Hyundai Mobis avança no combate ao mercado ilegal de peças
Com iniciativas de fiscalização, monitoramento e conscientização do mercado, empresa intensifica compromisso com a segurança dos clientes
- Em 2025, medidas de monitoramento removeram 170 sites e 83 mil anúncios de peças falsificadas, gerando um impacto econômico superior a R$ 1,3 milhão apenas em novembro.
- Aquisição de peças genuínas são recomendadas apenas em concessionárias Hyundai de todo o Brasil.
Em busca de continuar com o compromisso com a segurança dos clientes e proteger a marca Hyundai de peças e acessórios genuínos, a Hyundai Mobis intensificou durante o ano de 2025 a fiscalização contra peças falsificadas.
O comércio ilegal de peças, em sua maioria divulgado por meio de anúncios, propagandas em redes sociais e sites, pode resultar em uma série de prejuízos aos consumidores e ao setor automotivo. Entre os principais riscos estão falhas mecânicas, redução do desempenho do veículo, aumento na probabilidade de acidentes e perda de garantia. Além disso, a circulação de itens falsificados afeta diretamente a cadeia produtiva, gera concorrência desleal e compromete a credibilidade da marca.
Para enfrentar esse cenário, a Hyundai Mobis vem ampliando suas estratégias de monitoramento digital, fortalecendo parcerias com autoridades competentes e reforçando a conscientização de proprietários de veículos a identificar produtos genuínos. A empresa destaca que a escolha por peças genuínas é fundamental para garantir segurança, durabilidade e desempenho adequado dos veículos Hyundai.
Ações efetivas em 2025
Durante o ano, a Hyundai Mobis reforçou o combate com medidas de monitoramento e remoção de 170 sites e 83 mil anúncios de peças falsificadas. Somente em novembro, as ações resultaram em impacto econômico superior a R$ 1,3 milhão.
Além do monitoramento online, a Hyundai Mobis participou de treinamentos com agentes dos Correios em São Paulo e da Receita Federal no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, locais com forte fiscalização e operações específicas para identificação e apreensão de produtos falsificados.
Proteção da marca e Canal de Denúncias
Todas essas ações são parte da Brand Protection, o programa de proteção de marca da Hyundai Mobis que tem como objetivo coibir a circulação de peças falsificadas e ilegais no mercado. Para reforçar essa iniciativa, a empresa disponibiliza um Canal de Denúncia permanente em seu site oficial, garantindo sigilo e segurança ao denunciante. Essa ferramenta é mais um passo para apoiar a fiscalização e proteger os consumidores, assegurando que apenas peças genuínas cheguem ao mercado.
Como identificar peças e acessórios genuínos?
- As embalagens Hyundai Mobis têm o logotipo Hyundai com a descrição: ‘Genuine Parts’;
- As etiquetas das caixas de papelão são sempre arredondadas nos cantos;
- A Hyundai Mobis nunca fornece peças sem etiquetas ou com embalagens desmontadas e separadas do produto;
- Jamais haverá uma entrega de produtos genuínos Hyundai Mobis acompanhados de produtos provenientes de outras marcas ou fabricantes;
- É importante ter atenção redobrada para produtos com preços muito abaixo daqueles geralmente praticados pelo mercado.
Onde comprar peças genuínas?
As peças e acessórios genuínos devem ser adquiridos com segurança nas concessionárias Hyundai em todo o Brasil.
As peças e acessórios genuínos fornecidos pela Hyundai Mobis e instaladas nas concessionárias HMB contam com garantia de 12 meses ou 20 mil quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro, a partir da data de entrega do item, sem distinção quanto ao modelo do veículo. Já os produtos adquiridos no balcão das concessionárias, têm 90 dias corridos de garantia, o igualmente válidos a partir da data da compra do item.
Os veículos Hyundai das linhas HB20 e CRETA que estão em período de garantia podem perder o benefício, caso apresentem peças falsificadas com danos nas revisões periódicas.
Confira a linha Hyundai completa nas concessionárias Hyundai Caminho em https://www.hyundaicaminho.com.br/