Citroën Racing mira estreia histórica na Fórmula E em SP

Citroën Racing mira estreia histórica na Fórmula E em SP

A equipe Citroën Racing fará sua estreia no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E no próximo sábado, 6 de dezembro, marcando um momento histórico ao ingressar pela primeira vez na categoria de monopostos elétrica.

A abertura da temporada nas ruas de São Paulo também apresentará a nova dupla de pilotos da marca: o francês e bicampeão Jean-Éric Vergne, ao lado do neozelandês vencedor de competições anteriores Nick Cassidy — ambos prontos para iniciar a próxima era da Citroën no cenário global do automobilismo. 

Após um teste promissor na pré-temporada em Valência, no fim de outubro, no qual a equipe completou de forma consistente mais de 2.000 km de rodagem em pista, as expectativas são sólidas para a primeira etapa. O teste permitiu a engenheiros e pilotos ajustarem o conjunto técnico e estabelecer uma base robusta para o início da campanha.  

A abertura da temporada ocorrerá no Circuito de Rua de São Paulo com 2,933 km traçado no icônico Sambódromo do Anhembi. Com 11 curvas e uma combinação de longas retas e zonas de frenagem técnicas, o circuito permanece inalterado em relação ao ano passado, oferecendo continuidade para equipes e pilotos que retornam. A natureza de alta velocidade do traçado deve premiar eficiência, precisão e uma forte gestão de energia, elementos estratégicos-chave de qualquer competição da Fórmula E. 

XAVIER CHARDON, CEO DA CITROËN, SOBRE ESTE MOMENTO IMPORTANTE:  

“Esta é a primeira participação da Citroën em um Campeonato Mundial com a participação da fábrica desde 2019, e estou muito orgulhoso desse retorno. Gostamos de estar onde ninguém espera, e, como vimos pela repercussão do nosso anúncio, ninguém esperava esse movimento da Citroën rumo à Fórmula E. Toda a marca, no mundo inteiro, está por trás deste projeto. 

A Citroën Brasil convida muitos clientes para a pista, e estamos empolgados em apresentar ao público nosso carro mais divertido, o Citroën Ami, durante uma volta de demonstração antes da corrida. Esta é a última etapa antes do início da competição: temos uma grande equipe e, certamente, dois dos pilotos mais empolgantes do grid. A fase intensa de preparação acabou e a primeira corrida finalmente chegou. Tenho total confiança na equipe e estou muito contente por finalmente estarmos no São Paulo E-Prix 2025”. 

CYRIL BLAIS, CHEFE DE EQUIPE DA CITROËN RACING NA FÓRMULA E, COMENTOU: 

“Embora o traçado do circuito permaneça inalterado desde nossa última visita, nossa equipe certamente mudou, e alinhar no grid em São Paulo para a primeira corrida da Citroën na Fórmula E será um momento de muito orgulho para todos nós. A corrida do ano passado foi movimentada, com bandeira vermelha e dois safety cars, então sabemos o quão rápido as coisas podem evoluir aqui. É um circuito altamente técnico, onde o controle dos freios terá papel decisivo tanto na classificação quanto na corrida. A superfície é extremamente irregular, com uma mistura de curvas lentas e retas longas e rápidas, tornando-o um verdadeiro desafio ‘stop-and-go’ que também exige controle de tração. As temperaturas também podem ser altas, mas isso é igual para todos; como sempre, nosso foco é agir com inteligência e manter o carro na sua janela ótima de desempenho quando mais importa. Sentimos que demos um passo claro em relação a este período do ano passado, e a equipe está tranquilamente confiante. Estamos prontos para iniciar esta temporada com um resultado sólido e empolgante”. 

PILOTO DA CITROËN RACING FORMULA E TEAM, NICK CASSIDY, DISSE:  

“Estou muito ansioso para começar a temporada em São Paulo. É um privilégio representar a Citroën enquanto a marca dá seus primeiros passos nas corridas de monopostos, e tenho orgulho de fazer isso ao lado do JEV. Estamos ansiosos para ver onde nos posicionamos assim que formos para a pista. A temporada é longa e este é apenas o primeiro capítulo, mas é sempre empolgante dar a largada. A atmosfera no Brasil é, sinceramente, uma das melhores do calendário, e é um lugar que guarda ótimas lembranças para mim — incluindo um pódio aqui na Temporada 9. É algo que pretendo repetir neste fim de semana”. 

PILOTO DA CITROËN RACING FORMULA E TEAM, JEAN-ÉRIC VERGNE, DISSE:  

“Mal posso esperar para iniciar a temporada com minha nova equipe e meu novo companheiro de equipe, Nick. Estamos nos preparando há meses, mas nada se compara a estar na pista e viver a corrida em si para ver onde realmente ficaremos. Acho que fizemos tudo o que podíamos na preparação, a pausa foi boa e agora estou simplesmente pronto para voltar a correr. São Paulo é um ótimo circuito, com muitas oportunidades de ultrapassagem, e as corridas aqui são sempre movimentadas. Queremos começar a temporada em alto nível, e nosso objetivo é lutar pelo pódio e pela vitória. Esta é a primeira corrida para muitos de nós trabalhando juntos nessa nova estrutura, então construir um forte espírito de equipe também será importante. Tenho total confiança na equipe”. 

A temporada 2025 da Fórmula E se destaca como um dos calendários mais globalmente diversos e ambiciosos do automobilismo mundial, com corridas em grandes cidades ao redor do planeta e em múltiplos continentes. De centros históricos europeus a destinos vibrantes na Ásia, no Oriente Médio e nas Américas, o campeonato continua a ampliar seu alcance e a aprofundar sua conexão com uma base de fãs apaixonada e em rápido crescimento. O entusiasmo dos torcedores, tanto nas arquibancadas quanto acompanhando ao redor do mundo, segue impulsionando o crescimento da série e elevando seu status no cenário internacional. 

À medida que a Equipe Citroën Racing na Fórmula E se prepara para sua estreia, a equipe está focada, motivada e pronta para o desafio à frente. Com uma dupla de pilotos tão forte, um pacote competitivo e um palco global pela frente, todos os olhares se voltam para a 2025 Google Cloud São Paulo E-Prix para o início de um novo capítulo na história da Citroën nas corridas.

Anuncie seu veículo no
maior classificado da região

Anuncie agora