Cobel Seminovos com opções sem o pedal da embreagem

Veja o que é mito, e o que é verdade, sobre os carros com câmbio automatizado
Quem passa muito tempo no trânsito num carro com câmbio manual certamente já pensou em ter um carro que não precisasse fazer as trocas de marchas. Mas se o carro automático está acima do orçamento, o câmbio automático pode ser uma solução viável.
A primeira coisa que tem que se saber é que a única semelhança entre um câmbio automatizado é um câmbio automático é a ausência do pedal da embreagem, e somente isso. Sem entrar em questões técnicas, os câmbios são completamente diferentes. Saiba mais sobre os diferentes tipos de câmbio AQUI.
A primeira vantagem do câmbio automatizado é seu custo, aproximadamente metade do custo de um automático. Isso porque o automatizado nada mais é do que um câmbio manual com um sistema robotizado que faz as trocas de marchas.
Por conta disso, sua manutenção básica também consiste em trocar o conjunto de embreagem (platô, disco e rolamento) que é o mesmo de um carro com câmbio manual. Além disso, a embreagem no automatizado tende a durar mais no que no manual, que por se tratar um sistema robotizado, o carro não “erra” na troca de marcha, aumentado a vida útil da embreagem. A manutenção só será mais cara por conta do mal uso, como por exemplo segurar o carro na ladeira sem o freio, o que é extremamente prejudicial para a embreagem (assim como no carro manual).
O que é o “tranco” do câmbio automatizado? Quando se troca de marcha no câmbio manual, a primeira coisa que se faz é tirar o pé do acelerador, para então fazer a troca de marcha. E é isso que acontece no automatizado, quando o motorista está acelerando e o carro tem que realizar a trocar de marcha, o sistema é obrigado a interromper o acelerador o que dá a sensação de tranco. Quanto mais forte for a aceleração, maior será a sensação de tranco.
Mas então o câmbio sempre dá “tranco”? Não, quando se está acelerando suavemente, principalmente no trânsito pesado, a sensação de tranco é quase imperceptível. E mesmo em acelerações mais fortes é possível eliminar o tranco. Com um pouco de prática, o motorista começa a perceber o momento que o carro vai trocar de marcha, então basta aliviar o pé do acelerador enquanto é feita a troca, e volta acelerar em seguida, o tranco é eliminado. Ou ainda colocar o câmbio em “modo manual”, e toda vez que for trocar de marcha, basta tirar o pé do acelerador exatamente como se faz num carro manual, o tranco desaparece.
Mas é importante destacar que se a pessoa já utilizou um carro com câmbio automático, ela precisará de um tempo até se acostumar com o automatizado, afinal é um sistema mais simples, mais barato, mais econômico e que funciona de forma diferente do câmbio automático.
Na Cobel existem opções de seminovo com câmbio automatizado a partir de R$ 37.990, caso do Gol Comfortline 1.6 i-Motion, modelo 2016. O modelo é completo e está equipado com direção hidráulica, ar-condicionado, rádio original, volante multifuncional, travas e vidros elétricos, airbag duplo e ABS.
Outra opção é o Fox Comfortline 1.6 i-Motion, 2016. O modelo está com apenas 18.000 km tem direção elétrica, ar-condicionado, rádio original, volante multifuncional, travas e vidros elétricos, airbag duplo e ABS.
Conheça mais opções do estoque da Cobel Seminovos AQUI!
Revista Comprecar
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto