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Honda CR-V 2021 chega com novo design e mais equipamentos

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O modelo é o segundo veículo no Brasil a adotar a tecnologia Honda SENSING de segurança, com assistência ao condutor

A Honda Automóveis do Brasil passa a oferecer o CR-V no modelo 2021. O SUV recebeu mudanças no design, no nível de equipamentos e na segurança. Agora, em sua quinta geração global, passa a ser o segundo modelo no Brasil a trazer a tecnologia de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING. O modelo é importado dos Estados Unidos e continuará sendo disponibilizado em versão única Touring. 

Visual atualizado

No design, observa-se as mudanças do CR-V 2021 na dianteira, que traz uma nova grade frontal e um novo para-choque, com mudança no posicionamento dos faróis de neblina em LED. Os faróis continuam com tecnologia full LED.  Na lateral, novas rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas e novo friso cromado. Na traseira, traz para-choque traseiro atualizado, um friso "dark chrome" que percorre a tampa do porta-malas, além de acabamento fumê nas lanternas traseiras e novas saídas de escapamento retangulares. Novidade também é a adoção do teto solar panorâmico. 

Interior aprimorado

No interior, o CR-V 2021 traz o console central redesenhado, com um novo sistema de bandeja retrátil. Esse console central traz acabamento amadeirado - acompanhando as linhas do painel e das laterais de portas - e abriga ainda um carregador de celular por indução, além de portas USB reposicionadas, permitindo uma melhor organização de dispositivos eletrônicos. 

O sistema de áudio também passou por evolução com a inclusão de um subwoofer adicional no porta-malas, reforçando as frequências graves de som e totalizando nove alto falantes no veículo. A central multimídia de 7 polegadas com GPS nativo integrado e conectividade com smartphones, por meio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, passa a ter botão físico giratório para o controle de volume. 

Mais segurança 

Para a linha 2021, a principal novidade é a adoção do Honda SENSING, pacote de tecnologia de segurança e assistência ao condutor, que foi adotado pela primeira vez no Accord. O Honda SENSING traz o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) - controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Forward Collision Warning) - sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS (Lane Keeping Assist System) - sistema de assistência de faixa e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) - sistema para mitigação de evasão de pista. 

O sistema é composto por uma câmera posicionada no topo do para-brisas e um sistema de radar, localizado na grade frontal. Por meio dessa combinação, com a detecção de objetos pelo radar e o seu reconhecimento pela câmera, o Honda SENSING auxilia o motorista na prevenção de acidentes. Ele ajuda a manter maior atenção sobre as condições de tráfego, alertando o motorista e, em determinadas condições, ajudando a evitar ou reduzir a severidade de uma colisão. 

Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade 

O Adaptive Cruise Control (ACC) com Low Speed Follow (LSF) auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. É possível estabelecer a velocidade de cruzeiro desejada e o intervalo até o veículo da frente, permitindo o uso do piloto automático em condições de tráfego leve, evitando a necessidade de aceleração e desaceleração constantes em congestionamentos. 

Sistema de frenagem para mitigação de colisão 

O Collision Mitigation Braking System (CMBS) é um sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal. Uma unidade de radar localizada atrás da grade dianteira e a câmara no para-brisa controlam as condições de tráfego à frente do veículo. 

Se o sistema considera que é possível uma colisão com um veículo detectado, ele emite alertas visuais e sonoros para que o motorista execute ações corretivas. Se a situação não for corrigida, o CMBS pode aplicar diferentes níveis de frenagem automática para ajudar a reduzir a velocidade do veículo e eventuais forças de colisão, ajudando assim a diminuir a gravidade de um choque caso o motorista não intervenha. A unidade de radar e a câmera trabalham simultaneamente e em cooperação para controlar o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA - assistente de estabilidade do veículo), que inicia a frenagem se for necessário. 

Integrado ao CMBS, o Forward Collision Warning (FCW) usa a câmera e o radar para detectar veículos à frente e determinar a possibilidade de uma colisão. Isso ajuda a diminuir a tensão no tráfego, contribuindo também para elevar o nível de segurança passiva. 

Assistência de faixa 

O Lane Keeping Assist System (LKAS) detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação. O LKAS usa uma câmera para ler a sinalização das faixas e o Electric Power Steering (EPS) para ajudar o motorista a manter seu posicionamento dentro da faixa. 

O sistema usa uma câmera para identificar marcações pintadas, 'tartarugas' e 'olhos de gato' em velocidades entre 72 e 145 km/h. Quando o LKAS detecta que o motorista está desviando do centro da faixa, gera uma correção de direção para ajudar a manter o posicionamento. O motorista precisa manter as mãos no volante e os olhos na estrada. 

Mitigação de evasão de pista 

O Lane Departure Warning (LDW) serve para alertar o motorista se o veículo estiver saindo da faixa sem que o pisca esteja acionado. O sistema funciona em velocidades entre 72 e 145 km/h em estradas retas ou com curvas suaves, alertando sobre desvios de uma faixa detectada. O LDW usa a mesma câmera utilizada pelo CMBS e LKAS. Se o veículo começar a sair da faixa sem que o indicador de direção seja acionado, o LDW ilumina uma mensagem saída da faixa e emite avisos visuais e sonoros para que o motorista reaja. O sistema pode ser ativado ou desativado pelo botão RDM localizado no painel de instrumentos. 

Parte do sistema LDW, o Road Departure Mitigation (RDM) é uma tecnologia que detecta a saída do veículo da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes. Ele usa uma câmera para identificar as faixas de sinalização contínuas ou tracejadas na pista, além de 'tartarugas' e 'olhos de gato'. O RDM usa a força da direção, através do EPS, para ajudar o CR-V a se manter em sua faixa, caso seja detectado que o veículo está atravessando uma linha contínua, e força de frenagem, através do Vehicle Stability Assist (VSA), para evitar que o veículo atravesse a faixa contínua ou saia da estrada. 

Mais assistentes

O CR-V traz ainda o Agile Handling Assist (AHA) aplica de maneira seletiva os freios do veículo para melhorar a resposta inicial e a capacidade geral de percorrer curvas. Este sistema utiliza a vetorização de torque através dos freios para melhorar o traçado nas curvas e proporcionar maior confiança ao dirigir. Ele cria uma força de direcionamento pela aplicação de frenagem às rodas internas em curvas que provocam alta aceleração lateral, equilibrando a diferença de velocidade entre as rodas para diminuir a tendência do veículo a sair de frente. Dessa maneira, seu principal benefício está em proporcionar uma dirigibilidade precisa e ao mesmo tempo prazerosa para o condutor. 

O Honda LaneWatch utiliza uma câmera localizada na parte inferior do espelho retrovisor interno do lado do passageiro para mostrar uma imagem em ângulo aberto da via na tela de sete polegadas. A imagem aparece quando o pisca da direita é acionado ou quando um botão localizado na ponta da alavanca do pisca for pressionado. 

O CR-V traz ainda o TPMS, um indicador indireto de pressão dos pneus, que usa a velocidade das rodas coletada pelo sistema de ABS para descobrir se a pressão de um dos pneus caiu abaixo dos valores recomendados. Quando isso ocorre, um alerta é exibido no painel para avisar ao condutor da situação. 

Outro sistema que monitora a condução de forma ativa é o Driver Attention Monitor, que avalia constantemente a atuação do motorista nos comandos e na direção elétrica, para determinar se ele está desatento. No caso de o sistema detectar essa condição, ele alerta o condutor para uma pausa, por meio de um ícone no painel - uma xícara de café. Uma barra gráfica é exibida no painel indicando o nível de alerta do condutor. Caso esse indicador se reduza a um nível crítico, um aviso sonoro é ativado, bem como a direção vibra, para auxiliar na retomada da atenção por parte do motorista. 

A segurança é complementada ainda por seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas e freios ABS com EBD. 

Versatilidade 

O CR-V 2021 oferece espaço para bagagens amplo. Com a segunda fileira de assentos dobrada, é possível carregar objetos de grandes dimensões, graças ao assoalho de carga totalmente plano. Além disso, o rebatimento dos bancos traseiros é feito de forma fácil, com um único movimento. 

A tampa elétrica programável do porta-malas pode ser operada pelo controle remoto da chave, por um botão na porta do motorista, um botão acima da placa traseira (para abrir) ou um botão localizado dentro do porta-malas (para fechar). 

O sistema de abertura do porta-malas sem o uso das mãos traz ainda mais praticidade. Basta simular um chute sob um dos dois sensores de movimento no centro da traseira do veículo (um na borda inferior do para-choque e outro sob o painel traseiro) para que a tampa abra automaticamente. Esse acesso funciona desde que o usuário esteja levando consigo o controle remoto da chave. 

Para garantir a segurança da operação, o sistema conta com dois dispositivos: sensores de pressão nas laterais da tampa, que detectam caso alguém deixe a mão na área de fechamento, com sensibilidade alta para frear a porta e evitar ferimentos, e o sensor de resistência, que detecta caso uma pessoa ou objeto esteja obstruindo o fechamento automático da tampa. 

Performance 

O CR-V 2021 traz o motor turbo com 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC). Ele tem potência máxima de 190 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 24,5 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm. O motor é combinado à transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift. Outro recurso é Active Shutter Grille, que reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, fechando a grade do radiador. Ele utiliza um motor de passo controlado por um processador que acompanha os parâmetros de temperatura mais importantes, como a do fluído de arrefecimento, temperatura do óleo e as exigências do ar-condicionado. O sistema abre ou fecha as persianas superiores e inferiores simultaneamente para controlar o volume de ar que flui através do radiador do motor e do condensador do ar-condicionado, além do intercooler. O sistema é projetado para manter as persianas fechadas sempre que for possível, mesmo no trânsito urbano, para melhor desempenho aerodinâmico e eficiência de consumo. 

Tração integral sob demanda
 
O sistema de tração Real Time AWD oferece um equilíbrio otimizado num conjunto leve e eficiente em consumo. O motorista pode simplesmente pisar no acelerador e deixar que a tração maximize o uso da aderência e capacidade de subida disponíveis. A operação é completamente automática. Normalmente, a tração é apenas nas rodas dianteiras, e quando necessário, o sistema conecta instantaneamente as rodas traseiras. Isso pode acontecer até  nas arrancadas, mesmo em piso seco. Trabalhando em cooperação com o VSA e o Motion-Adaptive Electric Power Steering (EPS - direção elétrica adaptada ao movimento), a transferência de torque para as rodas traseiras não é necessária, por exemplo, em velocidade constante. Nesse caso, o eixo traseiro é desacoplado para reduzir o consumo. 

O sistema também pode detectar quando o CR-V está numa subida, enviando então uma maior dose de força para as rodas traseiras, em colaboração com o sistema Brake Hold. Ele mantém a pressão do freio depois que o pedal é liberado, dando tempo ao motorista para acelerar e retomar o movimento com suavidade. 

Cores e preços

O CR-V Touring 2021 está disponível nas cores Topaz White Pearl, Crystal Black Pearl e Platinum Silver Metallic, com três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim, preto ou cinza. O modelo possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem. O preço é de R$ 264.900,00.

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