Anuncie seu veículo já

Comparativo: Corolla XEi x Civic EXL

Nesse vídeo comparamos dois modelos que tem uma rivalidade histórica: Toyota Corolla e Honda Civic, ambos já no modelo 2020. Escolhemos a versão XEi do Corolla e a EXL do Civic, que tem a menor diferença de preço entre si.


comprecar. com.br o melhor
classificado de automóveis da nossa
região líderes de carros motos e
caminhões todos anunciados com fotos
acesse agora complicar ponto com.br
classificados de automóveis é complicar
atendendo os pedidos dos nossos
internautas mais um comparativo daqueles
bem detalhados que você só encontra aqui
no nosso canal comigo Jorge augusto e
pra isso não poderia ser diferente os
eternos concorrentes ronda e Toyota e
dessa vez nós vamos mostrar todos os
detalhes aqui do Civic 2020 que
recentemente teve algumas mudanças e
melhorias e para confrontar ele
trouxemos aí a nova geração do Corolla
que como vocês viram a gente esteve lá
no lançamento oficial do carro
aliás pessoal não faz muito tempo também
fizemos um outro comparativo entre os
japoneses só que a gente pegou onda ó
corpo confrontando Toyota Canon e até o
presente momento nós temos um único
vídeo do mercado brasileiro mostrando
todas as diferenças e o que vocês podem
esperar desse comparativo exatamente a
mesma coisa todos os detalhes desses
dois aqui que prometem muito para o
mercado mas a gente precisa entender o
critério que nós usamos aqui na
comparação afinal de contas os dois
carros possuem várias versões e com a
chegada do Corolla 2020 isso ficou um
pouco diferente começando aqui no Honda
Civic a linha 2020 teve algumas
alterações inclusive nós temos um vídeo
bem detalhado sobre todas as versões em
nosso carro mas vamos relembrar agora o
siv que tem uma versão lx que voltou a
existir essa passa a ser a versão de
entrada
depois temos a versão spot a versão
sport passamos a experiê ncia aqui
que é e xl a e xl é a última versão
digamos assim mais completa com o motor
2.0 aspirado de 155 cavalos a partir daí
nós vamos prato em que já é a versão
digamos mais esportiva equipada com um
motor turbo 1.5 litros com injeção
direta da ronda que inclusive equipa
vários modelos como por exemplo o hrv
turim
o ronda crv que obviamente um motor de
um bem melhor desempenho do que esse
inspirado flex
o Toyota Corolla agora nessa nova
geração como é que ele ficou posicionado
ele começa na versão gl que seria a
versão de entrada e nem a versão de
entrada o Toyota já traz um motor novo
que é o 2.0 aspirado de 177 cavalos
aliás se motor é uma revolução em
matéria de conceitos entender mais e
temos também um vídeo bastante detalhada
no canal que a gente fez lá com o
gerente de produto da Toyota explicando
todas as tecnologias desse motor depois
nós temos a versão xr que é essa que
também tem motor aspirado e aí temos uma
versão altis com motor aspirado
depois passamos as versões híbridas que
a questão sempre altis e aí nós temos
uma versão altis e depois uma versão
altis premium que por assim dizer traz
mais equipamentos de conforto e
conveniência então o time da gente
escolhido aqui o Honda Civic lxl para
confrontar o Toyota Corolla x aí é
basicamente uma questão de equipamentos
e preços são as que mais se equivalem
inclusive tem a maior proximidade no que
diz respeito a preço final urena que os
dois modelos de frente a gente consegue
ver como o design deles ficou muito
interessante aliás na minha opinião a
Toyota nunca teve um Corolla com já
então arrojado e sofisticado quanto esse
daqui e até certo ponto conseguiu se
equiparar ou até mesmo superar aí o
Civic mas isso é uma questão muito
pessoal e gosto de cada um
o sig por exemplo aqui na frente a gente
observa quatro sensores de
estacionamento nessa versão do Corolla
nós não temos os sensores de
estacionamento
agora os dois carros possuem o dr hélio
the time of light ou luz de posição de
urna em led nos ricci esta guia que a
gente consegue ver contornando o farol
que também serve para a indicação de
lanterna
já no Corolla a gente tem esses leds
aqui que fazem essa função do drl agora
olha como tem coisas curiosas aqui
os dois carros possuem lâmpadas do tipo
halógenas para o farol baixo inclusive
lâmpadas incandescentes para o pisca
agora o fato curioso o circo tem o farol
auxiliar lá embaixo com lâmpada halógena
já o Corolla tem a iluminação em led e
aí fica até esquisito que normalmente o
carro tem o farol baixo em led e o farol
auxiliar numa loja aqui ficou
o contrário de toda forma fica o registo
pra vocês verem a diferença ea que tem
mais um detalhe importante o siv que não
possui o controle do ajuste manual do
facho do farol
já o Corolla tem essa função que quando
você carrega o carro você usa o ajuste
para não ofuscá quem está na contramão
olhando os dois carros aqui atrás a
gente ver soluções bem diferentes
o sírio continua a pena esse design mais
arrojado moderno e vamos dizer assim
provocante o Corolla já usa um design
mais conservador de novo uma questão de
gosto pra quem prefere o siv com esse
visual por assim dizer mais moderno
agora a gente percebe diferenças
possível que tem quatro sensores de
estacionamento e o Corolla não tem os
dois carros possuem câmera de ré mais a
solução do sif que acaba sendo mais
completa
porém quando a gente vai para iluminação
as coisas se invertem
aqui no circo que somente a guia de
iluminação da lanterna em led todo o
resto usa lâmpada incandescente
convencional já que no Corolla tem uma
certa mistura leva porque se você olhar
esta porção aqui dada a lanterna essa
luz que está acesa é uma luz
convencional faz parte da lanterna já
este segmento aqui em led então luz de
freio e luz de lanterna nesta porção
está usando led já que iluminação
convencional à luz de pisca continua
sendo incandescente e à luz de ré que
assim somente desse lado
já em led quando a gente olha que os
dois carros de lado a gente percebe a
diferença de estilo o civic com estilo
mais cup por assim dizer e o Corolla com
esse visual mais de seda pouco mais
conservador
agora tirando o estilo é diferente esses
carros nunca estiveram tão próximos do
ponto de vista construtivo estrutural
possível que tenha apenas um centímetro
a mais no comprimento total
já o em trechos é exatamente igual aos
dois carros com 2 70 no em trechos e têm
mais semelhanças
os dois carros com disco nas quatro
rodas sistema de construção de suspensão
também exatamente igual ao sistema
mcpherson na dianteira e aqui atrás
agora os dois têm suspensão multilink
totalmente independente aliás isso é uma
novidade aqui da nova geração do Corolla
fazer dossiê como vocês conseguem ler
tem esse caimento bastante suave
lembrando o visual de um cupê
já o Toyota Corolla tem esse desenho que
um pouco mais sugerido do sedã
mesmo que ele tenha ficado um pouco mais
suave e você ainda consegue ver a
diferença do porta malas para a parte
estrutural do carro
os dois carros vem com rodas 17 de
fábrica aliás visualmente falando a do
Civic é mais esportiva mas apenas
visualmente falando porque quando a
gente vai olhar nas medidas dos pneus
o Corolla vem com o pneu 225 de largura
perfil 45
já o Civic e um centímetro menor é 215
de largura com o perfil 50 e o que isso
quer dizer
esse pneu aqui do Corolla vai ser melhor
para uma performance esportiva porque
ele dobra - e tem mais aderência no chão
já o pneu do Civic vai ser melhor pra
você eventualmente encarar um buraco ou
algum caixão porque ele tem uma área de
borracha um pouquinho maior e vai ser
mais confortável
os dois carros estão equipados com
motores 2.0 litros aspirados e ambos
também têm transmissão continuamente
variável pode parecer que tudo isso é
muito parecido mas não é
tem muita diferença aqui mas a gente
entra no detalhe song Toyota
vocês podiam ter colocado molas a gás
para a abertura dos capos né
o motor do Honda Civic já é bastante
conhecida no mercado brasileiro
trata se de um motor 2.0 de 16 válvulas
aspiração natural com o sistema de
injeção indireta a potência dele varia
de 150 cavalos na gasolina em de até 155
cavalos noite a nota o torque 19,3 indo
até 19,5 esse motor como especificidade
a gente pode destacar o sistema vtec do
comando que aquele sistema que controla
a abertura da válvula porém só na
admissão
junto com esse motor nós temos já a
conhecida transmissão continuamente
variável da ronda que faz a simulação de
sete marchas
agora aqui no Corolla a receita muda e
muda bastante apesar de ser um motor 2.0
litros de aspiração natural
isso aqui é uma obra de engenharia em
matéria de tecnologia porque esse motor
aqui pra começar no uso ciclo otto que é
o ciclo normal do
motores a combustão ele usa o ciclo at
kingson que é um ciclo mais utilizado e
por carros híbridos uma vez que ele é
mais eficiente e por conta disso ele já
tem uma taxa de compressão bem diferente
é de 13 para uma taxa de compressão
bastante elevada agora olha só esse
motor aqui tem duplo sistema de injeção
ele tem quatro bicos de injeção direta e
mais quatro bicos de injeção indireta
tudo isso para garantir o máximo de
eficiência também tem duplo comando
agora a variação é tanto na admissão
quanto na exaustão e tem mais coisa
ainda que nesse motor pessoal
esse motor ele tem uma série de coisas
evolutivas como por exemplo a bomba
d'água desse motor ela elétrica agora
não usa mais o sistema de correia
portanto isso alivia o peso do motor
disponibilizando mais potência o carro e
até mesmo economia de combustível o
motor vai de 169 cavalos na gasolina até
177 etanol agora curiosamente o torque é
sempre igual de 21,4 quilograma força
metro junto com esse motor
aí tem mais uma outra novidade o câmbio
é o cvt
mas não é o cvt que a gente conhecia
antes pois ele ganhou aqui uma
engrenagem de partida então quando o
carro arranca é como se ele tivesse
engatada uma marcha de verdade
depois essa engrenagem desacoplado ele
começa a funcionar como câmbio cvt
aí tem uma jogadinha de marketing da
Toyota que a Toyota fala que ele simulou
10 marchas mais pessoal
quando o câmbio cvt simular 7 8 9 e 10
da tudo na mesma o diferencial aqui
mesmo é a engrenagem de partida que não
dá aquela sensação de patinagem que a
gente tem normalmente nos outros câmbio
cvt se avaliar o espaço do banco
traseiro eu procurei ser super
criterioso na metodologia então que eu
fiz sentei no banco do motorista dos
dois modelos coloquei o banco o máximo
pra baixo possível encontrei a posição
ideal inclusive com altura e
profundidade do volante e encosto
vamos ver como é que fica o espaço nos
dois carros atrás agora aqui atrás do
Corolla a gente consegue ver um espaço
interessante do joelho até o encosto
a movimentação de pés é boa não chega a
ser ruim a gente tem uma boa acomodação
do corpo aliás o carro é muito
confortável novidade aqui no Corolla é
que os encostos de cabeça agora são
fixos mesma coisa que acontece lá no
Civic
só que a gente observa que não tem muito
espaço a distância em relação à que a
cabeça do teto pra mim tá quase
encostando a gente também tem um
porta-objetos aqui na porta na extensão
do console não temos saída de ar
condicionado aliás nenhuma versão do
Corolla oferece essa saída de ar
condicionado nem tomar dinheiro 12 volts
ou tomada usb ali temos a alça de
segurança aqui no teto com um ganchinho
mas nós não temos iluminação
independente atrás pra você fazer uma
leitura que tem essa luz aqui central
que se você acender acaba atrapalhando o
motorista e temos o descansa braço com
dois porta latas aqui então do ponto de
vista de conforto é muito bom o espaço
poderia ser um pouco melhor
já de cara eu posso dizer que aqui no
sítio que o negócio é bem diferente você
tem menos conforto e mais espaço
vocês conseguem ver que a distância que
de joelhos é maior movimentação de peças
também é mais ampla que nos civis e até
mesmo a altura em relação ao teto é
maior porém o conforto é menor porque o
banco ele é um pouco mais baixo e não
apoia o direito às pernas e também o
suporte do banco nas costas não é tão
confortável possível que tem mais espaço
no porta objetos da porta também tem o
descansa braço com os dois porta latas
só que descansa braço fica um pouco mais
para baixo então ele não tem uma
ergonomia assim tão gostosa quando a
gente encontra no Corolla detalhe aqui
no sítio que nós temos saída de ar
traseira aqui nessa versão e xl porque
dá e x para baixo não existe esse
recurso de toda forma aqui está presente
também não temos tomar dinheiro 12 volts
o porta usb para você poder fazer a
ligação de alguma coisa
outro detalhe o túnel trazer aqui no
Civic é um pouco mais alto que no
Corolla então quem vai aqui na posição
central acaba encontrando esse
desconforto
temos aqui a alça de segurança no teto
mas a iluminação mais uma vez é só a
iluminação central ali não temos luz de
leitura individual para quem está na
parte traseira porta malas também é
outra coisa bastante importante quando a
gente considera a sedam
e aí como é que funciona a abertura nos
dois carros nós temos botões nas tampas
para você poder acionar e os dois carros
e também consegue abrir pelas chaves e
telecomando agora olha só abrindo Civic
e abrindo Corolla já percebendo que o
siv que ele não abre muito porta malas
já o coral ele abre um pouco mais então
você está carregando alguma coisa fica
melhor aqui pra você conseguir fazer a
abertura final da tampa do porta malas
já no Civic si tem que levantar todinha
ela agora quando a gente vê os dois
porta malas abertos parece que as duas
montadoras gostam de errar juntas nas
mesmas coisas
os dois carros têm essa dobradiça do
tipo pescoço de ganso que invade o
compartimento poderia ser uma planta
gráfica né
a boca do porta-malas a gente também
mediu elas são praticamente iguais então
não há muita diferença quanto ao espaço
para as coisas conseguir entrar lá
dentro
os dois carros têm iluminação no porta
malas uma parte mais central ali que a
gente não consegue ver com muita
facilidade
agora os dois carros não tem por exemplo
aquelas chris gane xx na lateral para
você fixar sacolinhas de supermercado e
isso acaba ajudando no dia a dia
no quesito capacidade a gente tem o
seguinte 519 litros aqui no Civic e 470
que no Corolla então em função de espaço
conseguimos ver um porta malas maior no
circo outra coisa legal
os dois carros vocês conseguem rebateu
os bancos traseiros mais no Civic que
você consegue fazer isso diretamente
pelo porta-malas no Corolla só indo
atrás apertando o botão e fazendo
rebatimento agora tem um detalhe
importantíssimo aqui em favor do Corolla
eu vou lembrar que o Corolla usa um pneu
de estepe integral não é um pneu igual
ou de rodagem porque ele é um aro 16 mas
ele é um pneu integral quando se usar o
pneu de estepe não vai ter
dirigibilidade alterada
já no Civic é aquele pneu fininho que a
gente já explicou muitas vezes porque a
gente não gosta dessa solução antes de
dirigir que o Corolla vamos às nossas
considerações iniciais chave presencial
partida por botão eu vou destacar também
o cinto de segurança
sei que tem ajuste de altura junto com
cinto de segurança também temos volante
com altura e profundidade banco do
motorista com altura dessa forma as suas
justas são todos os manuais ea gente
consegue encontrar uma posição bastante
confortável e agradável aqui
ao volante do Corolla outras coisas que
a gente também pode atacar é o ar
condicionado digital e automático porém
de simples zona 1
o volante novo muito mais bonito do que
o anterior
inclusive ele tem um acabamento bem
interessante os botões são colocados
aqui na parte frontal o lado esquerdo a
gente controla funções além do painel
lado direito nós temos aí o controle de
cruzeiro e que na parte mais inferior
nós temos os botões para interagir ali
com a central multimídia que por sinal é
nova no Corolla mas é bastante parecida
a central multimídia que a gente já viu
e na rádio e 49 a rav 4 e também no
prius aí com que recebeu um face lift
recentemente no mercado
nós temos aqui os controles elétricos
dos vídeos com um simples toque para
abertura e fechamento de todos os vidros
os espelhos e até mesmo a função de
rebatimento dos espelhos caso você tenha
que sair uma garagem um pouco mais
estreita com destaca também o ajuste de
altura do facho do farol que é uma coisa
que nem sempre a gente encontra em
carros aqui dessa categoria sobre a
central multimídia pessoal é essa
central aqui ela ficou melhor do que a
anterior aí do o Corolla nela um pouco
mais rápida ela tem botões físicos e
também tela touchscreen então você
consegue direto na função que você quer
mas ela não é super sofisticada tá ela
já não tem gps embarcado tem o
espelhamento android alta e há pouco
play
caso você queira fazer esse tipo de
navegação e tem as funções principais
que a gente pode dizer assim as
necessárias mas ela não é super
sofisticado e eu também vou destacar que
o espelho que também tem a função de
rebatimento automático que a gente chama
de autocromo fotocrômico como vocês
preferirem que em vez de até aquele pec
pec que muda a posição no espelho e
recentemente tem um botão que escurece
automaticamente
você tem aí uma incidência de luz do
carro que vem atrás
de toda forma o que eu posso dizer que o
acabamento é muito bom o banco é
bastante confortável ea gente percebe
uma ergonomia bem interessante aqui e
com os botões aqui do lado esquerdo o
volante a gente interage muito bem ali
com as funções do computador de bordo
que estão vendo a gente tem ali
o velocímetro analógico conta giros
analógico só que do lado direito nós
temos ali a tela digital onde você
consegue fazer a integração com todas
essas funções aliás essa tela é bastante
parecida com aquela que a gente já viu
tanto no kerry quanto no prius
aliás você faz parte dessa plataforma
tng a de interação que acaba sendo um
pouquinho mais digamos assim amigável
mais usual aí pro o cliente bom para o
usuário do carro bom para a nossa
manobra no momento se engata a ré seja
ver aqui a imagem da câmera de
representar aliás você tem um modo de
visão diferente esse é o modo padrão
aí nós temos um modo que é uma espécie
de grande angular que se consegue ver
melhor as beiradas principalmente com
você tem carro se aproximando e você tem
um outro modo que você pode escolher o
tipo de linha de guia que sequer essa
que ela mostra aquele limite de rotação
quando você esteja completamente o
volante já esse outro mostra a
proximidade do carro e esse aqui ele é
até dinâmico então não me à medida que
você vira o volante ele vai mostrando
para onde o carro está indo
detalhe importante estar pessoal não tem
sensor de estacionamento dianteiro e
traseiro então tem que ficar prestando
atenção na câmera pra fazer a manobra
hora você está se aproximando destaco
volante tem assistência elétrica
isso é muito bom porque ajuda a
economizar combustível e também ajuda a
ser mais leve as manobras então a gente
consegue ver que a câmera de ré e
funcionou muito bem mas sempre atenção a
ela porque não vai ter gripe nos
obstáculos
como é que o carro se comporta que nos
tachões lembrando temos um pneu aqui de
perfil 45 uma linha que estações
a suspensão é boa é firme
o isolamento acústico é muito bom mas a
gente percebe que a suspensão está bem
mais firme do que o Corolla anterior
Corolla anterior era mais suave tom aqui
ela está mais durinha gente sente que
copia mais ali a o tacham de toda forma
é muito consistente e isolamento
acústico funciona muito bem
vamos ver como é que o carro ficou na
lombada no passado 30 por hora pra ver
se a frente com mais baixa mas atuando
como é que ele está aqui na lombada
sertã na velocidade em 30 a área passou
fácil em passou fácil na primeira não
bateu e arrastou nada passou muito bem
nenhum barulho maior aqui dentro tom
para a segunda ou a gente sabe que essa
aqui é um pouco mais difícil também no
30 nos 30 quilômetros por hora certa na
velocidade a quinta e olha pessoal de
uma raspadinha na frente do carro nada
muito sério mas eu sentia raspada que de
toda forma passou na lombada com certa
tranquilidade vamos ver agora um bom
crédito como é que fica o isolamento
acústico do carro
muito bom isolamento acústico de ser a
lombada 30 por hora de novo uma
raspadinha suave lá na frente
nada muito provocante mas ele a
raspadinha a gente percebeu aqui que o
carrasco um pouquinho agora vão para a
quarta e última lombada 30 por hora
raspou também um pouquinho o carro não
chega a bater nele raspa de toda forma a
gente percebe que a suspensão apesar de
firmino o tacham aqui ela consegue até
que absorver bem
a irregularidade do piso e não senti o
carro balançando muito carro se mantém
confortável uma linha o carro aqui com o
lado direito da guia e vão pra nossa
manobra de fim de rua viram todo o
volante
olha
tive a impressão dele virão mas
pouquinho a coisa mais que 90 graus
tem que prestar atenção que não tem
sensor nem dianteira e traseira mas a
câmera de ré acaba ajudando bastante
como será que o carro fazer a manobra de
ré ea gente saiu quase que alinhado com
a rua sair um pouquinho pra esquerda que
a gente pode dizer aqui que o raio de
giro o diâmetro de giro do Corolla não é
tão grande assim por um agente leva em
consideração isso aqui é um sedã médio
então manobrar o carro tirando a
ausência dos sensores que emitem os
sinais sonoros que acaba ajudando é
bastante tranquilo suspensão é macia no
geral ela só fica um pouco mais dura
quando o obstáculo é um pouquinho maior
a frente do carro não é tão baixa ainda
que ele tenha raspado nas lombadas em
dia teve carros que rasparam muito mais
ou bateram muito mais a gente pode dizer
seguramente que essa suspensão está bem
adaptada para o brasil obviamente
guardada as devidas proporções e limites
mas que o cliente não vai achar nem
problemas de fragilidade e também nem
vai achava muito dura sendo assim um
pouco mais confortável
outra mudança muito importante nesse
carro e escambo cvt agora ele tem uma
engrenagem de partilha quando se arranca
com o carro ele não dá mais aquela
sensação de patinagem que você
normalmente têm nos carros cbt não quer
dizer que o carro está patinando quer
dizer que lhe dá uma sensação que eu vou
fazer que eu tenho uma subidinha eu vou
parar o carro e vou sair com ele pra
gente ver se dá uma certa diferença até
acelerar um pouquinho mais um ó
vocês podem perceber olha o
comportamento do giro do contagiros ele
é muito mais parecido com um câmbio
automático ou até mesmo um câmbio manual
vou repetir o procedimento aqui pra
gente poder prestar bastante atenção
olha só saindo com o carro está vendo
que o contagiros não sobe daquela vez
ele vai sim de forma mais progressiva
isso esta engrenagem de partida que te
dá mais conforto dá mais confiança na
saída do carro e obviamente também deve
ajudar bastante numa eventual aceleração
mais forte principalmente dizer assim
agora a gente diria que o Civic mais
antes as nossas tradicionais
considerações também sistema de chave
presencial partida por botão
ela também conta que com o cinto de
segurança com ajuste de altura
o volante também tem ajuste de altura e
profundidade e o banco também tem ajuste
de altura manual nesse ponto os recursos
são parecidos quando o Corolla porém eu
já vou destacar pra vocês que nos iv que
você tenha a sensação sentar mais baixo
então ele te dá uma sensação mais
esportiva
porém quem está procurando procurando
por conforto talvez não goste tanto acho
o Corolla melhor no Corolla tem uma
posição mais confortável mais ergonômica
aqui você tem mais essa posição digamos
assim pilotagem é uma cima a sensação de
cockpit que no carro
o Civic também tem volante
multifuncional lado esquerdo que
controla as funções do do painel lado
direito que nós temos o controle de
cruzeiro só que aqui já começa a ver
algumas diferenças no que diz respeito
ao painel que está na frente do
motorista essa versão aqui não tem
ponteiros analógicos
a gente tem uma tela gráfica ali na
frente aonde você consegue acessar
diversas informações do computador de
bordo se tem ali o contagiros na parte
mais externas têm o velocímetro então
você tem uma tela muito mais bonita
muito mais moderno em vez de usar
aí o tradicional ponto
eu nem outra coisa também que eu já vou
destacar é a presença do ar condicionado
digital automático de dupla zona
então você tem uma temperatura para o
motorista independente da temperatura do
passageiro se pode fazer ajustes
diferentes ou simplesmente sincronizar
as duas temperaturas e isso é mais
conforto principalmente para casais
também vai fazer um parêntesis
importante aqui na organização dos civis
tem gente que não gosta tem gente que
gosta na minha opinião eu gosto essa e
se essa disposição de console que esse
carro tem ele tem um console aqui mais
superior na parte inferior aqui em baixo
e tem uma uma outra área para você
guardar coisas né e inclusive com a
porta usb para você poder fazer a
conexão do celular com android alta e há
pouco play que se tem os compartimentos
no saque na lateral que são muito úteis
para você colocar smartphones e moedas
então eu gosto desses dois consoles em
desnível e também essa parte central
aqui onde você tem aqui dois porta latas
ou dois porta-copos e também tem
descansa braço com mais um compartimento
aqui eu acho essa organização muito
legal
é importante destacar o siv que tem
freio de estacionamento elétrico
não que isso seja uma grande vantagem
sobre o acionamento manual do Corolla
só que aqui nós temos a função break
road e isso faz diferença porque se está
no trânsito pesado aperto brick road se
pode tirar o pé do freio e o carro não
se move então isso é a principal
diferença não tanto acionamento mas a
função do break road que é mais legal
o carro também tem é que os botões dos
vidros com um simples toque abertura e
fechamento também temos a função do
rebatimento dos espelhos como a gente
encontra no Corolla e as demais funções
elétricas mas a organização de consoles
do sig que me agrada mais
eu achava mais versátil a gente consegue
guardar mais coisas aqui acomodar melhor
e o sistema de ar condicionado bisoni
além do freio de estacionamento elétrico
acrescenta mais versatilidade é o civic
não esquecendo também o painel
totalmente virtual ali que é
um item de modernidade bem mais
interessante só que a gente não esquecer
a central um time do Civic também é mais
completa aí do que a do Corolla e nesse
caso nós já temos um vídeo no canal
quando a gente testou a oscip turim
a gente fez um vídeo bastante detalhada
central eu posso dizer que essa central
é praticamente igual àquela que a gente
testou tem umas pequenas diferenças mas
o funcionamento os recursos são
praticamente os mesmos é e aí essa
central é bem melhor do que a do Corolla
em matéria de recursos e o espelho o tom
cômico também está presente aqui no cic
como acontece lá no Corolla pode dirigir
que o siv que eu vou destacar que o
carro também tem câmera de ré com modos
diferentes de visão um grande angular um
modo normal um modo mais perto ea gente
consegue ver aqui também que nós também
temos a linha de guia
só que detalhe interessante esse carro
tem sensores dianteiros e traseiros e
isso ajuda bastante na hora de fazer as
manobras porque além da imagem da tela
você tem os sensores que te ajudam aí na
hora que você está se aproximando dos
obstáculos mesmo que não seja prestando
atenção na tela você vai conseguir
perceber o obstáculo por conta do sensor
de estacionamento lá e isso faz toda a
diferença na hora aí de você fazer
manobras principalmente lugares mais
apertados o que você não está enxergando
muito bem até por conta de luminosidade
vamos ver como é que o carro se comporta
agora nos tachões lembrando que o sítio
de um pneu um pouquinho mais alto do que
o Corolla
bom suspensão também é bastante
consistente o isolamento acústico é
muito legal agora aqui no Civic  que o
tacham foi um pouco mais suave do que no
Corolla é Corolla a gente sente um pouco
mais
aqui a gente sentiu menos o tacham sair
deve ser até por conta da diferença do
pneu
vamos fazer um teste aqui na lombada 30
por hora vamos ver como é que o carro se
sai aqui na lombada
vamos acertar que a velocidade em 30 por
hora
vamos lá a primeira lombada passou numa
boa não bateu não raspou mesma coisa que
o Corolla foi bastante tranqüilo com
minha segunda lombada que é um pouquinho
mais difícil que o primeiro acertar
velocidade aqui em 30 vão lá 30 também
raspou bico como aconteceu aí Corolla a
gente percebeu que a suspensão é o que
mais baixo mas ele deu aquela raspadinha
vão ver um bom crédito agora como é que
o carro se sai
o isolamento acústico vai muito bem e
vão acertar velocidade é que em 30 na
lombada
aqui a gente já percebeu que a frente do
Civic bateu mais do que do Corolla
nitidamente o circo é mais baixo
bom pra quarto e último a lombada vamos
cetac nos 30 por hora
também raspou mais do que o Corolla não
muito mais mais responsável mais e aqui
nos desníveis do crédito que eu posso
dizer já que a suspensão do circo é um
pouco mais dura a gente percebe que ela
copia mais o desnível do chão nesse
ponto o Corolla é um pouco mais
confortável e o Civic um pouco mais
firme como agora aqui pra nossa manobra
de fim de rua carro alinhado com o lado
direito da guia vamos virar tudo volante
olha pessoal tive a impressão do siv que
virá um pouquinho mais que o Corolla
vamos fazer a manobra aqui o volante com
assistência elétrica também bem macio
para você poder fazer a manobra não
pessoal que é possível que os um
pouquinho mais de espaço que o Corolla
aqui nessa manobra mas a diferença é bem
pequena não é muito grande mas a mínima
diferença dessa forma que a gente pode
dizer no que diz respeito a
manobrabilidade o city vai um pouquinho
melhor porque ele tem os sensores
dianteiros e traseiros
a suspensão do civic se mostrou um pouco
mais firme no que diz respeito à
ondulações do piso eo bico do carro um
pouquinho mais baixo é muita diferença
não as diferenças são pequenas mas elas
existem então o coral é mais confortável
nível porém o sig que acaba sendo um
pouco melhor no que diz respeito a
passar encaixam mas tudo muito próximo
um do outro
inclusive que tenha transmissão
continuamente variável sem o recurso da
engrenagem de partida mas ela é muito
bem ajustado até mesmo em relação a
outras transmissões certeza que a gente
já viu aí no mercado
vamos fazer o testezinho aqui pra ver
se dá muita diferença do Corolla vou
parar o carro aqui na subida e vou dar
aquela aceleradinha vamos ver como é que
o carro se comporta a morte
vocês podem ver que um giro quando você
dá essa acelerada ele sobe um pouco mais
isso é característica da transmissão cvt
é muita diferença não mas ele sobe um
pouco mais vamos repetir de novo aqui
para no carro vão acelerá la depois ele
é que ele começa a funcionar de forma
mais linear mas você percebe essa subida
à i que acaba sendo digamos assim o
ponto que incomoda um pouco os
motoristas que quando você faz uma
aceleração muito consistente na estrada
essa subida de giruá ela se torna muito
rápida e dá a sensação da patinagem não
está patinando é característica do cvt
de toda forma aquela engrenagem de
partida acaba fazendo diferença em favor
do Toyota Corolla com o Civic lxl aqui
nesse comparativo nós aproveitamos o
carro para testar mais um equipamento da
fa a fitec e nós estamos falando do
shift power equipamento que nós já
testamos no passado
lá no comparativo do golf gti com o
volvo ver 40 só que aqui tem uma
novidade muito legal o pessoal
nós testamos a versão 4.0 do shift power
e o que ele tem de novidade ele continua
funcionando igual àquele que nós
testamos no passado então ele tem aos
modos de condução o botão que fica ali
no painel onde você consegue configurar
o modo até mesmo modo manobrista ou
bloqueio do pedal do acelerador
completamente a grande novidade agora é
que a versão 4.0 permite integração com
seu smartphone
quer seja ele android o s no caso do
iphone
e aí você baixa um aplicativo com esse
aplicativo você consegue fazer muito
mais coisas além de você configurar os
modos diretamente do seu smartphone
através de uma interface bluetooth você
também consegue configurar os modos com
mais precisão se consegue escolher a
porcentagem exata que você quer em cada
modo de atuação tem mais novidade
você também tem gráficos diferentes você
consegue trocar o histograma do gráfico
para que ele tenha uma atuação linear
uma atuação logarítmica e dessa forma a
resposta do pedal também muda
e outra novidade muito legal quando você
configura o modo manobrista lá no seu
smartphone ele tem um reconhecimento
automático então se colocou o carro modo
manobrista ou na hora que você sai do
carro com o seu smartphone
ele automaticamente entra no modo manual
está quem pegar o carro a partir daí
fica com aquela programação do pedal
limitado
no momento que você retorna ao carro com
o seu smartphone ele desabilita o módulo
b se você consegue usar o seu carro
normalmente ou até mesmo no modo que
você já havia deixado configurado e
existe uma proteção para a mesma pessoa
tem do botão no carro ela não consegue
tirar o carro do modo manobrista se ela
não tiver lá o smartphone configurado
que inclusive tem um processo de senha
para evitar violações e outras pessoas
conectadas no seu equipamento sem a
senha de segurança 
como vocês estão vendo o shift paulo 4.0
evoluiu ficou muito legal aqui nesse
caso nós testamos e inclusive temos um
vídeo no canal detalhado mostrando tudo
isso que nós falamos na prática
funcionando a instalação continua sendo
simples você mesmo consegue fazer em
casa mas se você quiser usar o
instalador você também pode pra ficar
com acabamento ali mais bonito e vale a
pena conferir aqui o equipamento já está
disponível aqui possível e 2020 também
em aí para o novo Corolla é só você
consultar o pessoal da fatec usar o
equipamento que fica bem divertido
dirigir o carro aqui com novo recurso
agora chegamos na parte do vídeo que
provavelmente você internauta deve estar
esperando muito
vamos colocar os dois carros em uma
arrancada de 0 a 100 para saber qual
deles que vai melhor nesse quesito
afinal de contas quem não gosta de
desempenho e o Corolla trouxe uma série
de novidades é o câmbio aí com a
engrenagem de partida vamos ver se isso
aí faz diferença
lembrando também que esse motor aqui um
pouco mais potente que o do cifft outra
coisa importante e vamos fazer um teste
de consumo com os dois modelos
afinal de contas muita gente quer saber
como é que ele se comporta neste teste
de consumo
vamos usar gasolina porque mesmo a
gasolina não sendo mais vantajosa
financeiramente falando aqui no estado
de são Paulo
onde nós estamos a gente entende que a
gasolina é mais usada pelo brasil dessa
forma vamos levar uma informação mais
genérica e também à gasolina nos dá
maior autonomia com os carros portanto
vamos fazer os dois testes vão ver como
é que os dois comportam lembrando que o
teste consumo será prioritariamente de
estrada uma pessoa em cada carro e ar
condicionado ligado
conforme o previsto o Corolla acabou
sendo um pouquinho melhor ainda a
aceleração de 0 a 100 em relação ao
Civic
afinal de contas temos um motor um pouco
mais potente aqui também com mais torque
e não podemos esquecer aqui o câmbio cvt
tem uma engrenagem de partida
dessa forma ele consegue aproveitar
melhor o rendimento do motor
agora cabe destacar a diferença não foi
tão grande assim e a média de consumo
também deu a lógica olha só a gente teve
um percurso de aproximadamente 30
quilômetros
como sempre existe uma pequena diferença
de hodômetro de carro para carro civil
que marcou 30,1 e o Corolla marcou 30,4
quilômetros por litro
a média do Corolla foi de 17,1 e é
possível que 16,7 como vocês podem ver
os números são bastante próximos agora
porque deu a lógica porque o Corolla foi
melhor
primeiro no Corolla nós temos um motor
mais moderno de ciclo é de kingson a
gente sabe que esse ciclo é mais
eficiente para consumo de combustível e
não por acaso que os carros híbridos
usam esse ciclo e já o siv que usa um
ciclo otto que é mais indicado é ir para
performance e também temos outra coisa
importante o Corolla tem duplo sistema
de injeção injeção direta em injeção
indireta e o câmbio do Corolla também é
um câmbio mais moderno mas de toda forma
a gente consegue ver que os números
foram bastante próximos entre os carros
com uma pequena vantagem para o Toyota
Corolla
mais uma vez a gente contou com o apoio
da múltiplas corretora de seguros para
saber como é que fica o seguro dos dois
modelos
obviamente a gente pegou um perfil de um
cliente que é comprador desses dois
carros homem casado na casa dos 55 anos
e olha só o Corolla teve uma franquia
que variou e de dois mil e trezentos
reais a 6 mil e cem reais no Civic a
franquia varia de 2.300 a 6.700 um
pouquinho acima o seguro do Corolla
variou de 1900 a três mil e seiscentos
reais
já o Civic variou de 2 mil e 200 a 4 mil
reais como vocês podem ver os números
são bastante próximos mas o caso de
seguro é muito específico que vai variar
de cidade para cidade pessoa para pessoa
toda forma a gente viu uma pequena
vantagem aqui
o Toyota Corolla outro ponto muito
importante é que é a questão do
pós-venda como é que fica um depois com
esses dois carros para isso a gente
juntou o valor das revisões até 60 mil
quilômetros e olha só o Civic
juntando todas as revisões da 4722 já o
Corolla é bem mais em conta 3872 foram
quase mil reais diferenças no plano de
manutenção preventiva dos carros e tem
mais coisa o siv que tem três anos de
garantia e o Corolla pela primeira vez
um carro da Toyota tem cinco anos de
garantia total dessa forma a gente
consegue ver uma clara vantagem para o
Toyota Corolla quando o assunto é
garantia e pós venda e assim nós vamos
concluir mais um super comparativo que
você só encontra aqui no nosso canal
comigo Jorge augusto então vamos às
considerações finais
bom pessoal até o presente momento em
todos os comparativos que nós fizemos
eu nunca encontrei dois carros tão
próximos no resultado final como eu vi
aqui nos dois modelos tanto no Civic que
quanto no Corolla bem diferente do que
aconteceu aí com os irmãos maiores o
acolhe o kerry que era o mundos
completamente diferentes aqui os dois
carros estão verdadeiramente muito
próximos
quais são as considerações que eu posso
fazer aqui um sítio que se destaca em
algumas coisas como por exemplo o design
é um design mais arrojado mais moderno
por assim dizer com essa linha que
sugere um cupê ea dirigibilidade dele o
acerto de suspensão do volante dá um
carro um pouco mais esportivo para quem
gosta dessa coisa da condução
não estou dizendo que o corolla fica
muito atrás mas o city que se destaca
por outro lado quando o assunto é
conforto e eficiência no geral o Corolla
também se destaca um pouco nesse sítio
de novo
não estou dizendo que o silvio está
muito atrás a gente consegue perceber
isso um pouco mais no corolla então
vocês me perguntaram qual carro que eu
compraria pois bem eu vou ser muito
sincero pra vocês
se não fosse esse Corolla eu jamais
compraria um Corolla não porque o carro
é ruim pelo contrário o carro é muito
bom ele prova isso nos números de venda
mas eu nunca gostei do visual do Corolla
sempre achei o visual do Corolla que
deixava um pouco a desejar mas esse
carro aqui mudou e mudou bastante a
minha opinião não quer dizer que
escolherei o Corolla porque o Civic
também tem muitas coisas legais
hoje eu não teria uma resposta clara pra
dar pra vocês de qual desses dois carros
e eu compraria porque eles estão
verdadeiramente muito próximo então
seria uma coisa muito pessoal que teria
que ser analisada com um pouco mais de
detalhes em função da preferência de
cada pessoa
de toda forma temos dois super
competidores aqui Corolla melhorou e
melhorou muito circo ainda continua
sendo um excelente carro na categoria
mas eu diria pra vocês
temos aqui o empate técnico entre os
dois carros
gosto do nosso trabalho quer ver mais
comparativos como esse favor deixa o seu
like afinal de contas é assim que a
gente média sua satisfação com toda essa
dedicação que a gente tem sempre que
levar uma informação completa pra vocês
se vocês não se inscreveram por favor
façam isso afinal somente aqui no nosso
canal e comigo Jorge augusto que vocês
sempre encontram os comparativos mais
detalhados e completos para vocês
complicado é ideal para quem quer
complicar a ideal para quem quer comprar
se precisou vender ou comprar
acesse hoje mesmo comprar o caça se
comprecar.com.br