Hyundai Motor Company anunciam os primeiros cinco veículos

Com desenvolvimento compartilhado
A General Motors e a Hyundai Motor Company anunciaram os planos para os primeiros cinco veículos com desenvolvimento compartilhado, representando um marco significativo na colaboração estratégica previamente anunciada entre as duas empresas.
As companhias vão desenvolver em conjunto quatro veículos destinados aos mercados da América Central e América do Sul, incluindo um SUV, um carro de passeio e uma picape, todos compactos, além de uma picape média. Os veículos terão arquitetura flexível, com possibilidade de propulsão a combustão interna ou sistema híbrido. GM e Hyundai também irão codesenvolver uma van comercial elétrica para o mercado norte-americano.
As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800 mil unidades por ano quando a produção estiver totalmente escalada.
A GM vai liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai será responsável pelos veículos compactos e da van elétrica. As duas companhias utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca.
O trabalho de design e engenharia deve começar em breve para os veículos destinados à América Central e América do Sul, com lançamento previsto para 2028. Já a van comercial elétrica será fabricada nos Estados Unidos, também a partir de 2028.
Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e líder global de compras e cadeia de suprimentos, destacou que os veículos anunciados hoje estão focados nos maiores segmentos dos mercados da América Central e do Sul, além do segmento comercial na América do Norte.
As companhias também planejam iniciativas conjuntas de compras no continente, abrangendo materiais, transporte e logística. Áreas adicionais de potencial colaboração incluem matérias-primas, componentes e sistemas complexos.
Hyundai e GM também concordaram em explorar parcerias para o uso de aço com baixa emissão de carbono, reforçando o compromisso de ambas as empresas com práticas de manufatura sustentáveis.
Após a assinatura do acordo de cooperação em setembro de 2024, as empresas continuam avaliando novas oportunidades de desenvolvimento conjunto de veículos para mercados globais, além de potenciais colaborações em sistemas de propulsão — incluindo motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e células de combustível de hidrogênio.
A implementação dos planos acima mencionados estará, naturalmente, sujeita às aprovações regulatórias que eventualmente possam ser aplicáveis nas respectivas regiões envolvidas no projeto.
Revista Comprecar
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto