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Diferenças da tração quattro da Audi

Nesse vídeo fomos até o centro de treinamento da Audi no Brasil, para as diferenças entre todos os tipos de tração quattro da Audi. Embora tenham o mesmo nome, e a funcionalidade básica de distribuir o torque entre as quatro rodas do carro, tem seu funcionamento bem diferente de acordo com o modelo que está aplicado.

Hoje comprecar tv vai preparar um vídeo
muito especial pra vocês pra isso a
gente veio aqui no centro de treinamento
da Audi do Brasil pra pela primeira vez
no mercado brasileiro fazer um vídeo
explicando todas as diferenças que
existem entre os sistemas de tração
quattro nos carros da Audi
muita gente pensa que isso é tudo igual
mas não é tudo igual e isso a gente vai
explicar para vocês hoje mais para essa
explicação ser muito detalhada olha só
quem está aqui
André Maranhão,tudo bom André Jorge é
que vai o André nada mais nada menos que
o gerente nacional de treinamento da
Audi que faz e coordena todos os
treinamentos da rede concessionária do
Brasil isso mesmo andré é isso aí
treinamos todos os vendedores é o
gerente de vendas e pós-vendas técnicos
da rede toda a rede de concessionárias
eles têm a oportunidade de vir aqui é o
centro técnico né pra realizar
treinamentos além de também de perder a
oportunidade algumas vezes e irem para a
Alemanha de fazer em treinamento também
outras de outros locais do Brasil
bom como vocês estão vendo é a pessoa
que vai esclarecer essas dúvidas afinal
de contas tem muita polêmica em relação
à tração quattro não por acaso o andré
foi a pessoa que fez a apresentação do
novo Audi R8 pra gente né verdade
verdade mês passado um foi espetacular
lá no no rebote tartá
tivemos oportunidades e de encontrar com
vocês os jornalistas do Brasil toda e
desvendar alguns mistérios que ainda
tinha em relação à tração quattro no
novo que oito aí contração thomsen muito
interessante acho que vale a pena
conferir mais um pouquinho e entra mais
profundamente nesse tema hoje é
exatamente por isso que a gente está
aqui pessoal então hoje nós vamos
desmitificar pra vocês
todas essas dúvidas que vocês por
ventura tinha em relação à tração
quattro a audi primeira pergunta por
André e essa pergunta é muito polêmica
na rede de concessionárias
os carros da Audi André tem tração 4 4
como é que é isso sim tem mas também o
que determinados momentos também não tem
né é um bom exemplo e ficar aqui a fome
o twitt convencional que normalmente têm
picape mantém jipes enfim que o pessoal
utiliza por aí aquela atração os que têm
atração fixa uma relação fixa
as rodas dianteiras e traseiras do
veículo então se você pode ter uma
alavanca também que pode fazer a
separação você tem uma atração só de
duas rodas ea outra roda não ficar e
como roda motriz na então essa atração
foi o drive
no nosso caso a gente tem um biotipo
transmissão pouquinho diferente a gente
tem a tração 4 4
porém ela um sistema chamado how i drive
que você pode fazer a variação de
relação entre as rodas da frente e de
trás dependendo da necessidade daquele
momento então não tem uma relação fixa
de é de transmissão isso tudo André
automático no carro da audi o cliente
não precisa apertarem um botão aaaa
funcionamento ocorre de forma
transparente sem dúvida sem dúvida você
não tem aquela alavanca não tem nenhum
botão solicitando que você utiliza
aquela tração quattro aquela tração
quattro por dois dependendo da
necessidade
o próprio veículo através de seus
sistemas eletrônicos ea própria
transmissão mesmo consegue detectar a
aquela necessidade momentânea e fazer o
ajuste necessário para que você tenha
melhor tração de acordo com o tipo de
terreno o de acordo com a situação
climática do local
como vocês estão vendo existem
diferenças bem importantes
e olha só tração quattro parece que tudo
igual mas não necessariamente é isso
andré é correto correto nós aqui na audi
por exemplo temos quatro tipos é
distinto de tração eu tenho já a all
blacks torcem ultra eo audax esportivo
que o utilizado no R8 cada uma delas
entrega tração nas quatro rodas mas a
maneira como isso funciona diferente
exatamente são tecnologias diferentes
porém todas elas têm a tecnologia 4d
consegue fazer a variação de torque
entre as rodas dianteiras e traseiras
agora a gente tá aqui embaixo do Audi
rs3 inclusive um modelo que a gente tem
um vídeo bastante completo e no canal
super esportivo da audi com 400 cavalos
de potência andré
qual é o sistema de tração que nós temos
aqui e se utiliza o sistema de tração
rodrix um sistema altamente tecnológico
desenvolvido pela audi
bom pessoal aloud tem dois tipos de
plataforma mqb e a mlb a mlb é a
plataforma longitudinal essa aqui é mpb
não é correto né
as plataformas e mpb o veículo utiliza
essa plataforma eles usam esse tipo de
de transmissão é o rolex que são eles o
tt rs tts rs 3 ps3 da irs que três
também o q3 2.04 todos esses veículos da
plataforma mqb utilizam essa atração
audax
bom pessoal o motor é montado de forma
transversal aqui não é longitudinal e aí
o que acontece nós temos um semi eixo
aqui que saia ali do motor não é isso
não é correto temos um motor como já
falamos na posição transversal ele a
força motriz sair do motor vai para a
caixa de marchas em si na sequência vem
directamente através desse cartão que
vocês conseguem enxergar aqui e
finalmente chega aqui na tecnológica
rodrix bom como é que funciona essa alta
é que andré
essa aqui eu sou fã particularmente isso
foi muito interessante essa transmissão
você consegue ter 100% da da força
motriz no eixo da frente
porém em algumas situações você consegue
até ter 50% e 50% vai conseguindo fazer
a variação desse toque de acordo com a
necessidade
então só pra ver se eu entendi
direitinho você tem só quatro por dois
dianteiro dependendo da necessidade ea
copa trazer e vai variando o toque até
50% na traseira exato pode ter alguma
situação por exemplo você consegue de
60% nas rodas frontais 40% na roda
traseira ou 5050 ou 90% 10% na roda
traseira depende do momento depende do
terreno e consertar
dependendo da demanda necessária para
aquele momento e tudo isso é
automaticamente sem apertar o botão
nenhum sem a porta a apertar botão
nenhum você não tem nenhuma alavanca nem
o botãozinho lá tudo isso aí o próprio
se o sistema do carro faz a intervenção
por você de pessoal daqui a pouco a
gente vai ver uma outra atração que é
uma espécie de evolução dessas aqui que
é a do Q5 é isso
exato é atração ultra muito interessante
também e que essa atração já é mais
voltada para a economia de combustível
vamos conferir agora a gente tá aqui
embaixo do audi r8 que até onde eu sei
pela primeira vez nós vamos mostrar pra
vocês como é que funciona a atração do
áudio que eles estão vendo que oito por
baixo andré que traçam que nós temos
aqui notting hill e neste caso aqui
temos a tecnologia tossin que são uma
tecnologia na realidade que ele é
montada nos veículos de campo a forma
mlb né ou seja motor de longitudinais da
ordem
olha pessoal aqui tem uma curiosidade
muito interessante esta traz tração da
Audi é permanente nas quatro rodas
sempre não é isso andré exato partir do
momento que ligou o carro saiu
pode ter certeza que você vai estar com
as quatro rodas tracionando obviamente
você tem uma variação é de toque
dependendo da demanda
nesse caso do que 8 a gente tem um toque
em que não há condição normal ele ele
joga 60% toque na roda traseira e 40%
nas rodas dianteiras
ele consegue fazer uma variação de
acordo com a demanda do terreno das
situações de condução do veículo de até
85% do toque se transferir para o eixo
traseiro e até 70% para o eixo dianteiro
agora queria só as torcem também não são
todas iguais existem diferenças entre as
forces né exato no caso aqui do que 8 a
6 ea sad tem um toque em que privilegia
um pouco mais o toque nas rodas
traseiras então a gente tem a condição
normal como falei é 60 40
já em veículos por exemplo como o q7
você tem 50 50 ou seja 50% na roda na
roda traseira e 50% na roda dianteira
bom pessoal então agora pra ficar fácil
pra vocês eu vou falar com o andré me
corrigiu tiver errado
a plataforma mlb os carros que têm esse
tipo de tração torcem com de 4 é o a4 a5
a6 e a7 está correta andré usado além do
do que 7 e 8 na ea c&a; certo você falou
agora bom exata e também essa atração
também está nos modelos esportivos mas a
gente vai ver que tem um importante
diferencial aqui onde é que fica o
torcem aqui
bom o toshi fique o totó se ele fica
nessa peça a quina internamente essa
peça aqui
que tempo está montado direto lá no
cardã que vai jogar todo o esse toque
que vai lá na frente do motor para essa
peça aqui que é o diferencial desse
veículo esse é o diferencial diferencial
convencional que privilegia o economia
de combustível e também a menor emissão
de poluentes
esse diferencial não tem nenhum tipo de
bloqueio andré exato não tem um bloqueio
mecânico no caso aqui tem um diferencial
de bloqueio eletrônico ou seja se você
necessita de mais toque na roda de
traseira esquerda por exemplo a as
pinças de freio vão pensar
o disco fazendo com que o toque da roda
de cá se transfira para a roda esquerda
fazendo com que você tenha mais toque
naquela necessidade momentânea
agora o pessoal tem um detalhe muito
interessante quando os carros são da
linha rs tem uma diferença aqui atrás e
nós vamos mostrar pra vocês como é que
funciona isso
agora pessoal a gente tá aqui embaixo do
lançamento rs4 modelo também que a gente
teve aí no lançamento oficial lá no
velocitá André
quais são as diferenças aqui do rs 4 a
princípio torcida igual né
é correto temos aqui um toque
convencional não é que vai jogar
a atração laac do eixo da frente lá para
o eixo traseiro então através do cardã
como sempre eu e se isso aqui vai jogar
todo o toque para trás mas ao invés de
um diferencial convencional não é que
devemos sair nu que 8
agora nós temos um diferencial esportivo
que essa peça aqui né
esse aqui privilegia a esportividade né
a dinâmica do do veículo
a principal vantagem dele é que não é
determinada curva por exemplo você vai
fazer de maneira esportiva no maneira
agressiva então você vai ter com ela o
a-ha a força da roda que está fora por
exemplo essa aqui tá lá de fora pode ser
jogada para a outra roda através de
embreagem que tem aqui então temos um
pacote de embreagem desse lado e outro
pacote embreagem desse lado aqui então
todo o toque do eixo traseiro
você consegue fazer avaliação lateral
desse toque diferente do de uma
transmissão 14 convencional onde você
tem o jogo frente traz nesse caso
aqui você tem o jogo de toque frente e
trás e também lateral noite traseiro
bom pessoal essa peça nós vamos ver mais
detalhadamente aqui na bancada do centro
tecnológico da alt
agora a gente vai entender como funciona
uma dessas atrações 4 que é a 4 ultra
não é isso não é exatamente essa a
tração quattro outra é utilizada no q5
no Audi Q5 e ela traz uma atração muito
interessante que ela consegue fazer de
total desacoplamento do eixo dianteiro
com eixo traseiro do veículo
isso aí é faz com que a gente consiga
até te vamos colocar um como exemplo é a
cada 100 quilômetros uma economia de 300
mil litros de combustível só por causa
desse desacoplamento
porque você evita de fazer um movimento
neo do cardã do do que cinco
uma situação que você precisa não a
tração 4 2
então você vai ter a tração dianteira as
rodas traseiras vantage girando mas não
vamos ser uma roda motriz nesse momento
e o cartão vai estar completamente
parado né a gente a explicar daqui a
pouco como funciona isso lá olha aí
pessoal vocês estão vendo o carro sendo
desmontado aqui atrás que a gente
mostrar isso em primeira mão para vocês
a tração quattro ultra nos mínimos
detalhes agora a gente está aqui embaixo
da Audi Q5 que tem aí a plataforma mlb
tem um motor longitudinal pra gente
entender quando é Maranhão como é que
funciona essa 43 André
bom vamos lá olhando observando aqui em
cima você consegue daqui tem um pacote
de embreagem aqui é essa peça que não é
correto ficar aqui dentro um pacote de
embreagem que vai fazer com que a
transmissão do motor que está aqui na
frente não é como você falou de tudo
realmente ele está aqui tem a
transmissão esse pacote embreagem faz
com que a transmissão de movimento vá
através desse cardã lá pra trás para o
eixo de trás
então quando não precisa ele desliga
esse sistema de conectar essa parte
exatamente aí nesse momento que você tem
o desligamento de ciel dessa embreagem
onde assim a despressurização
naturalmente você tem agora é a partir
desse momento um veículo quatro por dois
vamos ver aqui atrás que esse cardã ele
acompanha o carro até esta
outra peça aqui aqui o que acontece
andré fato aqui a gente tem um
diferencial traseiro e nesse diferencial
traseiro tem um outro pacote embragem no
momento você tem o desacoplamento da
frente você vai ter o desacoplamento
decidesse sistema de embreagem também
fazendo com que esse cardã aqui fica
completamente parado em algumas
situações é um peso vão chamar morto não
é que você estaria girando e daria com e
consumindo combustível naturalmente
quando se consome hoje você tem maiores
emissões então isso aí faz com que esse
veículo eo o Q5 com a transmissão ultra
4 ultra seja muito mais eficiente e tem
a menores emissões
pessoal esse sistema aqui só está
disponível no Q5 no Brasil correto
exatamente aqui no brasil exclusivo para
o Audi Q5 como seis irão pela primeira
vez a explicação integral do Q5 ultra
daut agora pessoal mais uma vez com
exclusividade do complicar
estamos embaixo do superesportivo R8 ea
curiosidade aqui nós vamos começar e de
trás pra frente todos os carros em que
mostrou de frente para trás aquele
transparente porque andré porque é
exatamente neste modelo aqui exclusivo
nós temos a aposição de montagem do
motor aqui na parte central traseira do
veículo então o motor fica alojado nessa
parte aqui na parte de cima da nossa
cabeça né
mo ligado a uma exclusiva transmissão s
tronic aquela uma semelhante àquela de
um dos modelos a3 a4 e a5 porém essa
aqui ultra esportiva não é ligado a essa
transmissão às nós temos ainda também um
diferencial de escorregamento limitado
esse equipamento é espetacular porque
você consegue fazer com que o toque nas
rodas traseiras chega a até 80% aqui e
mandando 20% para frente resumindo fica
altamente esportivo
deixa eu ver se entendi normalmente o r8
é um carro com tração traseira
predominante exato e já trazer
predominante porém sempre com um toque
na roda dianteira né
nesse caso nós conseguimos até 80% de
todo o toque no eixo traseiro fazendo
com que o carro fique
uma direção ainda mais esportiva agora
pessoas estão vendo que o Audi R8 é todo
tapado aqui embaixo
isso não é por acaso é por uma questão
aerodinâmica que vocês conseguem ver
este pequeno defletor aqui embaixo que
serve justamente para jogar ali no disco
pra fazer a refrigeração agora o carro é
todo tampado aqui nós temos o o
diferente o eixo mês exato tiramos é o
acabamento aquino para facilitar a
demonstração aí temos o cardã que vai
jogar todo esse toque lado o motor
central traseiro aqui pra frente e aqui
olha que encontramos o rolex
então temos um round especial o audax
esportivo é para esse modelo R8 sol e 8
têm esta peça que apesar de ele ser um
round que ele é feito especificamente
sob demanda para 8 exato muito mais
robusto não é pra aguentar os 610
cavalos de potência desse veículo aqui
né e esse round que a função dele
principal que é exatamente o inverso dos
outros modelos da mp e que bené ele ele
fica montado na frente e faz com que até
50% do toque seja aplicado aqui as rodas
dianteiras
bom pessoal como vocês estão vendo o r8
é absolutamente específico dentro da
família audi ele funciona basicamente ao
contrário dos outros carros mas mesmo em
oito sendo um superesportivo ele sempre
tem tração quattro e pra ficar um
pouquinho mais visual aqui o nosso vídeo
o andré conseguiu aqui com o pessoal do
ct algumas peças para vocês poderem lá a
idéia de como cada uma delas funciona
isso é correto correto aqui temos aqui
um exemplo do do hawks não é utilizado
na plataforma mqb nessa pecinha que fica
interna aquela aquela peça grande e
vocês viram lá no no joelho e no veículo
e agente de fazenda de montagem aqui
conseguir consegue ver alguns discos não
é
ora aqui está vendo alguns discos aqui
espaçadores isso aqui é o pacote
embreagem que vai fazer com que essa
transmissão de toque invadir um é do
eixo frontal para o eixo traseiro então
é esse aqui é o famoso pacote embreagem
não é
nesse caso aqui temos o top 100 é então
já temos o tom sim o antigo 50 por cento
e cinquenta não é que é utilizado na
compra quanto à condição normal esse
toque aqui ele tem uma condição normal
de utilização 60% da atração na traseira
40% na dianteira
obviamente são peças bem semelhantes
característica muito importante do troço
em a robustez não é dificílimo de ter
uma situação de quebra né de manutenção
dessa dessa peça aqui
tanto é que ele é tão famoso e tão
venerado e por quem gosta de de áudio am
e por último temos aqui o diferencial
esportivo é que vocês viram no rs 4
então temos aqui no RS 4 RS5 RS6 RS7
toda a linha esportiva net o motor é é
da plataforma m mlb né e neste caso aqui
o toque vem no cardã por essa peça aqui
e é distribuído através do diferencial
para as duas rodas dianteira e traseira
esquerda traseira direita
vale ressaltar que aqui ficam alojados
dois pacotes de embreagens né semelhante
àquele lado do do round que vocês viram
agora a pouco vai fazer com que você
tenha um jogo de toque entre uma roda e
outra então isso aí dando uma
esportividade pra cá o condutor do
veículo
o pessoal só pra resumir então como
vocês viram as atrações da audição bem
diferente se a audi aplica as atrações
no carro
de acordo com a necessidade do projeto
então a gente tem aqui basicamente um
resumo bem interessante com round que a
gente tem nos carros mqb tipo ou a 3 o
RS3 o Q3 depois aquele torcem aqui nós
temos as duas gerações e esse aqui do
carro mais novo que é o que oito é isso
é tão correto que 8 a 6 e a7 e esse aqui
é o torcem dos modelos um pouco mais
antigos e esse diferencial esportivo
cabe destacar pessoal que no brasil os
carros rs normalmente trazem esse
equipamento como série mas na europa ele
é um opcional então o carro pode ter ou
não ter mais aqui no Brasil a Audi
adotou como padrão que sempre lhes no rs
é isso exata exato até
é pelo perfil de cliente que compra esse
tipo de veículo é que eles querem mais
esportividade então nada mais justo que
dá um pacote completo para eles
só lembrando e pessoal esse diferencial
aqui não está no rs 3 nenhum rs3 porque
eles são a plataforma mqb esse aqui tá
do RS 4 pra cima
bom pessoal como vocês viram aqui nesse
vídeo tá da explicação detalhada de todo
o sistema de tração quattro a audi pela
primeira vez no Brasil aqui quando
Israel que o gerente nacional de
treinamento André exato é um prazer para
mim contribuir espero que todos já que
as estão aí gostem do dar explicações e
ajude aí na decisão de compra ou na no
dia a dia de vocês
bom pessoal se vocês gostaram desse
vídeo não esquece de deixar o seu
comentário final de contas se essa série
de vídeos foi interessante porque não
explicar todas as outras tecnologias da
Audi aqui com quem mais entende e no
lugar onde todos os técnicos da audição
treinados o Brasil comprecar tv sempre com
os melhores diferenciais pra vocês
comprecar é ideal para quem quer vender
comprecar a ideal para quem quer comprar
se precisou vender ou comprar
acesse hoje mesmo comprecar.com.br