Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Audi S3 Sedan no Brasil

Audi S3 Sedan no Brasil

Versão esportiva traz motor de 280 cv e tração integral permanente

A versão esportiva do Audi A3 Sedan já está disponível nas concessionárias da Audi. Com moto r 2,0 litros - Turbo FSI, câmbio S-Tronic de dupla embreagem e tração integral permanente quattro, o Audi S3 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e alcança velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. Como todos os carros da linha S, o modelo traz detalhes especiais no exterior e acabamento diferenciado por dentro. Ele incorpora características mais esportivas, destacadas pelo 8 logos “S3” na grade da frente, na tampa traseira, na soleira das portas dianteiras, no volante, no contagiros do painel e nos assentos dianteiros.
 
Motor muito potente
 
A base do S3 Sedan é o moto r 2.0 Turbo FSI, com duplo sistema de injeção – direta e indireta. Em uso normal, a injeção indireta melhora a queima do combustível e reduz o consumo e as emissões de partículas. Já a injeção de combustível direta FSI opera no momento da partida, e em situações de alta demanda do moto r.
 
Mais leve que sua geração anterior, o atual 2.0 Turbo FSI conta também com sistema Audi Valvelift que varia a elevação das válvulas para otimizar a quantidade de combustível na câmara de combustão. Traz ainda coletor de exaustão integrado ao cabeçote, dois eixos de comando de válvulas ajustáveis, gerenciamento térmico mais eficiente, bomba de óleo regulável, atrito interno reduzido e cárter com paredes estreitas.
 
Com todas estas características, a Audi conseguiu uma economia de aproximadamente meio litro para cada 100 quilômetros rodados com melhora no desempenho.
 
Uma das características do 2.0 Turbo FSI é sua sonoridade, que intensifica a experiência ao volante do carro. Quando o S3 Sedan é conduzido de forma esportiva, o moto r responde com maior agilidade ao comando do acelerador, promovendo automaticamente breves aceleradas durante as trocas de marchas, que permitem criar um efeito sonoro diferenciado e esportivo. Além disso, os flaps que controlam o som no sistema de escapamento, abrem em alta rotação e amplificam ainda mais o nível de ruído no interior do veículo, passando a sensação de esportividade extrema.
 
Câmbio S tronic de seis marchas
 
O esportivo é equipado com o câmbio robotizado S-Tronic de dupla embreagem. O moto rista pode utilizar o câmbio S Tronic, realizando trocas suaves e quase imperceptíveis em modo automático ou manual, por meio dos shift paddles junto ao volante.
 
O Launch Control permite arrancadas radicais, transmitindo a força do moto r para a pista com o máximo de intensidade. Nessa situação, o carro é acelerado em quanto o pedal de freio continua acionado. O giro do moto r sobe, e quando o freio e liberado, o carro praticamente dispara na arrancada.
 
Condução personalizada
 
O novo Audi S3 Sedan traz de série o sistema Audi Drive Select, que controla o funcionamento do acelerador, da direção assistida e do câmbio S tronic.  O moto rista pode optar entre os modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual ao toque de um botão. O modo individual permite ao moto rista especificar seu próprio perfil, com suas regulagens preferidas.
 
Outro diferencial é a utilização do modo “efficiency” do Audi Drive Select. Ele desengata as duas embreagens do câmbio, deixando o carro rodar livremente, quando o moto rista tira o pé do acelerador.
 
Tração e suspensão
 
O sistema quattro de tração integral garante ao S3 Sedan assegura melhor dirigibilidade. O centro deste sistema é uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente. Ela distribui a força do moto r, enviando a maior parte para as rodas dianteiras. Caso elas percam tração, o torque é redirecionado sem interrupção para as rodas de trás.
 
A suspensão esportiva torna o S3 Sedan 25 milímetros mais baixo que o A3 Sedan. A direção elétrica progressiva de série deixa a condução ainda mais esportiva. O resultado é menor esforço ao esterçar em manobras de estacionamento e no tráfego urbano. Já na condução esportiva, a direção é mais dura e precisa. A assistência varia conforme a velocidade. O novo S3 Sedan vem de série com rodas de 18 polegadas de diâmetro e 8 polegadas de largura, com cinco raios duplos no design com pneus 225/40 R18.
 
Estilo diferenciado
 
Detalhes visuais exclusivos reforçam o desempenho do Audi S3 Sedan. A grade Singleframe, identificadora dos modelos S, tem acabamento em alumínio e duas barras horizontais. Barras duplas com aparência de alumínio e grades tipo colmeia cobrem as entradas de ar no para-choque. Os espelhos externos com carenagens em alumínio e as faixas das saias também chamam a atenção.
 
O S3 Sedan apresenta um interior totalmente preto, com insertos em alumínio escovado fosco e controles com acabamento em alumínio brilhante. Os mostradores dos instrumentos têm acabamento especial "S" em cinza escuro metálico. Os números e ponteiros são brancos. O contagiros apresenta um logotipo S3 tridimensional, juntamente com o mostrador de pressão do turbo. Também é equipamento de série o volante esportivo com forração em couro e o distintivo S3. Outros itens específicos dos modelos S são os pedais e apoio de pé em aço inoxidável escovado. As soleiras das portas de alumínio com logotipo S3 redondo complementam o exclusivo e refinado pacote. Os assentos esportivos dianteiros trazem as laterais cobertas de couro Napa Fina. Costuras contrastantes criam um toque adicional.
 
Equipamentos
 
A relação de equipamentos de série do S3 Sedan inclui também o teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas e faróis xenon plus. Outro equipamento disponível é o sistema MMI navigation plus. O sistema de som Bang & Olufsen garante a máxima qualidade de reprodução sonora contando com 13 auto-falantes e 1 subwoofer que são alimentados por uma unidade de comando (amplificador) de 15 canais, produzindo uma potência total de 705 watts.
 
Preço
 
Segundo Saulo Segamarchi, gerente de vendas da concessionária Audi Sorocaba, o Audi S3 Sedan tem preço sugerido de R$ 207,9 mil. Os opcionais são a pintura metálica por R$ 1 mil, e o sistema MMI PLUS (que inclui também o GPS) por R$ 9,9 mil.
 
Ficha técnica:
 
Motor 2 litros Turbo FSI
4 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro
Cilindrada (cm3): 1.984
Potência (cv): 280 entre 5.500 - 6.200
Torque (Nm) 380 entre 1.800 - 5.000
Tração integral quattro
Câmbio S tronic 6 velocidades
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,9
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)