Entendendo o “CITY SAFETY” da Volvo

Função de segurança do veículo freia o carro sozinho, evitando até atropelamentos
Carros são dirigidos por pessoas. Este fato tão simples é o que impulsiona a Volvo no quesito segurança. Desenvolver um carro à prova de acidentes, é a missão que a Volvo pretende alcançar até 2020, reduzindo a zero o número de vítimas fatais e de lesões corporais resultantes de colisões a bordo de um veículo da marca.
Há uma boa razão para dizer que, hoje em dia, se pode encontrar um pouco de um Volvo em quase todos os automóveis que trafegam pelo planeta. Afinal, para Volvo a segurança está em primeiro lugar. E o City Safety é um dos sistemas que garante essa segurança.
O sistema City Safety da Volvo é uma função de apoio para evitar colisões em situações de distração do motorista, prevenindo colisões traseiras em ruas ou avenidas, e até mesmo atropelamentos.
Esta função está ativa para velocidades inferiores a 50 km/h, e auxilia o condutor freando o automóvel automaticamente (sem a intervenção do motorista) num risco iminente de colisão com o veículo da frente, caso o condutor não reaja adequadamente.
Em situações normais, o motorista e os passageiros só percebem do funcionamento do City Safety numa situação de quase colisão. Nessa situação, além de um alerta sonoro e aviso no painel, os freios são acionados automaticamente. O motorista pode configurar o sistema para diferentes níveis de aviso. Ele pode ser antecipado, normal ou tardio. Essas opções existem para deixar o motorista mais confortável com a condução e até prevenir falsos avisos.
Como funciona?
O City Safety faz a leitura do trânsito à frente do automóvel com uma câmera e um sensor laser montado na parte superior do para-brisas. Usando um software avançado, ele consegue reconhecer veículos e pessoas na via de condução. Quando o sistema calcula que algum desses possa estar na rota do veículo, ele ativa o sistema de segurança para evitar a colisão. Se a diferença de velocidade em relação ao automóvel da frente estiver entre 4 a 15 km/h, o City Safety pode evitar completamente a colisão.
Se a diferença de velocidades entre os veículos for superior a 15 km/h, o City Safety pode não evitar por completo a colisão, mas vai reduzir bastante o dano. Para se obter a força de frenagem total, é necessário que o condutor acione o pedal do freio. Nesta situação pode ainda ser possível evitar uma colisão com diferenças de velocidade superiores a 15 km/h.
A função City Safety é automaticamente ativada quando se dá a partida do motor. Em algumas situações pode ser conveniente desativar o City Safety através da central multimídia do veículo. Um exemplo, é quando o veículo trafega por locais onde muitas folhas podem estar “voando” com ventos fortes, evitando acionamento incorreto do City Safety.
Veja mais detalhes do funcionamento do City Safety nesse vídeo
Toda linha Volvo pode ser encontrada na concessionária Volvo Nordic, que fica na Av. Antônio Carlos Comitre, 1300, na cidade de Sorocaba. Mais informações pelo telefone (15) 3416-2000 ou pelo site: www.nordicvolvo.com.br
Revista Comprecar
- Notícias 01/08/2025 Stellantis acelera no Brasil Aumenta em 93% as exportações no Brasil no 1º semestre de 2025
- Notícias 31/07/2025 PEUGEOT APRESENTA NOVO BOXER 2026 MAIS EFICIENTE, ECONÔMICO, SEGURO E VERSATIL PARA NEGÓCIOS
- Notícias 30/07/2025 Jeep® Compass chega à marca de 500 mil unidades vendidas SUV médio mais vendido do Brasil desde o seu lançamento em 2016
- Notícias 29/07/2025 Ford anuncia investimento para aumento da produção da Ranger O aumento da velocidade da linha permitirá à planta atingir um ritmo de fabricação superior
- Notícias 29/07/2025 Mercedes-Benz EQB 250+ chega com mais autonomia Novo EQB 250+ entrega até 376 km de autonomia