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Audi e-tron se destaca capacidade de recarga

Modelo pode ser 80% recarregado em 30 minutos, e carga total de 100% em menos de 50 minutos

Com o e-tron, a Audi está tornando realidade a mobilidade elétrica para condução em longas distâncias – em parte graças à capacidade de carga que é única entre os concorrentes. O e-tron é o primeiro veículo de produção em série que pode ser carregado com até 150 kW de eletricidade em terminais de carga rápida, o que estabelece uma referência e reduz o tempo do veículo parado. A sofisticada gestão térmica da bateria garante ainda capacidade de desempenho em temperaturas externas frias e quentes.

A maioria dos procedimentos de carga ocorre no domicílio ou no local de trabalho – aqui o fator tempo geralmente não exerce um papel importante, pois o veículo encontra-se parado por longo tempo. Por outro lado, cada minuto conta em percursos de longa distância e a carga rápida é essencial, por exemplo, em viagens. Após uma rápida parada, o veículo deve estar pronto novamente para a próxima etapa. Os engenheiros da Audi implementaram esta importante necessidade básica para um veículo elétrico ao desenvolver o Audi e-tron.

A curva de carga de 150 kW do Audi e-tron é caracterizada pela continuidade em alto nível. Em condições ideais, o veículo carrega de 5% a 70% no limite da potência máxima antes que a gestão inteligente da bateria baixe os níveis da corrente para proteger as células de íons de lítio e garantir a vida útil. É uma grande diferença dos outros conceitos, que normalmente só atingem sua potência total por pouco tempo (pico) e reduzem consideravelmente a potência antes de atingir o limite de 70%. Isto porque o Audi e-tron continua a carregar acima de 100 kW quando atingir 80%.

No dia-a-dia, isto significa um benefício importante: para um alcance de cerca de 100 quilômetros, o cliente gasta de forma ideal menos de 10 minutos no terminal de carga. O Audi e-tron atinge a marca de 80% em menos de 30 minutos. Mesmo que demore mais por motivos técnicos, para completar os restantes 20% de uma bateria de íons de lítio, a carga total do Audi e-tron em um terminal HPC demora menos de 50 minutos

Gestão térmica

A bateria de íons de lítio do Audi e-tron tem uma capacidade nominal de 95 kWh e foi projetada para uma longa vida útil. Seu elaborado sistema de gestão térmica forma a base para seu desempenho bem balanceado. A refrigeração líquida garante que a temperatura da bateria permaneça na faixa ótima de 25°C a 35°C, mesmo em altos níveis de exigência ou baixas temperaturas. Seu projeto técnico garante alta carga e desempenho ao dirigir, evitando também que as células sejam submetidas a desgaste excessivo.

O núcleo do sistema de arrefecimento é feito de perfis extrudados – comparáveis visualmente a molduras laminadas – que foram fixadas ao sistema da bateria a partir da parte inferior. Um adesivo condutor térmico recém-desenvolvido une a unidade de arrefecimento à carcaça da bateria. A plataforma móvel forma o contato entre a carcaça e os módulos das células colocados nela. Esta plataforma é um gel condutor térmico que preenche o espaço para a carcaça debaixo de cada módulo das células. No que se constitui uma solução particularmente eficiente, o gel transfere uniformemente o calor desperdiçado produzido pelas células ao líquido de arrefecimento via carcaça da bateria. A separação espacial de elementos e as células da bateria transportando a água de arrefecimento também aumenta a segurança geral do sistema.

O Audi e-tron já está em fase de testes no Brasil para que possa ser comercializado no futuro.

Toda linha Audi pode ser encontrada na Audi Center Sorocaba. A concessionária fica na Avenida Doutor Armando Pannunzio, 1091, e o telefone é o (15) 3141-9000. Para outros modelos disponíveis na concessionária clique AQUI!

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