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Comparativo: Civic Sport x Cruze Black Bow Tie

Nesse vídeo comparador o Civic Sport com o Cruze Black Bow Tie, ambas versões que trazem um visual escurecido e diferenciado com uma proposta mais esportiva.

=11ptNo vídeo de hoje traz pra vocês mais um
super comparativo que você só encontra
aqui no nosso canal e dessa vez
olha só trouxemos aqui o síndico esporte
para confrontar o Chevrolet Cruze só que
dessa vez aqui na versão Black Bull Thai
e nesse vídeo nós vamos mostrar todas as
diferenças que existem entre esses que
são um dos carros mais vendidos na
categoria de sedãs médios do mercado
brasileiro e se você presta atenção no
nosso canal e já acompanha a gente há
algum tempo vai perceber que lá no final
de 2017 já fez um comparativo bastante
parecido com esse aqui
na ocasião nós utilizamos aí o Chevrolet
Cruze na versão LT com o Civic esporte
mas então por que nós estamos trazendo
de novo dois carros tão parecidos com
aquele comparativo existem motivos para
isso pessoal pra começar agora nós
estamos no nosso novo processo de
filmagem com testes mais padronizados
outro motivo a gente gosta muito desses
dois carros aqui e o terceiro motivo o
Cruze Black Bull Thai é uma versão
montada em cima da versão LT que tem aí
digamos assim uma proposta de ser um
pouco diferente justamente pelo visual
todo escurecido e portanto acaba fazendo
mais sentido comparar essa versão com o
Civic Sport que também têm diferenças
estéticas mas o objetivo principal da
gente aqui além de esclarecer dúvidas
que apareceram lá no nosso outro
comparativo e trazer um teste mais
completo para você é justamente o fato
desses dois carros custarem um pouquinho
menos que cem mil reais portanto
concorrentes super diretos
aqui vai um importante adendo a respeito
dessa avaliação quem compra Civic
esporte ou Cruze Black Bull Time
certamente estão comprando veículos por
serem um pouquinho diferenciados e até
certo ponto podemos levar em
consideração a questão da esportividade
se a gente levar essa palavra o pedalei
o que é um carro esportivo carro
esportivo reúne uma série de coisas
ele é um carro mais baixo é um carro
mais firme para ser dirigido é um carro
com um visual mais agressivo e é um
carro com melhor performance e isto
seria um legítimo esportivo mas no caso
desses dois carros aqui essa questão da
esportividade pode ter os seus lados um
pouco subjetivos e 6 vão entender isso
ao longo do nosso vídeo ficou bastante
claro pra vocês que a gente está usando
o parâmetro de preço para comparar os
carros mas dizem tem que explicar
algumas coisas quando a gente vê o Cruze do Oeste Bottai
ele não é a versão de entrada do
Chevrolet Cruze a versão de entrada
seria a versão LT que custa um pouquinho
menos que essa daqui e no caso as
diferenças são meramente estéticas
já no Honda Civic a versão Sport é a
versão de entrada só que a gente tem uma outra diferença o
Civic especificamente você encontra n
na versão de entrada com uma transmissão
manual de seis marchas ou com a
transmissão continuamente variável a
transmissão CVT já o Chevrolet Cruze só está disponível
no mercado brasileiro sempre com a
transmissão automática de seis marchas
do ponto de vista estético a gente
precisa destacar que algumas coisas
importantes o Chevrolet Cruze na versão Black e você só encontra ele na cor preta
já o Civic Sporte você tem outras
opções de cores no Cruze Black botar
gente também de alguns elementos como
por exemplo a gravatinha lhe da
Chevrolet que geralmente é dourada
pintado em preto seguindo aí as
tendências que a gente já viu em outras
versões da Chevrolet
Midnight no Civic esporte a gente também
tem a grade dianteira  que nas outras
versões é cromada aqui pintado em preto
começando aqui pela parte estética e de
equipamentos eu já vou começar destacando a questão
do bem time Running Light ou seja a luz
de posição de urna ela se acende toda vez que você está com
o motor ligado e o mais importante ela
desobriga você de usar o farol baixo
ligado na estrada aqui no sig como a
gente está vendo esse recurso utiliza
iluminação Led um sistema mais moderno
que consome menos energia
já no Chevrolet Cruze como
vocês estão vendo temos ali uma lâmpada
incandescente não é tão moderna mas faz
a mesma função do que o recurso que a
gente encontra no Civic também
precisamos abordar a questão dos faróis
aqui na frente porque eles têm algumas
pequenas diferenças os carros utilizam
iluminação convencional pra todos os
sistemas de iluminação com exceção que
no caso do Civic o de RL em Led ainda não sei porque
também temos uma outra diferença
o farol baixo utiliza aquele projetor do
tipo canhão que te dá uma iluminação com
mais definição outro ponto interessante
temos uma luzinha aqui do lado que serve
como uma digamos assim uma lanterna
adicional e é muito útil para quando o
carro está se aproximando de outro
veículo essa luz indica para outro
motorista aproximação do carro a gente
não vê essa luz aqui no Chevrolet cruz
agora o Chevrolet Cruz tem um trunfo
importante que a gente não encontra no
Civic quando você coloca carga no Cruze
o facho do farol pode incomodar as
pessoas que vêm na contramão e pra isso
o Chevrolet Cruze tem um botão lá dentro
que permite que você ajuste à altura do
facho em três posições para evitar esse
ofuscamento esse recurso não está
disponível aqui no City
dessa forma é muito difícil cravar qual
o sistema que acaba sendo melhor no
geral quando a gente olha que os dois carros
de lado temos coisas interessantes a
respeito dos dois modelos
vou começar falando aqui do visual
primeira coisa que eu quero destacar
essa traseira do Civic que lembra de um
carro com o PC pode ver aqui que no Cruze
se não tem tanto esse desenho de
continuidade de culp os dois são os
sedans médios mas visualmente falando
esse desenho aqui um pouco mais
agressivo vamos dizer assim mais
esportivo agora olha que coincidência os dois
carros vem com rodas aro 17 e a medida
das duas é 215 de largura com o perfil
50 exatamente a mesma medida nos dois no
Chevrolet Cruze a gente tem uma roda de
liga leve pintadas numa cor só
num tom escurecido já no Honda Civic nós
temos essa roda diamantada com a parte
mais interna em preto e a superfície
cromado ainda falando de Chroma
olha só no arco do vidro do SIV que nós
temos ali um detalhe cromado
já aqui no Chevrolet cruze justamente
por ser essa versão Black Bottai nós não
temos nenhum cromado na lateral do carro
e ainda vemos mais uma coisa
interessante se a gente pegar os
espelhos laterais de cada um dos carros
no Chevrolet Cruze nós temos o repetidor
de seta incorporado no espelho lateral
no Civic esporte nós não temos esse
recurso se você quiser esse recurso é
possível que você tem que partir para a
versão DX que é uma acima dessa
outro detalhe aqui sobre o Civic esporte
aqui nesse carro que nós estamos
avaliando não dá pra ver que o carro é
todo preto mas se você pegar um Civic esporte de
outra cor o espelho lateral virar pintados em
preto acompanhando a cor da grade
dianteira agora falando de coisas que não aparecem
tanto assim os dois carros por exemplo contam com
freio a disco nas quatro rodas e eles
também vêm de fábrica e com o programa
de estabilidade eletrônico mas existem
diferenças o Honda se vê que aqui por exemplo tem
suspensão traseira totalmente
independente já o Sevilla Cruz tem uma suspensão semi
independente e tem outra diferença
importante também Honda Civic vem com
seis air bags dois frontais dois
laterais e dois de cabeça
já o Chevrolet Cruze só possui quatro
airbags dois frontais dois laterais
falando especificamente do sistema de
porta malas dos dois carros temos aqui
algumas pequenas diferenças os dois
carros possuem chave tipo canivete com
telecomando para abertura do porta-malas
tanto Civic que você consegue abrir
apertando o botão quanto cruz que você
também consegue fazer a abertura
apertando um botão só que aqui tem uma importante diferença
no Chevrolet cruze se você precisa abrir
o porta-malas estando na parte traseira
existe um botão aqui embaixo do símbolo
que você consegue fazer isso no Civic si
só consegue abrir o porta-malas de duas
formas ou pela chave ou por um botão no
interior do carro não existe o botão da tampa do
porta-malas aqui atrás
outras diferenças que a gente encontra
aqui na parte traseira dos dois carros
vão começar aqui pelo Chevrolet cruz
as lanternas possui o sistema de iluminação convencional
todas as lâmpadas são incandescentes
outro detalhe específico dessa versão
com lucros Black Bottai tanto a
gravatinha quanto o nome do carro vem
uma inscrição em preto quando a gente
vem aqui para o Civic olha como as coisas mudam um pouquinho a
lanterna sem a guia de led da luz de
lanterna em led mas todo o resto de
iluminação aqui utiliza iluminação
convencional como luz de freio luz de
seta e luz de ré e a traseira do Civic
segue aí o design que a gente já viu em
todas as outras versões sem mudanças
aparentes aqui na versão Sport
entre os recursos de estacionamento
também temos diferenças os dois carros
possuem câmeras de ré só que no Chevrolet cruze a gente possui
quatro sensores de estacionamento que
dão o alerta sonoro isso não está disponível aqui no Honda
Civic quando a gente olha aqui para o
porta-malas do Honda Civic que são 519
litros segundo o fabricante o porta
malas também tem essa dobradiça aqui que
invade o compartimento portanto na hora
de colocar malas atenção para ver se
elas não estão na linha da dobradiça pra
você não tem problema
o porta malas também oferece aí
iluminação mas uma coisa que a gente sentiu falta
aqui são daqueles ganchos de fixação de
sacolinhas não existe nenhum disponível
aqui no Honda Civic e Chevrolet cruz
mesma situação aqui com as dobradiças
invadindo o espaço do porta-malas
o espaço aqui um pouquinho menor são 440
litros também temos iluminação no porta malas e
aqui no caso a gente pelo menos encontra
um único ganchinho para fixação de
sacolinhas de supermercado também temos
um outro diferencial
existe aqui uma espécie de manopla pra
você conseguir fechar que a tampa do
porta malas sem necessariamente ter que
colocar a mão na lataria
um item que não nos agrada aqui no canal
é que ambos os carros utilizam aquele
pneu fininho para substituir
eventualmente um pneu furado
tem gente que prefere esse tipo de
estepe mas nós consideramos o uso
mais normal do brasileiro que precisa
rodar distâncias maiores para conseguir
e eventualmente substituir um pneu que
rasgou furou certamente essa solução do
estepe fininho não é legal em nossa
opinião um banco dianteiro ajustada para
pessoas de um metro e oitenta aqui a
parte traseira do cruze é bastante
confortável o espaço para pernas não é tão grande
assim mas de toda forma a perna não
chegou a encostar no banco
a movimentação de pés também é bem
possível você consegue observar que as pernas e
acabou encostando aqui na base do
assento isso ajuda bastante no conforto
altura em relação ao teto é
relativamente bom então pessoas mais
altas não vão ter tanto problema a porta
também têm espaço ali pra você guardar
alguns objetos aqui no centro do carro nós temos um
descansa braço escamoteava eu com duas
posições de porta latas também ajuda na
organização e na extensão do console
nós temos uma tomada de 12 volts caso
você precise brigar ali algum adaptador
de celular por exemplo agora a gente
sente falta de algumas coisas
apesar de ter iluminação aqui na parte
traseira nós não conseguimos ligar ela
quando o carro está em movimento
pra que isso que se torna uma luz de
leitura outro ponto também aquela alça
de segurança do teto não está disponível
nós temos assim um ganchinho aqui pra
você eventualmente pendurar uma camisa
um terno mas nós não temos a alça de
segurança e ainda em favor do cruze eu
vou destacar que três em cursos de
cabeças individuais com cinto de
segurança de três pontos
além do Isa o Fix e o top 10 detalhe o
encosto de cabeça pode ser ajustado em
altura para melhor conforto
o Honda City que tem exatamente a mesma
distância em trechos do cruz 2 70
mas olha como a mudança de desenho
interfere no que a gente observa que
dentro do banco na mesma posição a gente
tem mais espaço para os joelhos
então a gente tem um se a pessoa tiver
um joelho maior ela consegue ter aqui
uma movimentação melhor movimentação de
peças também não é ruim
só que olha o que você percebe no Honda
Civic o banco é mais baixo você fica
mais afundado dessa forma para você conseguir encostar
na parte de baixo da perna num assento
você precisa empurrar o pé bem pra
frente não chega a ser desconfortável mas é
diferente de toda forma que você tem uma
sensação de ficar um pouco mais afundado
no banco a porta também tem ali um
espaço interessante pra porta objetos
o descansa-braço aqui no meio que também
é escamoteada tem dois porta copos mas
ele fica mais embaixo outro detalhe aqui no Civic a gente
encontra aqui a alça de segurança no
teto que não está disponível lá no cruze
a gente tem uma iluminação ali no meio
do carro que mais uma vez não é para ser
feita a leitura que na parte de trás mas
você tem um botão ali que caso seja
necessário ligar você consegue fazer
isso quem está na parte de trás sem
muitos problemas agora tem uns porém saque no Civic
primeiro o túnel central ele é mais alto
do que no cruz então quem vai sentar
aqui na terceira posição ontem colocar
os pés em cima do túlio ou em volta do
túlio que não é muito confortável
outro problema também que a gente
encontra aqui no Civic e os encostos de
cabeça não são ajustáveis em altura
então talvez você não tenha a melhor
posição de toda forma o conforto é bom aqui
atrás do Civic também mas se a gente for
considerar uma questão apenas de
conforto pura e simples o Chevrolet cruze vai ser um pouquinho
melhor do que o Civic pra quem vai fazer
uma longa viagem sentado no banco
traseiro agora nós vamos levar os dois carros
para os testes dinâmicos mas cabe um
esclarecimento importante esse ronda
Civic esporte que vocês estão vendo aqui
está equipado com uma transmissão manual
de seis marchas isso porque a ronda no momento que nós
estamos fazendo esse comparativo não
tinha na sua frota a versão Sport com o
câmbio CVTdessa forma nós vamos trocar esse carro
por um Civic que x equipado com a
transmissão CVT cabe destacar que do
Civic esporte possível que x as
diferenças são muito pequenas dessa
forma no teste dinâmico que nós vamos
comparar um carro automático com o carro
com câmbio CVT nós não teremos qualquer diferença
implicação na troca da versão Honda
Civic tem uma receita de motor mais
tradicional por assim dizer
falando de um motor 2.0 com aspiração
natural esse motor também conta com um
sistema de injeção indireta de
combustível onde o combustível é
pulverizado antes da válvula de admissão
junto com esse motor o carro tem uma
transmissão continuamente variável
câmbioCVT mas a Honda tem uma programação que ele
consegue simular sete marchas inclusive
quando você usa os Paddle Shifts do
volante aqui nesse motor a potência varia de 150
cavalos na gasolina a 155 cavalos no
etanol e o torque máximo desse motor é
de 19,5 quilogramas-força metros
o Chevrolet cruze já traz uma receita
mais moderno temos aqui um motor 1.4 litro portanto
uma cilindrada menor outro ponto importante esse motor conta
com o turbo e sistema de injeção direta
esse motor gera uma potência que vai de
150 cavalos na gasolina 153 no etanol e
torque máximo é de 24,5 quilograma força
metro junto com esse motor a gente tem
uma transmissão automática de seis
marchas transmissão automática aquela
convencional com bastante gente já
conhece que usa o conversor de torque
agora nós vamos levar a que os dois
carros para um teste de aceleração para
ver exatamente o que acontece mas duas
considerações importantes aqui nós temos
um carro com motor turbo e aqui nós
temos um carro com motor aspirado
vamos supor que essa fosse a única
diferença entre eles e os dois tivessem
o mesmo tipo de câmbio sem sombra de
dúvida nenhuma o carro com motor turbo
ganhar ia com muita facilidade
afinal de contas o motor turbo entrega
torque maior com rotação menor e a gente
sabe que o que mais importa numa
aceleração é a questão do toque
inclusive a gente já viu isso em outros
comparativos que a gente já fez aí no
canal agora que tem um viés também é
interessante que a gente não pode
esquecer vamos supor que os dois motores fossem
iguais sejam eles turbo ou aspiradas mas
iguais e um carro tivesse com câmbio
automático e outro com câmbio cvt nessa
situação quando a gente faz apenas uma
comparação de câmbio o câmbio cvt ganhar
ia numa geração de zero assim porque como ele é
continuamente variável ele vai conseguir
entregar sempre a melhor relação numa
condição digamos assim de motores iguais
então aqui a gente tem um motor muito
melhor e aqui nós temos um câmbio mais
eficiente mas o que a gente quer descobrir é na
prática qual dos dois vai melhor e
quanto seria essa diferença
no teste de aceleração ficou bastante
claro que o Chevrolet cruze é muito mais
vantajoso aqui que o Honda Civic si
mesmo o siv que tem um câmbio cvt que na
prática é mais eficiente com câmbio
automático ak um motor turbo com muito
mais torque que são 24 quilos aqui pouco
mais que 19 e aqui o torque máximo
entregue a partir de 2000 rotações
enquanto aqui o torque máximo só vai ser
atingida em 4 mil 800 rotações
dessa forma não tem jeito o Chevrolet
Cruze vai ser muito melhor na aceleração
e até mesmo na retomada de velocidade
dessa forma no que diz respeito ao
desempenho sem sombra de dúvida o
Chevrolet Cruze ganham e agora nós vamos
levar os dois modelos aqui para o nosso
teste de consumo dessa vez utilizaremos
gasolina no tanque dos dois veículos
isso até atendendo muitos pedidos de
internautas principalmente nos
comentários dos vídeos que a gente faz e
por que faremos isso em primeiro lugar
quando a gente abastece os dois com
gasolina curiosamente eles têm
exatamente a mesma potência máxima 150
cavalos mas o principal motivo é o fato
de que nós aqui na região sudeste temos
muitas vezes mais vantagem em utilizar o
etanol por ser um combustível mais
barato mas em muitas outras regiões do
brasil a gasolina é mais vantajosa e
justamente por isso usaremos a gasolina
nesse comparativo é esse teste nós
tomamos aqui algumas pequenas
providências no caso do Chevrolet cruze
existe uma indicação no manual do carro
que a condição de uso eco dos pneus
traduzidos para vocês é basicamente
colocar um pouco mais de pressão no pneu
deixando o pneu consequentemente mais
duro isso diminui o arrasto colchão
portanto carro ficou um pouquinho mais
econômico no Honda Civic que não existe
essa indicação no manual mas nós temos
lá dentro o botão e com que obviamente
deixa o carro um pouco mais econômico
de toda forma os dois carros estavam com
a mesma quantidade de combustível no
tanque abastecido no mesmo posto
inclusive com os pneus calibrados serão
dirigidos juntos e submetidos à mesma
condição justamente pra gente controlar
as condições tanto na estrada quanto em uso urbano né ae
vamos conferir como é que fica aqui o
nosso teste de consumo
mas antes é importante destacar os
números oficiais do inmetro e segundo o
inmetro Honda Civic faz 10,5 quilômetros
por litro de gasolina na cidade
já o Chevrolet Cruze 11,5 quilômetros
por litro de gasolina na cidade na
estrada o SIV que sobe para 13
quilômetros por litro cravado e
Chevrolet cruz 14,6 planos políticos
vamos ver como fica nessa média eo uso
urbano o nosso teste ficou da seguinte
forma o Honda Civic ficou com 9,8
quilômetros por litro
já o Chevrolet cruze com 10,1
quilômetros político como a gente
consegue ver aqui na situação específica
do uso urbano o Chevrolet cruze
conseguiu ser um pouquinho mais
eficiente que o sítio já na estrada a
gente testou os carros com uma
velocidade máxima de até 120 quilômetros
por hora e olha o que aconteceu
é possível que conseguiu fazer 16,4
quilômetros por litro
já o Chevrolet cruz fez 15,6 km dos
políticos é possível que acabou sendo
mais econômico e isso faz sentido em
função do câmbioCVT que consegue
rotações mais baixas tanto em velocidade
constante quanto em descidas mas dessa
vez a título de curiosidade fizemos o
teste também com os carros numa
velocidade média de 90 quilômetros por
hora sabemos que a maioria das pessoas não
utilizam os carros assim mas isso serve
para mostrar o quanto combustível você
consegue economizar reduzindo a
velocidade e olha só o City chegou a uma
média impressionante e de 19,7
quilômetros por litro número sair de
carro 1.0 mas o cruze não ficou muito
atrás ele fez 19,2 quilômetros por litro
na mesma velocidade
pessoal o que a gente pode resultar de
todos esses testes que nós fizemos isso
não sabemos como o in metro testou aqui
um Honda Civic Si eles usaram ou não o
botão é com ligado e como nós mostramos
pra você existem diferenças sim se você estiver
usando o botão é com ligado e mais do
que isso o consumo é muito relativo à
forma como cada motorista dirige
dirigimos os dois carros de maneira
sempre bastante suave e no nosso teste o
que nós podemos dizer é o seguinte é
muito difícil a gente cravar que o cruze
é melhor do que o Civic ou Civic é
melhor do cruze no que diz respeito a
consumo de combustível com gasolina e
quando os carros são dirigidos de forma
moderada portanto pessoal nesse quesito nós
dizemos aqui que existe um empate
técnico e a escolha fica aí por conta da
opção de cada cliente é hora da gente dirigir aqui o Civic GX
provou algumas considerações iniciais a
chave como vocês estão vendo é do tipo
canivete a gente só dá a partir daqui
normalmente a gente usando aqui o XXiV
que X mas o comparativo é pra ser feito
obviamente com os IG esporte eu vou
aproveitar para destacar algumas
diferenças que esse carro tem em relação
ao esporte não se queixe isso os bancos
são forrados em couro e no esporte eles
são de tecido outra diferença nós temos aqui além dos
controles elétricos de espelhos e vidros
nós temos um sistema de rebatimento dos
espelhos externos isso não está
disponível no sítio esporte inclusive os
espelhos externos aqui eles têm um
repetidor do pisca que no esporte também
não está disponível de resto as funcionalidades são
exatamente iguais então eu vou destacar que o volante
multifuncional inclusive com os
controles da central multimídia aqui na
parte da frente do lado direito nós
temos um botão que faz um sistema do
controle de cruzeiro nós não temos a
função de limitar a velocidade apenas
programar a velocidade atrás do volante
nós temos Paddle shifts que mesmo câmbio
sendo CVT ele consegue fazer a simulação
de sete marchas e aí você usa que
hospedou chips e você tá cá também
algumas outras coisas interessantes que
o SIV que tem como por exemplo o freio
de estacionamento com acionamento
elétrico certamente dá mais conforto
também temos a função Break Road com ela
quando você aciona a função separa
rapidamente tira o pé do freio e o carro
não anda onde fica o sistema de freio
fica preso até que você acelera o carro
e ele faz a liberação automática
bastante prático principalmente para o
motorista distraído na cidade
e aqui também nós temos um botãozinho e
com esse botãozinho ele faz com que o
carro entre um modo de economia terra
vai alterar e cartografia do pedal do
acelerador vai deixar o acelerador menos
sensível ele vai alterar também as lógicas de
funcionamento do câmbio CVT para
proporcionar relações mais longas e
também faz pequenas alterações no
sistema de ar condicionado justamente
para gastar menos energia e
consequentemente menos combustível
aliás sistema de ar condicionado aqui é
digital e automático é de simples zona
mas tenham recurso de ser digital e
automático também volante com regulagem
de altura e profundidade cento de
segurança com ajuste de altura do banco
do motorista com ajuste de altura
lembrando que tudo isso é acionamento
manual nós não temos nenhum tipo de
acionamento elétrico para dirigir aqui o
Civic primeira coisa que eu quero
destacar é justamente o sistema de
câmera de ré disse carro
ela inclusive tem três modos divisão um
modo mais angular o modo sem distorção e
um modo que mostra mais a proximidade do
para choque você quer fazer uma manobra
mais justo e a gente também tem as linhas
de guia porém elas não são dinâmicas que a gente
tem ali uma indicação verde amarela e
vermelha que mostra a aproximação esse
carro não tem sensor de estacionamento
traseiro então você tem que ficar atento
a câmera de ré justamente para não bater
no obstáculo que não vai ter o aviso
sonoro volante com assistência elétrica
bastante leve macio a câmera de ré funcionar bem a gente
consegue ver bem os obstáculos ali atrás
e mais uma vez ela é prática pra você
fazer as manobras mas não tendo saído
indicador sonoro vamos agora para os tachões vamos ver
como é que o carro se comporta como
alinhar que Constantino e vamos lá andar
como todo carro da romã as têm uma boa
construção o isolamento acústico é
interessante não é supremacia mas é
muito bom agora a suspensão em si é um pouco dura
você sente bastante o tacham porque o
carro da ronda que tem essa pegada um
pouquinho mais esportiva no ajuste então
você tem essa sensibilidade da suspensão
que acaba passando um pouco de vibração
pra dentro vamos aqui primeira lombada agora 30 por
hora vamos ver como é que o carro se sai
na primeira lombada olha pessoal de cara na primeira lombada
a gente já sentiu uma pequena raspadinha
da parte dianteira do carro que mostra
uma suspensão relativamente baixo para a
segunda lombada 30 por hora mais uma vez
e sim há o carro de novo raspou a parte
dianteira que mostra que o Honda Civic
que não é um carro como se assim tão
alto então tem que tomar bastante
cuidado em lombadas valetas e buracos
agora vamos aqui pro bloco crédito 1,90
acústico bom isolamento acústico do crédito
terceira lombada e raspou de novo na
terceira lombada eu nem passei a 30
passei um pouquinho mais baixo o que
mostra que realmente precisa ter cuidado
e nem vou passar rápido na última bomba
tinha sabe que a suspensão é baixo mas o
momento acústico é bom qualidade
construtiva do carro é muito boa
porém aqui a suspensão é muito boa pra
você dirige de forma esportiva mas ela é
dura então você vai sentir bastante essas
ondulações do sol nada muito
desconfortável mas certamente ela tem um
ajuste mais esportivo
vamos aqui pra nossa manobra de fim de
roubar a linha no carro aqui na
dianteira direita vamos virar todo o
volante olha o carro quase fez os 90 graus
faltou um pouquinho pra fazer os 90
graus direto do volante aqui agora
e a gente saiu aqui bastante pra
esquerdo o que mostra que o raio de vida
sendo Cir que não é tão pequeno a gente
já teve carros aqui com raio de giro
muito menor mas também não é nenhum fim
de mundo para manobrar o carro uma vez
que a direção é bastante suave e a gente
tem aí a câmera de ré que acaba
auxiliando só prestar atenção nas
imagens uma vez que a gente não tem um
sensor mas em se o carro é bastante gostoso de
dirigir bem adequado só tem o problema
da suspensão se um pouquinho mais baixo
e tem uma resposta bem interessante
quando você precisa andar em circuito
urbano com uma saída ligeira hora de
dirigir aqui o Chevrolet Cruze Black
Bull time mas antes as nossas
tradicionais considerações
Xavi também do tipo canivete então você
usa o sistema de partida normal do carro
algumas coisas que a gente possa
destacar aqui no cruzeiro o volante tem
regulagem de altura e profundidade banco
também tem regulagem manual de altura
só que o cinto de segurança não tem um
ajuste de altura só acaba incomodando um
pouco algumas pessoas que não conseguem
usar aqui a melhor posição do cinto
o carro também tem ar condicionado
digital e automático também de simples
zona 1 agora a gente começa a ver diferenças
aqui o freio de estacionamento é do tipo
convencional nós não temos o acionamento
elétrico a gente vê no Civic e nem
aquela função do break road aquino cruz
a gente também não tem um botãozinho
para você deixar o carro mais econômico
aliás aqui nós temos a condição normal
de idade do carro que é o câmbio na
posição drive não consegue nem usar um
programa esporte ou coisas parecidas
inclusive o câmbio também não tem paddle
shifts atrás do volante
ela tem coisas que o cruze tem que o siv
que não tem então o volante aqui no caso
ele tem mais funções lado esquerdo nós
temos aqui o controle de cruzeiro o lado
direito nós temos os controles para
interação com o computador de bordo
aliás um computador de bordo muito mais
completo do que o do sig com muito mais
funções a parte traseira do volante nós temos
botões para fazer aqui interação com a
central multimídia do carro
outro ponto que nem a gente pode estar
aqui no  Cruze bem interessante é
justamente a regulagem de altura do
farol tem um botãozinho aqui do lado que
você consegue quando você tem carga na
parte traseira do carro e aí o facho do
farol começam a buscar quem na contramão
você consegue fazer o ajuste do facho do
farol para que isso não fosse quem vem a
gente tem um espelho elétrico mas não
existe o sistema de rebatimento no caso
seria igual ao Civic esporte que é
justamente o modelo que nós estamos
comparando mas aqui no Clube Lec Bottai
o banco em couro é de série
lembrando que o Civic Sport não tem
bancos em couro quem tem bancos em couro
a versão e x que é um pouco mais cara no
resto aqui nós temos um conjunto mais
convencional quando a gente olha o
painel do Cruze é um painel bastante
comum é um painel que está bem
acostumado a ver nos carros com o conta
giros à esquerda velocímetro direita
marcador de combustível atacar o
marcador de temperatura e o computador
de bordo no centro como eu já disse é
bastante completo e multi muito funcional dirigir aqui lucros
primeira coisa que eu vou destacar é a
câmera de ré com inclusive linhas de
guia só que aqui no cruzeiro
elas são dinâmicas então você sabe para
onde você está indo observando aqui a
linha de guia a gente também observa um
pouco mais de nitidez
nesta tela do cruz gente consegue ver um
pouco melhor aqui há as imagens que a
gente tem aqui outro ponto interessante é que o
cruzeiro também o sensor traseiro então
além da câmera de ré você tem um sensor com alerta sonoro
justamente pra você não bater nos
obstáculos vamos ver como é que o carro se comporta
aqui nos tachões com a linha aqui um
carro os obstáculos o Cruze também tem um bom acabamento
interno e um isolamento acústico
interessante agora nitidamente a
suspensão do Cruze é mais macia que a do
CIR então você tem um pouco mais de conforto
aqui você percebe que o conjunto de
suspensão trabalha melhor ao absorver a
irregularidade do piso
provavelmente na estrada o carro deve
balançar um pouco mais a gente vai
conferir isso vamos aqui pra nossa
lombada vamos ver como é que o carro se
comporta aqui na primeira lombada 30 por
hora olha só já na primeira lombada e já
raspou mais do que o simples cruz tem
uma espécie de um defletor de ar de
borracha na frente que ele costuma pegar
a no chão só que a gente não sabe se é o defletor
de ar tá pegando o seu para choque como
na segunda que roubada
aqui o carro bateu bem mesmo foi só o
defletor de ar não a gente sentiu que o
que o bico bateu então nesse quesito
a gente vê que a suspensão do cruz não é
mais alta que a do circo então os dois
você precisa tomar cuidado mas um pouco
mais cuidado no cruz vem aqui o bom
crédito agora o isolamento acústico também é bastante
parecido com o do circo a gente não
consegue ver muita diferença no
isolamento acústico agora seguramente aqui no blog credo a
gente consegue ver a diferença de
suspensão a do Cruze é muito mais macia
ela absorve muito melhor a
irregularidade do piso o carro que não
tem um ajuste tão esportivo e tem um
ajuste mais confortável inclusive a
gente nota no banco o banco dele é mais
alto e isso certamente agradar um pouco
mais o público feminino que não fica
numa posição tão baixo mas é uma questão
de preferência pessoal não tem o que é
melhor ou o que é pior avaliou o carro
que o lado direito da guia para o carro
aproveitando aqui nessa rápida paradinha
já vou falar aqui do start stop que esse
carro tentou em paradas rápidas ele
desliga o motor justamente pra
economizar combustível e a única forma de
se desligar esse start stop e jogando o
câmbio aqui para o lado esquerdo para a
seleção do digamos assim sequencial do
câmbio você voltando a pro drive o carro já
permanece ligado com o Iraque todo o
volante direção com assistência elétrica
também não é só eu diria pra vocês que o carro
virou praticamente a mesma coisa que o
sif talvez um pouquinho - vamos ver agora
aqui na conclusão da manobra que a gente
consegue dar certeza é provavelmente
aqui pelo que a gente está vendo o usou
o mesmo espaço dos civis nem mais nem
menos e se mudou foi muito pouca coisa
então assim no que diz respeito ao uso
urbano o corpo vai ser mais confortável que o
circo no que diz respeito à suspensão
a direção também nos pareceu um
pouquinho mais leve e doce
não é muita coisa é muito sutil isso mas
é um pouco mais leve agora fica o aviso
a suspensão do clube coo do cruz no caso
ele é baixo então tem que tomar mais cuidado consigo
os dois batem os dois são baixos mas o
cruzeiro é um pouquinho mais baixo do
que o Civic para a gente pegar a estrada
aqui com o Honda City a primeira coisa que eu vou destacar num
carro já vem de fábrica com o
é a luz de posição de urna em led
obviamente desobriga você desligar o
farol da estrada assim senão vai tomar
multa caso esqueça de chegar ao farol
como aconteceu ali no circuito urbano a
estrada também a gente percebe se fique
com ajuste bem mais esportivo da
suspensão é o carro mais firme é mais na
mão então isso acaba agradando mais o
público masculino inclusive a posição de
dirigir quando a gente compara o Honda
Civic e o até mesmo o Chevrolet cruze ou
outros concorrentes diretos da categoria
manter uma posição de dirigir mais baixo
aqui se tem uma sensação mais de Cockpit
agrada o público masculino mas não
agrada tanto assim o público
agora está em função da rotação aqui é
uma coisa que não adianta muito querer
medir porque isso vai mudar de acordo
com a situação de uso do carro por
exemplo agora eu tô aqui a 95
quilômetros por hora sem precisar tomar
um pouquinho a velocidade aqui pra eu
tenho uma pequena subida
vocês podem ver que fugiram já variou
bastante e mesmo subindo
se eu der uma estabilizada aqui na costa
tirar o pé do acelerador e olha só o
giro já cai para menos de 2 mil ou seja
o câmbio continuamente variável que ele
sei que vai usar a melhor votação para a
condição de uso se você precisa estar digamos assim
acelerando mantendo a velocidade ele
sofreu giro se você não precisar ele vai de seu giro
e vai variar continuamente e portanto
não dá para a gente dizer aqui
qual é a velocidade em função da votação
foi feita pra mostrar pra vocês como
modo é como funciona a gente está usando
o modo com a rotação da lua em 2000
olha só como giro subiu ali um pouquinho
pra quase 2.500 giros nacional Modecon
de novo a rotação caiu ali para 2 mil
giros e tomando o pedal do acelerador
constante toda vez que a gente despistou modo e
com que muda a lógica do grande para
deixar o clube um pouco mais esperto e
quando a gente aciona o motor com ele
novamente uma lógica mais longa
justamente para poder proporcionar maior
economia de combustível
outra opção que a gente tem aqui no City
é a opção do modo Sport no campo não tem
drive que tem um modo e com que quando
você puxar a alavanca para trás e entrou
modo Sport agora foi ver o que acontece
com a rotação ele não conta giros
troquei para o modo Sport olha como ele
subiu bastante um giro do carro a gente
tava em 2000 e foi para mais de 3.000
voltar pro modo drive
olha como a rotação cai de novo modo
Sport tudo isso para deixar o carro bem mais
esperto para o motorista que é ter uma
resposta mais rápida
então o giro mais alto você acaba
conseguindo isso dentro do mundo do
esporte você também tem a opção de usar
hospedou chips atrás do volante
nesse caso cada toque que cederam Paddle
shift ele vai fazer aqui a simulação de
uma marcha que vai mostrar no painel em
que marcha que o casal sendo utilizado
em sexta marcha agora a quinta a quarta
e até mesmo terceira marcha
não basta você daqui um toque pra você
fazer simulação de machos também pode
fazer isso no modo drive vai funcionar
exatamente da mesma forma só que aqui
como vocês estão vendo como a gente já
sai de um giro muito mais baixo
a percepção de Paddle shift acaba
ficando um pouco mais nítida vamos dizer
assim dessa forma o cliente pode utilizar o
carro continuamente variável que é mais
eficiente para economia de combustível
ou os Paddle Shifts que a gente dá uma
sensação de condução vão ser assim mais
agradável com a passagem de uma marcha
pra onde quando a Civic tem um sistema de câmbio
CVT que não faz a simulação de marchas
eu vou fazer uma aceleração bastante
constante agora olha só leva um tempo um giro subir
mas depois que ele chegou no limite de
giro ele continua vacilando limite de giro muita gente nem a impressão de que isso
aqui faz com que o carro esteja patinando alto está patinando
ele está usando justamente o sistema CV
tem como ele foi projetado o som da
melhor relação pra te entregar a melhor
o pensa vamos dizer assim naquele
momento só que esse giro ficar parado lá
em cima muito tempo alguns carros hoje mesmo com câmbio CVT
ele sempre Simon mudanças de marcha
aliás o próprio Civic tui a versão turbo
do cm faz isso tudo você faz uma
aceleração com essa ele obrigatoriamente
vai fazer a simulação de troca de marcha
neste modelo aqui no Civic GX não sinto
que o Sport quando equipado com câmbio
CVT a sua recondução simular margem no
caso vai ser utilizando os paddle shifts
atrás do outro para a gente pegar a
estrada aqui com cruz
a primeira coisa esse carro aqui também
possui o daime high light à luz de
posição de uva
só que aqui essa luz ela não é em led
ela usa o sistema de lâmpada
incandescente pelas regras da lei
RL também serve para você não ser
multado quando você não liga o farol
o problema é que existe a interpretação
do agente de trânsito geralmente os guardas não implicam um
com o sistema em led mas esse sistema incandescente às vezes.