Revista Comprecar
Conheça o exclusivo Audi Virtual Cockpit
Tecnologia de ponta nos carros Audi, ficam na vanguarda da interface homem/carro
Conheça o exclusivo Audi Virtual Cockpit
22 de Setembro de 2016

Já não é de hoje que a Audi vem surpreendendo o mercado de várias maneiras. Nos últimos anos, a marca saiu da condição de coadjuvante, para o posto de líder de vendas no segmento premium. E isso não é por acaso.
 
A fabricante investiu pesado na renovação da rede de concessionários, inundou o mercado com mais de uma dezena de lançamentos nos últimos 24 meses, retomou a fabricação de modelos em solo nacional, além de introduzir tecnologias completamente inéditas entre os carros de categoria premium. Nessa matéria, destacamos a tecnologia do Audi Cockpit Virtual, que revolucionou os painéis dos automóveis. 
 
Já faz algum tempo que os celulares perderam seus teclados. Outra mudança, foram os computadores e notebooks com telas sensíveis ao toque. Aliás, o uso de displays esta generalizado em diversos equipamentos no dia a dia das pessoas. Mas os carros continuavam a usar seus antigos e velhos painéis com mostradores analógicos. Aliás, muitos veículos de categoria premium, ainda usam os tradicionais ponteiros.
 
Evolução gradual na Audi
 
Mesmo antes de revolucionar o painel do carro, a Audi implementou um sistema “touch” diferente. Em vez do usuário tocar na tela da central multimídia (como acontece na maioria dos carros), a Audi preferiu criar um touchpad junto ao console central. Aliado aos botões de controle da central multimídia, o touchpad no topo do botão rotativo maior, permite ao usuário escrever letras, ou fazer alguns gestos para acessar funções, achar músicas e programar destinos do navegador. A alegação da Audi para essa solução é simples: o moto rista se distrai muito menos fazendo gestos num touchpad, do que levando o dedo até a tela de uma central multimídia. E isso faz todo o sentido. Afinal, quem já não usou um touchpad de um notebook?!
 
Mais do que isso, esse recurso touch do MMI, está presente em ampla gama dos carros da marca, incluindo também o modelo de maior volume de vendas, o Audi A3. Dessa forma a Audi democratizou sua tecnologia para todos os seus clientes. Mas o MMI Touch era apenas um pequeno passo, para a próxima revolução digital da Audi: o exclusivo Cockpit Virtual
 
Audi Cockpit Virtual

O Audi Cockpit Virtual é uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados. Ela substitui completamente os antigos ponteiros analógicos do painel do carro. Dessa forma, muito mais informações podem ser exibidas, de forma totalmente dinâmica no painel do carro, exatamente como acontece na tela de um computador ou smartphone.

O Cockpit Virtual combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos. O moto rista pode escolher visualizar as informações num visual clássico simulando mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi Connect, entre outras. É tudo muito interativo

O primeiro carro da Audi a oferecer isso no Brasil foi cupê esportivo TT. A partir de botões no volante multifuncional, o moto rista consegue interagir com praticamente todas as funções do painel virtual. Tudo sem tirar as mãos do volante. E para funções mais complexas, basta utiliza o controle touch, localizado no console central, com o uso de apenas uma das mãos.  Nesse caso, o moto rista pode “escrever” facilmente o destino usando o touchpad no topo do botão de pressão rotativo (basta desenhar as letras, que o sistema reconhece elas). Também é possível examinar listas e dar zoom em mapas. A estrutura do menu do MMI é semelhante às dos smartphones. Todas as funções importantes podem ser acessadas diretamente.

Logo na sequência, a tecnologia do Cockpit Virtual foi apresentada no SUV Audi Q7 e também no sedan Audi A4. Fato que essa tecnologia será utilizada em toda a gama de novos carros da Audi que chegarão ao mercado, em futuro próximo.
 
Enquanto no Audi TT, o Cockpit Virtual ficava limitado ao moto rista, no Audi Q7 e no Audi A4, as funções se estendem para o passageiro do banco da frente. Uma segunda tela central de 12,3 polegadas é controlada pelos botões do console central. Assim, o passageiro da frente também pode controlar o som, programar o GPS e configurar funções do carro. O moto rista por sua vez, também pode interagir com praticamente tudo isso, através dos botões do volante multifuncional.
 
O painel a frente do moto rista e o painel central podem exibir as mesmas funções (como a tela do mapa GPS), ou o moto rista pode ficar com a tela do GPS, enquanto o passageiro pesquisa músicas ou estações de rádio. É como se cada um tivesse um smartphone diferente, mas no caso do Audi A4, tudo está integrado numa mesma central.
 
O rádio MMI plus com sistema de navegação se integra ao Audi Virtual Cockpit. O mapa de navegação exibe através da tecnologia 3D pontes, viadutos, túneis e pontos de interesse ao longo da rota. O sistema possui ainda um tocador de DVD, duas entradas para cartões de memória, conexão Bluetooth e disco rígido com memória interna (Jukebox) de cerca de 10 GB. É possível copiar músicas, filmes e fotos diretamente na memória da central multimídia do carro. Outra função disponível é o comando por voz, que aceita ordens mais complexas, facilitando a operação segura com o carro em movimento.
 
Head-up display
 
Dependendo da versão do Audi A4, um complemento para esse sistema é o Head-up Display, que faz a projeção de informações ao nível dos olhos do moto rista. Esse é oferecido como parte do Pacote Tech (opcional). Nesse caso, as informações mais importantes (velocidade e indicações do GPS) são projetadas diretamente no para-brisa, para total foco de atenção do moto rista na estrada. 

Integração com smartphones

Outra novidade no Audi A4 é a interface Audi para smartphones. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS (iPhone) em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito. Assim, alguns aplicativos do smartphone são conectados ao Audi MMI. E dessa forma, o moto rista pode interagir com o smartphone também por comandos de voz, ou do controle MMI do automóvel.
 
Sistema de som de alta qualidade
 
O equipamento de som de série inclui também conexão Bluetooth. Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como opcional no Audi A4 o sistema de som Bang & Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente nas mais importantes salas de concerto e espaços de shows de todo o mundo.

Tecnologia premiada no mundo

Toda essa tecnologia da Audi foi amplamente reconhecida, pelo mundo. Um exemplo foram os quatro prêmios no concurso "Connected Car Award” em 2014. O Audi TT foi o vencedor na principal categoria “carro melhor conectado”. A marca também ficou com os primeiros lugares nas categorias Navegação, Internet e Entertainment.
 
A Audi superou todos os concorrentes na categoria Navegação com o mostrador de mapas por meio dos sistemas Google Earth e Google Street View, assim como com a busca de pontos de interesse por comandos de voz. Na categoria "Internet", a Audi venceu com o sistema LTE de transmissão de dados de alta velocidade, como primeira fabricante de automóveis a integrar esse padrão em um automóvel. Na categoria "Entretenimento", os usuários posicionaram o sistema MMI touch e o Audi virtual cockpit em primeiro lugar. O prêmio "Connected Car" é organizado pelas revistas especializadas alemãs Auto Bild e Computer Bild.
 
Em 2016, mais quatro vitórias para a Audi no prêmio “Car Connectivity”. Nesse, os sistemas de conectividade da marca foram contemplados pela terceira vez consecutiva, com o primeiro lugar para sistemas como “traffic jam assist” e “MMI all-in-touch”.
 
Nesse caso, o resultado foi baseado numa pesquisa entre leitores das revistas “auto moto r und sport” e “CHIP”. A Audi venceu nas categorias de Sistemas de Assistência, Conceitos de Controle/Displays, Sistemas de Som e Entertainment/Multimídia. Mais de 32 mil leitores votaram.
 
A Audi também venceu na categoria de Sistemas de Assistência com o adaptative cruise control, que inclui o traffic jam assist. Na de Conceitos de Controles/Displays, a marca impressionou os votantes com o sistema MMI all-in-touch. Com o som Bang & Olufsen 3D, a empresa garantiu a vitória entre os Sistemas de Som. E o equipamento de entretenimento traseiro com tablet colocou a Audi em primeiro lugar na categoria Entertainment/Multimídia. Participantes da pesquisa do prêmio “Car Connectivity 2016” selecionaram seus favoritos em 11 categorias.

Oportunidade no Audi A4
 
A Audi Center Sorocaba está com uma boa oportunidade para quem quer ter um carro com essa exclusiva tecnologia. O A4 Launch Edition está sendo vendido com taxa 0%, sendo 60% de entrada e o restante parcelado em 18x sem juros. Para conhecer a oferta, clique AQUI!

Notícias < Voltar
Conheça o exclusivo Audi Virtual Cockpit
 

Conheça o exclusivo Audi Virtual Cockpit

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Tecnologia de ponta nos carros Audi, ficam na vanguarda da interface homem/carro

22 de Setembro de 2016

Já não é de hoje que a Audi vem surpreendendo o mercado de várias maneiras. Nos últimos anos, a marca saiu da condição de coadjuvante, para o posto de líder de vendas no segmento premium. E isso não é por acaso.
 
A fabricante investiu pesado na renovação da rede de concessionários, inundou o mercado com mais de uma dezena de lançamentos nos últimos 24 meses, retomou a fabricação de modelos em solo nacional, além de introduzir tecnologias completamente inéditas entre os carros de categoria premium. Nessa matéria, destacamos a tecnologia do Audi Cockpit Virtual, que revolucionou os painéis dos automóveis. 
 
Já faz algum tempo que os celulares perderam seus teclados. Outra mudança, foram os computadores e notebooks com telas sensíveis ao toque. Aliás, o uso de displays esta generalizado em diversos equipamentos no dia a dia das pessoas. Mas os carros continuavam a usar seus antigos e velhos painéis com mostradores analógicos. Aliás, muitos veículos de categoria premium, ainda usam os tradicionais ponteiros.
 
Evolução gradual na Audi
 
Mesmo antes de revolucionar o painel do carro, a Audi implementou um sistema “touch” diferente. Em vez do usuário tocar na tela da central multimídia (como acontece na maioria dos carros), a Audi preferiu criar um touchpad junto ao console central. Aliado aos botões de controle da central multimídia, o touchpad no topo do botão rotativo maior, permite ao usuário escrever letras, ou fazer alguns gestos para acessar funções, achar músicas e programar destinos do navegador. A alegação da Audi para essa solução é simples: o moto rista se distrai muito menos fazendo gestos num touchpad, do que levando o dedo até a tela de uma central multimídia. E isso faz todo o sentido. Afinal, quem já não usou um touchpad de um notebook?!
 
Mais do que isso, esse recurso touch do MMI, está presente em ampla gama dos carros da marca, incluindo também o modelo de maior volume de vendas, o Audi A3. Dessa forma a Audi democratizou sua tecnologia para todos os seus clientes. Mas o MMI Touch era apenas um pequeno passo, para a próxima revolução digital da Audi: o exclusivo Cockpit Virtual
 
Audi Cockpit Virtual

O Audi Cockpit Virtual é uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados. Ela substitui completamente os antigos ponteiros analógicos do painel do carro. Dessa forma, muito mais informações podem ser exibidas, de forma totalmente dinâmica no painel do carro, exatamente como acontece na tela de um computador ou smartphone.

O Cockpit Virtual combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos. O moto rista pode escolher visualizar as informações num visual clássico simulando mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi Connect, entre outras. É tudo muito interativo

O primeiro carro da Audi a oferecer isso no Brasil foi cupê esportivo TT. A partir de botões no volante multifuncional, o moto rista consegue interagir com praticamente todas as funções do painel virtual. Tudo sem tirar as mãos do volante. E para funções mais complexas, basta utiliza o controle touch, localizado no console central, com o uso de apenas uma das mãos.  Nesse caso, o moto rista pode “escrever” facilmente o destino usando o touchpad no topo do botão de pressão rotativo (basta desenhar as letras, que o sistema reconhece elas). Também é possível examinar listas e dar zoom em mapas. A estrutura do menu do MMI é semelhante às dos smartphones. Todas as funções importantes podem ser acessadas diretamente.

Logo na sequência, a tecnologia do Cockpit Virtual foi apresentada no SUV Audi Q7 e também no sedan Audi A4. Fato que essa tecnologia será utilizada em toda a gama de novos carros da Audi que chegarão ao mercado, em futuro próximo.
 
Enquanto no Audi TT, o Cockpit Virtual ficava limitado ao moto rista, no Audi Q7 e no Audi A4, as funções se estendem para o passageiro do banco da frente. Uma segunda tela central de 12,3 polegadas é controlada pelos botões do console central. Assim, o passageiro da frente também pode controlar o som, programar o GPS e configurar funções do carro. O moto rista por sua vez, também pode interagir com praticamente tudo isso, através dos botões do volante multifuncional.
 
O painel a frente do moto rista e o painel central podem exibir as mesmas funções (como a tela do mapa GPS), ou o moto rista pode ficar com a tela do GPS, enquanto o passageiro pesquisa músicas ou estações de rádio. É como se cada um tivesse um smartphone diferente, mas no caso do Audi A4, tudo está integrado numa mesma central.
 
O rádio MMI plus com sistema de navegação se integra ao Audi Virtual Cockpit. O mapa de navegação exibe através da tecnologia 3D pontes, viadutos, túneis e pontos de interesse ao longo da rota. O sistema possui ainda um tocador de DVD, duas entradas para cartões de memória, conexão Bluetooth e disco rígido com memória interna (Jukebox) de cerca de 10 GB. É possível copiar músicas, filmes e fotos diretamente na memória da central multimídia do carro. Outra função disponível é o comando por voz, que aceita ordens mais complexas, facilitando a operação segura com o carro em movimento.
 
Head-up display
 
Dependendo da versão do Audi A4, um complemento para esse sistema é o Head-up Display, que faz a projeção de informações ao nível dos olhos do moto rista. Esse é oferecido como parte do Pacote Tech (opcional). Nesse caso, as informações mais importantes (velocidade e indicações do GPS) são projetadas diretamente no para-brisa, para total foco de atenção do moto rista na estrada. 

Integração com smartphones

Outra novidade no Audi A4 é a interface Audi para smartphones. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS (iPhone) em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito. Assim, alguns aplicativos do smartphone são conectados ao Audi MMI. E dessa forma, o moto rista pode interagir com o smartphone também por comandos de voz, ou do controle MMI do automóvel.
 
Sistema de som de alta qualidade
 
O equipamento de som de série inclui também conexão Bluetooth. Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como opcional no Audi A4 o sistema de som Bang & Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente nas mais importantes salas de concerto e espaços de shows de todo o mundo.

Tecnologia premiada no mundo

Toda essa tecnologia da Audi foi amplamente reconhecida, pelo mundo. Um exemplo foram os quatro prêmios no concurso "Connected Car Award” em 2014. O Audi TT foi o vencedor na principal categoria “carro melhor conectado”. A marca também ficou com os primeiros lugares nas categorias Navegação, Internet e Entertainment.
 
A Audi superou todos os concorrentes na categoria Navegação com o mostrador de mapas por meio dos sistemas Google Earth e Google Street View, assim como com a busca de pontos de interesse por comandos de voz. Na categoria "Internet", a Audi venceu com o sistema LTE de transmissão de dados de alta velocidade, como primeira fabricante de automóveis a integrar esse padrão em um automóvel. Na categoria "Entretenimento", os usuários posicionaram o sistema MMI touch e o Audi virtual cockpit em primeiro lugar. O prêmio "Connected Car" é organizado pelas revistas especializadas alemãs Auto Bild e Computer Bild.
 
Em 2016, mais quatro vitórias para a Audi no prêmio “Car Connectivity”. Nesse, os sistemas de conectividade da marca foram contemplados pela terceira vez consecutiva, com o primeiro lugar para sistemas como “traffic jam assist” e “MMI all-in-touch”.
 
Nesse caso, o resultado foi baseado numa pesquisa entre leitores das revistas “auto moto r und sport” e “CHIP”. A Audi venceu nas categorias de Sistemas de Assistência, Conceitos de Controle/Displays, Sistemas de Som e Entertainment/Multimídia. Mais de 32 mil leitores votaram.
 
A Audi também venceu na categoria de Sistemas de Assistência com o adaptative cruise control, que inclui o traffic jam assist. Na de Conceitos de Controles/Displays, a marca impressionou os votantes com o sistema MMI all-in-touch. Com o som Bang & Olufsen 3D, a empresa garantiu a vitória entre os Sistemas de Som. E o equipamento de entretenimento traseiro com tablet colocou a Audi em primeiro lugar na categoria Entertainment/Multimídia. Participantes da pesquisa do prêmio “Car Connectivity 2016” selecionaram seus favoritos em 11 categorias.

Oportunidade no Audi A4
 
A Audi Center Sorocaba está com uma boa oportunidade para quem quer ter um carro com essa exclusiva tecnologia. O A4 Launch Edition está sendo vendido com taxa 0%, sendo 60% de entrada e o restante parcelado em 18x sem juros. Para conhecer a oferta, clique AQUI!

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!