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Avaliação: Sandero GT Line 1.6 SCe

Avaliação: Sandero GT Line 1.6 SCe

Versão GT Line traz visual esportivo, com o novo motor 1.6 litro – 16v SCe

A Renault tem uma longa tradição esportiva. E a divisão que representa esse lado da marca, é justamente a Renault Sport, voltada ao automobilismo e veículos esportivos. Essa divisão foi fundada em 1976 com a fusão dos departamentos de competição da Alpine e da Gordini. Hoje, ela é responsável por fabricar, projetar, desenvolver e comercializar uma gama completa de carros esportivos e de corrida.
 
São três níveis de esportividade: GT Line, com mudanças estéticas; GT, além da estética, tem preparação na mecânica; e a linha R.S., que representa o máximo da esportividade. Um exemplo de produtos oriundos dessa divisão são: o Fluence GT (comercializada há alguns anos com motor turbo), o Fluence GT Line (versão apenas com visual esportivo) e o Sandero R.S. (com diversas alterações mecânicas). Porém, existe uma opção mais em conta, para o cliente que busca essencialmente o visual, sem se preocupar tanto com a questão da performance. Estamos falando do Sandero GT Line, foco dessa avaliação.
 
Na prática, o Sandero GT Line é a versão topo de linha do Sandero (a Dynamique), com um visual esportivo. Então, sem alterações mecânicas ou de performance, a versão GT Line é indicada para o cliente que procura um carro com visual diferente, mas preservando o custo-benefício de um Sandero tradicional.
 
Visual esportivo
 
Por conta disso, o GT Line traz como destaque, alguns itens estéticos. Em relação a versão Dynamique, o GT Line acrescenta: Rodas de 16 polegadas com desenho específico e escurecidas, novo para-choque exclusivo, nova grade frontal, aerofólio, difusor e saias laterais. Tudo isso para sugerir um visual mais aerodinâmico ao carro.
 
A cor cinza escura, batizada de Dark Metal, foi escolhida para ressaltar detalhes esportivos, como rodas, aerofólio, difusor, moldura dos faróis de neblina e capas dos espelhos retrovisores.
 
O interior também traz mudanças, sempre mantendo a proposta esportiva. Os bancos forrados em preto, trazem um revestimento que lembra a fibra de carbono, e acrescentam um bordado com a identidade visual da Renault Sport no apoio de cabeça. O volante também muda, forrado em couro e com a inscrição GT Line. Detalhes na cor azul estão presentes nas costuras do banco, volante e manopla do câmbio, além dos aros da saída de ar e do velocímetro. Todas essas mudanças estéticas foram concebidas pela equipe do Renault Design América Latina (RDAL), o estúdio de Design da marca no continente americano, que fica em São Paulo.
 
Motor e câmbio
 
Assim como acontece na versão Dynamique, o Sandero GT Line vem equipado com o novo motor 1.6 litro SCe 16V de quatro cilindros. Trata-se de uma evolução de um motor já existente no grupo Renault. Agora, ele traz duplo comando de válvulas com a variação na admissão. Ele também recebeu mudança em injetores (posicionados agora no cabeçote) entre outras novidades. Todo em alumínio, é 30 kg mais leve, e chega com torque e potência maior.
 
A Renault aproveitou o “know-how” adquirido nas pistas da Fórmula 1, para garantir a máxima eficiência do novo motor. Das pistas, veio a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável, para reduzir o consumo de combustível. Outra mudança é a adoção da direção com assistência eletro-hidráulica em todas as versões, que melhora o consumo, pois não tira potência do motor.
 
Ainda no motor 1.6 SCe está o sistema Stop&Start, que o desliga automaticamente em paradas rápidas (semáforo e trânsito pesado), religando assim que o motorista pisa na embreagem, para sair com o carro. Este sistema (frequente em carros topo de gama), garante uma economia de até 5% de combustível.
 
O destaque do novo 1.6 SCe é o maior desempenho. A potência máxima saltou de 106 cv (no Hi-Power) para 118 cv, com etanol, um ganho de 11,3%. Com gasolina, a potência saltou de 98 cv para 115 cv, um aumento de 17,3%. O torque também é maior no novo motor: 16,0 kgfm, seja com gasolina ou etanol.
 
Desempenho e dirigibilidade
 
O duplo comandos de válvulas (variável apenas na admissão) garante maior torque desde as baixas rotações. O Sandero acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (ganho de 3,7s em relação ao antigo). A retomada de 60 – 100km/h está quase 4 segundos mais ágil (9,2s).
 
O Sandero é um carro que agrada prioritariamente o público masculino. Tipicamente, ele é um carro firme, com volante que tende a ser mais duro. A suspensão também é consistente. E a alavanca de câmbio, também tem o seu “peso” nos engates. Isso já deixa o Sandero com uma pegada esportiva, por natureza. A parte boa disso, é que o Sandero é um carro resistente por natureza, pronto para encarar as difíceis condições de rodagem das ruas brasileiras. Assim, o carro não chega a sofrer em lombadas, valetas e buracos, como acontece em alguns dos seus concorrentes. Por outro lado, esse perfil mais “duro”, afasta o público feminino, que gosta de carros mais macios.
 
Equipamentos
 
Assim como a versão Dynamique, a GT Line equivale ao Sandero topo de linha. E por conta disso, ele vem equipado com todos os equipamentos possíveis da linha Sandero. A versão inclui ar-condicionado com controle automático, sensor de estacionamento traseiro e a central multimídia Media NAV Evolution. Essa central inclui rádio, conectividade bluetooth, navegador GPS com tela sensível ao toque. Também conta com informações de trânsito em tempo real e possibilidade de acessar mídias sociais por meio de aplicativo via smartphone, além de novas funções como temperatura externa, o Eco-Coaching e o Eco-Scoring. Para conhecer todos os detalhes dessa central, clique AQUI!
 
Todos os equipamentos presentes no Sandero GT Line são:
 
Sistema multimídia Media NAV Evolution
Ar-condicionado automático
Banco do moto rista com regulagem em altura
Comando de abertura das portas por radiofrequência
Direção hidráulica com regulagem em altura
Retrovisores com regulagem elétrica
Travas elétricas das portas
Vidros dianteiros e traseiros elétricos
Abertura interna do reservatório do combustível
Abertura interna do porta-malas
Banco traseiro com encosto rebatível
Computador de bordo multifunções
Indicador de troca de marcha
Sensor de estacionamento
Repetidor nos espelhos retrovisores
Alarme perimétrico
Faróis de neblina
Sistema CAR - travamento automático a 6 km/h
 
Preço e cores
 
A versão GT Line não tem qualquer opcional de fábrica. Tudo vem de série. O seu preço sugerido é de R$ 48.990,00. Dentro da proposta de hatch-back compacto com visual diferenciado, o Sandero GT Line tem como concorrentes: o Volkswagen Fox Pepper e o Fiat Palio Sporting. A principal vantagem do modelo da Renault é justamente o seu ótimo custo-benefício. As cores disponíveis são Branco Glacier; Prata Etoile e Preto Nacré.
 
Ficha Técnica
 
Motor: 1,6 litro, quatro cilindros em linha, 16 válvulas
Tração: Dianteira
Potência máxima: 115 cv (gasolina) @ 5.500 rpm/118 cv (etanol) @ 5.500 rpm
Torque máximo: 16 kgfm (gasolina) @ 4.000 rpm/16 kgfm (etanol) @ 4.000 rpm
Pneus/rodas: Roda de liga leve 195/55 R16
Direção: Hidráulica com diâmetro de giro 10,6 m
Câmbio: Manual de 5 marchas
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 320 litros
Peso (em ordem de marcha): 1.079 kg
Entre eixos: 2.590 mm
Comprimento: 4.068 mm
Altura: 1.536 mm
Largura (sem retrovisores): 1.733 mm
 
Vale lembrar que tanto o Sandero GT Line, como o esportivo Sandero RS, contam com taxa 0%, com financiamento em até 48 meses. O Sandero GT Line é oferecido a partir de R$ 54.620. Mas nas concessionárias do grupo Valec, existem unidades à partir de R$ 52.990. Para conhecer uma oferta do Sandero GT Line, acesse: www.ofertasvalec.com.br