Dicas para economizar ainda mais com carros elétricos

Modelos movidas a energia custam apenas um terço para rodar o mesmo trajeto de um veículo a combustão
O conhecimento da economia proporcionada pelos carros elétricos em comparação aos modelos a combustão, já é um consenso para boa parte dos motoristas brasileiros. No entanto, adotar diferentes estilos de direção pode proporcionar um aproveitamento ainda maior.
Veja algumas sugestões do time de especialistas da Volvo Car Brasil para economizar - ainda mais - no dia a dia com seu carro elétrico:
1. Aceleração suave: assim como nos modelos a combustão, quanto mais você pisa no acelerador do seu carro elétrico, maior será o seu consumo de energia. Por isso, seja gentil com o pedal na hora de sair com o veículo parado, ou no momento de uma reaceleração;
2. Dirigindo só com o acelerador: os carros elétricos contam com o sistema “One Pedal Drive” (condução com um pedal, em tradução livre), que faz com que o veículo possa ser conduzido de forma suave simplesmente pressionando e soltando o pedal do acelerador sem a necessidade de usar o pedal do freio. Ao retirar o pé do acelerador, o carro começa a parar automaticamente através da frenagem regenerativa, que converte a energia da desaceleração em eletricidade para recarregar a bateria. Ou seja, a energia que em um carro a combustão seria desperdiçada é aproveitada pelo carro elétrico para aumentar sua autonomia. Isso torna a direção mais suave, principalmente no trânsito das grandes cidades, o que, consequentemente, aumenta a autonomia do veículo, pois dispensa o uso frequente do pedal de freio. De quebra, você ainda poupa as pastilhas e os discos de freio, gerando mais economia.
3. Potência instantânea: o fato de contar com torque instantaneamente ao acelerar faz com que você não precise manter o pé no acelerador por tanto tempo, como acontece com um motor a combustão, trazendo maior eficiência energética na sua condução;
4. Dirigir com segurança: manter-se dentro dos limites de velocidade das vias vai te ajudar financeiramente, em dose dupla, pois, além de não ser autuado com multas, é uma forma de manter o carro em velocidades constantes, sem necessidade de reaceleração;
5. 80% já é o suficiente: para o dia a dia, mantenha a bateria entre 20% e 80% de carga é o ideal para minimizar o estresse sobre as células de lítio, o que contribui para uma maior longevidade. Deixe para carregar até 100% em situações excepcionais, como quando for fazer uma viagem longa. Desta forma, você estará protegendo a bateria do seu carro e economizando tempo de recarga;
6. Use o aplicativo Volvo Cars: com o seu Volvo cadastrado no aplicativo, é possível ligar o ar condicionado antes de utilizar o carro e, consequentemente, evitando a utilização do ar condicionado de forma mais intensa, ao começar a condução;
Mesmo com o anúncio recente da redução do preço da gasolina em 4,9%, válido desde terça-feira (21), o custo médio por litro no país é de R$ 6,22; enquanto o valor médio do kWh é R$ 0,77 da tarifa residencial, segundo a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.
O atual líder de emplacamentos do mercado nacional conta com um tanque de 55 litros, sendo necessário R$ 342,10 para completar com gasolina. Considerando que o proprietário tenha um consumo de 10km/l, a autonomia seria de 550 quilômetros, que gera um custo médio de R$ 0,622 por quilômetro.
O Volvo EX30 Ultra, versão mais vendida do modelo de entrada da marca sueca, com mais de 1.700 emplacamentos até o momento em 2025, tem uma bateria 69 kWh, gerando 338 km de autonomia, segundo dados oficiais do Inmetro. Desta forma, para carregar totalmente, utilizando energia elétrica residencial, seriam necessários apenas R$ 53,13.
Comparando o valor do quilômetro rodado a combustão (R$ 0,622), com o do EX30 (R$ 0,157) é possível notar uma economia de 74,7%. Somando-se este fato às dicas do time de especialistas da Volvo Car Brasil, o proprietário de um carro elétrico poderia gerar uma economia superior a 75%, como já acontece em outros modelos da marca, como o EX40 e o EC40, na versão Plus (confira tabela abaixo).
Isso significa que, em um trajeto Rio–São Paulo, de cerca de 470 km, o veículo a combustão gastaria R$ 292,34 enquanto o Volvo EX30 faria o mesmo percurso com apenas R$ 73,79, uma economia de R$ 218,55 só um trecho de viagem. Considerando uma pessoa que roda 10 mil km por ano, o custo anual seria de R$ 6.220 em um carro a combustão contra R$ 1.570 no Volvo EX30, resultando em uma economia anual de R$ 4.650.
Economista de formação, Marcelo Godoy deixou os números de lado, desta vez, para dar ênfase na experiência de quem está ao volante de um veículo totalmente elétrico.
“Por ter me formado em economia e ter feito minha carreira profissional na área financeira, claro que eu gosto de ressaltar o quanto o carro elétrico é mais econômico do que os modelos a combustão. Mas a questão aqui é outra. Dirigir um carro totalmente elétrico é muito prazeroso. Escuto muita gente falar que os carros elétricos são sem graça e, quando estou perto, eu pergunto: ‘você já dirigiu?’. Tem gente que fala sem nunca ter dirigido e só repete o que ouviu, porque acha que o barulho vai fazer falta. Quem ainda não teve a oportunidade de testar um modelo 100% elétrico, faça. Tenho certeza que você vai se surpreender, afirma o presidente da Volvo Car Brasil.
Os dados considerados são para carregamentos realizados com energia elétrica residencial. A Volvo Car Brasil possui a sua própria rede de eletropostos. Já são 75 equipamentos de carga rápida instalados em rodovias de todo o país, totalizando 145 conectores e cobrindo mais de 31 mil km de estradas, permitindo que proprietários de carros elétrico possam ir de Pelotas (RS) até Jericoacoara (CE), em um trajeto de mais de 5 mil quilômetros.
Veja abaixo os valores de carregamento de todos os modelos Volvo:
- EX30 Core (51 kWh) - R$ 39,27; custo por quilômetro rodado R$ 0,157 - 74,7% de economia;
- EX30 Core Extended Range (69 kWh) | 250 km (autonomia Inmetro) - R$ 53,13; custo por quilômetro rodado R$ 0,157 - 74,7% de economia;
- EX30 Plus (69 kWh) | 338 km (autonomia Inmetro) - R$ 53,13; custo por quilômetro rodado R$ 0,157 - 74,7% de economia;
- EX30 Ultra (69 kWh) | 338 km (autonomia Inmetro) - R$ 53,13; custo por quilômetro rodado R$ 0,157 - 74,7% de economia;
- EX30 CrossCountry (69 kWh) | 327 km (autonomia Inmetro) - R$ 53,13; custo por quilômetro rodado R$ 0,162 - 73,9% de economia;
- EX40 Plus (70 kWh) | 364 km (autonomia Inmetro) - R$ 56,00; custo por quilômetro rodado R$ 0,154 - 76,2% de economia;
- EX40 Ultra (82 kWh) | 393 km (autonomia Inmetro) - R$ 65,60; custo por quilômetro rodado R$ 0,167 - 74,2% de economia;
- EC40 Plus (70 kWh) | 385 km (autonomia Inmetro) - R$ 56,00; custo por quilômetro rodado R$ 0,145 - 77,5% de economia;
- EC40 Ultra (82 kWh) | 404 km (autonomia Inmetro) - R$ 65,60; custo por quilômetro rodado R$ 0,162 - 74,9% de economia;
- EX90 Twin Motor Performance Ultra (111 kWh) | 459 km (autonomia Inmetro) - R$ 88,80; custo por quilômetro rodado R$ 0,193 - 70,1% de economia.
Veja abaixo os valores para o modelo a combustão líder de vendas no Brasil, em 2025, considerando consumo de 10km/l:
- Gasolina - R$ R$ 324,10; custo por quilômetro rodado R$ 0,622 - cerca de 3,9x mais caro que um modelo Volvo totalmente elétrico.
Confira a linha Volvo completa nas concessionárias Volvo Baltic em https://balticvolvo.com.br/