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Comparativo: Honda Accord x Toyota Camry

Nesse vídeo comparamos dois sedans de luxo japoneses. Muito parecidos em tamanho e muito próximos nos preços, Honda Accord e Toyota Camry buscam clientes completamente diferentes.

=11ptHoje comprecar tv trazendo pra vocês
mais um super comparativo aqueles que
você só encontra aqui no nosso canal e
para isso vamos promover uma verdadeira
batalha entre samurais e trouxemos para
vocês dois excelentes representantes do
segmento de carros executivos de luxo
olha só a Toyota quer que está em sua
oitava geração vem equipada com motor v6
3.5 litros com um câmbio automático de
oito marchas e para confrontá-lo o
principal concorrente dele
o Honda Accord também modelo recente no
mercado brasileiro que está em sua
décima geração com da Accord por sua vez
tem um motor quatro cilindros turbo 2.0
litros e um exclusivíssimo a transmissão
automática de 10 marchas mas esse vídeo
vamos ter mais uma surpresa além desses
super comparativo que vocês vão ver aqui
com a gente mas é isso a gente fala das
surpresas
temos que colocar aqui algumas coisas
interessantes que envolvem os dois
modelos
sabemos que são concorrentes históricos
e toda vez que a Toyota faz alguma coisa
a onda tenta superar e quando a onda
supera a Toyota tenta fazer outra coisa
para superar dessa forma temos
competidores reinos e históricos
agora existem curiosidades se a gente
pegar por exemplo o tamanho desses dois
carros entre eixos comprimento largura e
altura
as medidas são praticamente as mesmas e
se a gente olhar por exemplo medida de
pneu os dois carros têm exatamente a
mesma medida de pneu o índice de carga e
o índice de velocidade
como vocês podem ver existem semelhanças
mas aqui neste vídeo a gente vai ver que
tem muitas diferenças entre os dois
modelos
vamos conhecer um pouco da receita dos
motores de cada um dos modelos começando
aqui pelo Toyota quer ele vem equipado
com motor v6 3.5 litros
esse motor tem sistema de aspiração
é natural o sistema de injeção é direto
só que nós temos algumas peculiaridades
obviamente os dois comandos tanto de
admissão quanto de exaustão vem com um
sistema vvt-i que a gente já viu em
outros carros da Toyota
só que aqui nós temos uma curiosidade
esse motor Opera no ciclo o tom é o
ciclo normal de todos os carros
porém ele pode mudar do otto para o at
Kingston esse ciclo ético som é muito
visto por exemplo em carros híbridos
como por exemplo o Prius e até mesmo o
ct 200h são modelos aí que a gente já
conhece da Toyota inclusive com essa
tecnologia elétrica
detalhe essa tecnologia elétrica em
breve deve ser utilizado nesse carro
provavelmente quando ele mudar de
geração uma vez que todos os carros da
Lexus no brasil hoje já são híbridos e a
Toyota está indo nesse caminho
isso aconteceu com o rav4 recentemente
apresentado o futuro Toyota Corolla que
também será inscrito mas voltando aqui a
motorização
então ele tem dois ciclos o otto e
oetken som esse ciclo é tic som ele é
feito a partir do comando de admissão
que ele pode manter a válvula de
admissão um pouco mais tempo aberta
quando o cilindro está subindo
dessa forma o motor que é 3.5 como ele
fica mais tempo com a válvula aberta e
só fecha depois que o cilindro já subiu
um pouco é como se o motor fosse um
motor menor em vez de ele ser um 3.5 por
exemplo 13.3 13.2 ou até mesmo um 3.0 e
isso ajuda a economizar combustível
agora essa alternância de otto para
Edson só ocorre quando o carro para uma
velocidade constante por exemplo estava
na estrada 100 quilômetros por hora sem
carga no acelerador sem o carro estar
subindo ele faz essa alteração para o
ciclo ética só você não sabe quando ele
faz isso mas isso ajuda bastante
economizar combustível
junto com esse motor a gente tem uma
transmissão automática de oito marchas
na geração anterior do cangüiri eram
apenas seis marchas isso também é outro
recurso que ajuda a economizar
combustível
a potência máxima aqui é de 310 cavalos
o que é um número muito bom
o torque também expressivo são 37 pontos
sete quilogramas a força metro tudo isso
garante certamente uma boa aceleração aí
hotel tec no hall da água a solução é
bastante diferente na geração anterior
dele ele vinha equipada com motor v6 mas
dentro desse conceito de downsizing a
ronda optou por utilizar um motor 2.0
turbo
inclusive esse aqui é o mesmo motor do
Civic type a que é o vamos assim o
esportivo da ronda
esse motor aqui ele tem coisas
interessantes também começando pelo fato
dele juntar simultaneamente o sistema
Votec com o sistema vtc o sistema Votec
pra quem não sabe é um sistema que a
Honda desenvolveu a onde a abertura da
válvula pode ser diferente então em
situações de baixa carga a válvula abre
- ela dá menos passagem de ar e
combustível
quando você precisa de mais carga a
válvula abre mais permitindo mais
entrada de ar e combustível
outro detalhe o sistema do comando
variável e também faz avaliação do
comando justamente pra avançar e
retroceder aí as aberturas das válvulas
de admissão e exaustão justamente para
poder digamos assim permitir mais ar e
combustível em situações de carga e
menos ar e combustível em situações de
baixa carga
esse motor aqui pessoal está associado a
uma transmissão automática de 10 marchas
detalhe muito interessante a primeira
vez no mundo onde foi aplicada uma
transmissão automática de 10 marchas no
carro de tração dianteira foi nesse aqui
existem outros de 10 marchas mas eles
são tração traseira e toque foi o
primeiro de tração dianteira e com mais
marchas obviamente você consegue ter
relações melhores pra economizar
combustível
dessa forma a solução aqui pra
economizar combustível é um motor de
cilindrada menor um 2.0 obviamente com
uma série de tecnologias para otimizar a
queima do combustível
a potência máxima aqui do ronda corte é
de 256 cavalos nitidamente menor que a
do Toyota quer e com 310
mas curiosamente o torque máximo aqui é
de 37 pontos sete quilogramas força meta
é exatamente igual ao do Toyota quer
porém aqui nós temos uma pegadinha muito
importante
o torque máximo aqui no ronda é obtido
já a partir de 1500 rotações indo num
gráfico plano a mais de 4 mil rotações
quando a gente olha não querem o torque
máximo é obtido a 4700 rotações por
minuto
então aqui no Honda Accord ele entra
muito antes e não podemos esquecer esse
carro tem 10 marchas enquanto um Toyota
quer e tem apenas oito
se a gente olhar para a potência
velocidade final provavelmente nós vamos
ter vantagem aqui do que quero e na
aceleração a nossa aposta é que o acordo
vai melhor quando a gente olha para a
solução de iluminação dos dois modelos
a gente percebe algumas semelhanças
tanto a quanto querem usam os sistemas
de iluminação full led, ou seja, tudo aqui
na frente e led farol alto farol baixo o
detalhe light que aquela luz de posição
de urna luz de lanterna e até mesmo os
faróis auxiliares lá embaixo que são
esses faróis de neblina também utiliza
iluminação led
agora existem diferenças na
implementação disso enquanto aqui
a gente vê uma solução vamos dizer
assim mais clássica com o farol usando
ali aquele projetor do tipo canhão e os
elementos de led ficam dentro de si
canhão aquino a cor é diferente ele tem
vários blocos de led com refletores
individuais e isso dá uma eficiência
luminosa um pouco melhor uma vez que
cada led consegue fazer a iluminação de
um ponto específico a mesma coisa
acontece no farol auxiliar lá embaixo
são vários blocos de led
essa solução do acordo a gente já viu em
outros modelos da onda como por exemplo
o Civic Turim e até mesmo o siv que s
mas aqui o ponto a iluminação temos uma
diferença importante rodar por exemplo
possui o sistema de farol alto
automático usando parte dos sistemas de
assistência de condução como a câmera
que vai ali na base do espelho
retrovisor que foi uma pista ele
consegue identificar se existem veículos
à sua frente ou até mesmo vindo na
contramão
e com essa informação ele pode acionar o
farol alto quando não tem ninguém e
desligar o farol alto quando pode
ofuscar a alguns dos motoristas
outra diferença é que a gente nota que
no acordo é aquele quadradinho bem
abaixo da placa do carro
aquilo na verdade é um radar
eletromagnético que emite ondas pra
frente do carro
esse radar é utilizado para duas Coisas
para o controle de cruzeiro adaptativo e
até mesmo alerta de colisão frontal
sistemas de assistência de condução aqui
do Honda cenci esse recurso está
disponível aqui no Toyota Camry e por
fim a última diferença que a gente
observa que na frente dos dois carros
são os sensores de estacionamento
enquanto no Honda agora nós temos a
receita tradicional de quatro sensores
aqui na frente no Toyota quer que a
gente só tem dois sensores um em cada
lado do carro e isso dificulta um pouco
em algumas manobras e quando a gente
olha aqui a traseira dos carros pólio
que a gente percebe Toyota quer me 100%
foolad aqui atrás tudo e led luz de
lanterna luz de freio luz de piske luz
de ré
já quando a gente vem numa corte somente
luz de freio lanterna utilizam led luzes
de pisca luz de ré usam iluminação
incandescente convencional
agora a situação se inverte quando o
assunto é sensores de estacionamento no
ramo da copa nós temos quatro sensores
de estacionamento além da câmera de ré
isso é muito melhor pra você conseguir
identificar os obstáculos atrás do carro
já no Toyota Camry a gente tem câmera de
ré mas apenas dois sensores de
estacionamento um em cada extremidade do
carro assim objetos que estejam na parte
central não serão avisados pelos
sensores e você vai ter que prestar
atenção na câmera de ré quando
consideramos as semelhanças entre os
dois modelos certamente o tamanho é um
item onde eles são bastante próximos
começando pelo em trechos e olha só como
eles são próximos vou dar a medida e
milímetros
aqui no Toyota quer missão 2825
milímetros
a Honda Accord 2830 milímetros gente
passar isso para a medida mais usual é
que são dois metros e 82 mais cinco
milímetros e aqui são dois metros e 83
menos de um centímetro a diferença no
cumprimento a semelhança é assim também
de 9 milímetros 4885 não quere 4889 no a
cor passando pela medida usual 4 metros
e oitenta e oito com 5 milímetros a mais
e aqui quatro metros e oitenta e oito
com 9 milímetros apenas 4 milímetros de
diferença e na altura acontece também o
mesmo fato Toyota Kerry 1.455 milímetros
ronda a cor mil 450 milímetros passando
prometido usual um metro e 45 aqui um
metro e 45 aqui só que aqui no care em 5
milímetros a mais
já no peso a gente consegue notar uma
diferença um pouquinho mais expressivo é
o tacão e tem mil seiscentos e quarenta
e cinco quilos ronda Accord mil 547
quilos quase 100 quilos mais leve e por
que isso
podemos atribuir isso a coisas como por
exemplo o motor aqui um motor v6 3.0
litros
aqui o motor quatro cilindros 2.0 litros
portanto aqui temos um motor mais leve
outra coisa o projeto do acordo a décima
geração é mais recente que o quer e isso
faz com que a montadora utilize
materiais compósitos mais leves e isso
interfere entre outras coisas na questão
de economia de combustível
quando a gente vem falar de porta-malas
olha o que a gente observa Toyota quer
me tem 593 litros de capacidade ronda a
cor fica um pouquinho atrás são 574
litros uma diferença de quase 20 litros
mas aqui temos um de uma observação
extremamente importante
a toyota quer me mesmo com mais
capacidade usa um pneu de estepe que é
exatamente igual o pneu de rodagem
inclusive ele vem até com a roda de liga
leve
já o ron da água usa aquele pneu fininho
que é aquele pneu que altera de
habilidade do carro e nesse ponto veja a
Toyota conseguiu ter 20 litros a mais
usando o pneu integral e Honda Accord 20
litros a menos usando o pneu filho que
não é uma boa solução do brasil
imagine você fazendo uma longa viagem
mais de mil quilômetros aí o seu carro
lá no destino furou o pneu numa cidade
de interior e você precisa substituir um
pneu 235 45 raio 18
imagina a dificuldade e você tendo que
retornar a viagem inteira aí com step
fininho sem sombra de dúvida nenhuma não
é aí uma solução muito boas técnico
dessa forma a solução aqui do Toyota
Camry é muito melhor
a única vantagem que o ronda corta em
relação ao quer no que diz respeito à
porta malas é a possibilidade de você
poder rebater o Encosto do banco
traseiro para aumentar o espaço
porta-malas e você pode fazer isso
através de alavancas que a gente tem
aqui na parte traseira do carro e isso é
feito com bastante facilidade
isso está indisponível não quero afinal
de contas ele tem os bancos traseiros
com ajustes elétricos
o espaço traseiro aqui no banco do
acordo é realmente bastante interessante
pessoal
são 2 e 83 no entre eixos a gente sabe
que um sedã médio do mercado brasileiro
tem em média 2 e 70 então foram 13
centímetros a mais de espaço com o banco
dianteiro ajustada para pessoas de um
metro e oitenta confortavelmente
olha o espaço que a gente tem aqui para
a movimentação de joelho é muito grande
ea movimentação de pés também é bem
generosa banco é confortável
ele tem aqui um suportes laterais que
deixam você mais centralizado ao banco
a gente também observa alguns porta
objetos ali na porta
só que aí você consegue colocar por
exemplo garrafas precisa ter tampa uma
vez que ela fica inclinado e mais um
espacinho para você caso queira colocar
ali uma carteira
temos também aqui onde descansa braço
aqui no centro escamoteava eu com mais
dois portal atos a gente também observa
saída de ar condicionado trazer agora
essa saída de ar condicionado e você não
tem o controle de temperatura e faltam
algumas coisinhas aqui como por exemplo
pô uma tomar dinheiro 12 volts ali uma
tomada USB para quem vai aqui atrás
poder carregar algumas coisas temos aqui
a alça de segurança no teto e temos uma
luz central aqui que serve caso alguém
queira ler mais essas luzes e muita das
vezes um carro dessa categoria jovens
são individuais
pelo lado esquerdo e direito aqui não
aqui é uma luz só o que a gente pode
notar que não acolhe o seguinte existe
um ótimo espaço existe um bom conforto
mas certamente faltam mimos e requintes
para quem vai atrás aqui no banco
traseiro do carro e a coisa é bem
diferente do que é impressionante o
conforto que a gente tem aqui atrás o em
trechos do que Harry é apenas 5
milímetros mais curtos do que o do
acordo com a distância praticamente
imperceptível quando a gente acha justo
banco dianteiro e para pessoas de 1
metro e 80
a gente também vê um espaço bastante bom
aqui para os joelhos inclusive
movimentação de pés mas quando a gente
vai olhar os mimos aqui do que realmente
não tem o que comparar com a cor pra
começar aqui na porta a gente já tem
aqui uma redinha de redução solar
você tem isso nas duas portas a gente
também tem saída de ar condicionado para
quem vai atrás de diferente temos mais
duas tomar dinheiro USB ali embaixo de
2,1 amperes que aquela tomada com
amperagem um pouquinho mais alta para
carregar mais rapidamente equipamentos
modernos
também temos porta-objetos na porta e
inclusive com espaço para você colocar
uma garrafinha não serve lata porque
também vai ali inclinado
agora quando a gente vai prestar atenção
nos mínimos
aí não dá pra se quer comparar com a cor
a iluminação aqui atrás ela é feita em
led e aqui sim nós temos luzes
individuais
pelo lado esquerdo e pelo lado direito
para você poder acionar sem atrapalhar
outra pessoa também temos um
descansa-braço aqui no meio campo roth
ável que também tem dois porta-copos
retráteis
mas o grande diferencial desse carro é
que você tem uma espécie de uma tela
aqui um botão para ligar quando você
liga esse botão se descobre um monte de
coisas legais para comer
essa o encosto traseiro aqui do que
Harry você consegue ajustar ele de forma
elétrica
isso é uma coisa que você não vê todo
dia nos carros então você consegue aqui
deixar mais ereto e deixar ele mais
inclinada e você tem esse ajuste para os
dois lados por esquerdo para o direito
você também tem um botão para você abrir
e fechar a veneziana traseira ele pode
ser controlado pela frente mas você
também pode controlar ele aqui por trás
e você também tem aqui um display
digital pra você controlar a saída da
temperatura aqui atrás então
independente das temperaturas estão lá
na frente do ar condicionado
você consegue colocar aqui mais quente -
quente diretamente e tem mais coisa que
ainda você ainda consegue controlar o
sistema de som da frente então por
exemplo você estando aqui atrás você
consegue aumentar o volume do rádio e
até mesmo a baixar o volume do rádio
aqui por trás e você não consegue mudar
as fontes até mesmo pra mfm city é um
pendrive inclusive a tv digital
você consegue controlar tudo aqui por
trás então quando a gente compara o que
Harry com água pra quem vai aqui no
banco traseiro são dois mundos
aqui realmente você tem um carro
extremamente confortável com uma
infinidade de recursos muitos desses que
dificilmente a gente consegue ver até
mesmo em concorrentes vamos dizer assim
alemães dessa categoria de carro prêmio
de luxo
sabemos que carros executivos do
segmento luxo são geralmente preferidos
por presidentes diretores gerais e até
mesmo personalidade
justamente por isso essas pessoas se
preocupam muito com a questão da
segurança e muitos desses carros são
destinados ao mercado de blindagem
por conta disso vemos aqui na grafeno
blindagens em são Paulo além da dor
especializada em blindar carros
executivos com muita precisão pra gente
colocar junto nesse vídeo informações
importantes sobre blindagens questões
que muitas pessoas têm dúvidas querem
saber como que é
o vídeo além do comparativo vai explicar
muitas coisas importantes sobre esse
mercado que com certeza é muito
pertinente para quem compra esse tipo de
carro pra gente entender justamente essa
questão da blindagem
a gente veio aqui na gráfica e olha só o
marcos Tavares bobó marcou sobre Jorge
o marcos é o diretor aqui da Graf no o
que a grafia agraciando blindagens o
nome propriamente dito diz a empresa
especializada em blindagem veicular onde
nós precisa nós focamos na qualidade
efetiva do produto e também na precisão
da blindagem propriamente dito na
coragem perfeita um acabamento perfeito
e é o que nós colocamos longa protegendo
o mais óbvio que a vida falando
especificamente desses dois carros aqui
quando a gente vai brindar eles quanto
de peso em acrescentando certo
a diferença entre os dois modelos são
pouquíssimas ambos têm uma média de peso
muito parecida então preste dois modelos
com variação de material em torno de 190
a 210 quilos dependendo do material que
é utilizado na composição de proteção e
quais são os componentes que a gente usa
na blindagem de um automóvel certo jorge
vidro blindado placa de aramida e aço
balístico a gente separou inclusive aqui
esses três componentes vamos começar
pelo vidro
esse vídeo varia de espessura marcos
invadiu as pessoas do vidro blindado
entre 18 e 22 minutos de acordo com o
fabricante com a qualidade exatamente
agora além do vidro eu estou vendo aqui que
nós temos uma duas três quatro cinco
tipos de mantas de aramida porque todas
elas com a mesma proteção balística hoje
o que diferencia é onde vai ser
instalado e qual parte do veículo vai
ser instalado em veículos com placa de
doril com chapas de aço ou até mesmo os
que são fibras estão de acordo com o
tipo de carroceria do veículo a gente
vai colocar um tipo ou outro de manta de
admiração às camadas a mais e andamento
já vamos ver isso no carro como é que
funciona
e aí nós temos aqui o aço balístico para
que se iniciasse balística as baleias
com a composição é
de fixação das áreas críticas onde nós
detectamos que é uma área crítica por
exemplo a proteção de fechadura envolto
a banda negro do veículo nós chamamos
overlay de para as críticas são parte da
solução de um são exatamente onde uma
bala pode passar exata então aí nesse
caso você usa um aço balístico pela
rigidez porque a manta não é conseguido
não dá para colocar nessa posição pela
flexibilidade dela ela necessita de uma
de uma coragem que faz uma sobreposição
adicional que mantém a
segurança por isso agora pessoal
essa peça aqui em algumas situações
ela pode ser substituída por esta outra
é isso exatamente essa é uma nova
tecnologia para redução de peso
substituindo márcio balístico vocês vão
ver como é que Funciona lá no carro, mas
como é que essa mantas de aramida é
aplicada na porta do carro certo
recebemos essas peças mantas de aramida
cortada modelada e é indexado colado à
porta do veículo
Max e um vidro blindado como é que a
gente faz na porta do carro certo vidro
blindado instalado a proporção de
abertura de ângulo é necessária para
aquele tempo pois a espessura dele é
maior do que o vidro original
então essas aberturas são feitas
mantendo o máximo de originalidade da
peça para a resistência
após instalado para que a máquina seja
auxiliada nós colocamos um amortecedor a
gás para que o sistema de abertura e
fechamento uma tenha se como original
não fazendo nenhuma alteração elétrica
marcos iniciais balístico aqui pra que
serve no carro certo Jorge se assim nós
usamos em áreas críticas para proteção
de disparos recebidos em ângulos como
por exemplo aqui na coluna b junto com a
porta nem exatamente esse aqui é o tal
do vê né
justamente são as partes críticas que
nós denominamos como overlap a
sobreposição das peças na qual nós temos
que manter a segurança política desses
pontos pra que o cliente se sinta e
tenha total segurança no no veículo
blindado e essa peça que lá no começo a
gente falou que poderia substituir o aço
como é que é isso certo exatamente como
você mesmo disse
podemos substituiu a
por conta de ser uma outra solução para
a proteção das áreas críticas a gente
aplica então essa peça pré-moldada
diretamente naquelas partes onde você
normalmente aplicar o aço é exatamente
Jorge com a redução de peso por conta da
tecnologia empregada pela empresa que
fabrica então você tem duas alternativas
pessoas e pode usar o sistema de aço ou
essa peça que é mais leve porém isso
aqui vai alterar o preço e sim com
certeza o projeto altera o valor é outra
coisa
observando que esse carro também não tem
overlap em aço ali no vídeo porque certo
Jorge não é necessário o verme aço na
porta por conta da tecnologia que nós
recebemos o vidro pela sua fabricação o
assunto já é inserta dado a sua
composição ou seja com esse aço inserta
dado não é necessário fazer o ovo e lap
de carroceria mantendo a originalidade
da porta o aspecto visual e a segurança
ela se mantém por conta da junção com as
partes que vai receber a proteção na
carroceria
ou seja é sempre sobreposições para que
a segurança de qualquer ângulo de
entrada do projeto fique na parte para
fora protegendo todos os ocupantes
pessoal então assim você pode variar o
material de vidro e esse material aqui
também para substituir o assunto agora
da mesma forma que você reduz peso você
também pode aumentar custo correto com
certeza quanto mais leve quanto mais
tecnologia com a mesma segurança
você tem um orçamento um pouco mais alto
aí é questão de pesquisa e avaliar o que
ele precisa naquele momento o pessoal
como vocês viram até agora essa questão
de blindagem é bastante complexa e pra
isso o complicado tv junto com a grafia
blindagens vai estar produzindo uma
série de vídeos para explicar para vocês
diferenças que existem entre vidros
aplicação de manta de aramida e outras
soluções inclusive manutenção de
blindagem
mas max voltou ao ataque aos dois carros
em questão Honda Accord e a Toyota quer
se o cliente trouxer um desses carros
aqui na grafia quanto tempo você leva
para fazer blindagem certo Jorge o tempo
médio para a blindagem desses automóveis
30 a 35 dias pra esse pote de ver as
blindagens são sempre iguais não tanto é
que nós temos dois produtos sendo a
mesma resistência palestina nós temos o
produto grafeno staner o produto grafeno
prêmio o que destaca o que diferencia
entre esses dois produtos é a evolução
dos materiais a serem empregados a ser
instalados nos veículos gerando a mesma
segurança política veja a mesma
segurança balística o que diferencia
propriamente dito é a qualidade
leveza e durabilidade que proporcionam
um acabamento mais prêmio
marcos é a questão da garantia como é
que funciona certo Jorge a garantia são
dividido em duas partes
material que por sua vez ao Fabricante
se responsabiliza por prazo de três a
dez anos de garantia
já no que corresponde à parte de mão de
obra efetivamente é a grafia
nós temos nos dois produtos três anos de
garantia na grafia instância e cinco
anos de garantia na grafia no prêmio as
partes que vocês no México é que
funciona
certas partes que não são alteradas que
nós não mexemos segue o atendimento pelo
concessionário
bom pessoal como vocês estão vendo tem
muitas coisas envolvidas aqui mas se
vocês quiserem esclarecer dúvidas qual é
o telefone aqui do grafeno certo
telefone da graff 10 11 23 08 58 05 em
breve pessoal nós teremos mais vídeos
esclarecer essas questões de blindagem
agora vou falar um pouquinho aqui sobre
a central multimídia do Toyota que a
primeira coisa pra você poder usar
central carro parado tem que dar um
toque no botão de partida para colocar o
carro em moda acessórios e energia
central
nós não estamos com a ignição ligado
estamos apenas no modo acessório
essa central multimídia pessoal é um
pouco diferente das outras que a gente
vem na Toyota
a gente já conhece uma central
multimídia que a gente vê por exemplo
Toyota Corolla inclusive a mesma que nós
observamos na Toyota Hilux e na SW 4
aí a Toyota tem uma outra central
multimídia que está no yaris é central
inclusive tem um vídeo completo no canal
e é bem diferente 10 e temos essa daqui
essa daqui se assemelha um pouco aquela
que a gente
encontro no Corolla mas não é a mesma é
diferente
então aqui a gente tem alguns recursos
de conectividade como entrada USB para
pen drive
temos conexão bluetooth para você poder
usar aparelhado com o celular
temos também entrada em cima caso você
queira colocar um DVD ou CD uma coisa
que a gente não vê mais ainda as
centrais mais essa daqui ainda tem e ela
tem o suporte para integração com o
mirro link unir a cast que nós vamos
abordar um pouquinho mais pra frente
aqui na tecla home da central aqui ó
a gente está na tela principal dela
então a gente tem informação aqui do gps
temos informação aqui do histórico do
computador de bordo que você também
consegue fazer aí o acesso pela central
multimídia acompanhar as informações e
de consumo
temos aqui um menu que é a fonte de
áudio que você está usando que você pode
usar inclusive algumas fontes quando
você clica aqui em fonte
você tem a opção a mfm USB e bluetooth
o disco no caso se você tiver um cd unir
a cast que quando você vem aqui por um
lado você tem inclusive tv digital aqui
do padrão brasileiro
quando você clica aqui em tv digital ele
entrou obviamente na opção de tv
você tem aí várias opções para você
fazer a lista de canais
só que aqui é exatamente onde nós
estamos nós estamos numa região um pouco
afastada a ideia de Sorocaba está dito
20 quilômetros em média de cada cidade
então a TV digital aqui ela não tem
recepção mas quando se está dentro da
cidade ela tem recepção e você consegue
assistir televisão com o carro parado
se você movimentar o carro ele vai
continuar o áudio da TV mas ele vai
cancelar a imagem da tela ainda que a
opção de fonte
como vocês viram a gente tem aqui por
exemplo USB que no caso nós temos um pen
drive e aqui você consegue fazer um
rápido acesso aí a lista e até mesmo
procurar as músicas por cansou por
canção gênero compositores vídeos e se
você quiser fazer uma procura você
também consegue fazer a procura por
pastas
então ela é relativamente simples de ser
visada agora pessoal temos aqui um
pequeno problema porque esse carro aqui
ele tem integração e rolink emir a cast
o mirrorlink a gente sabe que é uma
plataforma android para fazer a
integração um pouco bisou letra
se você sair lá o site mirro link ponto
com vocês vão perceber que a gama de
carros que oferece o link é
relativamente restrita a gente vê alguns
carros da Volkswagen em alguns carros da
psp a alguns carros da Toyota e mais
algumas outras marcas mas não é assim
muito amplo e também a opção de
celulares que fazem integração com o
Olympique o mirro link tem que ser
nativo do celular
você não consegue instalar o mirro link
no celular também tem uma lista bastante
restrita de smartphones inclusive os
três smartphones que nós testamos um
deles é o moto João cahúlla
relativamente novo da Motorola
ele não funciona como Rolim que testamos
mais outros dois um da Samsung lg também
não funcionaram como o link irá cast
deveria ter funcionado com o celular da
Motorola mas nós estamos tendo algumas
dificuldades e nós vamos entrar em
contato com a Toyota para entender o que
aconteceu que irá cast não está
funcionando
erakat seria um espelhamento real da
tela do celular na central multimídia
mais a gente não conseguiu fazer
funcionar
outra coisa que a gente tem aqui na
central é o mapa de gps é um bom mapa
inclusive ele é bastante simples de ser
utilizado então você consegue aqui tem
botão de junho 1 aut. para você conseguir
ver ele a gente percebe que a central é
bem mais rápida do que aquela que é
utilizada lá no Corolla que é um pouco
mais lenta
e aqui ela tem alguns recursos
interessantes que você consegue fazer
algumas mudanças e configurações aqui
pois é um modo de mapa você pode colocar
assim um mapa do o que é legal que você
pode colocar visões diferentes do mapa
você também pode colocar pontos de
interesse para que você veja os
restaurantes posto de combustíveis
hotéis hospitais certa forma a gente
pode dizer que ela é bastante funcional
mas nós não temos nessa central por
exemplo aí
integração android alto e época play
então se você quiser usar um sistema de
navegação de se você vai ter que usar o
mirro link que é um pouco limitado ou
então unir a cast quando o celular
funciona
de toda forma que a gente pode dizer
aqui era uma central relativamente
básica têm o essencial tem um gps
embarcado a gente achei isso legal
porque nem sempre você está numa região
com muita facilidade de sinal e às vezes
você pode ter problema com os sistemas
de navegação lá então o mapa embarcado é
bom por causa disso tem o essencial para
as conectividades e ação tem ainda a
opção de CD e DVD que é uma coisa que a
gente não tá vendo mais nos carros mas
aqui ainda está disponível e todos os
meninos têm acesso direto à central
então se você quer ver a função de áudio
se aperta o áudio sequer o mapa você vai
aqui na função de mapa quer ver o menu
dela menu que é fazer os aplicativos no
caso seria a via mirro link você tem um
botão dedicado que é usar o telefone a
gente tem um celular parado por
bluetooth você também consegue
facilmente acessar ele e ele tem um
botão além de mudança de faixa
então ela é relativamente simples e
utilizada mas faltam recursos de
modernidade que a gente já encontra em
outras centrais principalmente a
integração android alta e há pouco play
não conheci aqui os detalhes da central
multimídia do rom da cco primeira coisa
que a gente tem que entender que para
você poder ligar mas quem dá um toquinho
aqui no botão de partida para você
entrar em modo acessória central vai ser
energizada
já de cara a central dessa mensagem aqui
de responsabilidade se você quiser
alterar o idioma
a gente vê uma tela bastante claro e bem
simples de ser utilizado lado esquerdo
nós temos botões físicos e lado direito
também
um deles é justamente a tecla home para
você cair nessa opção de tela botão
voltar pra você sair de alguma aplicação
um botão de controle de intensidade de
tela bastante última vez quando está
dirigindo à noite você quer deixar o
brilho - forte pra não te atrapalhar ou
durante o dia e meio mais forte
você também tem um botão de acesso
direto para a mudança
faixa do lado direito nós temos ali um
botão dedicado para o gps porque essa
central também traz gps embarcado em um
mapa que tem uma velocidade muito boa de
processamento olha só como você consegue
dar um zoom out com bastante velocidade
e isso a gente não vê sempre centrais
multimídia também temos ali um menu
complementar onde você consegue ver por
exemplo serviços auxiliares um que é bem
interessante ele à frente então conforme
você vai no caminho você aperta ali e
ele vai te mostrando o que está no seu
trajeto em matéria de serviços e outras
coisas como por exemplo o restaurante
posto de gasolina caixa eletrônico área
de descanso que nem hoje quando você não
conhece a região onde você está
também tem um menu dedicado aqui para o
telefone 11 nós temos um celular aqui
pareado daqui a pouco a gente vai falar
sobre ele
a função de áudio que a função de áudio
que no caso você está utilizando e uma
função de fonte
aqui você pode escolher várias fontes e
têm lá fm USB usb2 áudio bluetooth e
smartphone
detalhe essa central tem duas entradas
USB uma que fica aqui embaixo dela no
console uma outra que fica aqui sobre o
descansa braço
só que as duas entradas USB são entradas
lógicas e de carregamento então você
pode colocar pen drive nas duas pode
colocar android alto nas Duas
você pode conectar o seu Iphone nas duas
você não tem aquele problema de algumas
centrais que têm às vezes uma entrada
lógica para fazer comunicação de dados
de outra só para carregamento que as
duas são lógicas e aproveitando o
pessoal
a gente trouxe aqui um celular da
Motorola que é o motor one celular
bastante moderno recente no mercado
brasileiro que é justamente pra gente
poder demonstrar o android alto porque a
gente pegou o telefone quando se vai
usar o android alto no carro
muita gente às vezes têm problemas de
travamento do android alto e esse
tratamento não tem nada a ver com a
central multimídia que está utilizando
tratamento muitas vezes acontece porque
um seu celular está com baixa capacidade
de processamento que o android alto
funcionário tem que ter um celular
como a capacidade de processamento boa
pra que não aconteça o tratamento e a
gente pegou inclusive esse motown an por
que ele não é dos celulares mais caros
também não é dos mais baratos, mas é um
celular que atende muito bem
sei lá que fica na faixa de mil e 400
mil e trezentos reais é o celular com
oito núcleos é um ok da corte tem 64 gb
de armazenamento interno já na memória
do equipamento 4 gb de ram
você ainda tem a opção de dois sim cards
né a operadora um operador a 2 e mais a
opção de você expande a memória por
micro sd e e além de tudo isso ele tem
algumas coisas legais tipo chacoalhou o
telefone
acendi a lanterna e chacoalhou de novo
desliga balançou o telefone assim ele já
entra em modo câmera balançou de novo
ele alterar câmera de self
todos estão vendo é um aparelho assim
não é caro e é um equipamento muito
funcional e eu vou aproveitar para ligar
esse equipamento aqui justamente na
porta USB está usando um cabo USB 1 ea
partir daqui ele já vai ter a função do
android alto verão eu coletei aqui e ele
atirou muito rapidamente que o android
alto e aí o android alta é aquele que a
gente já conhece né se está vendo aqui
que ele tem uma velocidade muito boa
isso é por conta do smartphone e não por
causa da central se consegue alterar
entre o eiser e o o o maps você também
tenha que os players de áudio no caso a
gente está usando o player que é o de
fogo aí do sistema android entre outras
coisas a operação é bastante simples
a central funciona muito bem e o mais
importante android alta época play além
de gps embarcado e todos os recursos de
conectividade que vocês viram aí é hora
da gente dirigir aqui o acordo mas como
sempre as tradicionais considerações
primeiramente sistema de chave
presencial que pra você da partida os e
obrigatoriamente precisa pisar no pedal
de freio até por uma questão de
segurança
detalhe legal do acordo é que a chave já
vem até com uma marcação driver um então
ele tem duas chaves e essas chaves são
personalizadas de acordo com o motorista
então você tá com a chave driver 1 cedeu
a parte dele já justo banco e os
espelhos para esse motorista primeiro
motorista a chave 2 vai fazer a mesma
coisa o que é muito legal
nós não temos um lugar específico assim
pra você acomodar a chave mas aqui de
baixo descansa-braço gente tem uma
prática bandeja que serve muito bem para
fazer isso
já vou destacar que o cinto de segurança
que inclusive tem ajuste de altura que
permite uma posição confortável
o volante também você pode ajustar em
altura e profundidade
o banco do motorista também tem ajuste
elétrico inclusive aqui com duas
memórias um detalhe legal e quando se
desliga o carro vai sair
ele faz um afastamento do banco
justamente para deixar mais confortável
isso outras coisas interessantes que a
gente tem aqui não a cor também o câmbio
diferente de vários carros que a gente
usa que usam uma alavanca que nós não
temos alavanca
nós temos botões para as posições de
todas as mas também temos um botão para
o parque
um outro botão para acionar Harry um
botão para o drive e um botão para o
neutro ainda que no console
nós também temos um modo econômico de
condução eo modo esportivas têm três
programações aqui do câmbio também tem o
freio de estacionamento com acionamento
elétrico e também tem aquela função
break road que é muito legal quando você
para no trânsito com a função brick road
acionada
você pode tirar o pé do acelerador que o
carro não escorrega então como a gente
consegue ver aqui
essa organização de só ter botões
certamente deixa o console aqui mais
arrumado por falar em arrumado dois
porta latas aqui direto no console mais
um outro compartimento que a gente tem
aqui que inclusive tem ali um carregador
de celular por indução que você tem um
botãozinho para ligar e desligar ele mas
a tomada de 12 volts e mais ali uma
porta USB
o ar condicionado esse carro aqui
pessoal digital e automático de duas
zonas
você pode ter temperaturas diferentes e
para o passageiro e para o motorista e
volante multifuncional então tem várias
coisas aqui no volante
a começar pelo lado direito você tem a
informação do rei da pop display um
botãozinho aqui que você quando aperta
ele você vai mudando as funções que você
vê ali projetadas no para brisa também
tem aqui o controle de cruzeiro e mais
abaixo
você tem um sistema de assistência desse
carro até que um botão dedicado ao
sistema de manutenção de faixa que
mantém o carro na faixa e o controle de
cruzeiro adaptativo que também você pode
usar aqui para o alerta de controle
alerta de colisão frontal do carro você
pode escolher aqui a distância que ele
vai ficar no carro da frente do lado
esquerdo o volante nós temos aqui também
os botões para você poder eventualmente
a tendência já chamadas quando têm
solapado por bluetooth com comandos de
voz aí para o seu celular ou para a
central multimídia mais botões de áudio
pra você interage com a central
multimídia do carro e outra coisa muito
legal aqui é que o acordo tem painel
metade virtual estão do lado direito
você tem ali o conta-giros um velocímetro
tradicional com ponteiros o lado
esquerdo
você tem uma tela gráfica que você pode
ter o conta-giros ou uma série de outras
funções que com os botões aqui do
volante você consegue acessar o
computador de bordo velocidade média e
hodômetro você também tem funções do
áudio você ainda consegue ter funções do
celular quando conectado funções de
navegação quando você programa um
destino as funções do assistente de
condução que é esses botões que ficou
aqui do lado direito o volante a atenção
do condutor ou condutor começar a
dirigir de forma errada ele vai te
avisar a manutenção do carro assistente
de segurança que mostra o que está
ativado ou dão-nos assistente de
condução e eventualmente tiver alguma
numa linha com o carro que ele vai te
colocar no menu de advertência como
vocês podem ver é muito simples do time
de toda forma que a gente consegue
observar que no acordo é um carro
bastante moderno e isso aqui é até uma
coisa meio que rara na onda
a ronda ela é bastante recente reticente
às vezes coloca a tecnologia sim muito
avançadas e de ponta mas não é isso que
a gente vê um approach a gente vê
realmente um carro bastante digamos
assim alinhado com produtos como BMW
como Audi em matéria de avanço
tecnológico hora do nosso teste urbano
aqui com Honda Accord então vamos lá
pessoal
o engatar a ré apertando o botão o que é
muito legal e já posso destacar a câmera
de ré com esse carro tem inclusive com
três modos de visão como a gente vê em
outros carros da Honda
você tem esse modo de visão que é mais
linear
esse que é uma espécie de grande angular
e esse aqui é o modo aproximado se
consegue ver a lei
o para choque em relação ao obstáculo o
que é muito bom que o carro vem com
direção com assistência elétrica o que é
bastante leve e olha só se dá apenas uma
volta do volante praticamente um
pouquinho mais de uma volta para você
virar completamente rodas também é bem
legal a a gente também tem as linhas de
guia dinâmica o que ajuda a gente saber
exatamente a posição que nós estamos
indo fazer a manobra colocar isso
realmente é bom porque você consegue ver
por onde o carro vai passar com a linha
de guia dinâmica e até mesmo ajustaria
traseira do carro
quero destacar também que a gente tem um
sensor de estacionamento traseiro eu vou
me aproximar aqui de uma árvore
e olha só
você tem aí a indicação inclusive visual
na central o aviso sonoro para avisar
que está se aproximando de um obstáculo
vamos aqui o nosso teste de taxam nem
mesmo quis carro aqui tem uma roda aro
18 ver como ele se comporta
a primeira coisa suspensão é bastante
consistente passa numa boa sem ruídos em
fragilidade mas a suspensão é bastante
firme
você percebe que ela não tem um
amortecimento digamos assim bastante
suave uma característica dos carros da
rua principalmente do honda civic
enquanto o isolamento acústico é
realmente muito bom aqui dentro carro é
muito silencioso ea gente não observa ou
nota ruídos aqui dentro
agora o teste lombada mas eu não vou
passar 30 por hora vou passar em
velocidade normal a lombada porque isso
aqui é um carro de f gomes sim de luxo
um carro mais basta você realmente
precisa de cuidado e eles não são feitos
para passarem a 30 por hora numa lombada
que eles têm realmente a bater e o be
mas mesmo na lombada
a gente percebe que a suspensão do
acordo ajustada para cima esportivo
então ele é mais firme
ele não tem aquele amortecimento na
suavidade que normalmente você encontra
em carros nesse tipo de categoria
amo aqui progresso agora ver como é que
é o isolamento acústico
continua em pecado isolamento acústico a
gente não tem ruído aqui dentro o carro
é realmente muito muito silencioso
isso não só pelo acabamento pela
qualidade do isolamento mas também pelo
sistema de cancelamento de ruído que
esse carro tem onde ele usa três
microfones aqui dentro
para usar o próprio sistema de som para
cancelar ruídos externos do carro e isso
te dá uma sensação bastante gostosa aqui
dentro como se tivesse numa sala de
estar
em matéria de silêncio e se escuta ruído
do chão
não posso esquecer que esse carro também
tem um anti sonorizado dentro das rodas
ali nos pneus para também diminuir é
qualquer tipo de ruído de rodagem
agora com a nossa manobra de fim de rua
eu vou alinhar o carro aqui com a guia
do lado direito e vão fazer aquela
manobra de girar totalmente o carro mais
uma vez só uma volta do volante para
virar todo o volante e como esperado um
carro grande como esse
ele virou menos que 90 graus de estrada
até um pouco bem menos que os 90 graus
vamos apertar o botão de marcha à ré
vamos desviar o volante lembrando que a
gente tem a linha de guia que é muito
boa para a gente conseguir enxergar
exatamente para onde a gente está indo
ser bom porque aí você sabe que não vai
bater por exemplo na guia e terminando
aqui a manobra pessoal a gente
praticamente usou todo o espaço de fim
de rua para virar o aqua espaço esse que
eu posso dizer até maior do que alguns
SUVs e caminhonetes grandes que a gente
testou o então volante é leve
a câmera ajuda bastante na manobra mais
você vai precisar de bastante espaço pra
fazer manobras
ora não é um carro vai se fácil você
colocar em locais muito apertados que
ele precisa realmente de um espaço
bastante grande para ser girado digamos
assim né
a isolamento acústico é sensacional no
carro mas as ressalvas ficam por conta
da suspensão que ela é mais firme isso
deve ser legal na estrada principalmente
para quem gosta de uma condição mais
esportiva e também da questão de você
precisar de bastante espaço para manobra
tirando isso é bastante agradável
dirigia o carro isolamento acústico
sensacional agrada bastante
aí ele ia que o Toyota quer começar
destacando aqui um cinto de segurança
com ajuste de altura outro detalhe
o banco também têm ajustes elétricos mas
aqui nós não temos memória como agente
acontece no Honda Accord também tem um
sistema de chave presencial ofertou
pisou no freio para da partida
basta chave está aqui dentro e a gente
também não tem um lugar específico para
guardar eu vou usar um compartimento que
a gente tem aqui logo à frente da
alavanca de câmbio inclusive com tampa
diferente aqui nós temos o volante que
tem ajuste elétrico de altura e
profundidade
inclusive quando você desliga o carro
ele afasta o volante sobe para você sair
na hora que dá a partida de volta na
posição em que ele estava ajustado aí
para a direção pessoal a gente precisa
destaca a diferença de mundos que existe
entre o acordo e quero só de você
sentar aqui você já vê diferenças
gritantes enquanto no agora você tem um
carro mais baixo aqui você tem uma
postura mais alta e ereto no a coisa tem
um banco mais duro aqui você tem um
banco muito mais macio muito mais
anatômico muito mais gostoso de sentar e
as diferenças continuou o volante do
acordo tem mais modernidade é que a
gente observa elementos mais comuns mais
tradicionais então a gente observa que o
volante lado direito controle de
cruzeiro pouquinho abaixo funções da
central multimídia lado esquerdo funções
para você interagir com o computador de
bordo e um pouco abaixo
as funções também para interagir com a
central multimídia
quando a gente fala de computador de
bordo é impressionante como o computador
de bordo que é muito mais simples ele é
muito mais básico mais direto também né
você tem basicamente aqui uma função de
economia
depois uma função que integra com as
informações do gps no carro do áudio
aqui
a função do park assist pra pro sensores
de estacionamento dianteiro e traseiro e
uma função de configuração do carro
inclusive por aqui você também consegue
abrir e fechar a veneziana do vidro
traseiro que é elétrico e você consegue
fazer isso aqui pelo volante o que é
bastante interessante
quando a gente fala de porta-objetos
também temos bons porta-objetos
porta-las aqui no console o
compartimento à frente da alavanca de
câmbio mais espaço
aqui sou descansa-braço alguns espaços
na porta mas a gente vê muito menos abre
aspas modernidade e fecha aspas são
desenhos mais tradicionais e
convencionais quando a gente compara com
do ar são funcionais são mas não tem aí
os mesmos recursos de sofisticação que a
gente encontra uma onda agora é com a
gente fala também de ar condicionado que
também é diferente no agora a gente tem
um ar condicionado bisonha aqui ele é
três zonas então tem temperatura para o
motorista e o passageiro da frente uma
temperatura para quem vai atrás
diferencial aqui do carro o sistema na
noite de ar condicionado
ele segundo informações da Toyota ele é
um sistema que cria alguma organização
no ar para deixar o ar mais puro e
causar menos alergia para pessoas
sensíveis a esse tipo de ar condicionado
aliás posso dizer para vocês que o
funcionamento de ser condicionado e é
muito suave realmente é diferente dos
outros carros é um pouco difícil
explicar em palavras mas quando você
liga o ar condicionado tv que a própria
progressão que ele usa para começar a
ventilar e quando você desliga é
diferente é realmente muito agradável
aqui no carro
a central multimídia aqui não é
definitivamente tão sofisticada quanto
no acordo o próprio painel de
instrumentos também segue uma receita
bem mais tradicional então a gente
consegue ver essas diferenças aqui
a Toyota parece preocupar muito mais com
aquela parte do conforto direto é aquilo
que você encosta aquilo que você usa no
ar condicionado o banco que você senta
mas certamente o carro tem muito menos
modernidades do que aquelas que a gente
encontra no Honda Accord bom para a
nossa manobra que de área urbana e
condução urbana freio de estacionamento
elétrico inclusive temos a função road é
que você pode usar como lá no aqua e
inclusive quando engata a ré se a rede
traseira tiver estendida ele vai
recolher automaticamente a redinha de
redução solar
aqui a gente também tem direção com
assistência elétrica
temos a câmera de ré com linha de guia
porém ela não é dinâmica e nós não temos
modos diferentes de visão escarro até
tem sensor dianteiro e traseiro agora um
detalhe interessante da pessoal
ele só tem sensor dianteiro e traseiro
nas laterais do para-choque
então se você tivesse aproximando de um
obstáculo que esteja precisamente no
meio do carro que é o caso que nós
estamos fazendo agora aqui tem uma
árvore atrás do carro ele não vai te
avisar os sensores são só para objetos
que estão nas laterais
aí você tem que ficar prestando atenção
aqui na câmera não é uma solução muito
boa isso é bom aqui pra nossa nosso
teste de taxam ver como o carro se
comporta roda 18 tá
mais uma vez é impressionante a
diferença pro água também temos aqui um
bom isolamento acústico como acontece no
hall da água mas a suspensão é
incrivelmente mais macia que a do arco
não dá pra comparar a uma com a outra
matéria de suavidade aqui no care e é
bem mais gostosa ela trabalha mais
ela passa muito menos vibração lá de
fora aqui pra dentro no carro o
isolamento acústico é tão bom quanto
mesmo sem ter o sistema de cancelamento
de ruído bom pra lombada agora também
não vamos passar na lombada em alta
velocidade de 30 por hora final de
contas esses carros são mais baixo
pessoal pelo que a gente já dirigiu os
dois carros
eu vou dizer pra vocês têm que tomar um
pouquinho mais de cuidado com Kerry do
que com a cor em lombadas e valentes não
é grande a diferença mas  o quer e tem
uma tendência a bater em raspar os bicos
um pouquinho mais
de toda forma o rodar dele é muito mais
suave som é como se estivesse dirigindo
um carro aí de categoria esportiva e
outro carro de categoria luxo é muito
diferente
o concreto silêncio que há aqui dentro
sensacional muito bom e a rodagem do
carro é efetivamente mais macia então
aqui já fica a primeira observação
você tá procurando por conforto vai ser
o que você está procurando por um carro
uma dirigibilidade digamos assim um
pouquinho mais esportiva vai ser o aqua
e aí não há nem o que discutir um em
relação ao outro mas o carro realmente é
bastante macio e é muito agradável
agora vou fazer nossa manobra de fim de
rua aqui para ver justamente como é que
o quer e se comporta
porém o carro aqui com o lado direito da
guia e como a gente sempre faz o par
aqui vão gravar todo o volante
a gente percebe que a gente tira Mais o
volante do que o que acontece no acordo
virando todo o carro vai para nossa
surpresa porque eu e virou um pouquinho
mais do que o acordo temos a câmera de
ré, porém sem as linhas de guias
dinâmicas
o volante também bastante leve
e assim como aconteceu com a cor
nós também usamos um espaço bastante
grande da rua para fazer a manobra
eu diria que aqui não quero ficar um
pouquinho menos do que o ato não foi um
pouca muita coisa - pouquinho menos
a gente percebe também que o raio de
giro aqui é bem grande
então detalhe aqui você vai ter um carro
muito macio muito gostoso pra rodar
suspensão bem adaptada aí pra te pra
filtrar a interferências do piso
o carro também bastante silencioso
só que aqui fica a observação de você
tem que tomar um pouquinho mais de
cuidado em lombadas e valetas e ter um
pouquinho menos de assistência quando
você faz essas manobras uma vez que a
câmera aqui não possui as linhas de
guias dinâmicas e você tem menos
sensores tanto no para-choque dianteiro
quanto no para choque traseiro hora de a
gente pegar a estrada aqui com o pr e já
de cara eu vou destacar
realmente a rodagem suave que o modelo
tem é impressionante como a Toyota
conseguiu fazer um carro muito muito
suave e a gente também percebe o
isolamento acústico em
kv uac do modelo é bastante silencioso
a gente tem uma sensação de bem estar a
bordo muito boa e já vou aproveitar aqui
pra fazer a velocidade em função da
rotação a 100 quilômetros por hora na
rua com a gente disse pra vocês
ele tem oito marchas eu vou aproveitar
aqui agora o tiptronic justamente para
colocar ali e s8 a gente tem certeza que
está em oitava mágico e olha só a
rotação é bastante baixo a gente tá ali
eu diria alguma coisa em torno de 1.300
giros que o giro bastante baixo
vou aproveitar para fazer uma retomada
aqui para 120
a gente já percebe que o câmbio faz uma
redução rápida de macho
chegando aqui aos 120 mais uma vez vou
colocar aqui na função de tiptronic que
a gente poder descer para a oitava
marcha Ascendente por hora a gente tem
uma rotação ali de
ou menos que dois mil giros tudo isso
realmente favorece a ae
a economia de combustível como a gente
viu o modelo também é muito bom
esquisito é importante destacar que a
gente não tem paddle shifts aqui atrás
do volante
mais uma vez a gente percebe que a
Toyota fez um carro muito mais pra quem
que é de conforto do que esportividade
você ainda consegue fazer integração
aqui através do câmbio jogando ele pra
esquerda
se você quiser colocar o modo sport
pasta empurrar uma vez alavanca pelo
lado esquerdo e ela já entra no modo
sport
vou fazer uma pequena retomada de
velocidade aqui exatamente quando você
tem que acessar uma rodovia que é
exatamente isso que está fazendo agora
vamos lá 40 por hora
vamos acelerar tudo até 100
já chegamos a 100 por hora como vocês
não veem esse motor v6 sem sombra de
dúvida dá uns empenho muito bom pra você
poder fazer esse tipo de retomada de
velocidade uma viagem de serra
uma outra passagem dificilmente você vai
sentir qualquer falta de potência ou de
desempenho nesse sentido o carro vai
muito bem
no entanto destacar que o carro vem aqui
com o controle de cruzeiro então você
pode programar uma curiosidade aqui no
controle de cruzeiro e ele vai manter
esta velocidade agora uma coisa
interessante aqui pessoal é que a
simples esse carro não tem um limitador
e nem os sistemas de assistência de
segurança que a gente vê em outros
modelos inclusive no concorrente desde
aqui no programa no nosso comparativo
que a gente vem aqui existe um menu aqui
no computador de bordo que ele coloca
centrais vêm assistir o vídeo está
mostrando aqui no painel pra vocês
a gente falou com a Toyota e esse menino
tá aqui porque existe a opção que a
assistência à condução nesse carro não
no mercado brasileiro por isso que esse
minuto aqui então está disponível a
tecnologia mas não no mercado brasileiro
com certeza Toyota deve trazer essa
solução quando ela mexer aqui nesse
carro numa próxima geração afinal de
contas esse carro aqui já está do meio
para o final dessa geração de vida e o
acordo é o concorrente dele
mais uma vez acabou de sair apresentado
mundialmente justamente por isso que
está mais atualizado
agora é hora da gente dirigia o Honda Accord na estrada mas antes nós vamos
demonstrar para vocês a função do rei da
pop display a do lado direito do volante
nós temos um botão para as funções do
rei da pop display que você pode
alternar las é essa que você está vendo
aqui é a do velocímetro apertando uma
vez a gente entra na função do controle
de cruzeiro adaptativo que o acc é o lks
que a função de manutenção de faixa
também temos botões aqui no volante para
você interagir com essas funções
então quando você aperta aqui por
exemplo do controle de cruzeiro
adaptativo você pode escolher ali no
rodapé a distância que você quer do
veículo da frente também é utilizado
para o alerta de colisão frontal e
também temos aqui o l'equipe que ele
mostra aquelas duas faixas ali mostrando
que o sistema está ativo mas não está
funcionando quando ele está funcionando
operando a manutenção de faixa aquelas
faxinas ali do redator display elas
ficam cheias apertando mais uma vez a
gente tem a função do gps a gente
programou aqui um destino hipotético só
para vocês verem que ele vai dando as
informações a do destino ali no ré dá
para você saber qual é o próximo
movimento que você precisa fazer e por
fim a gente tem ali o conta giros com a
informação da marcha que a gente tá
como vocês estão vendo se readaptar
bastante completo e muito funcional
vou aproveitar agora para fazer o teste
do alerta de colisão aqui do som da cco
tem um caminho a minha frente e eu vou
acelerar de forma perigosa em relações
o jovem
vocês podem ver a gente recebeu o alerta
tanto o painel quanto no ré da pi
display realmente o dispositivo funciona
muito bem
vou aproveitar aqui agora para testar o
alerta de manutenção de fácil não só à
coleta mas também com o sistema de
manutenção de fácil pra isso o botão
aqui o volante e tem aqui os indicativos
de faixa ou apertar que pretende acionar
web ks além do recape display a gente já
vê as patinhas preenchidas e agora vou
forçar o carro aqui pra sair para o
centro da faixa olha só quem já está
dando o alerta dizendo que eu estou fora de
faixa e fazer a correção mais uma vez
que eu vou forçar o veículo pra dentro
da faixa como v e forçando um pouquinho
lá mais uma vez além do painel ele está
dando o aviso e toda vez que se começa a
comer a faixa além do aviso ele dá uma
trip da do volante pra avisar você tá
fazendo atacou na faixa que também faz
aí a correção tudo isso para que você
fique bastante atenta à condução e
obviamente não deixa o carro a isso tudo
sozinho
agora vou aproveitar para testar que o
controle de cruzeiro adaptativo do carro
como vocês estão vendo a informação ali
do lado esquerdo do painel a gente
consegue medir a distância do carro da
frente que tá é uma média de 50 metros
da gente mais ou menos aqui nesse trecho
de estrada
a velocidade máxima permitida é de 110
por que eu vou fazer eu vou programar o
controle de cruzeiro para a 120
quilômetros por hora justamente pra
vocês verem que ele não vai atingir a
velocidade por conta do carro que vai à
minha frente então vamos lá está
programado o controle de cruzeiro libras
121 renapi display também dada essa
informação e agora entre um caminhão na
nossa frente como vocês podem ver ordem
está reduzindo sozinho a velocidade do
acordo militar que não gostaria agora de
83 quilômetros por hora e eu consigo
mudar a distância que eu quero em
relação ao carro da frente também
apertado aqui um botãozinho no volante
eu tenho quatro níveis de distância o
programa pra distância mais próxima
e olha só agora ele está restabelecido a
velocidade mais uma vez o caminhão
entrou na minha frente que a gente tem
uma velocidade menor
dessa forma que você consegue sempre
manter a distância segura do veículo à
frente em função da velocidade que você
droga
vem toda vez que o Veículo sai como
aconteceu agora com o caminhão olha só
ele vai restabelecer a velocidade de 120
quilômetros por hora
além da função do controle de cruzeiro a
gente também tem um sistema de
manutenção de faixa contendo uma pequeno-curva
agora aqui ó
eu vou soltar as mãos do volante e olha
só o carro está fazendo a curva sozinho
podem ver que ele está levemente fazendo
a correção de mantendo o carro da faixa
para ele não faz isso pra sempre
a bola acabou de dar o alerta mãos no
volante
ele faz isso justamente para avisar o
motorista que ele não pode deixar o
carro trafegando sozinho ele vai fazer
um pouco da curva depois de um tempo ele
vai perceber que não está interagindo e
ele vai te dar o alerta
e aí com esse sistema o controle de
cruzeiro adaptativo mais tempo de
contenção de faixa
certamente você faz uma viagem muito
mais tranquila, mas o pessoal não é pra
ficar sem um volante
e muito menos para ficar usando hatzaki
porque lixo
outro recurso interessante que tem aqui
o sistema de leitura ótica
toda vez que você dá seta ele nem com a
câmera ali do lado direito no espelho
lateral e mostra a imagem inclusive com
algumas barrinhas ali que mostra a
aproximação dos veículos
esse sistema também pode ser acionado
manualmente
aqui na haste no lado esquerdo do
volante se você apertar o botão e ele
vai acionar o le notti independente dá
certo e aí com aquelas barrinhas você
tem uma vermelha e mais duas amarelas
o ideal é que você faça a conversão
quando os carros estão ainda nas barras
amarelas e evitar fazer a conversão na
barra vermelha porque aí já está numa
área de risco
agora vamos fazer um acesso aqui de
rodovia vou aproveitar para fazer
justamente uma aceleração para entrar na
rodovia ac a 30 por hora nos da rodovia
110
não vamos acelerar tudo pra ver como ele
responde
vocês estão vendo chegar 100 quilômetros
por hora neste carro aqui então é
difícil um motor turbo entregando o
torque máximo de 37,7 programa força a
partir de 1.500 vírus mais um câmbio
automático de 10 marchas que proporciona
relações mais curtas nas primeiras
marchas faz com que o carro seja
extremamente ágil e mais ágil até mesmo
que o Toyota quer
dessa forma a gente tem um modelo aqui
muito útil para essas situações de
retomada de velocidade e aceleração
vou aproveitar aqui para fazer a
velocidade em função da rotação a 120
quilômetros por hora só usando paddle
shift atrás do volante pra gente ter
certeza que vai 10ª marcha rotação
realmente muito baixo o pessoal estava ali
falando de aproximadamente mil e 800
giros o que é uma velocidade de rotação
bem baixa mesmo vou reduzir aqui pra 100
km do sul
a gente vê também como fica a rotação
nessa situação
e olha aí 100 quilômetros por hora em
10ª marcha
nós temos menos de 1.500 giros com
certeza e isso ajuda e ajudar muito
tanto economizar combustível e também
diminuir voltar a diminuir vibrações e
ruídos aqui dentro da cabine com um
câmbio de 10 marchas gente percebe aqui
que o carro tem bastante escolha de
marcha pra fazer pra sempre manter um
bom desempenho ao mesmo tempo com baixa
rotação a crosta você quilômetros por
hora numa pequena subida de rodovias
vocês podem ver ali que ele fez uma
redução de marcha à medida que a gente
começa a descer novamente que ele vai
fazer ele vai alongar a marcha
justamente pra gente poder de economia
de combustível
dessa forma assim das marchas por
exemplo a décima a nona que a oitava
elas acabam sendo bastante exploradas na
estrada não se consegue uma velocidade
constante ea mudança da décima para a
nona para oitava
ela é bem suave eu diria que quase
imperceptível
isso tudo faz com que o carro consiga
ser mais econômico que você não perca
rendimento que toda
o carro começar a subir uma rampa que
ele vai fazer e vai reduzir a nona
oitava para manter o desempenho começou
a desenhar
ele vai pra desce mas se você tiver um
plano ele pode usar a 19ª sempre manter
a rotação muito baixo
a gente também tem um botão aqui no
câmbio para alterar o carro para o modo
sport
estou vendo Aqui que a gente está no
modo normal do carro flex e aperta o
modo sport
olha que legal ele não só deixa parte do
mostrador em vermelho como também muda o
desenho além do conta-giros e ele também
coloca ali a press.