Chegou o Equinox EV: o SUV high tech de verdade
Elétrico premium da Chevrolet
O que caracteriza um produto realmente tecnológico? Mais do que trazer algo novo, é aquele capaz de transformar hábitos a ponto de impactar até mesmo outros setores. Caso do smartphone, que incorporou funcionalidades diversas: desde uma câmera para o compartilhamento de conteúdo em mídias sociais até aplicativos bancários que acabaram com a necessidade de se deslocar até uma agência – e tudo isso na palma da mão.
O Equinox EV é uma dessas novidades com alto potencial disruptivo. O SUV premium da Chevrolet chega dotado de recursos inteligentes que proporcionam uma experiência de condução muito mais prática e customizável, com a possibilidade inclusive da incorporação de novas aplicações e serviços ao longo da vida do veículo, que além de tudo é zero emissão.
Em outras palavras, é um carro essencialmente high tech, pois reúne o que há de mais contemporâneo: visual impactante com amplo espaço interno, equipamentos inovadores de conforto, conectividade e segurança e um propulsor de alta eficiência energética.
Outra vantagem do Equinox EV é a arquitetura estrutural e eletrônica específica para carros elétricos de última geração. Isso permitiu aos projetistas criarem um veículo refinado dinamicamente e com design futurista. O entre-eixos, por exemplo, é semelhante ao de um veículo de porte superior.
O Equinox EV estreia com dois motores elétricos, tração integral eAWD e bateria de 85 kWh. O conjunto proporciona a maior autonomia da categoria - 443 km no ciclo do Inmetro. A velocidade de recarregamento é outro atributo: até 22 kW (AC) e 150 kW (DC), cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais.
Tudo isso somado a um desempenho surpreendente, já que o novo SUV da Chevrolet é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. A mesma agilidade se nota também em retomadas de velocidade e manobras de ultrapassagens.
O SUV mais premiado dos Estados Unidos não precisa estar em movimento para encantar. O design chama a atenção pela harmonia. Há faróis e lanternas Full-LED formando filetes horizontais com iluminação interativa, para-choques decorados com textura 3D, puxadores de porta embutidos para melhor aerodinâmica e traços que apontam a próxima tendência estética de automóveis desta categoria: a base da tampa do porta-malas mais proeminente.
Como os smartphones mais modernos, o interior do Equinox EV traz uma atmosfera essencialista e tecnológica, com excelente nível de conforto para os cinco ocupantes.
O motorista é contemplado com um pacote de recursos único na categoria. Começando pelo sistema One Pedal com dois níveis de atuação e aleta de regeneração, que tornam a condução muito mais prática. Tem ainda recursos avançados, como frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré e correção da direção em caso de risco de colisão lateral.
Mais um aspecto smart do Equinox EV é a climatização adaptativa da cabine. O cliente vai notar que a temperatura do ar-condicionado, volante e bancos se ajusta automaticamente conforme o clima externo. O ambiente pode ser pré-ajustado por dia e horário de acordo com a rotina do usuário.
Outra inovação é o fato de o carro ser totalmente conectado. Ou seja, não requer um smartphone para projetar aplicativos e mapas online, por exemplo. Utiliza exclusivamente o sistema Google built-in com navegação integrada específica para EVs, indicando inclusive a autonomia do veículo no destino e possíveis pontos de recarga.
Tudo isso aparece na maior tela do segmento, de 17,7”, que compõe o cockpit virtual. O mais extenso pacote de conectividade do mercado conta ainda com Wi-Fi nativo, serviços de proteção e telemetria do OnStar, aplicativo para comandar funções do SUV à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos.
O Equinox EV desembarca numa configuração exclusiva para atender as preferências do consumidor brasileiro. A pré-venda tem início imediato, com entregas na sequência, inclusive para os planos de assinatura da GM Fleet. Ao todo são quatro opções de cores: preta, branca, cinza e vermelha.
Smart tech
O Equinox EV traz tecnologias inspiradas em habilidades humanas. É capaz de identificar a aproximação de condutores pré-definidos por meio da chave eletrônica, dar boas-vindas ou se despedir por meio de diferentes animações das luzes externas, ajustar o sistema de climatização da cabine, bancos e volante de acordo com a temperatura externa e acionar a ignição sem a necessidade de apertar qualquer botão.
Também não é necessário parear um smartphone para projetar aplicativos na tela do veículo, pois a sincronização de dados feita previamente é automática. O carro é capaz de reconhecer compromissos da agenda, sugerir o trajeto e indicar pontos de recarga, caso a energia da bateria seja insuficiente.
O painel de instrumentos de 11 polegadas é configurável. São mais de 20 opções de setup, com informações que vão desde estatísticas acerca da eficiência de condução, passando pelas condições do veículo até a capa do álbum que está tocando no sistema de áudio.
O nível de customização abrange a dinâmica do Equinox EV. São três modos predeterminados de condução: Normal, Esportivo e Neve, que mudam o comportamento do carro. Para entusiastas, há ainda ajustes para a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador.
Até o sistema One Pedal, que otimiza a regeneração de energia para a bateria, tem dois níveis de calibração. No estágio de recuperação intensa é possível conduzir sem pressionar o pedal do freio.
“Assim que o motorista passa a explorar todo potencial do One Pedal de duplo estágio no trânsito urbano, hábitos mudam. Não ter que acionar o freio a todo momento é tão cômodo quando a praticidade da ausência de pedal da embreagem proporcionada pela transmissão automática”, opina André Gali, engenheiro de desenvolvimento de EVs da GM América do Sul.
Outra vantagem da condução com um só pedal é a extensão da autonomia. Simulações no Campo de Provas da GM concluíram que o Equinox EV, em um circuito travado de baixa velocidade, economizou 40% de energia no estágio mais intenso de regeneração do One Pedal.
O condutor dispõe do controle de cruzeiro adaptativo, dos alertas de colisão e de tráfego cruzado, da frenagem autônoma de emergência, além de correção da direção em caso de risco de colisão lateral. Outro equipamento inovador do Equinox EV é o alerta de ponto cego até para bicicletas, que permanece ativo mesmo após o carro ser desligado para auxiliar o desembarque.
Em carros de família, o pacote de segurança tem valor especial. Por isso, o Equinox EV conta com airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos - somando oito bolsas infláveis - e um interessante sistema de tração integral eAWD. Ele trabalha em conjunto com os dois motores elétricos e os sistemas eletrônicos de tração, estabilidade e frenagem para maior controle do veículo.
A atmosfera tecnológica da cabine ganha uma pitada extra de requinte com as luzes ambiente translúcidas na porção central direita do painel. São 26 opções de cores. Já o porta-malas tem capacidade para 441 litros, somando o compartimento extra localizado na parte inferior.
Banco do motorista com ajuste elétrico, memória e alerta vibratório; teto solar elétrico panorâmico; tampa traseira com abertura elétrica por aproximação; alerta de esquecimento de pessoas no banco de trás e pneus e vidros antirruído engrossam a lista de equipamentos de série do veículo.
Smart connect
Outro destaque tecnológico do Equinox EV está no mais alto nível de conectividade veicular ofertado hoje globalmente. É o Google built-in, que permite ao usuário acessar uma diversidade de apps e funcionalidades sem o intermédio de um smartphone para a projeção.
O Google built-in agrega Google Assistant, Google Maps e Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital pré-estabelecido pelo usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal, alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados.
Ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultas sobre os mais variados temas.
Mais uma vantagem: o Google built-in é potencialmente compatível com uma quantidade superior de aplicativos e serviços, que vão além dos tradicionais streamings de música, mapas online e plataformas de mensagens.
É possível definir diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do automóvel e a dados pessoais dos usuários.
Há também o modo Motorista Iniciante, que permite ao proprietário verificar depois o histórico de acelerações e frenagens bruscas, velocidade máxima e se houve a atuação de sistemas anticolisão.
O veículo conta com os recursos do OnStar e do myChevrolet app próprios para EVs. Entre eles, o que permite fazer o planejamento da rota, identificando os locais de recarga ao longo do caminho e a autonomia estimada até eles. O motorista ainda consegue consultar o status de disponibilidade do carregador e quanto tempo na tomada será necessário para completar a viagem.
Smart drive
Visual moderno com formas que ressaltam a harmonia estética e a aerodinâmica do produto. Assim pode-se definir o design externo do Equinox EV.
Interessante observar como o efeito luminotécnico trazido pelos faróis e lanternas reforça o aspecto tecnológico. Esse detalhe se funde com o para-choque texturizado, compondo a identidade visual do novo SUV da Chevrolet.
A lateral segue o mesmo conceito futurista, com rodas imponentes aro 19, maçanetas embutidas, coluna C larga e superfícies propositalmente esculpidas parar criar um efeito de luz e sombra bem particular. O teto tem aspecto de peça flutuante.
O Equinox EV foi concebido para ser um veículo zero emissão. Por isso sua arquitetura é própria de uma geração mais tecnológica de EVs. As baterias trazem uma composição química avançada para maior capacidade de armazenamento de energia, maior autonomia, maior velocidade de recarga e maior durabilidade, permitindo assim uma experiência de recarga mais ágil e conveniente.
A configuração de baterias do novo SUV da Chevrolet é a mais completa disponível para o modelo, composta por 10 módulos e 85 kWh de capacidade. O veículo tem a maior autonomia da categoria: 443 km, de acordo com o ciclo do Inmetro. Distância esta que pode ser facilmente superada pois o carro traz indicadores instantâneos e relatórios sobre consumo de energia que ajudam a aprimorar as técnicas de condução eficiente, assim como o auxílio dos sistemas regenerativos de energia.
Para o Equinox EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 150 kW (DC). Na prática, é possível somar 130 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos. Tudo isso posiciona o produto em outra classe de elétricos, mais evoluída que a maioria dos EVs ofertados no mercado.
Na pista, o novo SUV da Chevrolet mostra sempre muita disposição, com acelerações e retomadas surpreendentes para o seu porte. São 4.840 mm de comprimento, 1.954 mm de largura e 2.336 kg. Mesmo assim, o modelo de 292 cv e 46 kgfm consegue arrancar de 0 a 100 km/h em apenas 5,8s e realizar manobras de retomada de 80 a 120 km/h em meros 4,8s.
Outra característica é o baixo centro de gravidade da carroceria, já que a massa está concentrada na base da plataforma. O comportamento dinâmico e a estabilidade impressionam positivamente.
Além dos 99 anos de tradição em inovação da Chevrolet no Brasil, o Equinox EV oferece uma experiência prazerosa e confiante na transição à eletrificação, encantando tanto aqueles consumidores de EVs quanto os que estão aderindo agora a esta tendência tecnológica.
O Equinox EV é o quinto dos seis lançamentos anunciados para 2024. Ele se junta ao excepcional Blazer EV RS, de conceito mais esportivo no portfólio de veículos premium zero emissão. A marca trabalha para oferecer veículos cada vez mais sofisticados e tecnológicos no país.
Revista Comprecar
- Notícias 07/11/2024 Renault Academy promoveu treinamento para corpo de bombeiros “Atendimento de Emergência em Veículos Elétricos – Renault E-Tech
- Lançamentos 06/11/2024 Fiat apresenta Fastback e Pulse com tecnologia híbrida Motor T200 Hybrid segue como o 1.0 mais potente do segmento, agora com melhor consumo e eficiência energética
- Notícias 06/11/2024 Rampage 2025 fica ainda mais inigualável com novo motor 2.2 Propulsor inédito gera 200 cv e 450 Nm de torque
- Notícias 06/11/2024 HORSE e WEG anunciam o início da venda da Range Extender As empresas acabam de assinar o Contrato de Comercialização, dando seguimento a parceria firmada em junho de 2024, via MOU
- Notícias 05/11/2024 Virtus e T-Cross Sense: conheça a nova versão de entrada Foco no custo-benefício: versão Sense já é oferecida nos modelos Polo e Nivus.