta eficiência de até 25
anos e vem com a fonseca de fábrica os
inversores que faz a comunicação da
energia gerada com a rede garante de
fechar de cinco anos mas a vida útil
para passa isso muito tempo na europa
por exemplo nós temos usinas foto
votantes Japão de mais 40 anos gerando
como se fossem novas você tem uma
longevidade grande exatamente o bebê
porque o lema investimento que retorna
em poucos anos o 34 anos mas que vai
durar por 25 30 anos tranquilamente
pessoal ou vocês estão vendo essa
tendência de sustentabilidade e mais do
que isso a energia realmente renovável
para alimentar o carro é realmente o
futuro eu tô aqui agora considere godoy gerente
de vendas da concessionária volvo norte
de Sorocaba ela vai falar um pouquinho a
gente dessa partilha companhia estivesse
mesmo o jorge é mais uma parceria com a
construtora planeta hoje está
acontecendo um evento aqui que a
inauguração da primeira usina
fotovoltaica de Sorocaba muito legal essa oportunidade inclusive
o seguinte ver quais são os modelos da
volvo que vocês têm hoje com essa
tecnologia probyn
hoje os modelos disponível na volvo
feria a x 60 x e 90 e wef 90 certo esses
são os três versões disponíveis hoje pra
você a pronta entrega e também para test
drive na concessionária agora estamos
com pré lançamento do s 68 que o carro
ficou jorge sensacional incrível
realmente pessoal esses carros são muito
legais só para se ter uma idéia aqui a
xc90 quando você faz o sistema de carga
dela se consegue rodar até 50
quilômetros em modo totalmente elétrico
a partir daí se usa o motor a combustão
no sistema ida ter uma idéia o tanque numa xc90 chega a
durar até mil quilômetros isso é
realmente muito autonomia
cibele pessoal que reconhecerá que os
carros da Volvo onde é que a volvo norte a governante
que fica na avenida Antônio Carlos
comitre número 1.300 no parque campolim
em Sorocaba o telefone para contato é o
15 34 16 2 mil
bem a fazer o melhor negócio e
contribuir com o planeta
eu tô aqui com o Henrique penteado
diretor comercial e marketing da
construtora planeta ele vai explicar pra
gente porque essa preocupação com a
sustentabilidade Henrique
qual foi a preocupação da planeta pra
vocês fazem então esse programa de
sustentabilidade bom em primeiro lugar a
actividade de construção civil ela acaba
impactando né no seu entorno na
comunidade no meio ambiente então daí
nasceu a idéia de se preocupar com todos
os efeitos da nossa actividade e
transformar eles em contribuições para a
comunidade para os moradores do entorno
você me falou que vocês fizeram uma
série de ações até mesmo dentro das
construções para que a coisa fosse
realmente sustentável quais são essas
ações são de uns anos pra cá a gente vem
marcando muita tecnologia para prover
sustentabilidade para os empreendimentos
para as regiões onde a gente atua
então isso vai desde o do reuso de águas
pluviais né a gente com equipamentos que
captam a água das chuvas e depois
abastecem a utilização de água nas áreas
comuns do empreendimento estão pra regar
jardim para lavar chão etc
depois nós passamos por um outro estágio
foi eficiência energética então todas as
lâmpadas de iluminação de áreas comuns
hoje são led de alta duração e baixo
consumo e posteriormente instalamos o
tecnologia de captação de energia solar
fotovoltaica que está presente no topo
das torres ou das casas nos condomínios
que a gente constrói e ela gera uma
energia justamente também para abastecer
a demanda diária comuns então academia é
quadra é salão de festas todos esses
ambientes consomem bastante energia
quando usados que têm ou iluminação de
alta intensidade ou arcon
Jonathan então a gente abastece tudo
isso com energia gerada pelo sol
e aí o que é muito bacana disso aqui
além de contribuir com o meio ambiente a
taxa condominial do nosso cliente é
menor muito legal agora essa iniciativa de
vocês colocarem o primeiro ponto de
recarga para veículos elétricos e
híbridos plug ins de Sorocaba saiu como
de tudo isso então mais uma etapa se nessa história
nossa rumo até uma atitude não dar um
exemplo de inovação e sustentabilidade
foi a criação e instalação de uma usina
solar fotovoltaica aqui no nosso
showroom do campo limpo
então a gente uniu a alguns pontos de
conveniência que foi fazer a cobertura
do estacionamento já com as placas de
energia solar onde a gente capta energia
a gente abastece a demanda de energia de
todos os nossos plantões de venda do
nosso escritório e ainda oferece para o
público de Sorocaba um ponto de
carregamento não é dentro do nosso
estacionamento do espaço de vendas onde
todo mundo que tem carro elétrico foi a
vez de carregar seu carro eo melhor de
tudo com energia limpa então quem tem um carro compatível pode
vim aqui fazer a recarga gratuitamente à
vontade e obviamente que a gente convida
a todos que vierem carregar o seu carro
como energia gerada de maneira muito
sustentável é também conheçam nosso
showroom dos apartamentos decorados
enfim reconheceu que a planeta
desenvolve olha aí pessoal iniciativa da
construtora planeta pensando na
sustentabilidade e nas futuras gerações
uma pessoa agora a gente já tá aqui na
xc90 como vocês estão vendo aqui eu
estou acompanhado de várias pessoas aqui
um lado Pedro pinto ok empresário ele
vai dirigir primeiramente o carro pra
dizer o que ele achou a ideia se 91
atrás eu tenho rodrigo figueiredo quando
em viena também empresário inclusive na
área de comunicação pessoa conhece bem
aí o mercado de mídia que também vai
andar aqui no carro com a gente pra
gente vai ver ele vai ver pra frente e
lá no fundo nós temos o
Gabriel caiu que é o representante de
vendas da volvo note que Sorocaba a
gente vai dar uma volta 590 justamente
para que os empresários possam emitir
uma opinião de como é dirigir um
verdadeiro híbrido plug-in e um carro
mais do que isso sustentar
vamos dar uma volta pessoal vamos as
primeiras impressões aqui do Pedro que você está achando nash 90 carro
sensacional viu isso aqui é nota 10 o
sueco eles é uma coisa que não tem como
você copiar pela segurança pela
dirigibilidade é um carro e quando você
topa bem o pé no acelerador como diz o
mineiro né atola o pé
eles têm um carro muito bom ele tem um
conjunto que é que funciona muito assim
é uma coisa espetacular deve surpreendeu
muito esses dois motor dele que trabalha junto
uma coisa maravilhosa essa aí me
surpreendeu muito e além de tudo a
segurança do sistema elétrico ali na
cidade quando estava no módulo urbano
que estamos em modo elétrico
acho que o carro mais silencioso não uta
merda eu falei isso canta ligado não têm
que é isso aí parece para já estava
ligada saiu a gente empurra nesse cargo
que diabo é isso é explicar isso é um
carro que seria idade é um carro fórmula
dele é sensacional
bom para os ouvidos
o que que tenha presta serviço o valor à
altura de qualquer cidadão viu uma
pergunta que a gente quiser fazer você
tem um só gente né assim o ford edge que
é um carro com motor v6 então é um carro
que tem uma certa impotência que você
achou do desempenho aqui taxas e 90 um
motor 2.0 e um motor elétrico
então é um motor por ser um motor 2.0
quando você tem a dizer e também o
surpreende muito porque ele tem uma
resposta muito grande ele enche muito
rápido quando você precisa de uma
aceleração de um adota outra passar de
uma resposta no carro ele tem uma um
avanço muito grande enquanto a ad que um
caça esse lindo mas é um carro mais
pesado em um carro que que às vezes você
precisa pisar muito ele responder aquilo
que você quer a necessidade daquele que você quer um
choque é que mesmo sendo um motor menor
civil que a resposta é efetivamente
melhor incrível né se esse carro é o futuro não vou falar
que que a ao futuro ainda pra ver esse
carro futuro já fui a um futuro certo
carro maravilhoso um carro que que
atende acho que qualquer pessoa e
principalmente eu fiquei muito
emocionado e espantado por tanta força
que um carro desse tem em autonomia
economia também que você pode fazer
o e logicamente com uma pessoa que
compra um carro e se às vezes não vai
pensar na economia mas tem que pensar
assim porque não estava escutando
quantos até mil quilômetros com essas
senhoras e só quando eu faça um tanque
de 70 havia naquele carro eu então é
santa em 800 quilômetros essa é a
principal vantagem do híbrido plug in
love pessoal e só está atrás ontem como
é que é o espaço que vocês têm atletas
que estão acha como a andar falar a
festa já é bem bastante básico apenas de
maio eu tô aqui uma posição bastante
confortável no banco tem quase um metro
e oitenta e aí atrás támbém movimentar
cerca de 374 tá perfeito em sua cabeça
quando estava recuado
sim é perfeito aqui tentam silenciá lá
atrás como é que é perfeito
anda muito bem sim é só vocês estão
vendo a chance 90 é um carro muito legal
mas agora daqui a pouco a gente vai
inverter o motorista para atrair a outra
opinião e aí vamos ver como é que o
pedro acha que o espaço ela traz um com
certeza bom pessoal vocês viram agora a gente já
inverteu aqui os motoristas
rodrigo veio pra frente pedro foi lá pra
trás vão começar com o rodrigo e rodrigo
que se tachando-as e novembro
honestamente parece que a gente entra
numa máquina do tempo parece que a gente
foi o futuro transportado por uma outra
era para um outro lugar porque você não
escuta nem o barulho do motor e nem que
está acontecendo ao redor nós vamos no
trânsito da cidade com ônibus aqui do
lado você não escuta o que está acontecendo
isso sem falar no conforto do carro era
o banco literalmente te abraça com esses
diversos modelos de ajuste
eu particularmente sempre associei a
marca volvo com um segurança que é a
mais conhecida por isso mas entram no
carro e na esquerda de dirigir esse
tablet aqui temos temas em sua semana
antes em juízo isso mas é realmente
imitam time parece um ipad é exatamente
a incrível e o painel totalmente digital
então essa parte de tecnologia da vovó
ou francamente me surpreendeu mas que
esperar mais do que eu esperava pra
minha avó era uma marca racional e agora
estou entendendo que ele não dá pra você
não se emocionar o Pedro falou disso na
a dirigir acho que é bem isso né Pedro
silva é não dá pra você não se emocionar
e no carro é bem diferente é
completamente diferente
eu tenho tem um Audi A3 que é um é um
bom carro mas que o conselho econômico
mas esse aqui até mesmo o sistema
híbrido você vê que a proposta é realmente
diferenciada e inovadora
Pedro ken que está achando aí atrás suas
impressões os recursos que tem aí o primeiro
conforto onde tem aquilo tce o apoio de braço
porta-copo coisa muito bem pensada
é o sistema de quatro sono do do ar
condicionado você tem um ar condicionado
que a pressa você pode
é temperado independente não é
temperatura independente né
e outra coisa o silêncio esse carro tem
5 c ele é um ele deve ter um sistema que
eu não sei ainda mas com certeza tem um
sistema de acústica com ele uma coisa
fantástica jim ao trabalho acústico que
arrumam faz aqui no modelo é realmente
de primeiríssima linha para que
realmente ele tem a tenda e essa
expectativa de um cliente superprêmio né
isso agora e o conforto espaço atrás
como é que é um espaço maravilhoso mas
não levo 75 têm mais terno bem grande e
etec 11 seu banco também para trás eu tô
tranquilo aqui é uma viagem maravilhosa
a posição da altura das pernas quando
você sempre é maravilhoso assim dá para
você viajar descansando que não é o caso
da eu tenho aérea tem um conforto muito
grande mas quando você senta no banco
aparecer bem em baixo atrás então dói um
pouquinho a perna apesar do espaço com esse carro um carro
muito bem pensado em todos os aspectos
fantástico esse cara muito fantástico
maravilhoso tecnologia sempre já falamos
que a tecnologia em primeiro lugar
segurança tudo pretendo ter um volvo sim
e ii em breve ser breve e com a condição
europeu ter certeza vai ser o próximo
carro bom pessoal vocês estão vendo o volvo
XC90 é um modelo que realmente é
diferenciado por si só e ainda mais com
o sistema híbrido que permite que o
carro tenha uma resposta que impressiona
todo mundo gostou da resposta o carro o
silêncio de estudo aqui eu toco tô
presenteado curtir o momento quero ver
me tirar daqui depois Jorge são
geralmente é isso que acontece quando os
clientes conhecem aí a volvo xc90 um
carro híbrido extremamente tecnológico e
como vocês estão vendo surpreende todo
mundo o pessoal se vocês gostaram do volvo
XC90 agora quem vai falar um pouquinho
aqui pra gente é o Gabriel e aí Gabriel
como lá quais são os modelos disponíveis
hoje na concessionária pois a gente tem
um modelo híbrido
nós temos três modelos x 68 todos deu e
temos essa chance e 90
nem chegando em breve o s60 novo s60
chegando uma loja também aliás 70 com
esse 90 também da concessionária nem
temos mais 90 dias e 90 a pronta-entrega
concessionário e oeste 90 ele é bastante
parecido com esse carro é bem parecido
nos a mesma mesma motorização só que um
carro sedan no executivo esse carro é
mais familiar justamente por ter sete
lugares neves e levado na viatura
quem quer um carro um pouco menor também
tem né tem 60 também versão de cinco
lugares biblioteca pessoal vocês estão
vendo o que não falta é opção de carro
híbrido ano ou um notebook dell endereço
avenida Antônio Carlos comitre mil e
trezentos e o telefone é 34 16 2009 15
todos os carros disponível para test
drive pessoa conhece os níveis vem
conhecer mais e trazer riqueza de vocês
a bom jesus e 90 já passou e pela nossa
avaliação no canal do complicado revelar
no final de 2017 na oportunidade
testamos a XC90 t8 inscritos chan
hoje temos aqui a x e 98 r design e é
que nós temos algumas diferenças
além da própria diferença diversão à r
design tem alguns elementos estéticos
diferentes lá atrás até 8 tinha somente
cinco lugares quando você cria sete
lugares os e obrigatoriamente tinha que
pegar a versão t6 que não era exibida
hoje nós temos aqui a disponibilidade
dos sete lugares com o sistema híbrido
plug-in assim como acontece em outros carros da
Volvo os carros na versão r design tem o
pressuposto de um visual mais esportivo
ea gente consegue ver isso aqui na XC90
começando pelas rodas
aliás uma roda bem grande e 22 polegadas
e o pneu não é pequeno
2 75 de largura com um perfil 35 isso é
bem diferente da versão do script on
outra coisa que a gente observa que
nesta versão são os espelhos laterais
pintados nesse tom aqui vamos assim
prata fosco e quando a gente chega aqui
na frente do carro a grade dianteira
dele também é diferente do tipo colméia
acha-se 90 no brasil pode contar com
três tipos de motorização a de cinco que
no caso seria o motor a diesel a t6
somente a gasolina
e até 8 que a híbrida agora tanto até 6
quanto até 8 utilizam o mesmo tipo de
motor a combustão
trata se de um 2.0 que tem a tecnologia
drive detalhe curioso é que todos os
carros da volvo no brasil hoje que sejam
a gasolina utilizam sempre o mesmo motor
2.0 que é o 2.0 drive desde o lado vê 40
até a xc90 o que difere é a
implementação de determinados recursos
que o motor pode receber para aumentar a
potência então você tem lá por exemplo o
motor de 4 que vai ter o turbo ele vai
ter ali aproximadamente 190 cavalos
aí ele passa por o ter cinco com 252
cavalos também com turbo e aí ele chega
no terceiro que é o mesmo motor do t 8
nesse caso aqui são 320 cavalos no motor
2.0 agora tem uma diferença importante além
do sistema de turbo ele tem um sistema
de compressores qual é a diferença o
tubo é aquele que utiliza uma turbina
que está ligada na linha do escapamento
pra pegar pressão e devolver ao coletor
do motor um ar pressurizado
o compressor é um pouco diferente ele
também faz a mesma coisa que o clube
cumpriu o ar porém em vez de usar os
gases do escapamento ele é um sistema
ligado na polia do motor o motor já tá
girando ele já gira o compressor o
compressor já tá comprimento então
basicamente o compressor e o turbo
trabalham juntos
o compressor serve para pressurizar o ar
quando o motor está com a rotação um
pouco mais baixa e aí o tubo não tem
tanta influência e à medida que o giro
vai subindo e o compressor já não
consegue mais fazer a compreensão
necessária para o volume de ar
aí nós usamos o turbo e com esses dois
equipamentos vamos é assim em série
você consegue chegar na potência de 320
cavalos o torque também é muito bom nós estamos
falando aqui de 400 mil ton metros de
torque e esse motor associado a uma
transmissão automática também bastante
eficiente é uma caixa da isim de oito
marchas aliás uma caixa automática não é
uma robotizada de dupla embreagem sabe
que caixa automática tradicionalmente
ela costuma ser um pouco mais resistente
do que as caixas robotizada de dupla embreagem
a diferença entre a ter seis e até 8 é
justamente o sistema o híbrido plugin
inclusive aqui na frente do carro a
gente consegue ver esta porção aqui que
não existe até 6 que faz parte do
sistema híbrido do carro e aí nós temos
outras diferenças importantes no caso da
até 8 às rodas dianteiras estão ligadas
diretamente ao motor a combustão esse
que tem aí a transmissão de oito marchas
porém as rodas traseiras elas não estão
ligadas fisicamente ao motor aqui na
frente às rodas traseiras são
proporcionadas exclusivamente por um
motor elétrico e esse motor elétrico que
está ligado na bateria de alta
capacidade do sistema híbrido ele tem
uma equivalência de 87 cavalos não
significa que ele tem 87 cavalos a a
potência de motores elétricos nós
medimos em quilowatts
mas para que as pessoas consigam
entender essa conversão então fica assim
320 cavalos no motor mais 87 cavalos do
sistema elétrico que está só ligado ao
eixo traseiro há quem ache 90 nós temos um sistema de
farol o foolad inclusive o nome do
espetáculo lado foolad active harbin
na prática estamos falando de um sistema
de farol totalmente inteligente e
totalmente foolad vocês podem observar
que inclusive o carro não tem mais o
farol auxiliar lá embaixo e porque não
tem porque não precisa esse farol ele é
absolutamente inteligente nas suas
funções para começar ele é alto nível
antes então você põe carga no carro se a
traseira do carro a baixar um pouco ele
vai compensar o facho a mesma coisa
acontece quando você acelera ou freio
carro e faz a correção ele também é
ativo dinamicamente então você faz curva
ele faz a movimentação do facho do led
para acompanhar a curva e mais do que
isso ele não o fusca quem está na sua
frente ou na contra mão para isso ele
usa uma câmera que está ali na base do
espelho retrovisor filmando a pista essa
câmera entende o que está acontecendo na
frente das 190 e como ele tem vários
blocos de led separados aqui dentro do
farol ele consegue recortar o carro que
vai à frente ao mesmo que você esteja
com a iluminação no facho alto ele vai
recortar o carro à sua frente e ele
também faz a comutação automática entre
o farol baixo e o farol alto toda vez
que ele percebe que está num lugar muito
escuro e você precisa de mais iluminação
ele aciona automaticamente farol dessa
forma temos um conjunto absolutamente
inteligente aqui na frente à x e 98 r
design possui um sistema de suspensão
pneumáticos no lugar dos tradicionais
molas e amortecedores
ele tem um sistema de bolsa de ar ele é
responsável não só pela maciez do
conjunto de suspensão mas também pela
altura do carro aqui vocês vão ver no carro desligado e
ele está na sua posição de descanso além
dessa altura você tem outras três posições diferentes
a posição do módulo híbrido que é um
pouco mais alta que essa é a que você
utiliza normalmente aí no dia a dia
caso você faça a opção pelo modo off
road o sistema pneumático vai subir o
carro quatro centímetros justamente para
você conseguir transpor aí uma série de
obstáculos que seria que é que é
necessário que você tenha melhor altura
em relação ao solo agora tem uma outra suspensão que é
aquela que você usa quando se está no
modo dinâmico no modo esportivo nesse
caso em relação à altura normal que o
modo híbrido ele vai baixar o carro dois
centímetros deixando o carro não só mais
firme mas também menos resistente
aerodinâmica uma vez que ele fica mais
baixo
dessa forma a suspensão ela consegue ser
inteligente adequando o carro a cada
situação de uso acho que 90 conta com sensores
dianteiros e traseiros para manobras
mais uma coisa interessante é o sistema
de câmeras 360 graus são quatro câmeras no carro uma delas
está instalada discretamente aqui ó nos
no símbolo da frente do veículo temos
mais duas na lateral uma base dos
espelhos laterais e uma quarta
lá na parte traseira do carro todas
essas câmeras conseguem montar uma
imagem como se você estivesse vendo o
carro de cima e essa imagem é projetada
ali na central multimídia censos do
veículo e essas câmeras trabalham
integradas com sensores de aproximação
tudo isso pra você fazer uma manobra
mais simples acha-se 98 conta com o porta-malas com a
sua ament elétrico você pode abrir pela
chave ou até mesmo fazendo aqui o
movimento do chute na parte de baixo do
carro e isso faz com que a tampa se abra
de forma que se você estiver carregando
outras coisas você não vai ter aí o
problema de ter que tirar a chave do
bolso você também pode fechar ou abrir o
porta-malas diretamente pela chave d
telecomando isso também ajuda na
praticidade e se você não quiser usar
nada disso você pode usar tanto o botão
da tampa para abrir o porta-malas quanto
os botões para fechar o espaço do
porta-malas e 90 pode ser bastante amplo
para isso basta rebater aí a terceira
fileira de bancos a gente encontra algumas coisas legais
aqui temos ganchinhos aqui na lateral
para você entender as sacolas cada um
desses ganchos onde cada lado
suporta cinco quilos a gente também
encontra iluminação em led nas laterais
e uma que na tampa que também ajuda a
iluminar e o compartimento do porta
malas tem mais recursos aqui temos por
exemplo a cobertura retrátil e essa
cobertura você consegue colocar ela desse jeito de
forma a cobrir completamente o
compartimento ou ainda deixar lá
correndo no trilho de forma que ela
cobre metade do compartimento
então o que não falta aqui é
versatilidade uma suspensão pneumática
você consegue ajustar traseira do carro
para facilitar o carregamento e
descarregamento para isso nós temos dois
botões aqui atrás que dependendo da
necessidade você pode baixar o carro ou
até mesmo a levantar a traseira do carro
vai ficar mais simples de você pode
tirar carga temos aqui mais um compartimento que
inclusive você consegue deslocar tampa
pra frente e aqui em baixo a gente
encontra espaço para guardar mais
algumas coisas
isso aqui na verdade é uma rede que já
vem dobrada justamente quando você vai usar carga e
você consegue dividir o espaço de carga
do espaço de pessoas essa rede vai até a
região do teto e também temos essa
sacolinha aqui que no caso da tv 8 é
muito importante uma vez que este carro
ele acompanha este carregador aqui pra
você é justamente poder carregar o carro
em casa esse lado aqui vai no carro e
esse outro aqui vai na sua instalação de
casa mas como vocês estão vendo nós
temos aqui um conector diferente não é
uma tomada padrão
essa aqui
para uma tomada padrão estético é uma
tomada industrial que você pode comprar
uma casa de material elétrico essa
tomada custa e vamos em torno de 40 50
reais mas ela tem que ter uma amperagem
bastante alta ela tem que ser de pelo
menos 20 amperes e você só consegue
fazer essa ligação a uma tomada de 220
volts com aterramento real
do contrário o sistema do carregador não
funciona e aqui na parte debaixo desse
compartimento encontramos mais algumas
coisas levantando esse acabamento
a gente encontra aqui o kit selante esse
carro não possui estepe
ele também não tem sistema anfavea o que
ele tem e é justamente o compressor com
que selante para quando o pneu fura você
conseguir encher o pneu e vedar o pneu
para conseguir chegar num lugar de
manutenção definitiva esse kit não é
para uso definitivo apenas provisório e
por fim a gente tem dois cilindros aqui
atrás que eles ficam ocultos inclusive
protegidos por uma borracha e cilindros
aqui é justamente o sistema de
pressurização da suspensão a que vai
aqui atrás conta com um conforto que
dificilmente você vê em outros carros e
tem muita coisa para mostrar aqui
começar falando espaço
acho que 90 tem dois e 98 em trechos por
medida realmente generosa banco
dianteiro aqui uma posição confortável
para uma pessoa de um metro e oitenta
olha quantos obra de instância aqui pro
meu joelho movimentação de pé se também
é muito boa mas isso é um pequeno
detalhe dos recursos que você tem aqui
eu já vou destacar a saída de ar
condicionado então a gente tem aqui uma
saída de ar condicionado na coluna b que
vem aqui direto no corpo da pessoa e
também temos saída de ar condicionado
ali na extensão do console central
aquela ainda mais comum encontrar nos
carros é essa que já é mais difícil
só que esse ar condicionado você tem uma
tela touch aqui que você consegue
controlar a temperatura e também a
velocidade e detalhe a temperatura desse
lado ea temperatura do outro lado não é
um ar condicionado de quatro zonas com
temperaturas independentes e temos mais
coisas aqui no banco traseiro a gente
ainda conta com a redinha de redução
solar aqui na porta e se tudo isso não fosse suficiente você
ainda tem aqui a possibilidade de trazer
o banco pra frente claro que você vai limitar um pouco
espaço das férias mas isso é para quando
alguém vai sentado ali na fileira na
terceira fileira ter um pouquinho mais
de espaço e além disso você não pode por
exemplo a inclinar o encosto
então você quer ter um pouco mais de
conforto olha só você tem aqui um
impulso no encosto com uma inclinação
muito parecida ali com o banco dianteiro
ou até mais então o conforto aqui na parte traseira
é muito legal você ainda conta com luzia
independente mesmo caro rompendo o teto
panorâmico aqui lado tem uma luz de led
para quem vai aqui poder fazer a leitura
e por fim nós temos um descansa-braço
escamoteava eu aqui no centro que você
conta inclusive com dois porta copos ou
seja o conforto da segunda fileira da
xc90 é realmente elogiável
o espaço aqui na terceira fileira é um
pouquinho mais restrito ideal é que você
leve aqui crianças ou pessoas de baixa
estatura e aí eu me refiro pessoas até
no máximo um metro e 65 e mais
importante esse banco aqui da segunda
fileira ele não está totalmente para
trás ele está pra frente pra gente
conseguir ter um pouco de espaço de
pernas estão tirando a questão da
limitação do espaço que a gente pode
dizer que o banco é confortável ea gente
tem coisas interessantes
temos porta-objeto aqui no centro temos
um porta latas aqui do lado temos saída
de ar condicionado tanto nessa coluna
que a coluna c quanto do outro lado
então as pessoas aqui não passa um calor
ea gente tem até mesmo uma luzinha de
iluminação então você vai conseguir
fazer uma leitura que no que diz
respeito aos recursos é muito bom você
não fica por conta do espaço e
acessibilidade é que atrás é um pouco
difícil porque este banco aqui apesar de
rebater para frente ele não tem aquele
movimento de escamoteamento que a gente
já encontra alguns carros de sete
lugares que facilita a entrada então é
um pouco difícil de acessar o ideal
mesmo é usar crianças ou pessoas com boa
mobilidade que atrás com a terceira
fileira em posição normal a gente
percebe o espaço cai bastante nesse caso temos
aí algo que equivale a um porta malas de
um hatch beck vamos ver médio outra
coisa a cobertura do porta malas ela tem que
ser desmontada para você poder abrir a
terceira fileira ea gente não tem um
lugar específico para guardar essa
cobertura ela acaba tomando um pouquinho
de espaço aqui na parte traseira
aff por dentro na versão r design a
gente tem alguns diferenciais
específicos como por exemplo o volante
que já vêm aqui com escrito r design
também temos os paddle shifts atrás do
volante
os bancos são forrados em nobuck o
interior é escurecido e a gente tem esse
acabamento que a gente vê aqui em boa
parte do painel que lembra bastante um
acabamento de carbono
agora quando o carro é híbrido no caso o
teu 8 ele tem um diferencial que é a
alavanca essa alavanca aqui ela é um
cristal crystal inclusive de uma marca
sueca e à noite quando você liga o carro
ele fica parcialmente iluminado - ainda
algumas curiosidades como por exemplo a
abertura do porta luvas
você tem um botão aqui no console para
abrir o porta luvas certamente um requinte a mais que a
gente encontra que na volvo xc90 e o
porta luvas também tem saída do ar
condicionados e precisar manter alguma
coisa ali dentro um pouco mais fresca
você vai conseguir manter um chocolate
até mesmo uma bebida uma garrafa de água
aproveitando também pessoal para
destacar duas coisas que esse carro tem
que a gente já inclusive colocou isso em
outros vídeos ele tem obviamente o serviço o vôo com
mas para a gente não entrar em muitos
detalhes não alongar tanto vídeo
nós temos no canal um vídeo bastante
detalhado de como o qual funciona vamos
deixar o link pra vocês
a mesma coisa acontece aqui com a
multimídia sensus que é exatamente igual
em todos os carros da volvo os carros
mais novos que a gente também tem
bastante detalhado o que nós vamos fazer
nesse carro vamos mostrar apenas o que é diferente
de si para os outros um detalhe de sofisticação que merece
amplo destaque é o sistema de som desse
carro tão falando de um sistema de som
bauer é um eu quis
ele é muito sofisticado e pomos ser
sinceros em alguns pontos ele
é melhor do que aqueles home theaters de
alta gama que nós temos nas nossas casas
são nada menos que 12 alto falantes
espalhados pelo carro imposições
estratégicas inclusive com o subwoofer
totalizando mil e 400 watts de potência
mas não é só a fidelidade acústica ea
qualidade do áudio que impressiona que
aqui no sistema multimídia a gente tem 1
e tem a mais que é aqui a experiência do
som e nesse experiência do som além de
todos os ajustes que você consegue fazer
de grave e agudo feira balance
equalizador individual você tem essa
opção e nessa opção você consegue fazer
coisas interessantes se tem aqui opção a
primeira que é estúdio e aí você
consegue otimizar o som para motorista
para todas as pessoas ou apenas para a
parte traseira do carro
mas o mais legal tac palco individual
você consegue ajustar uma sensação de
palco no som então você pode definir a
intensidade desse palco e o
envelopamento que seria em volume
aumenta a sensação de 3d do som e por
fim você vai ter mais um ou outro ajuste
e se é realmente muito legal você tem a
opção o concerto que que esse concerto
faz em gotemburgo tem uma sala de
concerto então o que eles fizeram eles
conseguiram fazer com que quando você
vai escutar uma música no carro você
tenha a mesma experiência sonora da sala
da orquestra de gotemburgo e isso é
realmente fantástico na x e 90 eu
particularmente não vi nenhum outro
carro aqui no mercado brasileiro com um
sistema de som que eu vou dizer assim
tão sofisticado e com tantos recursos de
virtualização do som arronches e 90
obviamente tem um sistema de chave
presencial mas o sistema de partida um
pouco diferente na grande maioria dos
carros e tem um botão para apertar aqui
não se você tem um controle rotativo
então você pisando no freio na partida
lá no painel principal o carro já faz
uma série de cheques dos sistemas de
segurança que estão disponíveis no
modelo e como hoje em dia disse
você pode configurar vários deles
através aqui da tela do multimídia senso
agora existem alguns interessantes aqui
como por exemplo a leitura das placas
ele consegue ler a velocidade máxima da
pista mas você pode dizer se você quer
ou não isso habilitado você também tem
ali para ativar e desativar o rei da pop
display e outra coisa interessante que a
gente tenha que além dos sistemas de
segurança é você poder ajustar o banco
do passageiro com os seus controles do
banco basta você ligar a central
multimídia e você consegue fazer todo o
ajuste do banco do passageiro como se
você tivesse ajustando o seu banco isso
é bastante útil quando você tem que
abrir espaço para alguém que está ali na
parte traseira ou você mesmo não está
usando esta posição mas de repente tem
que levar uma pessoa de mais idade
alguma coisa assim então você consegue configurar
completamente o banco dianteiro até
mesmo o ajuste de extensor de perna e
lombar você consegue fazer todos os
ajustes usando essa esse recurso que é muito
legal aqui nasce 90 onde pegar a estrada
aqui com a china 90 vão aproveitar para
fazer um teste de consumo com ela eu já
vou dar partida no carro vocês percebem que a gente não escuta
nenhum barulho aqui dentro está em modo
elétrico quando a gente acessa que a
informação do computador de bordo vocês
podem ver que todas as medições estão
geradas mais do que isso o lado direito
além do painel a gente tem na parte
inferior o indicador do tanque de
combustível está mostrando 430
quilômetros de autonomia com combustível
e um pouquinho mais à direita
a gente tem um indicador da carga
elétrica ele está estimando 35
quilômetros de autonomia que a gente
quer saber como ela vai se comportar
nesse trecho rodoviário que nós vamos
pegar diferentes tipos de rodovia e aqui
no drive mode que são os modos de
condução o carro possui cinco modos o
modo constante a wd o modo híbrido
convencional o modo de força que seria o
modo esportivo e offload mas eu vou usar
aqui o modo pior que é a justamente a
condição mais econômica
a gente vê como ela se comporta na
estrada aqui nesse trecho mais urbano a gente
tem que observar uma coisa no marcador
do lado direito a gente tem um indicador ali que mostra
justamente como está se comportando o
ciclo do carro então esta barra na parte
mais azul significa que se você não a se
acelerar de forma não passar desse ponto
ele vai continuar usando o carro sempre
no modo elétrico evidentemente que se você pisar mais e
ligue instantaneamente o motor a
combustão pra te dar mais potência e
toda vez que você tira o pé do
acelerador ele já entra no modo de regeneração de
energia e utiliza justamente o movimento
do carro pra carregar parte da bateria
evidentemente que ele recupera uma parte
da energia e isso é basicamente uma
operação vamos dizer assim
pra você ter um pouquinho mais de carga
na bateria e à medida que você vai fazer
não essa alternância você perde energia
quando você anda mas você recupera um
pequeno percentual para a bateria do
carro agora tem uma uma dica interessante a
gente concordar que a respeito das 190
que é a seguinte se você precisar
carregar a bateria com o carro em
movimento dá para você fazer isso também
você tem aqui o sistema multimídia
sensus na tecla home na tela principal
se joga tela aqui do lado esquerdo e ele
aparece em várias funções
uma delas é a função chardy quando você
aperta essa função chardy o que ele vai
fazer ele vai ligar um motor a combustão
pra começar a carregar a bateria do
carro e pra que serve isso imagine que
você vai chegar em algum lugar que você
não quer fazer barulho com o carro
no brasil nós não temos áreas de
restrição para carros vamos dizer assim
a combustão mas na europa existem
lugares onde você só pode entrar se o
carro estiver em modo elétrico então
existe essa função para isso mas no caso
do brasil se é basicamente para você
chegar em algum canto que não quer fazer
barulho e aí você usou toda a bateria do
carro quando você tem esse modo tarde à
medida que você vai andando com o carro
ele vai automaticamente carregando a
bateria do modelo só que quando você
está usando esse modo evidentemente você
não vai ter aquela autonomia fantástica
da volvo xc90 economia porque aí vai
funcionar basicamente como um motor a
combustão e obviamente o consumo do
carro vai cair bastante
existe uma outra forma de você recuperar
a energia que no carro de uma maneira
vamos dizer assim
mas sutil sem necessariamente ficar com
motor a combustão ligado o tempo todo
você tem o câmbio com as seleções das
marchas a gente está em drive mas se você tem um
toque a mais na parte de trás do câmbio
ele liga ali a letra b no painel e essa
letra b significa break força
que o carro vai fazer quando a letra b
estacionada
toda vez que você tira o pé do
acelerador ele força a regeneração de energia
quando você reestabelece a aceleração
ele volta a funcionar normalmente
a diferença do módulo b para o modo
drive e que no modo drive a regeneração
de energia não é forçada e regenera mas
ainda deixa o carro um pouco solto
quando você coloca no modo b
aí ele faz uma regeneração mais
consistente e um detalhe quando você
está nesse modo b você usa muito menos o
frei porque ele já aplica freio motor
quando você tira o pé
então é uma forma de você manter a
bateria carregada por mais tempo e
também você usar menos o freio muito
indicado por exemplo quando se está numa
situação de sendo uma serra ou mesmo
quando se está no trânsito de são paulo
andando de uma forma mais tranquila ser
praticamente só vai usar o freio
preparado total do carro
você também tem aqui nasce 90 o l'equipe
ente que na verdade é que o sistema de
manutenção de faixa que corrige
automaticamente o carro dentro da faixa
quando você começa na faixa da estrada
você pode ativar a ilha através da
central noite a funcionar aqui link ambiente a partir
desse momento ele no painel principal da
parte superior ele aparece do lado do relógio duas
faixas brancas significa que está lendo
as faixas da estrada que vou fazer agora
vou forçar a saída da china ou venda da
faixa vocês percebem que ela faz a correção
automaticamente do volante como a
prestar atenção de novo e só eu vou
jogar o carro para a direita olha só
vocês podem ver que o volante ele dá uma
tremidinha agora vou fazer pra esquerda
mais uma vez ele aplicou a correção e
cilene equipe ele pode funcionar
independente de qualquer outro sistema
ele só precisa está ativado na central
multimídia 4 esquerdo romano de nós
temos aqui os controles do controle de
cruzeiro que inclusive é adaptativa
você pode escolher qual função que você
vai usar quando você foi um botãozinho
pra esquerda você está no controle de
cruzeiro adaptativo quando você põe pra
direita você liga o painel de assistir e
nesse caso no momento em que você
programa velocidade é um problema na
cidade de 110 quilómetros por hora ele
apareceu um botão 1
o volante verdinho aí nesse momento o
carro praticamente dirige sozinho
vocês podem ver eu tô fazendo uma curva
que na estrada e ele está acompanhando a
curva do carro mais do que isso ele está mantendo a
distância em relação ao carro da frente
o carro está programado para 110
quilômetros por hora o carro da frente
está um pouco mais lento
ele está mantendo a distância que eu
escolhi aqui eu tenho botões aqui
volante onde consigo escolher a
distância essa é a distância mais longa
que a gente pode colocar vocês conseguem
ver no painel e essa aqui é a distância
mais próxima que eu tenho do carro da
frente e agora esse sistema que o
bailout assistir não funciona
indefinidamente então eu vou soltar o
volante ok ele está fazendo a leitura da faixa
está mantendo o carro na velocidade
dentro da faixa só que se ele perceber que não estou com
a mão no volante não vê nenhuma
interação ele vai reclamar e vai dizer
que ele vai desabilitar o sistema já
colocou um aviso a lhe aplique a direção
nesse momento ele desabilitou o sistema
e deixou lhe uma luzinha vermelha porque
ele motorista tem que estar interagindo
com o carro isso aqui é apenas uma forma de evitar
uma eventual distração do motorista e
deixou o motorista dirigir um pouco mais
relaxado mas isso não é uma direção
autônomo matar o pessoal chama de semi
autônoma tá errado
só que apenas uma
assistência à condução que a volvo xc90
possui vamos ver como é que a nossa autonomia
até o presente momento a gente tem 5.9
litros para cada 100 quilômetros
isso equivale a aproximadamente 16
quilômetros por litro a gente olhar e no painel nós
praticamente zeramos a nossa autonomia
em modo eléctrico até o presente momento
essa média muito boa foi possível em
função do uso de sistema elétrico e
sistema combustão então agora o que eu
vou fazer eu vou entrar aqui no
computador de bordo e vou será o
computador de bordo de viagem pra que a
gente tem apenas a média do sistema
híbrido então vamos ver a que o
computador o computador foi gerado a
gente pode acessar que olha só aí nós
temos o tmz gerado como vocês estão vendo aqui 0.2 e agora ele vai começar a fazer a
medição o tea continua ali com o consumo
histórico da gente então ver como é que
o carro se comporta nessa situação pra
gente ver apenas no modo híbrido quanto
creches e 90 faz ou não era como é que
ficou a nossa média de consumo aqui no
caso vocês aqui o computador de bordo e
olha só o tm é a média que a gente fez
só do modo combustão a gente rodou 38.8
quilômetros ea média foi de 8.7 pra cada
oito pontos 7 litros para cada 100
quilômetros o que dá mais ou menos 11
quilômetros por litro
então vocês vejam no modo a combustão e
o sistema não é tão eficiente mas em que
lembrar a chance 91 subir grande de sete
lugares
a nossa média foi de 83 quilômetros por
hora levamos 28 minutos ela na média
acumulada a gente andou aqui 88.5 quilômetros
e aí a média geral com o modo elétrico
mais um modo a combustão foi de 7.2
litros para cada 100 quilômetros nesse
caso a gente tem uma média de quase 14
quilômetros por litro mais ou menos aqui
a gente tem uma velocidade um pouco mais
baixo como vocês podem ver quando você
tem aí um modo elétrico usando aqueles
primeiros 30 40 quilômetros em modo
elétrico se faz uma média muito boa mas
quando você vai apenas no modo a
combustão aqui 8.7 litros para cada 100
quilômetros a mais ou menos 11 mil anos
por litro a xc90 ficar na média ainda
assim 11 kms político um carro desse
tamanho do modo a combustão que a id o
sistema híbrido convencional ainda assim
é uma média muito boa
vou aproveitar que a cena do pedágio
para fazerem um teste de aceleração de 0
a 5 carro inclusive eu vou passar ele
aqui para o modo de força o modo
esportivo
vamos ver como é que ele se comporta que
vamos lá dizendo todo dia que um carro muito ágil
olha só o pessoal já chegamos a 120
quilômetros por hora e isso é uma das
características legais aqui dá x e 98
porque quando ela trabalha com um motor
a combustão junto com o motor elétrico
você realmente tem um rendimento muito
bom se soma o toque dos dois motores e
aí você tem um motor elétrico que tem
torque máximo já a partir do zero
rotação eo motor a combustão que é um
motor muito bom tem 408 metros de torque
tudo isso com câmbio automático de oito
marchas que proporciona relações mais curtas
então desempenho é uma coisa que
realmente não falta aqui na china 98
mesmo modo híbrido que é o modo de
utilização convencional e vou aproveitar
para fazer uma espécie de uma retomada
como se tivesse aí por exemplo acessando
a rodovia go reduzir a velocidade aqui
para a cerca de 60 quilômetros por hora
e vou acelerar tudo até 120 para vem com
o tempo que o carro vai vamos lá dizendo tudo
porque a resposta é bastante rápida e
consistente e já chegamos a 120
quilômetros por hora o que mostra que
dizem bem e certamente o item que quem
comprar a t c 98 não vai sentir a gente
viu aqui nesse vídeo x e 98 r design é
um modelo ímpar temos boa performance e tecnologia de
ponta muito conforto e muita
sofisticação aqui além do mais essa tecnologia aí até 8 a
híbrida plugin é o futuro em nossa
opinião é a solução digamos assim mais
viável para o mercado brasileiro
se você tiver a infraestrutura ou seja
os pontos de recarga estão chegando sair
ao aos poucos no mercado
você consegue usar o carro modo
totalmente elétrico e nesse caso o custo
por quilômetro rodado é um quarto da
gasolina isso em modo totalmente
elétrico mas se você não tiver a infraestrutura
se consegue usar o veículo normalmente
com um motor a combustão e aí no caso da
gasolina e nesse caso você ainda
consegue fazer médias comparáveis a
carros 1.0 de entrada e isso num carro
deste tamanho portanto essa tecnologia é muito boa e
mais do que isso uma tecnologia mais
sustentável essa tecnologia da x e 98 r-design ela
também está presente em outros carros da
volvo você encontra aí a motorização v8
por exemplo na xc60 que a versão aqui
menor dá 90 aí no caso cinco lugares
você também tem essa tecnologia no sedã
de luxo s90 e brevemente também estará
disponível no novo Volvo s60 tudo isso
com a tecnologia e plug in da volvo e se
você quiser conhecer mais dessa
tecnologia ou mais desses carros da
volvo a gente vai dar uma dica muito boa
tem que dar uma passadinha lá na
concessionária Volvo norte da cidade
Sorocaba além de você tem ali toda a
explicação que você precisa e os carros
para test drive é certamente lá que vai
fazer o seu melhor negócio no seu
próximo vôo 10 quilômetros complicada
pra quem quer vender comprecar a ideal
para quem quer comprar se precisou
vender ou comprar..