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Comparativo: HB20 x Polo (Arrancada)

Este vídeo veio para atender a vários pedidos dos nossos internautas que gostariam de ver a arrancada de 100 metros entre o Volkswagen Polo Highline 1.0 TSI, e o Novo Hyundai HB20 Diamond Plus 1.0 TGDI. Ambos os modelos utilizam motor 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta, e câmbios automáticos de seis marchas.

Hoje o comprecar tv vai atender de uma só vez vários pedidos de nossos internautas
sempre disseram porque vocês não filmam à noite hoje nós faremos isso e mais legal
do que uma filmagem nós vamos fazer o tira-teima de um importante comparativo vocês lembram
da disputa do Hyundai HB20 com Volkswagen Polo pois bem hoje é o dia do tira-teima
e não é em qualquer lugar nós vamos fazer isso numa pista de arrancada com toda segurança
e infraestrutura você sabia que Sorocaba tem uma pista de arrancada pois bem nem eu
sabia que tinha e a gente descobriu aqui em Sorocaba uma pista muito legal 450 metros
200 de aceleração 250 de frenagem como vocês estão vendo iluminada à noite pessoal estamos
falando da arena Carnelós o nosso novo parceiro que vai ajudar a gente aí em muitos vídeos
e começando por esse onde a gente vai fazer um tira-teima como vocês sabem houve uma
polêmica aí interessante quanto a medição aqui do Hyundai HB20 Diamond Plus que a gente
nem chegou a colocar o drag racing por causa da divergência pois bem hoje nós vamos fazer
um teste dos carros aqui na pista já fizemos a medição que vocês vão ver aí no vídeo
que a gente usou lá Tork One nosso parceiro e nesse vídeo de hoje vocês vão conferir
todo esse tira-teima aqui com a gente no Comprecar TV mais uma vez voltamos aqui na Tork One
nossa parceira aqui na cidade de Campinas que vai ajudar a gente a fazer aferição
novamente aqui dos dois carros lembrando que esse daqui é o carro que a gente já usou
lá no outro vídeo a Volkswagen mandou exatamente o mesmo carro já esse foi um outro HB20 afinal
de contas a inconsistência que a gente mediu foi no HB20 e hoje a gente vai fazer o tira-teima
aqui na Tork One em Campinas acabamos de tirar o Polo aqui do dinamômetro da Tork
One e vamos para os resultados mais uma vez olha só o Tower tudo bom Tower, beleza Jorge
tranquilo Tower vocês já conhecem do outro vídeo que a gente fez aqui do comparativo
do Polo do HB20 que a gente fez as medições teve muita coisa legal lá né bacana inclusive
você identificou que o HB20 tinha um número que não batia um número maior né tinha
2 kg de torque a mais mais do que o declarado e potência também potência também mas
a gente já vai falar do HB20 primeiro a gente vai falar aqui do Volkswagen Polo primeira
coisa coisa olha pessoal quando a gente voltou aqui na Tork One o Tower chegou aqui pra mim
e falou Jorge tem história para contar do Polo para você falei como assim é o mesmo
carro que a Volkswagen mandou como é que é a história Tower é esse carro ele teve
uma alteração né uma atualização de software tanto de motor quanto de câmbio né era uma
reclamação corrente do pessoal que proprietário de Polo esse carro ele tinha um avanço de
ponto muito alto avanço de ignição muito alto então ele fazia aquele barulho de castanhar
parecido com motor a diesel né isso era uma coisa que incomodava bastante inclusive a
Tork One chegou a fazer na época por conta própria um software para diminuir um pouco
isso daí né porque como a gente colocava mais potencia nos carros tinha que tirar isso
aí mas agora a Volkswagen acabou lançando essa atualização né finalmente e mudou
muita gente fala que melhorou bastante o consumo mas fica sempre aquela dúvida no ar se alterou
ou não a potência então a dúvida hoje como vocês iam fazer vocês vão fazer o
teste na verdade então a gente quis conferir se realmente essa atualização trouxe ou
não alteração da potência de forma a saber o que vocês vão ver na prática lá depois
pessoal como vocês estão vendo eu não sabia disso eu descobri isso aqui mais do que isso
esse carro não tá igual a outra vez né ah sim sim sim ele está na gasolina né vai
ser com gasolina mas ele ganhou atualização ganhou atualização de software tanto de
motor quanto de câmbio então ele aquele carro que a gente mediu que apesar o mesmo
veículo não é a mesma calibração esse carro tá com a calibração nova calibração
nova esse software da Volkswagen saiu mais ou menos quando saiu aproximadamente 60 dias
atrás pessoal isso foi depois que a gente gravou os carros tá pessoal então apesar
de ser a mesma unidade da Volkswagen ele está com essa alteração de software agora pergunta
essa alteração na sua visão pessoal você que é o cara o tal ele é o cara da engenharia
da Tork One mas ele é responsável também pela calibração e ajuste fino de tudo que
acontece aqui então ele tem muita experiência nisso na sua experiência isso pode interferir
no desempenho eu acredito que não acredito que não interfira porque assim a montadora
por lei ela não pode sair alterando a potência do carro senão teria que fazer uma nova homologação
então é eles não vão eu acredito que a Volkswagen não iria alterar a potência desse
carro eles iriam corrigir somente o problema mas de forma a manter a potência para não
enfrentar nenhum problema como já existiu problemas aí de carro que saiu com potência
que não bateu não vamos entrar na polêmica vamos voltar aqui para o assunto do polo exato
sem polêmica pessoal eu acredito que vai manter a potência e não vai perder desempenho
então só ajuste fino do negócio isso lembrando que nós não medimos ainda pode ser que eu
esteja errado também e a gente vai falar aqui e aí qual foi o resultado que a gente
teve aqui bem aqui a gente teve exatamente o que a gente teve na medição anterior pré
atualização 111 cavalos na roda 121.3 cavalos no motor com 20.7 que a gente tem de torque
justificando aqui o nome 200 tecidos 200 newton de torque então aqui quando a gente fala
que esse carro tá com gasolina gasolina isso está batendo com medição que a gente fez
do outro Polo exatamente batendo com a medição lá do Polo vermelho do vídeo passado pelo
que você viu aqui essa atualização não mexeu em nada mesmo não medimos não o que
gente mediu aquele dia a gente mediu 110.8 tal mas essa variaçãozinha de fração de
cavalo é comum por causa do ambiente normal temperatura pressão atmosférica nada de
alteração profunda nada de alteração que justifique aí uma diferença nos tempos né
pessoal Polo tá um relógio agora é hora de colocar o HB20 aqui dentro para lhe dar
o veredito e vocês devem estar curiosos para saber o que que aconteceu com
esse HB20 afinal de contas lá no nosso outro vídeo a gente constatou que o carro tinha
um pouco mais de torque e potência do que a ficha técnica dizia e quem vai dar o veredito
é o Tower olha a responsabilidade em Tower e aí o que que aconteceu com esse que é
outro HB20 esse é outro HB20 e para surpresa nossa esse ainda deu um pouquinho mais do
que aquele que a gente tinha medido da outra vez então tá com mais potência e torque
do que o que a Hyundai tá falando é cerca de 1 kgfm a mais do que a gente tinha medido
então em comparação com o declarado tá dando quase 3 kgfm a mais desse exemplar aqui
vamos ver os números aqui na tela aqui que nós chegamos aqui de resultado então Tower
vamos lá na roda medimos 113 cavalos 113.4 e no motor aqui calculado pela perda do nosso
software do dinamômetro 123.5 cavalos com 20.2 kgfm de torque para ficha técnica que
tá falando 17.5 tem uma diferença expressiva né uma diferença de quase 3 kgfm né então
portanto dá para dizer que a Hyundai está vendendo uma coisa entregando um pouco mais
do que está vendendo ou não dá para cravar aí não dá para cravar assim na montadora
é medido geralmente no software de no dinamômetro de bancada né então não tem essa perda
da transmissão da roda aqui é uma potência estimada então o que a gente tem assim de
mais noção é a potência de roda e a potência do motor estimada pelo dinamômetro mas em
comparação com outros carros que a gente mede e bate como foi o caso do Polo né então
a gente pode falar que sim esse carro tá entregando mais que o declarado um pouco mais
que o declarado um pouquinho mais que o declarado dúvida esclarecida aí para vocês pessoal
e olha só o Tower colocou aqui o gráfico do primeiro HB20 aquele vermelho que a gente
ficou para esse e aí Tower o que aconteceu aqui nesse gráfico então como a gente pode
observar aqui né uma diferencinha de 3 cavalos quase 3 cavalos e meio na roda né lembrando
que o de hoje é esse aqui o de hoje é o de cima isso aquele primeiro vermelho que
a gente mediu deu 110 cavalos na roda exato e esse 113.4 e no torque nós já havíamos
medido aqui 19.5 kgfm e hoje medimos 20.2 kgfm ou seja quase 1 kgfm a mais de torque
de um exemplar para outro agora ele vai mostrar para a gente o gráfico deste carro medido
hoje para o Volkswagen Polo medido hoje esse gráfico aqui do HB20 versus do Polo medido
hoje tem muita curiosidade aqui para ser explicado vamos começar com a potência de roda eu
tô vendo aqui que eu HB20 com potência de roda foi melhor do que o Polo é isso mesmo
exatamente vamos falar aqui em pico de potência né o HB20 teve 3.4 cavalos a mais né não
2.4 cavalos a mais 111 do Polo 133.4 do HB20 só que o HB20 ele dá a melhor potência
com giro mais alto exatamente o polo consegue atingir uma potência um pouco antes isso
a gente vê nitidamente nas curvas por exemplo aqui de motor né a gente vê que a curva
do HB20 ela tem um buraquinho aqui na de potência que sobe né então gente vê que a curva
do HB20 ela vem ela dá uma estabilizada aqui depois a partir daqui dos 3.900 aproximadamente
ele começa a crescer mais enquanto a do Polo né ela vem bem mais estável mais cheia nesse
ponto aqui por exemplo a gente colocou o cursor dá uma de aproximadamente 8 cavalos nessa
faixa de rotação aqui então embora a gente está falando de potência máxima né que
a gente vê que o HB20 vai até um pouquinho melhor que o Polo aqui em cima mas a potência
média do Polo aqui nessa faixa de rotação é bem mais alta e principalmente principalmente
o torque aqui chega dar coisa de 6 kgfm de diferença nessa faixa intermediária também
eu tô vendo aqui que os picos de torque eles são relativamente próximos tem uma diferença
pequena só que o poro atinge o torque máximo antes do HB20 exatamente e a gente vê aqui
na curva verde que ele sustenta mais o toque máximo principalmente na baixa e média rotação
o Polo aqui se sai bem melhor ao HB20 aí se a gente pegar aqui na potência de pico
aí é muito parecido então se a gente falar só em número sem olhar gráfico acaba ficando
muito empatada a coisa Tower na sua opinião na hora que a gente colocar os dois carros
no drag racing o que que vai acontecer tá difícil de saber aqui o que que vai acontecer
vai depender muito também da maneira que se faz ali na hora de sair porque com esses
carros automáticos a gente faz chamado ali o famoso break burst né que a gente freia
e acelera aquele que eu chamo de estolado exatamente isso alguns chamam de estolado
então é de carro para outro ou da maneira de sair isso varia muito né então tem alguns
carros por exemplo que quando você faz o break burst ele fica ali com uma rpm muito
baixo cerca de 2.000 rpm então a hora que você sai o carro sai muito morto então tem
que prestar atenção nisso aí tem alguns carros você tem que permanecer um tempo insistindo
o break burst para o rpm subir mais para você conseguir sair mais cheio porque se não sair
apagado essa coisa de sair parado é bem crítica né olha pessoal o Tower além da pessoa que
é da engenharia e da parte de afinação você também vai para os campeonatos de arrancada
com os produtos da Tork One e tudo mais sim inclusive o Polo mais rápido do Brasil é
nosso de arrancada e tal ele sabe o que ele tá falando porque ele não só afina mas
você também faz arrancada né sim sim sim piloto de arrancada portanto pessoal a gente
viu aqui que na teoria dá para dizer que na teoria o Polo tende a ser melhor tende
a ser melhor na teoria na teoria e assim baseado na prática também eu não andei no HB20
não fiz esses testes de arrancada com o HB20 mas como Polo eu conheço bastante eu já
levei Polo para arrancada e é um carro que sai muito bem e tem uma média ali baixa muito
boa também então é um carrinho difícil de ser batido em sair parado aí é difícil
palavra de especialista e agora nós vamos conferir tudo isso na pista esclarecidas todas
as dúvidas técnicas lá na Tork One como a gente viu Hyundai HB20 tá entregando mais
potência do que a ficha técnica disse já o Volkswagen Polo tá funcionando que nem
um relógio na medição isso mesmo depois da atualização que ele recebeu agora é
hora da gente ver na prática como é que vai ficar essa disputa e assim nós
vamos concluindo mais um vídeo muito legal aqui no Comprecar tv aliás como estreia inédita
pela primeira vez filmagem à noite e mais do que isso usamos aqui a arena Carnelós
pista de arrancada aqui da cidade de Sorocaba que deu todo suporte para a gente poder fazer
a aferição aqui dos dois carros e qual é a conclusão que nós chegamos bom primeiramente
a gente vai falar aqui do HB20 como a gente viu nós usamos dois carros um primeiro no
outro comparativo e agora o carro do tira-teima observando que este carro aqui está entregando
mais potência e mais torque do que a Hyundai diz lá na ficha técnica ficou bastante claro
isso para a gente esclarecido esse ponto HB20 Versus Polo na medição que a gente fez lá
na Tork One a gente viu que as curvas são relativamente muito próximas imaginávamos
que o Polo poderia ter uma pequena vantagem mas aqui na pista o que que a gente constatou
que depende muito de como é feito a largada do carro aqui na nossa medição de 0 a 100
metros os carros ficaram muito próximos teve momentos que o Polo estava na frente teve
momentos que o HB20 estava na frente se vocês pedirem a minha opinião eu vou dizer aqui
que o HB20 levou uma pequena vantagem nas várias passagens que a gente fez portanto
fica difícil de cravar qual efetivamente anda mais na minha impressão o HB20 está
andando mais nesse 0 a 100 metros agora podemos refazer esse teste de 0 a 200 metros de 0
a 300 metros vocês querem ver esse teste então eu vou lançar um desafio aqui para
vocês se esse vídeo aqui chegar a 100 mil visualizações a gente refaz o teste com
os dois carros só que daí de 0 a 200 metros e 0 a 300 metros e outros carros que vocês
queiram ver aqui agora nessa nova arena nessa pista de arrancada deixe um comentário manda
para gente e até mesmo se você quiser testar o seu carro olha a dica fica aí arena Carnelós
em Sorocaba para você poder testar o seu carro com toda a segurança e tudo que você
precisa para aproveitar o máximo do seu veículo e agora a nossa dica para vocês gostou do
Hyundai HB20 Diamond Plus dá uma passadinha na Abrão Reze na cidade de Sorocaba que aí
você vai ter o melhor negócio e o melhor atendimento e se você gostou do Volkswagen
Polo também é muito fácil passa na Volkswagen Abrão Reze também na cidade de Sorocaba
você vai fazer o melhor negócio portanto é o carro que você achou mais interessante
que na Abrão Reze você sempre tem o melhor atendimento e o melhor negócio gostou do
vídeo deixa aí no seu like quer ver mais vídeos como esse por favor o seu comentário
e se você ainda não se inscreveu faça isso afinal de contas esses videos divertidos aqui
só comigo Jorge Augusto aqui no canal do Comprecar tv Comprecar é ideal para quem
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