Evoque e Discovery Sport chegam com novos motores Ingenium

Modelos fabricados no Brasil deixaram de usar o motor herdado da Ford
As linhas de veículos Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque produzidas na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, Rio de Janeiro, chegam à versão 2018 equipadas com a nova geração de motores Ingenium nas opções diesel e gasolina.
Totalmente desenvolvidos pela Jaguar Land Rover, a linha de motores Ingenium que equipa os dois modelos traz estrutura extremamente leve com ampla utilização do alumínio, cabeçotes de DOHC de 16 válvulas com comando variável e balanceadores duplos que proporcionam índices de ruído e vibração ainda menores.
O propulsor a gasolina substitui a linha GTDi usado na linha Range Rover Evoque desde seu lançamento, em 2011. O novo Ingenium traz os mesmos 240 cv de potência (tanto no gasolina como no diesel) mas traz melhorias significativas em relação ao seu antecessor.
Uma delas é a disposição do torque máximo de 35 kgfm está disponível a apenas 1.250 rotações, o que proporciona ao veículo força suficiente para a transposição dos mais difíceis obstáculos off road ou mesmo uma rápida aceleração para mais tranquilidade para ultrapassagens.
O novo motor Ingenium empurra o Evoque da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,3 segundos e o faz atingir a velocidade máxima de 217 km/h. Tal desempenho é garantido com a ajuda de um turbocompressor de duplo fluxo, alimentado por um coletor de escape integrado que reduz significativamente o atraso (turbo lag) e diminui o tempo de resposta do motor.
O propulsor também conta com um sistema inteligente de elevação das válvulas continuamente variável (CVVL), que permite que o motor "respire" com máxima eficiência, otimizando a potência e o torque.
Novo Ingenium Diesel
A linha 2018 do modelo passa a ser oferecida também com motor Ingenium diesel de 240 cavalos, uma opção a mais aos clientes que já contavam com o Ingenium diesel de 180 cv desde 2016.
O motor traz excelentes 51 kgfm de torque, levando o modelo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos e à velocidade máxima de 204 km/h. Esse motor de alta performance tem 7,2 kgfm adicionais de torque e atinge de 0 a 100 km/h 1,4 segundos mais rápido que o já aclamado motor de 180 cv.
O propulsor é equipado com um Turbo compressores duplos sequenciais, que proporcionam a combinação ideal entre potência e excelente dirigibilidade em situações de baixa velocidade.
Seu sistema de injeção de combustível common-rail de alta pressão e a total otimização do fluxo nos injetores, que otimizam ao máximo o consumo ao mesmo tempo em que oferecem excelente potência.
As linhas 2018 do Range Rover Evoque e Discovery Sport equipadas com as novas opções de motores Ingenium já estão disponíveis nas concessionárias Jaguar Land Rover em todo o Brasil.
Revista Comprecar
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto