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Avaliação: Subaru XV 2016

Avaliação: Subaru XV 2016

Modelo é derivado da plataforma do sedan Impreza e conta com 4x4 integral

Ninguém dúvida que o mercado de crossovers explodiu, tanto no Brasil, quanto no mundo. O desejo de ter um veículo de porte mais avantajado que um hatch ou sedan, porém com uma dirigibilidade mais gostosa e pratica para o dia a dia, é realmente a nova tendência da industria automobilística. Aliás, os crossovers praticamente extinguiram as peruas de alguns mercados, a exemplo do brasileiro.
 
Em tese, Crossover é aquele veículo que tem um pouco mais de mobilidade quando comparado a um carro tradicional, ao superar obstáculos como lombadas, valetas e buracos. Até mesmo regiões semiurbanas com estradas de terra podem ser encaradas com mais facilidade por esses modelos. Entretanto, o típico Crossover é um veículo menor e muito mais prático que um SUV de verdade. Por ser derivado de um automóvel, o Crossover é mais prático para ser conduzido (por ser menor), e mais econômico no consumo de combustível. E em relação ao SUV de verdade, ele tem uma capacidade no fora de estrada, bem menor.
 
Assim, os primeiros legítimos Crossovers tinham como principal característica uma tração integral “de conveniência”. Era uma tração prioritária nas rodas dianteiras, com acoplamento traseiro quando necessário, em situações de baixa aderência (como grama molhada ou barro). Não demorou para várias marcas começarem a “prostituir” o conceito do Crossover, vendendo modelos apenas com tração dianteira, e limitando terrivelmente a mobilidade desses veículos, em situações mais adversas.
 
Felizmente, ainda existem aqueles fabricantes que vendem os Crossovers “de verdade”. E um ótimo exemplo disso, é o Subaru XV. Derivado da plataforma do Impreza, o XV traz uma exclusiva tração integral permanente, totalmente simétrica. Além disso, o carro também é equipado com o eficiente moto r Boxer, onde os quatro cilindros ficam na horizontal.
 
Assim, o Subaru XV consegue ser um ótimo produto para o dia a dia, sem deixar de ser
perfeitamente adequado para quem deseja se divertir em terrenos irregulares. No XV, a Subaru equilibrou seu know-how em modelos 4x4 e fatores de desempenho como eficiência no consumo para conceber o modelo. A verdadeira vocação Crossover do modelo permite ao Subaru XV enfrentar os mais diversos tipos de terrenos, sem a necessidade de se acionar qualquer botão ou alavanca, pois sua tração é sempre permanente.
 
Interior
 
Como acontece na maioria dos Crossovers, o XV é amplo por dentro, para todos os passageiros. Aliás, ele esta entre os maiores da categoria, nas posições dos passageiros. Porta-trecos também não faltam no interior do veículo. O porta-malas varia de 310 litros com os bancos na posição normal, a 1.250 litros (com bancos traseiros rebatidos).
 
Na parte superior do painel, existe uma tela do Display Multifuncional (MFD) que exibe informações do computador de bordo e uso da tração do carro. Na versão 2015 do XV, existem algumas novidades. Entre elas esta uma central multimedia com tela sensível ao toque. O volante também mudou, oferecendo mais controles, como sistema de áudio e controle de cruzeiro. Ainda a parte de trás do volante, existe mais um conjunto de controles para interação com o sistema do Display Multifuncional (MFD).
 
Esse mostrador multifuncional tem uma tela LCD colorida de 4,3 polegadas, equipada com sistema de informação, como o mostrador eco-driving (que auxilia a guiar de maneira econômica) além de mais informações do veículo.
 
Equipamentos
 
Um detalhe muito interessante é que o Subaru XV só existe numa versão completa, com tudo de série. O modelo traz faróis de xenon, teto solar, câmera para auxílio em marcha à ré, sistema de áudio com entrada USB e conexão Bluetooth, bancos revestidos em couro, ar-condicionado dual zone, chave keyless (presencial) com abertura por aproximação e botão de partida, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisores com regulagem elétrica, computador de bordo multifunções, volante com regulagem de altura e profundidade, bancos com revestimento em couro e banco do moto rista com regulagem elétrica.
 
Motor Boxer e transmissão CVT
 
O Subaru XV vem equipado com o diferenciado moto r Boxer 2.0 litros - 16 válvulas a gasolina. Ele tem bloco e cabeçotes de alumínio, e chega a potência máxima de 150 cv (a 6.200 RPM), com torque máximo de 20 kgfm (a 4.200 RPM).
 
O moto r Subaru Boxer de nova geração tem projeto inteiramente novo. Além das qualidades comuns aos moto res com cilindros horizontais contrapostos, ele tem maior eficiência de consumo e menores emissões. A configuração horizontal do moto r Boxer dá ao veículo um centro de gravidade mais baixo, quando comparado a outros moto res. Dessa forma, os movimentos opostos dos pistões vão-se equilibrar uns com os outros, ajudando assim a reduzir a vibração de forma natural. Além disso, o moto r subaru boxer pode ser instalado numa posição mais baixa que os outros tipos de moto r.
 
Com a adoção da nova transmissão automática Lineartronic, a eficiência de consumo foi aprimorada ainda mais. Trata-se de um caixa de câmbio com a tecnologia CVT (ou continuamente variável). Este tipo de transmissão, além de não ter a sensação de troca de marchas, permite uma mais eficiência no consumo de combustível, em qualquer tipo de utilização. Mas se o moto rista quiser, através dos paddle-shifts instalados atrás do volante, ele pode simular as trocas de marcha, com seis marchas programadas no câmbio, para uma sensação mais esportiva.
 
Tração 4x4 simétrica e permanente
 
No Subaru XV, como em todos os outros veículos Subaru á venda no Brasil, está presente o a tecnologia do sistema de tração Symmetrical AWD, que em conjunto com o moto r Boxer, garantem excelente dirigibilidade. Assim, não importando a situação de condução, mesmo com mau tempo e pisos de baixa aderência, a combinação equilibrada do moto r boxer com o sistema de tração Symmetrical AWD proporcionam uma reação rápida e muito precisa, ajudando o condutor a evitar um acidente.
 
Desde quando apresentou o Symmetrical AWD em 1972, a Subaru tem desenvolvido continuamente a sua tecnologia para proporcionar a melhor dirigibilidade possível. O Subaru XV é projetado para oferecer a tração integral e a plena estabilidade, através da disposição em linha reta e simétrica do seu moto r e da transmissão. A potência é diretamente encaminhada para as quatro rodas, para um equilíbrio natural. Esse sistema foi concebido para oferecer uma tração excepcional, mantendo as quatro rodas sempre com tração. O sistema é tão eficiente, que mesmo o carro tendo um controle de tração e programa de estabilidade eletrônico de série, dificilmente eles entram em funcionamento. Durante toda nossa avaliação, o carro não patinou as rodas uma única vez, sequer!
 
E mesmo em condições no uso fora de estrada, o Subaru XV vai bem. Ainda que não seja um SUV autêntico, sua suspensão elevada com 22 centímetros de vão livre do solo, encara a maioria dos desafios sem problemas. O XV só não é indicado para uso no fora de estrada extremo, em desbravamento de trilhas. De resto, o carro se sai muito bem em estradas de terra, lama ou areia fofa.
 
Desempenho
 
Com esse conjunto de moto r e câmbio, o Subaru XV acelera de 0 à 100 km/h em apenas 10,7 segundos. A velocidade máxima é de 187 km/h. Na estrada, o consumo pode ser considerado bom. Mesmo pesando 1.415 kg, o XV consegue fazer médias de até 13 km/l, em velocidade constante de 120 km/h, com ar-condicionado ligado.
 
Segurança
 
O XV também faz bonito na segurança. Ele conta com múltiplos airbags (frontais/laterais/cortina), célula de sobrevivência com estrutura em forma de anel feita com materiais de alta resistência, freios ABS com EBD e BAS, além do controle dinâmico do veículo com controle de tração e estabilidade. Os assentos trazem o ISOFix e o XV contempla também sistema de mergulho do moto r, em caso de colisão frontal. Assim, em 2015, mais uma vez a Subaru foi reconhecida pela IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), ganhando pontuação máxima em todos os modelos à venda nos Estados Unidos. Aliás, a Subaru é a única fabricante a ganhar o “top safety pick +” para todos os modelos consecutivamente, desde 2010.
 
Conclusão e Preço
 
O Subaru XV 2015 é vendido numa única versão de acabamento, sem opcionais. O preço sugerido da versão 2015 é de R$ 104.900,00. Fato que quando comparado a outros crossovers como Honda HR-V e Jeep Renegade Flex, o XV é bem mais caro. Mas o cliente do Subaru é alguém que valoriza uma dirigibilidade realmente ímpar, e quer um veículo polivalente em todas as situações de uso. E nesse caso, o Subaru XV, esta muito acima dos concorrentes diretos, de sua categoria de Crossover.