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GM apresenta nos EUA a primeira Chevrolet Silverado elétrica

GM apresenta nos EUA a primeira Chevrolet Silverado elétrica

Com autonomia estimada de 640 km e alta capacidade de carga, versão zero emissão da picape traz diversas inovações tecnológicas

A GM apresentou hoje nos Estados Unidos a primeira Silverado totalmente elétrica. É a reinvenção da picape de maior sucesso da Chevrolet, com a robustez e força que o consumidor deste tipo de produto espera, porém com zero emissão.

Desenvolvida desde o início para ser uma picape totalmente elétrica utilizando a avançada plataforma Ultium da GM, a Silverado EV oferece uma combinação inovadora de capacidade, desempenho e versatilidade, junto com tecnologias avançadas que acompanharão o veículo ao longo do tempo.

No primeiro momento, a Silverado EV estará disponível em duas configurações, a RST First Edition e a WT, voltada para frotistas.

A versão RST First Edition, inclui tração nas quatro rodas; suspensão a ar automática adaptativa; sistema Multi-Flex Midgate que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine, com o rebatimento também dos bancos traseiros; tampa traseira Multi-Flex com mecanismo elétrico; multimídia com tela de 17 polegadas, painel digital configurável com tela de 11 polegadas e uma tela auxiliar para o motorista tipo head-up display com mais de 14 polegadas; super Cruise, tecnologia de assistência de direção autônoma, permitindo com que os motoristas viajem nesta condição por mais de 320.000 km de estradas compatíveis nos EUA e Canadá

Já a configuração WT (Work Truck) da Silverado EV será lançada primeiro para frotistas e oferecerá capacidade para atender às necessidades de empresas que focam em sustentabilidade também em suas operações logísticas. Este modelo oferecerá quase 520 cv de potência e 60 kgfm de torque, além de mais de capacidade de reboque superior a 3.600 kg e 544 kg de capacidade de carga. A Chevrolet prepara ainda uma versão com mais do que o dobro desta capacidade.

Plataforma Ultium

A Silverado EV conta com todo potencial da Plataforma Ultium, que é a base da estratégia da nova geração de veículos elétricos da GM.

A nova arquitetura da picape utiliza o conjunto de baterias Ultium de 24 módulos como parte da sua estrutura, permitindo uma autonomia impressionante. Esta estrutura entrega tudo aquilo que os clientes da Silverado esperam de uma picape desta categoria em relação a resistência, durabilidade e desempenho, ao mesmo tempo em que oferece conforto e uma excelente dirigibilidade tanto na estrada quanto no uso off-road.

Além disso, o chassi é projetado com suspensões dianteira e traseira independentes. As rodas são de 24 polegadas na versão RST e são impulsionadas por motores na parte dianteira e traseira que compõem o sistema e4WD. A suspensão a ar automática adaptativa permite que o veículo seja levantado ou abaixado em até 50 mm.

A capacidade de esterçamento das quatro rodas ajuda a reduzir o raio de giro em manobra em estacionamentos e melhora a dinâmica veicular em velocidades mais altas, especialmente em situações de reboque. Na versão RST existe ainda um sistema avançado para esta finalidade.

Desempenho

A Silverado tem mais de 670 cavalos de potência com mais de 100 kgfm de torque no modo de força máxima, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em um tempo estimado inferior a 4,5 segundos

Tanto as versões RST quanto WT são compatíveis com sistemas de carregamento rápido de até 350 kW, permitindo ampliar a autonomia em 160 km em 10 minutos, de acordo com estimativas da GM.

A Silverado EV conta ainda com um equipamento que permite usar a energia de suas baterias para alimentar até 10 equipamentos eletrônicos ou até mesmo para fornecer energia para uma residência em caso de emergência, por exemplo, num total de 10,2 kW. Esta tecnologia também permite carregar outro veículo EV8.

Versatilidade

Por dentro e por fora, as duas versões da Silverado EV foram projetadas para oferecer total flexibilidade.

Como não tem o tradicional motor a combustão na frente, traz em seu lugar o eTrunk, uma espécie de porta malas na parte dianteira do veículo, é capaz de acomodar uma mala grande mala ou mesmo ferramentas para quem vai utilizar a Silverado EV para trabalho.

O console modular da versão RST tem capacidade para pouco mais de 26 litros, o que significa que um cooler pode caber facilmente lá dentro. Esta versão de acabamento possui ainda teto panorâmico, que oferece ampla visibilidade, maior espaço para a cabeça e uma experiência incrível para os passageiros dianteiros e traseiros.

A versão RST conta ainda com o sistema Multi-Flex Midgate, que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine através de uma tampa no dorso dos bancos traseiros, ampliando a área de carga para mais de três metros. Como os encostos dos bancos da segunda fileira são do tipo 40/60, existe diferentes opções de configuração, seja para privilegiar o transporte de carga mais compridas ou de pessoas.
 
Tecnologias
 
A Silverado EV está equipada com as mais modernas a tecnologias, incluindo um sistema de software avançado que permite atualizações ao longo do tempo.

Quando um motorista se aproxima do RST com um smartphone ou chaveiro habilitado, uma projeção de luz o saúda.

Ao entrar no veículo, uma animação 3D de boas-vindas aparece na grande tela de infotainment de LCD de 17 polegadas, que pode ser pareada com o painel de instrumentos de 11 polegadas. Além disso, há uma espécie de head-up display para o motorista com tela de mais de 14 polegadas. Por comando de voz é possível acionar a ignição, deixando as mãos livres para afivelar o cinto de segurança e logo partir.

Tudo isso só é possível devido a tecnologia Ultifi10, uma nova plataforma de software baseada em Linux. Desenvolvido internamente na GM, ele separa o software do veículo do hardware para permitir atualizações rápidas e frequentes. Isso dá aos motoristas a oportunidade de atualizar seus veículos ao longo do tempo, aprimorando os recursos e acessando os serviços em nuvem de maneira flexível e rápida.

A Silverado EV chega ao mercado norte-americano em 2023 e será produzida na Factory Zero da GM, Detroit-Hamtramck Assembly Center, uma instalação de quase 40 anos adaptada e refeita com um investimento de US$ 2,2 bilhões dedicado à produção de EV nos Estados Unidos.

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