Dia Nacional do Fusca

Conheça os modelos históricos da Garagem VW
No Dia Nacional do Fusca, a VW celebra a história do seu mais tradicional modelo, recebe membros do Fusca Clube do Brasil e Fusca Club ABC, e apresenta em detalhes três unidades preciosas que compõem seu acervo de clássicos. É na Garagem VW pelas concessionárias Volkswagen Vecol Veículos que modelos dos anos de 1986, 1993 e 1996 repousam, sempre aos olhares atentos do time da engenharia da marca.
O Fusca é sinônimo de curiosidades e boas histórias. Entre algumas particularidades, o modelo que saía da linha de produção da Anchieta em 1959 já era diferente do CKD, montado no Ipiranga desde 1953. Uma das novidades para o fabricado foi a introdução de uma barra estabilizadora para o eixo dianteiro. Na ocasião, o Fusca tinha um índice de nacionalização de 54%. Em seu primeiro ano de produção, o Fusca vendeu 8.406 unidades e, a partir de 1962, já era o grande líder do mercado, com um total de 31.014 unidades.
Conheça os Fusca da Garagem VW:
Fusca 1986, o último antes do hiato
A unidade, que saiu diretamente da linha de produção, está entre os últimos fabricados na “primeira fase” do modelo, que foi de 1959 a 1986. Esse simpático Fusca vermelho é equipado com motor 1.600 cm³ a álcool.
Fusca 1993, o Fusca Itamar
Fora de linha desde o fim de 1986, o Fusca voltaria a ser fabricado em 1993. O renascimento, inédito no mundo, veio de um pedido do então Presidente da República, Itamar Franco, que via na retomada da produção um caminho para a geração de empregos e um estímulo econômico. Um programa de isenção tributária foi especialmente moldado à motorização refrigerada a ar de Fusca e Kombi.
O exemplar que faz parte do acervo tem chassi número 9BWZZZ11ZPP00001, é o primeiro exemplar produzido na segunda fase de manufatura e o mesmo veículo apresentado a Itamar Franco na celebração do retorno da produção. Seu valor histórico é inestimável.
Cabelos ao vento no Fusca 1996
Em 1996, três anos após ter sua produção retomada a pedido do então Presidente da República Itamar Franco, o Fusca deixaria novamente a linha de produção da Planta Anchieta. Para a aposentadoria definitiva, a Volkswagen criou a Série Ouro: 1.368 exemplares diferenciados dos demais Fuscas "Itamar" por faróis auxiliares, lanternas escurecidas, logotipo nas laterais e a plaqueta "Fusca", na tampa do motor, em dourado. No interior, bancos com revestimento de Pointer GTI, volante de Gol, painel com fundo branco e vidros verdes.
Fusca, uma história que nunca acaba
Carro que iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga. Seu motor tinha 1.200 cm³. A partir de 1959 começou a ser fabricado no País, já na unidade Anchieta, até 1986.
Durante todo esse período o Volkswagen Sedan foi sempre equipado com diferentes versões do motor quatro-cilindros refrigerado a ar – o câmbio foi sempre manual de quatro marchas e a tração, traseira. Primeiro, o motor passou de 1.200 cm³ para 1.300 cm³, a partir de 1967, com 45 cv brutos.
Ao longo dos anos foram sendo introduzidas melhorias como a coluna de direção bipartida, duplo circuito de freios independentes e comando do limpador de para-brisa na coluna de direção (1977), volante de polipropileno texturizado e as lanternas traseiras grandes e arredondadas apelidadas de "Fafá"(1979), aquecimento interno e ignição eletrônica (1983), entre outras. O modelo teve também várias reestilizações e séries especiais, como a Prata, de 1979.
Mais informações nas concessionárias Vecol Veículos em (https://vecolveiculos.com.br/) e confira em nosso canal, o evento V Custom, realizado na CSS Vecol de Piracicaba que também reuniu diversos exemplares do Fusca.
Revista Comprecar
- Notícias 21/05/2025 Fiat Pulse 2026 chega com diversas novidades Consolidando como a opção mais tecnológica, versátil e acessível entre os SUVs
- Notícias 20/05/2025 Audi e Litro de Luz anunciam nova ação Para iluminação sustentável
- Notícias 15/05/2025 Volvo tem condições especiais e preços competitivos em maio Política comercial reforça posicionamento de preço em modelos elétricos e híbridos plug-in
- Notícias 15/05/2025 Ranger Black é nova opção no serviço de assinatura Ford Go A Ford Go lançou a Ranger Black por assinatura a partir de R$5.427/mês, com plano de 36 meses e 1.000 km.
- Notícias 14/05/2025 Volkswagen Tera é o carro oficial do evento de música C6 Fest O VW Tera dá nome ao palco de música eletrônica do festival: “Pacubra by VW Tera”