Ford mente sobre “câmbio automático” em alguns modelos

Montadora insiste em afirmar que EcoSport e Focus tem câmbio automático, quando não é verdade!
A Ford continua a enganar todos os consumidores, ao fazer propagandas em escala nacional, e comunicados a imprensa especializada, informando que o modelo EcoSport e seu sedan Focus vem equipados com câmbio automático. Isso é um erro crasso por parte da engenharia do fabricante, ou até uma mentira por parte do MKT da Ford!
Esses modelos da Ford são equipados com um tipo de câmbio batizado pela Ford de Powershift, que utiliza um processo mecânico robotizado, com dupla embreagem, para realizar a troca das marchas. Esse câmbio não é automático!
Um câmbio tipicamente automático, utiliza uma peça chamada “conversor de torque”, entre a montagem do câmbio e do moto r. O conversor de torque utiliza um tipo de acoplamento hidráulico, onde uma bomba, força o óleo contra uma turbina, que passa o movimento do moto r para as rodas. Carros equipados com o legítimo conversor de torque no câmbio, permitem algumas “abusos” do usuário sem prejuízos para partes mecânicas do câmbio.
Um exemplo de situação que o câmbio automático permite, é segurar o carro numa ladeira íngreme, acelerando! Isso, quando o carro tem câmbio automático de verdade, só gasta combustível, ainda que o procedimento não seja indicado.
Nos carros com câmbio robotizado, sejam eles de dupla (Powershift da Ford; DSG da Volkswagen; Stronic da Audi) ou de simples embreagem (iMotion da Volkswagen, Dualogic da Fiat, Easy´R da Reanult) não podem fazer isso. Isso faz a embreagem lixar contra o platô, superaquecendo todo o sistema, e chegando até a derreter o material de fricção do disco de embreagem. Os danos são severos, exigindo uma ampla intervenção na oficina mecânica. E quando isso acontece, o dano não está coberto pela garantia de fábrica, por conta do “mau uso”.
Dessa forma, a Ford vem deliberadamente enganando o consumidor, ao falar alguns de seus carros são equipados com câmbio automático! Aliás, essas caixas Powershift vêm apresentando diversos problemas. Em vários fóruns de discussões na internet, já são escutados comentários como o câmbio “Trepidashift”. Muitas unidades de EcoSport e Focus vem apresentando problemas de trepidação no acionamento do câmbio, causando grave incômodo para o usuário.
Para entender mais sobre os sistemas de câmbios existentens, vejam a nossa matéria completa em www.comprecar.com.br/revista/escolha-o-cambio-certo-no-seu-futuro-carro.
Revista Comprecar
- Notícias 13/06/2025 Jeep® oferece condições imperdíveis em junho Para Renegade, Compass e Commander
- Notícias 13/06/2025 Nova Strada bate 700 mil unidades produzidas no Brasil Líder e sucesso no mercado
- Notícias 13/06/2025 GAC acelera no Festival de Interlagos pela primeira vez De modelos eletrificados a um superesportivo elétrico de alto desempenho, a fabricante chinesa convida o público a viver a experiência inesquecível em pista num dos maiores eventos automotivos do país
- Notícias 13/06/2025 Ford faz exibição global do Novo Territory no Brasil O SUV chega em julho com novo visual e interior atualizado.
- Notícias 12/06/2025 Hyundai Mobis apresenta seus acessórios no Festival Interlagos Marca estará presente no estande da Hyundai, a qual exibirá seus produtos de 12 a 15 de junho