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GM abre campo de provas para exercícios de resgate.

GM abre campo de provas para exercícios de resgate.

Socorristas da região de Campinas puderam realizar no CPCA atividades práticas de salvamento, aprender sobre carros elétricos e conhecer recursos do OnStar.

A General Motors abriu as portas do seu Campo de Provas para um treinamento prático de salvamento veicular com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).

Liderados pelo 7º Grupamento de Bombeiros (7º GB) de Campinas, os militares tiveram à disposição veículos originais para praticar variadas técnicas de resgate, inclusive aquelas em que a carroceria precisa ser cortada para o acesso à vítima. Ao todo, nove modelos da Chevrolet foram dispostos simulando tipos de acidentes graves, como capotamento, tombamento e até veículos sobrepostos.

Os bombeiros também tiveram a oportunidade de conhecer as funções e utilidades do OnStar, serviço exclusivo da GM que, através de uma central de atendimento, é capaz de acionar as equipes de resgate em casos de acidente, mesmo que a pessoa esteja desacordada dentro do veículo. Isso é possível pois o carro conectado usa a internet para enviar um alerta com sua localização exata quando os airbags são deflagrados, por exemplo.

A GM é a empresa com a maior frota de veículos conectados ativos no Brasil, com mais de 500 mil veículos. Número que só cresce, já que aproximadamente 90% dos carros novos da Chevrolet saem de fábrica com o sistema OnStar de série.

Um dos pontos altos do treinamento no Campo de Provas foi o módulo sobre veículos elétricos, ministrado pelo time de Segurança Veicular da GM. Os especialistas apresentaram as particularidades estruturais e conceituais dessa categoria de automóvel, assim como os mecanismos de proteção. Por conta dessas diferenças, o procedimento de resgate envolvendo EVs tem algumas especificidades.

Foram sanadas muitas dúvidas dos socorristas através de demonstrações no próprio veículo elétrico, questões especialmente sobre o risco de choque e o comportamento das baterias em casos de acidente. Importante salientar que os EVs têm mecanismos de segurança e proteção que cortam automaticamente a corrente de energia com a deflagração dos airbags, em caso de curto-circuito, ou alguma outra inconformidade.

Os Bombeiros Civis que atuam diariamente no CPCA puderam igualmente participar das simulações de resgate e extração juntamente com os instrutores especializados, aumentando a experiência e conhecendo novas técnicas de resgate.

Também conhecido pela sigla CPCA, o Campo de Provas da Cruz Alta fica em Indaiatuba-SP e é o maior centro de desenvolvimento de veículos do hemisfério Sul. Com uma área equivalente a 75% da cidade de São Caetano do Sul, o complexo da GM abriga sete laboratórios e 17 pistas, que realizam anualmente mais de 12 mil experimentos e onde são percorridos aproximadamente 6 milhões de quilômetros em testes.