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História da Volkswagen no Brasil - 60 Anos

Conheça o museu secreto que a Volkswagen tem em sua fábrica de São Bernardo do Campo, com modelo históricos que foram guardados desde 0km.

Hoje o Comprecar Tv vai levar você para um giro na história da indústria automobilística
Brasileira para isso a gente veio aqui na fábrica da Volkswagen que fica aqui na Anchieta
para contar um pouco da história da marca e o que que é marca fez?
ela reuniu muitos carros icônicos da história da marca a Volkswagen fez a fábrica da Volkswagen
fez 60 anos em novembro do ano passado e ela aqui tem uma pequena parte do acervo dos carros
que compuseram essa história da Volkswagen ao longo de tanto tempo aí no Brasil o acervo
da Volkswagen é de quase 100 carros não dá para reunir tudo num único lugar justamente
por isso vocês estão vendo alguns dos modelos que nós vamos contar histórias rápidas
e muito curiosas para vocês aqui no Comprecar Tv hoje, não dá para pensar em Volkswagen
sem pensar na Volkswagen Kombi modelo icônico do mercado brasileiro quem que não andou
num carro desses provavelmente quando era criança obviamente estou falando de pessoas
aí que já passaram dos 40 anos pois bem a Kombi junto com fusca foram os primeiros
carros da Volkswagen no Brasil só que a Kombi inicialmente não era fabricada em São Bernardo
do campo ela era fabricada no galpão lá no ipiranga foi em 1957 que a Kombi veio aqui
para linha de montagem aqui na Anchieta e essa Kombi aqui pessoal tem uma série de
curiosidades essa Kombi que vocês estão vendo aqui é uma Kombi em 1961 na época
Volkswagen vendeu ela digamos assim para um cliente normal agora olha só história dela
nos anos 2000 a Volkswagen comprou de volta esta Kombi mas ela comprou aí de um colecionador
que manteve ela muito bem conservada e a curiosidade é que esse carro foi completamente desmontado
passou pela linha de montagem novamente e ela saiu como se fosse abre aspas uma Kombi
0 km na linha de produção só que aí tem uma curiosidade lá em 61 ela tinha um
motor 1200 centímetros cúbicos porém essa daqui está com motor 1.600 que era um motor
utilizado aí nos anos 2000 na Kombi essa Kombi que vocês estão vendo aqui pessoal
é a última Kombi que saiu da linha de produção em 2013 agora aqui tem algumas curiosidades
esse carro em 2005 ganhou um motor refrigerado a água antes era o ar isso aumentou a potência
e diminui o ruído e tem outra curiosidade aqui a Volkswagen fez uma brincadeira com
esse carro inclusive nas mídias teve aí uma marca no Brasil que anunciou durante muito
que tinha o único carro brasileiro de três portas pois bem a Volkswagen na época fez
uma propaganda dizendo que o verdadeiro e mais legítimo carro de três portas é esse
aqui e a gente não pode tirar a razão da Volkswagen que realmente é o carro brasileiros
de 3 portas outro carro icônico da marca é esse aqui o Volkswagen 1600 e é isso mesmo
pessoal ele não tem nenhuma outra sigla além do 1600 esse carro marcou uma profunda transformação
na Volkswagen que até então era Kombi e fusca aqui no 1600 a Volkswagen explorou muito
mais aí o conceito de um carro Sedã então ele também tinha uma bitola mais larga e
olha só além dele ser um sedan era um sedan de quatro portas e isso mudou bastante as
coisas se vocês verem filmes antigos aí no mercado brasileiro você vai ver que esse
carro foi muito usado como táxi tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro agora
esse carro ganhou um apelido muito curioso ele ganhou o apelido de zé do caixão e por
que esse apelido?
Se vocês olharem aqui a maçaneta aqui na lateral ela tem aí um visual muito parecida
com aquelas aqueles suportes que você tem ali para carregar o caixão daí o apelido
de zé do caixão esse carro aqui pessoal tinha um motor 1.600 cm cúbicos de impressionantes
60 cavalos ele chegava a velocidade máxima de 135 km por hora mas isso para época era
muito impressionante em 1970 foi a vez da Volkswagen dá uma repaginada ali no 1600
e aí ela lançou 1600 TL que era por assim dizer uma versão mais esportiva que você
consegue ver essa esportividade nesse carro para começar ele é um duas portas e mais
legal do que tudo isso olha só a traseira Fast Back vamos combinar que essa traseira
aí lembra bastante os carros da Porsche afinal de contas a marca icônica aí dos esportivos
a Volkswagen tinha aí o seu produto por assim dizer muito mais acessível e aqui o TL tinha
um motor de 65 cavalos cinco cavalos a mais do que o 1600 em 1972 a Volkswagen ousou ainda
mais aí na proposta desportivos e ela apresentou aí a linha aqui SP modelo que ousou bastante
no design como vocês podem ver é um carro que tem um design que por assim dizer se mantém
atual até os dias de hoje quando a gente olha essas linhas mais fluídas e harmônicas
agora pessoal esse carro que inicialmente chegou ao mercado em 72 ele teve uma produção
a partir de 71 existiam dois modelos o sp1 que é esse daqui e o sp2 uma das diferenças
era motorização o sp1 tinha um motor de 1.600 centímetros cúbicos enquanto sp2 tinha
um motor também a ar de 1.700 centímetros cúbicos agora esse sp2 que vocês estão
vendo aqui que é um sp2 71 vamos dizer assim uma linha pré-série vendeu muito pouco praticamente
100 unidades porque no final das contas o cliente que ia para um esportivo já queria
o sp2 que obviamente tinha mais potência outro carro icônico da Volkswagen foi a Brasília
aliás modelo que teve aí o nome justamente para homenagear a capital do país e você
consegue ver uma linha de mudança grande aqui no design da Brasília ela já tem linhas
mais retas a Brasília também tem a curiosidade apesar dela usar a plataforma do fusca com
motor traseiro motor a ar ela já trouxe muito do 1.600 por ela ser um pouco mais larga então
ainda que ela fosse mais curta que fusca esse desenho aqui proporciona mais espaço interno
inicialmente a Brasília tinha ai um motor 1.600 centímetros cúbicos a ar de 60 cavalos
e depois ela recebeu aí o motor do 1600 TL com 65 cavalos e dupla carburação em 1977
foi a vez da Variant 2 a gente pode dizer que ela é uma evolução da Brasília agora
aqui nós temos uma legítima Station água muita gente pensa que a Brasília era uma
station a Brasília não era uma station ela era um hatchback que a Volkswagen fez para
abre aspas substituir o fusca mas aí eles viram que a Brasília conseguia conviver junto
com o fusca então a Variant aí dentro do melhor estilo save the wagons ela foi aí
uma evolução da Brasília e porquê evolução porque ela não era simplesmente a Brasília
alongada você teve melhorias técnicas aqui nesse carro uma delas foi a suspensão dianteira
desse carro do tipo mcpherson essa que a gente conhece até hoje onde você tem o amortecedor
no centro e a mola helicoidal em volta do amortecedor dando melhor funcionamento e até
mesmo poupando espaço de construção outra curiosidade lembra que eu falei que Volkswagen
tinha um acervo pois bem este carro foi o primeiro carro oficial do acervo Volkswagen
não dá para falar de Volkswagen sem falar de fusca certamente aqui no Brasil é o carro
mais icônico e mesmo mundialmente falando estamos falando de um dos carros mais icônicos
da marca o fusca começou a ser fabricado no Brasil lá no Ipiranga em 1953 em 59 ele
veio aqui para São Bernardo do campo e durou bastante aqui em São Bernardo do Campo o
carros foi até 1986 sendo produzido em ininterruptamente inclusive esse que vocês estão vendo aqui
é um dos últimos fuscas que saiu da linha de produção aqui em São Bernardo do Campo
em 1986 esse carro aqui já tinha aí por exemplo um motor 1.6 que foi um motor bastante
consagrado do fusca mas como a gente sabe o fusca teve uma segunda vez aqui no Brasil
que durou de 93 a 96 inclusive a pedido aí de 1 ex presidente nosso e justamente por
conta disso a Volkswagen criou vamos dizer assim algum modelo muito especial a Volkswagen
fez quatro apenas quatro unidades em parceria com uma outra empresa desse fusca conversível
aqui em uma dessas quatro unidades é essa que vocês estão vendo aqui ele nunca chegou
a ser produzido numa linha mas de toda forma não dá para dizer que não marcou um momento
muito importante da marca na volta do fusca outro momento revolucionário da marca Volkswagen
foi a chegada do Passat em 1974 e o Passat mudou verdadeiramente tudo para começar uma
construção monobloco não mais a cabine sobre chassi como acontecia nos outros carros
outro evolução importante motores refrigerados a água e isso reduziu muito ruído e vibração
no modelo inicialmente Passat tinha um motor 1.5 depois ele teve um motor 1.6 e chegou
ao motor 1.8 aliás esse motor 1.8 ap fez muito sucesso na marca Volkswagen foi usado
no Passat foi usado no Santana foi usado no gol foi usando a parati era um motor que o
pessoal adorava preparar porque ele aguentava e aguentava muito bem esse carro também tinha
por exemplo a suspensão mcpherson dianteira foi uma grande evolução para marca outra
curiosidade muito importante a gente acabou de fazer aí uma matéria do Polo GTS que
inclusive foi um resgate da sigla a primeira vez que a sigla GTS foi usada no Brasil foi
nesse carro aqui em 1983 esse aqui que vocês estão vendo é um Passat pointer GTS 88 porém
essa sigla como vocês estão vendo durou bastante tempo e agora foi resgatada pela
Volkswagen no final dos anos 80 Volkswagen preparava uma nova linha de veículos e ela
trouxe foi aí a linha BX em 1980 com o Volkswagen gol que derivou uma série de carros a gente
tá vendo aqui por exemplo Voyage temos também a Paraty e até mesmo a saveiro agora porque
que o gol não está aqui porque o gol inicialmente foi feito lá na fábrica de Taubaté não
aqui em São Bernardo do Campo e aí pessoal essa plataforma BX ela durou durante muito
tempo inclusive em 2008 o gol recebeu uma nova plataforma a plataforma pq24 que inclusive
veio ai do Volkswagen Polo porém a Paraty nessa data ainda continuou sendo produzida
com a plataforma antiga BX ou seja estamos falando de uma plataforma que fez muito sucesso
no mercado brasileiro e ela foi evoluindo ao longo do tempo vocês conseguem ver inclusive
aqui uma saveiro nessa plataforma BX porém ela já foi muito evoluída você pode ver
ali um visual bem diferente teve no carro uma série de melhorias aí no carro mas nós
vamos deixar um link do texto completo aqui no vídeo para vocês conseguirem entender
toda essa cronologia dos carros outro carro muito importante na história da Volkswagen
foi o Volkswagen Santana apresentado em 1984 na época ele tinha três versões ACS ACG
e ACD era mais completa na época ele também tinha o motor 1.8 ap com câmbio manual
de cinco marchas com o tempo ele ganhou uma série de coisas uma das opções era a câmbio
automático aqui no carro inclusive pessoal ainda nesta carroceria aqui que vocês estão
vendo a Volkswagen fez uma série especial desse carro que é justamente essa que vocês
estão vendo a série exemplo o Santana Executivo que tinha uma série de mudanças no visual
como a grade na frente com três gomos a roda diferente o interior com acabamento mais sofisticado
em 1999 o Santana mudou de visual ele ganhou aquele visual mais arredondado e aí lá também
tinha opção de motor 1.8 e motor 2.0 inclusive esse Santana reestilizado ele deu origem a
modelos lá na Autolatina então a Volkswagen tinha o Santana e o Santana quanto e nesse
caso era a Ford que pegava digamos assim o DNA Volkswagen fazia uma roupagem Ford vocês
devem lembrar do do Versailes que era derivação do Santana e a Royale que era derivação
da quanto outro fato muito curioso aí da história da Volkswagen foi à Autolatina
que durou de 87 a 94 foi uma espécie de associação entre as duas marcas qual era o objetivo?
O mesmo que a gente vê nos dias atuais as marcas se unem para compartilhar plataformas
motores e tecnologia e com isso fazer uma redução de custos e a tivemos coisas bem
curiosas eu vou começar com esse daqui é esse aqui pessoal vocês estão vendo aqui
que é o a Polo só que esse carro ele não tinha um legítimo DNA Volkswagen porque a
plataforma desse carro era plataforma da Ford a plataforma do Scott quem inclusive lá ele
chamava Verona mas esse carro aqui o a Polo tinha algumas coisas de Volkswagen como por
exemplo o motor ap 1.8 só que aqui a curiosidade é que a Volkswagen até então não tinha
plataformas com motores montados na transversal eram todos longitudinais e esse carro tem
um motor transversal justamente por conta da plataforma da Ford mas quando a gente olha
esse carro por dentro a gente vê uma série de coisas ali que a gente nunca viu na Volkswagen
então por exemplo os comandos do ar condicionado a chave de seta o painel eram coisas que vieram
da Ford e essa história da Autolatina continuou mais um tempo só que aí o que
que aconteceu temos aqui por exemplo o Poynter esse carro aqui apesar de usar uma plataforma
da Ford ele já tinha mais o DNA da Volkswagen por que apesar da plataforma ser Ford a Volkswagen
aqui deu uma cara Volkswagen no carro então não só a motorização mas também como
toda a digamos assim o acabamento do carro passou a ser Volkswagen ainda que esse carro
não tenha sido montado aqui na Anchieta e tenha sido montado lá na fábrica no Taboão
da Ford mas ele já tinha um DNA mais Volkswagen e curiosamente o Poynter junto com logos o
logos era a versão três volumes era a versão Sedã foram os últimos carros da Autolatina
por isso que esse carro morreu que não dava para Volkswagen continuar produzindo um carro
dela com uma plataforma da Ford é importante a gente colocar algumas curiosidades aqui
a Autolatina existiu até 94 porém os carros da Autolatina continuaram sendo produzidos
um pouco mais para frente até 96 esse daqui por exemplo é 1995 outro fato interessante
o motor que tá nesse carro aqui é um dos motores mais célebres que a Volkswagen fez
aí no mercado brasileiro esse aqui é o ap2000 2.0 ele é um tipo de evolução do ap 1.8
ele existiu por exemplo carburado mas aqui como vocês estão vendo ele já tem injeção
eletrônica inclusive multi bico um bico para cada cilindro e aquele chamava efi mas esse
motor ficou muito consagrado em 1988 quando a Volkswagen apresentou o primeiro carro com
injeção eletrônica do mercado brasileiro inclusive naquela época a injeção tinha
apenas um bico era injeção do gol gti que fez muito sucesso outro marco importante na
história da Volkswagen é o Polo esse carro quando chegou revolucionou uma série de conceitos
um deles o fato dele ser montado numa linha com robôs ele também trouxe aí uma nova
plataforma ele também inaugurou que a gente entende hoje por segmento de Hatchback compacto
Premium no Brasil o mercado é um pouco diferente de outros países ou até mesmo outros continentes
então aqui você tem um Hatchback que é um produto mais simples e o Polo foi esse
produto mais elaborado da gama por conta das tecnologias que ele trazia na chegada dele
ele tinha ai motor 1.6, 2.0 e até mesmo motor 1.0 16 válvulas o polo também existiu aí
na carroceria Sedã e esse carro ele teve uma série de experimentos técnicos que a
Volkswagen usou inclusive nesse modelo que era um modelo bastante avançado para poder
colocar essas coisas no mercado como por exemplo o Polo e Flex que era a tecnologia que aqueciam
combustível eliminando o tanquinho de partida hoje presente em vários carros a Volkswagen
também teve aí o Polo Bluemotion uma série especial voltada para a eficiência de consumo
então o carro tinha pneus de baixo atrito o rolamento a suspensão um pouco mais baixa
para diminuir o arrasto aerodinâmico portanto economizar combustível e até mesmo ajustes
no câmbio o Polo saiu de linha em 2014 e voltou novamente o mercado como vocês tem
acompanhado inclusive foi o Polo agora que acabou de resgatar a célebre sigla GTS na
linha o projeto da Volkswagen que nunca chegou às ruas mas foi muito interessante em matéria
de proposta foi esse daqui vocês devem tá pensando poxa mas esse daqui é o gol aí
da família BX não é esse aqui é o projeto BY e o que é o projeto BY?
Evidentemente como vocês estão vendo aqui ele deriva do BX mas a ideia da Volkswagen
aqui era fazer um carro para competir com mais força comercial com Fiat Uno chegou
aí em 1984 esse carro tinha uma série de coisas legais começando pela suspensão traseira
dele que tinha um projeto de construção mais elaborado inclusive carros mais modernos
da Volkswagen usam esse projeto de suspensão atualmente outra coisa legal que esse carro
inovou o banco traseiro corrediço quem já não viu isso em muitos carros aí no mercado
e até mesmo minivans ai do mercado que tem esse recurso nos dias de hoje e tem mais coisa
legal aqui vocês estão percebendo que o carro aqui do lado não tem aquela calha típica
do carro da família BX isso aqui foi uma das inovações que o Polo veio depois a trazer
agora por que que esse carro aqui não chegou nas ruas?
Bom pessoal a história é um pouquinho complicado mas basicamente é o seguinte primeiramente
o design do carro não agradou muito como vocês estão vendo ele ficou com a frente
aqui um pouco longa outra coisa a suspensão traseira dele também era uma suspensão mais
cara para ser produzido e quando a Volkswagen pensou aqui em fazer esse carro lembra que
a gente falou da Autolatina pois bem Autolatina chegou para ser aquela parceria ali aquele
projeto de digamos assim comunização de plataformas peças motores para você melhorar
o processo produtivo dessa forma o BY acabou sendo enterrado quando veio a história do
motor 1.0 que a gente sabe que no Brasil o governo criou linha aí para digamos assim
reduzir preço do motor 1.0 que a gente sabe que até hoje a gente tem ainda algumas questões
aí muita gente não gosta desse motor que não faz muito sentido a Volkswagen pensou
em trazer de volta o BY mas estudaram e acharam que não vale a pena de toda forma fica curiosidade
aqui do produto que lá naquela época era bastante vanguardista outra experiência interessante
da Volkswagen é esse veículo aqui o Vemp veículo militar protótipo e a história
dele também é curiosa fala na década de 70 a Volkswagen quis participar de uma licitação
do exército brasileiro para fazer um veículo bastante versátil para as tropas poderem
usar e o objetivo era não só se um veículo militar mas também que ele tivesse capacidade
de tracionamento de Carretilhas por exemplo e aí ela bolou este produto aqui o Vemp esse
Vemp existiu aí com configurações diferentes o só com a tração traseira ou especificamente
esse que tem tração nas quatro rodas agora o curioso é que esse produto aqui não tem
absolutamente quase nada a ver com os outros produtos da Volkswagen ele tem uma plataforma
totalmente própria um desenho suspensão próprio ou seja a Volkswagen realmente desenhou
um veículo para atender uma necessidade e esse carro na época tinha ai um motor 1.600
agora mais curioso ainda é que esse carro aqui talvez ele não seja exatamente o carro
que a Volkswagen projetou lá inicialmente primeiro porque ele foi um protótipo segundo
porque ele não chegou a ser efetivamente utilizado pelo exército então esse carro
depois de apresentado para o exército voltou aqui para fábrica da Volkswagen e começaram
a usar esse carro aqui dentro nas aplicações mais diversas possíveis para puxar as coisas
então esse carro foi reconstruído baseado em fotos e relatos de pessoas que participaram
do projeto original tanto é assim que quando a gente olha ele por dentro a gente vê ali
um banco e um volante que não faz muito sentido com o projeto do carro porque foram usados
peças de outros carros da Volkswagen para fazer a reconstrução esse mesmo aqui tá
com um motor injetado que originalmente na época não existia de toda a forma fica aí
o registro da engenhosidade do pessoal aqui da engenharia da Volkswagen brasileira no
ano de 2002 a Volkswagen também fez uma experiência bem interessante no salão do automóvel ela
se propôs a quebrar o recorde de enduras e o que que ela fez ela pegou três carros
originais da linha de produção fez mínimas alterações esse carro por exemplo só ganhou
ali uns faróis auxiliares dianteiros e uma gaiola por questão de segurança levaram
o carro no autódromo de interlagos e fizeram os carros andarem ininterruptamente por vários
períodos então por exemplo o primeiro Gol andou ininterruptamente por 5 mil km o segundo
andou ininterruptamente por 10 mil km esse que vocês estão vendo aqui foi o carro que
durante nove dias dirigindo de forma extrema por pilotos só parando para abastecer trocar
pneu trocar pastilha trocar óleo ou seja aquele material de desgaste ele rodou 25 mil
km no autódromo de interlagos ininterruptamente este carro que vocês estão vendo aqui cumpriu
essa proeza o motor ta aí fez essa proeza 9 dias sem parar comprovando a indestrutibilidade
e a confiabilidade que a gente já sabe que é uma das marcas aí históricas da Volkswagen
como vocês viram nesse vídeo aqui pessoal a Volkswagen é uma empresa que tem muita
história aqui no mercado brasileiro cabe destacar que tem muito carro da Volkswagen
que tá faltando aqui nesse vídeo e porque essa garagem foi montada em função da comemoração
de 60 anos a fábrica aqui da Anchieta e tem vários carros que não participaram diretamente
aqui da história da Anchieta por isso eles não estão aqui o acervo da Volkswagen é
muito maior do que esses 20 carros que vocês viram de toda forma essa garagem aqui foi
a digamos assim divulgada aí na mídia nós estamos fazendo esse vídeo e a Volkswagen
estuda dependendo do sucesso que isso aqui fez afinal de contas pessoas funcionários
empresas muita gente gostou de ver isso aqui ela estuda eventualmente fazer aí talvez
uma garagem maior no futuro mas se você é um daqueles que querem ver isso faz o seguinte
deixa o comentário aqui no vídeo quem sabe a Volkswagen não se sensibiliza e faz uma
atração aberta ao público para mostrar toda sua história do Brasil afinal de contas
o Brasil sobre rodas que a gente conhece tem e tem muita participação dessa gigante alemã
que acabou se tornando uma empresa vamos dizer assim brasileira gostou do vídeo pessoal
por favor deixa aí o seu like quer fazer algum comentário conta para a gente o que
que você achou e se você ainda não se inscreveu faça isso afinal de contas só comigo Jorge
Augusto aqui no canal do Comprecar Tv que você encontra um vídeo de uma história
super detalhada para vocês.
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