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Comparativo: Corolla XEi x Civic EXL

Nesse vídeo comparamos dois modelos que tem uma rivalidade histórica: Toyota Corolla e Honda Civic, ambos já no modelo 2020. Escolhemos a versão XEi do Corolla e a EXL do Civic, que tem a menor diferença de preço entre si. comprecar. com.br o melhor classificado de automóveis da nossa região líderes de carros motos e caminhões todos anunciados com fotos acesse agora complicar ponto com.br classificados de automóveis é complicar atendendo os pedidos dos nossos internautas mais um comparativo daqueles bem detalhados que você só encontra aqui no nosso canal comigo Jorge augusto e pra isso não poderia ser diferente os eternos concorrentes ronda e Toyota e dessa vez nós vamos mostrar todos os detalhes aqui do Civic 2020 que recentemente teve algumas mudanças e melhorias e para confrontar ele trouxemos aí a nova geração do Corolla que como vocês viram a gente esteve lá no lançamento oficial do carro aliás pessoal não faz muito tempo também fizemos um outro comparativo entre os japoneses só que a gente pegou onda ó corpo confrontando Toyota Canon e até o presente momento nós temos um único vídeo do mercado brasileiro mostrando todas as diferenças e o que vocês podem esperar desse comparativo exatamente a mesma coisa todos os detalhes desses dois aqui que prometem muito para o mercado mas a gente precisa entender o critério que nós usamos aqui na comparação afinal de contas os dois carros possuem várias versões e com a chegada do Corolla 2020 isso ficou um pouco diferente começando aqui no Honda Civic a linha 2020 teve algumas alterações inclusive nós temos um vídeo bem detalhado sobre todas as versões em nosso carro mas vamos relembrar agora o siv que tem uma versão lx que voltou a existir essa passa a ser a versão de entrada depois temos a versão spot a versão sport passamos a experiê ncia aqui que é e xl a e xl é a última versão digamos assim mais completa com o motor 2.0 aspirado de 155 cavalos a partir daí nós vamos prato em que já é a versão digamos mais esportiva equipada com um motor turbo 1.5 litros com injeção direta da ronda que inclusive equipa vários modelos como por exemplo o hrv turim o ronda crv que obviamente um motor de um bem melhor desempenho do que esse inspirado flex o Toyota Corolla agora nessa nova geração como é que ele ficou posicionado ele começa na versão gl que seria a versão de entrada e nem a versão de entrada o Toyota já traz um motor novo que é o 2.0 aspirado de 177 cavalos aliás se motor é uma revolução em matéria de conceitos entender mais e temos também um vídeo bastante detalhada no canal que a gente fez lá com o gerente de produto da Toyota explicando todas as tecnologias desse motor depois nós temos a versão xr que é essa que também tem motor aspirado e aí temos uma versão altis com motor aspirado depois passamos as versões híbridas que a questão sempre altis e aí nós temos uma versão altis e depois uma versão altis premium que por assim dizer traz mais equipamentos de conforto e conveniência então o time da gente escolhido aqui o Honda Civic lxl para confrontar o Toyota Corolla x aí é basicamente uma questão de equipamentos e preços são as que mais se equivalem inclusive tem a maior proximidade no que diz respeito a preço final urena que os dois modelos de frente a gente consegue ver como o design deles ficou muito interessante aliás na minha opinião a Toyota nunca teve um Corolla com já então arrojado e sofisticado quanto esse daqui e até certo ponto conseguiu se equiparar ou até mesmo superar aí o Civic mas isso é uma questão muito pessoal e gosto de cada um o sig por exemplo aqui na frente a gente observa quatro sensores de estacionamento nessa versão do Corolla nós não temos os sensores de estacionamento agora os dois carros possuem o dr hélio the time of light ou luz de posição de urna em led nos ricci esta guia que a gente consegue ver contornando o farol que também serve para a indicação de lanterna já no Corolla a gente tem esses leds aqui que fazem essa função do drl agora olha como tem coisas curiosas aqui os dois carros possuem lâmpadas do tipo halógenas para o farol baixo inclusive lâmpadas incandescentes para o pisca agora o fato curioso o circo tem o farol auxiliar lá embaixo com lâmpada halógena já o Corolla tem a iluminação em led e aí fica até esquisito que normalmente o carro tem o farol baixo em led e o farol auxiliar numa loja aqui ficou o contrário de toda forma fica o registo pra vocês verem a diferença ea que tem mais um detalhe importante o siv que não possui o controle do ajuste manual do facho do farol já o Corolla tem essa função que quando você carrega o carro você usa o ajuste para não ofuscá quem está na contramão olhando os dois carros aqui atrás a gente ver soluções bem diferentes o sírio continua a pena esse design mais arrojado moderno e vamos dizer assim provocante o Corolla já usa um design mais conservador de novo uma questão de gosto pra quem prefere o siv com esse visual por assim dizer mais moderno agora a gente percebe diferenças possível que tem quatro sensores de estacionamento e o Corolla não tem os dois carros possuem câmera de ré mais a solução do sif que acaba sendo mais completa porém quando a gente vai para iluminação as coisas se invertem aqui no circo que somente a guia de iluminação da lanterna em led todo o resto usa lâmpada incandescente convencional já que no Corolla tem uma certa mistura leva porque se você olhar esta porção aqui dada a lanterna essa luz que está acesa é uma luz convencional faz parte da lanterna já este segmento aqui em led então luz de freio e luz de lanterna nesta porção está usando led já que iluminação convencional à luz de pisca continua sendo incandescente e à luz de ré que assim somente desse lado já em led quando a gente olha que os dois carros de lado a gente percebe a diferença de estilo o civic com estilo mais cup por assim dizer e o Corolla com esse visual mais de seda pouco mais conservador agora tirando o estilo é diferente esses carros nunca estiveram tão próximos do ponto de vista construtivo estrutural possível que tenha apenas um centímetro a mais no comprimento total já o em trechos é exatamente igual aos dois carros com 2 70 no em trechos e têm mais semelhanças os dois carros com disco nas quatro rodas sistema de construção de suspensão também exatamente igual ao sistema mcpherson na dianteira e aqui atrás agora os dois têm suspensão multilink totalmente independente aliás isso é uma novidade aqui da nova geração do Corolla fazer dossiê como vocês conseguem ler tem esse caimento bastante suave lembrando o visual de um cupê já o Toyota Corolla tem esse desenho que um pouco mais sugerido do sedã mesmo que ele tenha ficado um pouco mais suave e você ainda consegue ver a diferença do porta malas para a parte estrutural do carro os dois carros vem com rodas 17 de fábrica aliás visualmente falando a do Civic é mais esportiva mas apenas visualmente falando porque quando a gente vai olhar nas medidas dos pneus o Corolla vem com o pneu 225 de largura perfil 45 já o Civic e um centímetro menor é 215 de largura com o perfil 50 e o que isso quer dizer esse pneu aqui do Corolla vai ser melhor para uma performance esportiva porque ele dobra - e tem mais aderência no chão já o pneu do Civic vai ser melhor pra você eventualmente encarar um buraco ou algum caixão porque ele tem uma área de borracha um pouquinho maior e vai ser mais confortável os dois carros estão equipados com motores 2.0 litros aspirados e ambos também têm transmissão continuamente variável pode parecer que tudo isso é muito parecido mas não é tem muita diferença aqui mas a gente entra no detalhe song Toyota vocês podiam ter colocado molas a gás para a abertura dos capos né o motor do Honda Civic já é bastante conhecida no mercado brasileiro trata se de um motor 2.0 de 16 válvulas aspiração natural com o sistema de injeção indireta a potência dele varia de 150 cavalos na gasolina em de até 155 cavalos noite a nota o torque 19,3 indo até 19,5 esse motor como especificidade a gente pode destacar o sistema vtec do comando que aquele sistema que controla a abertura da válvula porém só na admissão junto com esse motor nós temos já a conhecida transmissão continuamente variável da ronda que faz a simulação de sete marchas agora aqui no Corolla a receita muda e muda bastante apesar de ser um motor 2.0 litros de aspiração natural isso aqui é uma obra de engenharia em matéria de tecnologia porque esse motor aqui pra começar no uso ciclo otto que é o ciclo normal do motores a combustão ele usa o ciclo at kingson que é um ciclo mais utilizado e por carros híbridos uma vez que ele é mais eficiente e por conta disso ele já tem uma taxa de compressão bem diferente é de 13 para uma taxa de compressão bastante elevada agora olha só esse motor aqui tem duplo sistema de injeção ele tem quatro bicos de injeção direta e mais quatro bicos de injeção indireta tudo isso para garantir o máximo de eficiência também tem duplo comando agora a variação é tanto na admissão quanto na exaustão e tem mais coisa ainda que nesse motor pessoal esse motor ele tem uma série de coisas evolutivas como por exemplo a bomba d'água desse motor ela elétrica agora não usa mais o sistema de correia portanto isso alivia o peso do motor disponibilizando mais potência o carro e até mesmo economia de combustível o motor vai de 169 cavalos na gasolina até 177 etanol agora curiosamente o torque é sempre igual de 21,4 quilograma força metro junto com esse motor aí tem mais uma outra novidade o câmbio é o cvt mas não é o cvt que a gente conhecia antes pois ele ganhou aqui uma engrenagem de partida então quando o carro arranca é como se ele tivesse engatada uma marcha de verdade depois essa engrenagem desacoplado ele começa a funcionar como câmbio cvt aí tem uma jogadinha de marketing da Toyota que a Toyota fala que ele simulou 10 marchas mais pessoal quando o câmbio cvt simular 7 8 9 e 10 da tudo na mesma o diferencial aqui mesmo é a engrenagem de partida que não dá aquela sensação de patinagem que a gente tem normalmente nos outros câmbio cvt se avaliar o espaço do banco traseiro eu procurei ser super criterioso na metodologia então que eu fiz sentei no banco do motorista dos dois modelos coloquei o banco o máximo pra baixo possível encontrei a posição ideal inclusive com altura e profundidade do volante e encosto vamos ver como é que fica o espaço nos dois carros atrás agora aqui atrás do Corolla a gente consegue ver um espaço interessante do joelho até o encosto a movimentação de pés é boa não chega a ser ruim a gente tem uma boa acomodação do corpo aliás o carro é muito confortável novidade aqui no Corolla é que os encostos de cabeça agora são fixos mesma coisa que acontece lá no Civic só que a gente observa que não tem muito espaço a distância em relação à que a cabeça do teto pra mim tá quase encostando a gente também tem um porta-objetos aqui na porta na extensão do console não temos saída de ar condicionado aliás nenhuma versão do Corolla oferece essa saída de ar condicionado nem tomar dinheiro 12 volts ou tomada usb ali temos a alça de segurança aqui no teto com um ganchinho mas nós não temos iluminação independente atrás pra você fazer uma leitura que tem essa luz aqui central que se você acender acaba atrapalhando o motorista e temos o descansa braço com dois porta latas aqui então do ponto de vista de conforto é muito bom o espaço poderia ser um pouco melhor já de cara eu posso dizer que aqui no sítio que o negócio é bem diferente você tem menos conforto e mais espaço vocês conseguem ver que a distância que de joelhos é maior movimentação de peças também é mais ampla que nos civis e até mesmo a altura em relação ao teto é maior porém o conforto é menor porque o banco ele é um pouco mais baixo e não apoia o direito às pernas e também o suporte do banco nas costas não é tão confortável possível que tem mais espaço no porta objetos da porta também tem o descansa braço com os dois porta latas só que descansa braço fica um pouco mais para baixo então ele não tem uma ergonomia assim tão gostosa quando a gente encontra no Corolla detalhe aqui no sítio que nós temos saída de ar traseira aqui nessa versão e xl porque dá e x para baixo não existe esse recurso de toda forma aqui está presente também não temos tomar dinheiro 12 volts o porta usb para você poder fazer a ligação de alguma coisa outro detalhe o túnel trazer aqui no Civic é um pouco mais alto que no Corolla então quem vai aqui na posição central acaba encontrando esse desconforto temos aqui a alça de segurança no teto mas a iluminação mais uma vez é só a iluminação central ali não temos luz de leitura individual para quem está na parte traseira porta malas também é outra coisa bastante importante quando a gente considera a sedam e aí como é que funciona a abertura nos dois carros nós temos botões nas tampas para você poder acionar e os dois carros e também consegue abrir pelas chaves e telecomando agora olha só abrindo Civic e abrindo Corolla já percebendo que o siv que ele não abre muito porta malas já o coral ele abre um pouco mais então você está carregando alguma coisa fica melhor aqui pra você conseguir fazer a abertura final da tampa do porta malas já no Civic si tem que levantar todinha ela agora quando a gente vê os dois porta malas abertos parece que as duas montadoras gostam de errar juntas nas mesmas coisas os dois carros têm essa dobradiça do tipo pescoço de ganso que invade o compartimento poderia ser uma planta gráfica né a boca do porta-malas a gente também mediu elas são praticamente iguais então não há muita diferença quanto ao espaço para as coisas conseguir entrar lá dentro os dois carros têm iluminação no porta malas uma parte mais central ali que a gente não consegue ver com muita facilidade agora os dois carros não tem por exemplo aquelas chris gane xx na lateral para você fixar sacolinhas de supermercado e isso acaba ajudando no dia a dia no quesito capacidade a gente tem o seguinte 519 litros aqui no Civic e 470 que no Corolla então em função de espaço conseguimos ver um porta malas maior no circo outra coisa legal os dois carros vocês conseguem rebateu os bancos traseiros mais no Civic que você consegue fazer isso diretamente pelo porta-malas no Corolla só indo atrás apertando o botão e fazendo rebatimento agora tem um detalhe importantíssimo aqui em favor do Corolla eu vou lembrar que o Corolla usa um pneu de estepe integral não é um pneu igual ou de rodagem porque ele é um aro 16 mas ele é um pneu integral quando se usar o pneu de estepe não vai ter dirigibilidade alterada já no Civic é aquele pneu fininho que a gente já explicou muitas vezes porque a gente não gosta dessa solução antes de dirigir que o Corolla vamos às nossas considerações iniciais chave presencial partida por botão eu vou destacar também o cinto de segurança sei que tem ajuste de altura junto com cinto de segurança também temos volante com altura e profundidade banco do motorista com altura dessa forma as suas justas são todos os manuais ea gente consegue encontrar uma posição bastante confortável e agradável aqui ao volante do Corolla outras coisas que a gente também pode atacar é o ar condicionado digital e automático porém de simples zona 1 o volante novo muito mais bonito do que o anterior inclusive ele tem um acabamento bem interessante os botões são colocados aqui na parte frontal o lado esquerdo a gente controla funções além do painel lado direito nós temos aí o controle de cruzeiro e que na parte mais inferior nós temos os botões para interagir ali com a central multimídia que por sinal é nova no Corolla mas é bastante parecida a central multimídia que a gente já viu e na rádio e 49 a rav 4 e também no prius aí com que recebeu um face lift recentemente no mercado nós temos aqui os controles elétricos dos vídeos com um simples toque para abertura e fechamento de todos os vidros os espelhos e até mesmo a função de rebatimento dos espelhos caso você tenha que sair uma garagem um pouco mais estreita com destaca também o ajuste de altura do facho do farol que é uma coisa que nem sempre a gente encontra em carros aqui dessa categoria sobre a central multimídia pessoal é essa central aqui ela ficou melhor do que a anterior aí do o Corolla nela um pouco mais rápida ela tem botões físicos e também tela touchscreen então você consegue direto na função que você quer mas ela não é super sofisticada tá ela já não tem gps embarcado tem o espelhamento android alta e há pouco play caso você queira fazer esse tipo de navegação e tem as funções principais que a gente pode dizer assim as necessárias mas ela não é super sofisticado e eu também vou destacar que o espelho que também tem a função de rebatimento automático que a gente chama de autocromo fotocrômico como vocês preferirem que em vez de até aquele pec pec que muda a posição no espelho e recentemente tem um botão que escurece automaticamente você tem aí uma incidência de luz do carro que vem atrás de toda forma o que eu posso dizer que o acabamento é muito bom o banco é bastante confortável ea gente percebe uma ergonomia bem interessante aqui e com os botões aqui do lado esquerdo o volante a gente interage muito bem ali com as funções do computador de bordo que estão vendo a gente tem ali o velocímetro analógico conta giros analógico só que do lado direito nós temos ali a tela digital onde você consegue fazer a integração com todas essas funções aliás essa tela é bastante parecida com aquela que a gente já viu tanto no kerry quanto no prius aliás você faz parte dessa plataforma tng a de interação que acaba sendo um pouquinho mais digamos assim amigável mais usual aí pro o cliente bom para o usuário do carro bom para a nossa manobra no momento se engata a ré seja ver aqui a imagem da câmera de representar aliás você tem um modo de visão diferente esse é o modo padrão aí nós temos um modo que é uma espécie de grande angular que se consegue ver melhor as beiradas principalmente com você tem carro se aproximando e você tem um outro modo que você pode escolher o tipo de linha de guia que sequer essa que ela mostra aquele limite de rotação quando você esteja completamente o volante já esse outro mostra a proximidade do carro e esse aqui ele é até dinâmico então não me à medida que você vira o volante ele vai mostrando para onde o carro está indo detalhe importante estar pessoal não tem sensor de estacionamento dianteiro e traseiro então tem que ficar prestando atenção na câmera pra fazer a manobra hora você está se aproximando destaco volante tem assistência elétrica isso é muito bom porque ajuda a economizar combustível e também ajuda a ser mais leve as manobras então a gente consegue ver que a câmera de ré e funcionou muito bem mas sempre atenção a ela porque não vai ter gripe nos obstáculos como é que o carro se comporta que nos tachões lembrando temos um pneu aqui de perfil 45 uma linha que estações a suspensão é boa é firme o isolamento acústico é muito bom mas a gente percebe que a suspensão está bem mais firme do que o Corolla anterior Corolla anterior era mais suave tom aqui ela está mais durinha gente sente que copia mais ali a o tacham de toda forma é muito consistente e isolamento acústico funciona muito bem vamos ver como é que o carro ficou na lombada no passado 30 por hora pra ver se a frente com mais baixa mas atuando como é que ele está aqui na lombada sertã na velocidade em 30 a área passou fácil em passou fácil na primeira não bateu e arrastou nada passou muito bem nenhum barulho maior aqui dentro tom para a segunda ou a gente sabe que essa aqui é um pouco mais difícil também no 30 nos 30 quilômetros por hora certa na velocidade a quinta e olha pessoal de uma raspadinha na frente do carro nada muito sério mas eu sentia raspada que de toda forma passou na lombada com certa tranquilidade vamos ver agora um bom crédito como é que fica o isolamento acústico do carro muito bom isolamento acústico de ser a lombada 30 por hora de novo uma raspadinha suave lá na frente nada muito provocante mas ele a raspadinha a gente percebeu aqui que o carrasco um pouquinho agora vão para a quarta e última lombada 30 por hora raspou também um pouquinho o carro não chega a bater nele raspa de toda forma a gente percebe que a suspensão apesar de firmino o tacham aqui ela consegue até que absorver bem a irregularidade do piso e não senti o carro balançando muito carro se mantém confortável uma linha o carro aqui com o lado direito da guia e vão pra nossa manobra de fim de rua viram todo o volante olha tive a impressão dele virão mas pouquinho a coisa mais que 90 graus tem que prestar atenção que não tem sensor nem dianteira e traseira mas a câmera de ré acaba ajudando bastante como será que o carro fazer a manobra de ré ea gente saiu quase que alinhado com a rua sair um pouquinho pra esquerda que a gente pode dizer aqui que o raio de giro o diâmetro de giro do Corolla não é tão grande assim por um agente leva em consideração isso aqui é um sedã médio então manobrar o carro tirando a ausência dos sensores que emitem os sinais sonoros que acaba ajudando é bastante tranquilo suspensão é macia no geral ela só fica um pouco mais dura quando o obstáculo é um pouquinho maior a frente do carro não é tão baixa ainda que ele tenha raspado nas lombadas em dia teve carros que rasparam muito mais ou bateram muito mais a gente pode dizer seguramente que essa suspensão está bem adaptada para o brasil obviamente guardada as devidas proporções e limites mas que o cliente não vai achar nem problemas de fragilidade e também nem vai achava muito dura sendo assim um pouco mais confortável outra mudança muito importante nesse carro e escambo cvt agora ele tem uma engrenagem de partilha quando se arranca com o carro ele não dá mais aquela sensação de patinagem que você normalmente têm nos carros cbt não quer dizer que o carro está patinando quer dizer que lhe dá uma sensação que eu vou fazer que eu tenho uma subidinha eu vou parar o carro e vou sair com ele pra gente ver se dá uma certa diferença até acelerar um pouquinho mais um ó vocês podem perceber olha o comportamento do giro do contagiros ele é muito mais parecido com um câmbio automático ou até mesmo um câmbio manual vou repetir o procedimento aqui pra gente poder prestar bastante atenção olha só saindo com o carro está vendo que o contagiros não sobe daquela vez ele vai sim de forma mais progressiva isso esta engrenagem de partida que te dá mais conforto dá mais confiança na saída do carro e obviamente também deve ajudar bastante numa eventual aceleração mais forte principalmente dizer assim agora a gente diria que o Civic mais antes as nossas tradicionais considerações também sistema de chave presencial partida por botão ela também conta que com o cinto de segurança com ajuste de altura o volante também tem ajuste de altura e profundidade e o banco também tem ajuste de altura manual nesse ponto os recursos são parecidos quando o Corolla porém eu já vou destacar pra vocês que nos iv que você tenha a sensação sentar mais baixo então ele te dá uma sensação mais esportiva porém quem está procurando procurando por conforto talvez não goste tanto acho o Corolla melhor no Corolla tem uma posição mais confortável mais ergonômica aqui você tem mais essa posição digamos assim pilotagem é uma cima a sensação de cockpit que no carro o Civic também tem volante multifuncional lado esquerdo que controla as funções do do painel lado direito que nós temos o controle de cruzeiro só que aqui já começa a ver algumas diferenças no que diz respeito ao painel que está na frente do motorista essa versão aqui não tem ponteiros analógicos a gente tem uma tela gráfica ali na frente aonde você consegue acessar diversas informações do computador de bordo se tem ali o contagiros na parte mais externas têm o velocímetro então você tem uma tela muito mais bonita muito mais moderno em vez de usar aí o tradicional ponto eu nem outra coisa também que eu já vou destacar é a presença do ar condicionado digital automático de dupla zona então você tem uma temperatura para o motorista independente da temperatura do passageiro se pode fazer ajustes diferentes ou simplesmente sincronizar as duas temperaturas e isso é mais conforto principalmente para casais também vai fazer um parêntesis importante aqui na organização dos civis tem gente que não gosta tem gente que gosta na minha opinião eu gosto essa e se essa disposição de console que esse carro tem ele tem um console aqui mais superior na parte inferior aqui em baixo e tem uma uma outra área para você guardar coisas né e inclusive com a porta usb para você poder fazer a conexão do celular com android alta e há pouco play que se tem os compartimentos no saque na lateral que são muito úteis para você colocar smartphones e moedas então eu gosto desses dois consoles em desnível e também essa parte central aqui onde você tem aqui dois porta latas ou dois porta-copos e também tem descansa braço com mais um compartimento aqui eu acho essa organização muito legal é importante destacar o siv que tem freio de estacionamento elétrico não que isso seja uma grande vantagem sobre o acionamento manual do Corolla só que aqui nós temos a função break road e isso faz diferença porque se está no trânsito pesado aperto brick road se pode tirar o pé do freio e o carro não se move então isso é a principal diferença não tanto acionamento mas a função do break road que é mais legal o carro também tem é que os botões dos vidros com um simples toque abertura e fechamento também temos a função do rebatimento dos espelhos como a gente encontra no Corolla e as demais funções elétricas mas a organização de consoles do sig que me agrada mais eu achava mais versátil a gente consegue guardar mais coisas aqui acomodar melhor e o sistema de ar condicionado bisoni além do freio de estacionamento elétrico acrescenta mais versatilidade é o civic não esquecendo também o painel totalmente virtual ali que é um item de modernidade bem mais interessante só que a gente não esquecer a central um time do Civic também é mais completa aí do que a do Corolla e nesse caso nós já temos um vídeo no canal quando a gente testou a oscip turim a gente fez um vídeo bastante detalhada central eu posso dizer que essa central é praticamente igual àquela que a gente testou tem umas pequenas diferenças mas o funcionamento os recursos são praticamente os mesmos é e aí essa central é bem melhor do que a do Corolla em matéria de recursos e o espelho o tom cômico também está presente aqui no cic como acontece lá no Corolla pode dirigir que o siv que eu vou destacar que o carro também tem câmera de ré com modos diferentes de visão um grande angular um modo normal um modo mais perto ea gente consegue ver aqui também que nós também temos a linha de guia só que detalhe interessante esse carro tem sensores dianteiros e traseiros e isso ajuda bastante na hora de fazer as manobras porque além da imagem da tela você tem os sensores que te ajudam aí na hora que você está se aproximando dos obstáculos mesmo que não seja prestando atenção na tela você vai conseguir perceber o obstáculo por conta do sensor de estacionamento lá e isso faz toda a diferença na hora aí de você fazer manobras principalmente lugares mais apertados o que você não está enxergando muito bem até por conta de luminosidade vamos ver como é que o carro se comporta agora nos tachões lembrando que o sítio de um pneu um pouquinho mais alto do que o Corolla bom suspensão também é bastante consistente o isolamento acústico é muito legal agora aqui no Civic  que o tacham foi um pouco mais suave do que no Corolla é Corolla a gente sente um pouco mais aqui a gente sentiu menos o tacham sair deve ser até por conta da diferença do pneu vamos fazer um teste aqui na lombada 30 por hora vamos ver como é que o carro se sai aqui na lombada vamos acertar que a velocidade em 30 por hora vamos lá a primeira lombada passou numa boa não bateu não raspou mesma coisa que o Corolla foi bastante tranqüilo com minha segunda lombada que é um pouquinho mais difícil que o primeiro acertar velocidade aqui em 30 vão lá 30 também raspou bico como aconteceu aí Corolla a gente percebeu que a suspensão é o que mais baixo mas ele deu aquela raspadinha vão ver um bom crédito agora como é que o carro se sai o isolamento acústico vai muito bem e vão acertar velocidade é que em 30 na lombada aqui a gente já percebeu que a frente do Civic bateu mais do que do Corolla nitidamente o circo é mais baixo bom pra quarto e último a lombada vamos cetac nos 30 por hora também raspou mais do que o Corolla não muito mais mais responsável mais e aqui nos desníveis do crédito que eu posso dizer já que a suspensão do circo é um pouco mais dura a gente percebe que ela copia mais o desnível do chão nesse ponto o Corolla é um pouco mais confortável e o Civic um pouco mais firme como agora aqui pra nossa manobra de fim de rua carro alinhado com o lado direito da guia vamos virar tudo volante olha pessoal tive a impressão do siv que virá um pouquinho mais que o Corolla vamos fazer a manobra aqui o volante com assistência elétrica também bem macio para você poder fazer a manobra não pessoal que é possível que os um pouquinho mais de espaço que o Corolla aqui nessa manobra mas a diferença é bem pequena não é muito grande mas a mínima diferença dessa forma que a gente pode dizer no que diz respeito a manobrabilidade o city vai um pouquinho melhor porque ele tem os sensores dianteiros e traseiros a suspensão do civic se mostrou um pouco mais firme no que diz respeito à ondulações do piso eo bico do carro um pouquinho mais baixo é muita diferença não as diferenças são pequenas mas elas existem então o coral é mais confortável nível porém o sig que acaba sendo um pouco melhor no que diz respeito a passar encaixam mas tudo muito próximo um do outro inclusive que tenha transmissão continuamente variável sem o recurso da engrenagem de partida mas ela é muito bem ajustado até mesmo em relação a outras transmissões certeza que a gente já viu aí no mercado vamos fazer o testezinho aqui pra ver se dá muita diferença do Corolla vou parar o carro aqui na subida e vou dar aquela aceleradinha vamos ver como é que o carro se comporta a morte vocês podem ver que um giro quando você dá essa acelerada ele sobe um pouco mais isso é característica da transmissão cvt é muita diferença não mas ele sobe um pouco mais vamos repetir de novo aqui para no carro vão acelerá la depois ele é que ele começa a funcionar de forma mais linear mas você percebe essa subida à i que acaba sendo digamos assim o ponto que incomoda um pouco os motoristas que quando você faz uma aceleração muito consistente na estrada essa subida de giruá ela se torna muito rápida e dá a sensação da patinagem não está patinando é característica do cvt de toda forma aquela engrenagem de partida acaba fazendo diferença em favor do Toyota Corolla com o Civic lxl aqui nesse comparativo nós aproveitamos o carro para testar mais um equipamento da fa a fitec e nós estamos falando do shift power equipamento que nós já testamos no passado lá no comparativo do golf gti com o volvo ver 40 só que aqui tem uma novidade muito legal o pessoal nós testamos a versão 4.0 do shift power e o que ele tem de novidade ele continua funcionando igual àquele que nós testamos no passado então ele tem aos modos de condução o botão que fica ali no painel onde você consegue configurar o modo até mesmo modo manobrista ou bloqueio do pedal do acelerador completamente a grande novidade agora é que a versão 4.0 permite integração com seu smartphone quer seja ele android o s no caso do iphone e aí você baixa um aplicativo com esse aplicativo você consegue fazer muito mais coisas além de você configurar os modos diretamente do seu smartphone através de uma interface bluetooth você também consegue configurar os modos com mais precisão se consegue escolher a porcentagem exata que você quer em cada modo de atuação tem mais novidade você também tem gráficos diferentes você consegue trocar o histograma do gráfico para que ele tenha uma atuação linear uma atuação logarítmica e dessa forma a resposta do pedal também muda e outra novidade muito legal quando você configura o modo manobrista lá no seu smartphone ele tem um reconhecimento automático então se colocou o carro modo manobrista ou na hora que você sai do carro com o seu smartphone ele automaticamente entra no modo manual está quem pegar o carro a partir daí fica com aquela programação do pedal limitado no momento que você retorna ao carro com o seu smartphone ele desabilita o módulo b se você consegue usar o seu carro normalmente ou até mesmo no modo que você já havia deixado configurado e existe uma proteção para a mesma pessoa tem do botão no carro ela não consegue tirar o carro do modo manobrista se ela não tiver lá o smartphone configurado que inclusive tem um processo de senha para evitar violações e outras pessoas conectadas no seu equipamento sem a senha de segurança  como vocês estão vendo o shift paulo 4.0 evoluiu ficou muito legal aqui nesse caso nós testamos e inclusive temos um vídeo no canal detalhado mostrando tudo isso que nós falamos na prática funcionando a instalação continua sendo simples você mesmo consegue fazer em casa mas se você quiser usar o instalador você também pode pra ficar com acabamento ali mais bonito e vale a pena conferir aqui o equipamento já está disponível aqui possível e 2020 também em aí para o novo Corolla é só você consultar o pessoal da fatec usar o equipamento que fica bem divertido dirigir o carro aqui com novo recurso agora chegamos na parte do vídeo que provavelmente você internauta deve estar esperando muito vamos colocar os dois carros em uma arrancada de 0 a 100 para saber qual deles que vai melhor nesse quesito afinal de contas quem não gosta de desempenho e o Corolla trouxe uma série de novidades é o câmbio aí com a engrenagem de partida vamos ver se isso aí faz diferença lembrando também que esse motor aqui um pouco mais potente que o do cifft outra coisa importante e vamos fazer um teste de consumo com os dois modelos afinal de contas muita gente quer saber como é que ele se comporta neste teste de consumo vamos usar gasolina porque mesmo a gasolina não sendo mais vantajosa financeiramente falando aqui no estado de são Paulo onde nós estamos a gente entende que a gasolina é mais usada pelo brasil dessa forma vamos levar uma informação mais genérica e também à gasolina nos dá maior autonomia com os carros portanto vamos fazer os dois testes vão ver como é que os dois comportam lembrando que o teste consumo será prioritariamente de estrada uma pessoa em cada carro e ar condicionado ligado conforme o previsto o Corolla acabou sendo um pouquinho melhor ainda a aceleração de 0 a 100 em relação ao Civic afinal de contas temos um motor um pouco mais potente aqui também com mais torque e não podemos esquecer aqui o câmbio cvt tem uma engrenagem de partida dessa forma ele consegue aproveitar melhor o rendimento do motor agora cabe destacar a diferença não foi tão grande assim e a média de consumo também deu a lógica olha só a gente teve um percurso de aproximadamente 30 quilômetros como sempre existe uma pequena diferença de hodômetro de carro para carro civil que marcou 30,1 e o Corolla marcou 30,4 quilômetros por litro a média do Corolla foi de 17,1 e é possível que 16,7 como vocês podem ver os números são bastante próximos agora porque deu a lógica porque o Corolla foi melhor primeiro no Corolla nós temos um motor mais moderno de ciclo é de kingson a gente sabe que esse ciclo é mais eficiente para consumo de combustível e não por acaso que os carros híbridos usam esse ciclo e já o siv que usa um ciclo otto que é mais indicado é ir para performance e também temos outra coisa importante o Corolla tem duplo sistema de injeção injeção direta em injeção indireta e o câmbio do Corolla também é um câmbio mais moderno mas de toda forma a gente consegue ver que os números foram bastante próximos entre os carros com uma pequena vantagem para o Toyota Corolla mais uma vez a gente contou com o apoio da múltiplas corretora de seguros para saber como é que fica o seguro dos dois modelos obviamente a gente pegou um perfil de um cliente que é comprador desses dois carros homem casado na casa dos 55 anos e olha só o Corolla teve uma franquia que variou e de dois mil e trezentos reais a 6 mil e cem reais no Civic a franquia varia de 2.300 a 6.700 um pouquinho acima o seguro do Corolla variou de 1900 a três mil e seiscentos reais já o Civic variou de 2 mil e 200 a 4 mil reais como vocês podem ver os números são bastante próximos mas o caso de seguro é muito específico que vai variar de cidade para cidade pessoa para pessoa toda forma a gente viu uma pequena vantagem aqui o Toyota Corolla outro ponto muito importante é que é a questão do pós-venda como é que fica um depois com esses dois carros para isso a gente juntou o valor das revisões até 60 mil quilômetros e olha só o Civic juntando todas as revisões da 4722 já o Corolla é bem mais em conta 3872 foram quase mil reais diferenças no plano de manutenção preventiva dos carros e tem mais coisa o siv que tem três anos de garantia e o Corolla pela primeira vez um carro da Toyota tem cinco anos de garantia total dessa forma a gente consegue ver uma clara vantagem para o Toyota Corolla quando o assunto é garantia e pós venda e assim nós vamos concluir mais um super comparativo que você só encontra aqui no nosso canal comigo Jorge augusto então vamos às considerações finais bom pessoal até o presente momento em todos os comparativos que nós fizemos eu nunca encontrei dois carros tão próximos no resultado final como eu vi aqui nos dois modelos tanto no Civic que quanto no Corolla bem diferente do que aconteceu aí com os irmãos maiores o acolhe o kerry que era o mundos completamente diferentes aqui os dois carros estão verdadeiramente muito próximos quais são as considerações que eu posso fazer aqui um sítio que se destaca em algumas coisas como por exemplo o design é um design mais arrojado mais moderno por assim dizer com essa linha que sugere um cupê ea dirigibilidade dele o acerto de suspensão do volante dá um carro um pouco mais esportivo para quem gosta dessa coisa da condução não estou dizendo que o corolla fica muito atrás mas o city que se destaca por outro lado quando o assunto é conforto e eficiência no geral o Corolla também se destaca um pouco nesse sítio de novo não estou dizendo que o silvio está muito atrás a gente consegue perceber isso um pouco mais no corolla então vocês me perguntaram qual carro que eu compraria pois bem eu vou ser muito sincero pra vocês se não fosse esse Corolla eu jamais compraria um Corolla não porque o carro é ruim pelo contrário o carro é muito bom ele prova isso nos números de venda mas eu nunca gostei do visual do Corolla sempre achei o visual do Corolla que deixava um pouco a desejar mas esse carro aqui mudou e mudou bastante a minha opinião não quer dizer que escolherei o Corolla porque o Civic também tem muitas coisas legais hoje eu não teria uma resposta clara pra dar pra vocês de qual desses dois carros e eu compraria porque eles estão verdadeiramente muito próximo então seria uma coisa muito pessoal que teria que ser analisada com um pouco mais de detalhes em função da preferência de cada pessoa de toda forma temos dois super competidores aqui Corolla melhorou e melhorou muito circo ainda continua sendo um excelente carro na categoria mas eu diria pra vocês temos aqui o empate técnico entre os dois carros gosto do nosso trabalho quer ver mais comparativos como esse favor deixa o seu like afinal de contas é assim que a gente média sua satisfação com toda essa dedicação que a gente tem sempre que levar uma informação completa pra vocês se vocês não se inscreveram por favor façam isso afinal somente aqui no nosso canal e comigo Jorge augusto que vocês sempre encontram os comparativos mais detalhados e completos para vocês complicado é ideal para quem quer complicar a ideal para quem quer comprar se precisou vender ou comprar acesse hoje mesmo comprar o caça se comprecar.com.br    

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