Revista Comprecar
Já conhece as qualidades do Volkswagen Up?
Subcompacto da Volkswagen reúne uma série de vantagens em relação aos concorrentes
Já conhece as qualidades do Volkswagen Up?
24 de Janeiro de 2017

O Volkswagen Up já não é uma novidade entre os consumidores brasileiros. Desde seu lançamento, muitos concorrentes se mexeram, apresentaram respostas ao Up. Afinal, quando o Up chegou ao mercado, pegou a concorrência de “calça curta”, em função de uma excelente tecnologia agregada, e conjunto mecânico equilibrado e confiável. Mas mesmo com a resposta da concorrência em novidades e evoluções, o Up continua a ser um subcompacto bastante diferenciado, com muitas qualidades a oferecer ao seu proprietário.
 
O Up é oferecido em opção duas e quatro portas. Ele tem as seguintes versões: Take Up, Move Up, High Up, Black Up, Red Up e White Up. Ainda existe versões especiais como Cross, Track e Speed.
 
O Up pode estar equipado com duas opções de motores, sempre 1.0 litro de 3 cilindros e 12 válvulas. Uma é aspirada, e outra é turbo, sempre com a versatilidade do sistema flex. Mesmo com a chegada de muitos novos concorrentes, o Up continua sendo um dos 10 carros mais eficientes do Brasil, seja na versão aspirada ou turbo, segundo o INMETRO.
 
Motor 1.0 aspirado
 
A primeira opção de motor é o 1.0 litro aspirado. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm, mantendo-se por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor 1.0 litro é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Esse foi o primeiro motor do país nessa faixa de cilindrada que recebeu esse sistema.
 
Esse motor vem combinado a uma versão atualizada da transmissão manual MQ200. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
 
Motor 1.0 TSi (turbo)
 
A sigla TSI no Up representa algumas tecnologias como: injeção direta de combustível combinada ao turbocompressor, e o conceito downsizing (redução da cilindrada mantendo o desempenho).
 
Esse motor TSI é 90% novo quando comparado ao 1.0 litro aspirado MPI. Sua potência máxima é de 101 cv a 5.000 RPM, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponível já a partir de apenas 1.500 RPM e constante até 4.000 RPM.
 
Essa tecnologia TSI com injeção direta, faz o combustível ser injetado sob altíssima pressão, diretamente na câmara de combustão. Em comparação com o sistema de injeção convencional, a injeção direta possui as vantagens de ser mais precisa, e de não depender dos tempos de abertura das válvulas, injetando a quantidade adequada de combustível em todas as condições de uso.
 
Outro diferencial é a utilização de um compressor compacto e leve com válvula wastegate, com comando elétrico (uma inovação na categoria). Essa válvula é capaz de desempenhar abertura e fechamento rapidamente, quando necessário. A válvula wastegate (ou válvula de passagem) é o “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina. No novo motor 1.0 TSI Total Flex, a válvula wastegate possui abertura variável, controlada eletronicamente, de forma a manter sempre o torque ideal.
 
Esse motor ainda traz mais diferenciais. O virabrequim é forjado, uma característica construtiva encontrada apenas em motores altamente sofisticados. Os pistões de alumínio e bielas forjadas têm peso reduzido.
 
Outra evolução é o duplo comando de válvulas de variação contínua, tanto para admissão, como escape. A variação contínua das válvulas de admissão permite uma abertura de até 50 graus em relação ao ângulo do virabrequim; enquanto o comando de escape permite até 40 graus de variação. Com esses recursos, o motor três-cilindros consegue alcançar seu pleno torque já a partir de baixas rotações.
 
O novo motor 1.0 TSI Total Flex possui triplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes. A temperatura de arrefecimento do cabeçote, por sua vez, é menor, o que minimiza a possibilidade de detonação, melhorando o desempenho do veículo e diminuindo o consumo de combustível. Um circuito de baixa temperatura, alimentado por uma bomba elétrica, circula líquido de arrefecimento para o intercooler, e a carcaça da turbina, conforme necessário.
 
Transmissão ainda mais alongada
 
No up! TSI, a transmissão manual de cinco marchas traz relação do diferencial alongada em 26%. Diferente do Up MPI, o TSI vem com a transmissão MQ200. Assim, no Up TSI as relações de transmissão manual são as mesmas do modelo com o motor MPI. Mas o diferencial foi alongado para 3,625:1. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações mais baixas quando o carro trafega em estradas. Em 5ª marcha e a 100 km/h, o motor está girando a aproximadamente 2.300 RPM. De forma complementar, o modelo também vem com o instrumento que indica a marcha ideal a ser selecionada no painel. Como em outros produtos da Volkswagen, a unidade de comando (ECU) calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução mais econômica.
 
Excelente desempenho
 
O Up TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22), ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, e chega a máxima de 182 km/h.
 
Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, são de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Mas, em velocidade constante na estrada, é possível chegar até a 20 km/l, com gasolina. E com um tanque de combustível de 50 litros, tem-se a autonomia de mais de 800 quilômetros (abastecido com gasolina E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria Inmetro nº 10/2012).
 
 
Muita segurança
 
Seja qual for a versão, o Up também foi o primeiro automóvel da categoria de subcompactos a obter cinco estrelas na proteção de adultos, e quatro estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Nenhum outro subcompacto fabricado no Brasil, até hoje, tem cinco estrelas na proteção de adultos nessa categoria. O veículo recebe 15.86 pontos, de um máximo de 17. Na proteção de crianças, o Up também é único com quatro estrelas. Ele recebe 39.54 pontos, de um máximo de 49. Com esses números, o subcompacto Up supera todos os concorrentes em sua categoria, e ainda modelos de categoria superior como compactos e até sedans médios.
 
Outra importante conquista do up! é o melhor índice geral no CAR Group, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O modelo obteve índice Car Group 10. O melhor entre todos os veículos participantes do estudo e é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
 
Espaço interno
 
O Up brasileiro, que tem três anos de garantia total de fábrica, recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do Brasil. O tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu).
 
Outra alteração importante em relação ao Up europeu foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo. Seu porta-malas tem 285 litros de capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros) e o torna um dos maiores da categoria. Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.
 
Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura do banco do motorista e estilo moderno, além de recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional.
 
Linha 2017
 
À linha 2017 chegou com evoluções. O Up existe numa oferta completa de versões, com duas opções de motores (MPI e TSI), duas carrocerias (duas e quatro portas), transmissão manual ou automatizada I-Motion (SQ100).
 
Para a linha 2017, desde a versão de entrada Take Up, o carro traz rodas de 14 polegadas com pneus “verdes”, de baixa resistência à rodagem, nas medidas 175/70 R14. Pneus “verdes” têm composição diferenciada que colabora para a redução no consumo de combustível. Além disso, as versões Move Up e High Up passam a ser identificadas por adesivos nas laterais (localizados nas portas dianteiras).
 
As versões com o motor TSI trazem como diferencial a tampa do porta-malas pintada na cor preto ninja, com a nomenclatura TSI. Além disso, o Up TSI é equipado em todas as suas versões com o controle de tração M-ABS.
 
As versões
 
A versão Take Up tem opção de carroceria de duas ou quatro portas e é oferecida com o motor 1.0l MPI, de até 82 cv. Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se chave tipo “canivete” sem controle remoto , limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.
 
O Move Up, sempre em carroceria de quatro portas, está disponível com o motor MPI ou com o TSI. Também é oferecida a transmissão I-Motion, que é combinada ao motor MPI. A versão move up! adiciona à lista de itens de série o sistema “s.a.v.e” de ajuste variável do porta-malas (285 litros), espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como porta-objetos removível, acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O move up! também conta com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
 
O High Up, também disponível com motor MPI (com opção de transmissão I-Motion) ou TSI, é equipado com rodas de liga leve aro 15 polegadas “são paulo” e  pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel, duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”) e duas luzes de leitura para motorista e passageiro. Também traz chave do tipo “canivete”, que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência eletromecânica “easy drive” e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”. Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker” (esse recurso é opcional para a move up!).
 
O Cross Up pode ter o motor MPI (com opção do câmbio I-Motion) ou o TSI, e traz componentes exclusivos para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, evidenciando o espírito aventureiro do modelo. A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!, acrescida de ar quente e rodas de liga leve de 15 polegadas “zurique”.
 
As versões mais equipadas do Up – Black, Red e White - estão disponíveis com o motor TSI e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design exclusivo “berlin”, com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca. Os pneus são de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Há também tapetes de carpete, que trazem bordado o nome do veículo. Na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante; os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada. Os modelos nessas versões são equipados com ar-condicionado com filtro de poeira e pólen e trazem sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar, com quatro alto-falantes e dois tweeters.
 
O Speed Up faz uma “homenagem” a modelos consagrados da marca, como o Gol GT e o Gol GTi, trazendo identidade exclusiva e esportividade em uma linguagem icônica. A lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! TSI, com as exclusivas rodas zurique II, de 15 polegadas. Estão incluídos bancos revestidos de couro sintético “native” – alavancas de câmbio, freio de estacionamento e o volante também são revestidos desse material. O modelo é oferecido unicamente na cor branca, com os retrovisores laterais pintados na cor azul.
 
Automatizado mais acessível do mercado
 
Primeiro modelo do Brasil com motor 1.0 litro a oferecer câmbio automatizado, o up! I-Motion também se torna o veículo mais acessível do País equipado com câmbio de operação automática. A transmissão é oferecida a partir da versão Move Up.

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Já conhece as qualidades do Volkswagen Up?
 

Já conhece as qualidades do Volkswagen Up?

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Subcompacto da Volkswagen reúne uma série de vantagens em relação aos concorrentes

24 de Janeiro de 2017

O Volkswagen Up já não é uma novidade entre os consumidores brasileiros. Desde seu lançamento, muitos concorrentes se mexeram, apresentaram respostas ao Up. Afinal, quando o Up chegou ao mercado, pegou a concorrência de “calça curta”, em função de uma excelente tecnologia agregada, e conjunto mecânico equilibrado e confiável. Mas mesmo com a resposta da concorrência em novidades e evoluções, o Up continua a ser um subcompacto bastante diferenciado, com muitas qualidades a oferecer ao seu proprietário.
 
O Up é oferecido em opção duas e quatro portas. Ele tem as seguintes versões: Take Up, Move Up, High Up, Black Up, Red Up e White Up. Ainda existe versões especiais como Cross, Track e Speed.
 
O Up pode estar equipado com duas opções de motores, sempre 1.0 litro de 3 cilindros e 12 válvulas. Uma é aspirada, e outra é turbo, sempre com a versatilidade do sistema flex. Mesmo com a chegada de muitos novos concorrentes, o Up continua sendo um dos 10 carros mais eficientes do Brasil, seja na versão aspirada ou turbo, segundo o INMETRO.
 
Motor 1.0 aspirado
 
A primeira opção de motor é o 1.0 litro aspirado. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm, mantendo-se por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor 1.0 litro é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Esse foi o primeiro motor do país nessa faixa de cilindrada que recebeu esse sistema.
 
Esse motor vem combinado a uma versão atualizada da transmissão manual MQ200. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
 
Motor 1.0 TSi (turbo)
 
A sigla TSI no Up representa algumas tecnologias como: injeção direta de combustível combinada ao turbocompressor, e o conceito downsizing (redução da cilindrada mantendo o desempenho).
 
Esse motor TSI é 90% novo quando comparado ao 1.0 litro aspirado MPI. Sua potência máxima é de 101 cv a 5.000 RPM, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponível já a partir de apenas 1.500 RPM e constante até 4.000 RPM.
 
Essa tecnologia TSI com injeção direta, faz o combustível ser injetado sob altíssima pressão, diretamente na câmara de combustão. Em comparação com o sistema de injeção convencional, a injeção direta possui as vantagens de ser mais precisa, e de não depender dos tempos de abertura das válvulas, injetando a quantidade adequada de combustível em todas as condições de uso.
 
Outro diferencial é a utilização de um compressor compacto e leve com válvula wastegate, com comando elétrico (uma inovação na categoria). Essa válvula é capaz de desempenhar abertura e fechamento rapidamente, quando necessário. A válvula wastegate (ou válvula de passagem) é o “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina. No novo motor 1.0 TSI Total Flex, a válvula wastegate possui abertura variável, controlada eletronicamente, de forma a manter sempre o torque ideal.
 
Esse motor ainda traz mais diferenciais. O virabrequim é forjado, uma característica construtiva encontrada apenas em motores altamente sofisticados. Os pistões de alumínio e bielas forjadas têm peso reduzido.
 
Outra evolução é o duplo comando de válvulas de variação contínua, tanto para admissão, como escape. A variação contínua das válvulas de admissão permite uma abertura de até 50 graus em relação ao ângulo do virabrequim; enquanto o comando de escape permite até 40 graus de variação. Com esses recursos, o motor três-cilindros consegue alcançar seu pleno torque já a partir de baixas rotações.
 
O novo motor 1.0 TSI Total Flex possui triplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes. A temperatura de arrefecimento do cabeçote, por sua vez, é menor, o que minimiza a possibilidade de detonação, melhorando o desempenho do veículo e diminuindo o consumo de combustível. Um circuito de baixa temperatura, alimentado por uma bomba elétrica, circula líquido de arrefecimento para o intercooler, e a carcaça da turbina, conforme necessário.
 
Transmissão ainda mais alongada
 
No up! TSI, a transmissão manual de cinco marchas traz relação do diferencial alongada em 26%. Diferente do Up MPI, o TSI vem com a transmissão MQ200. Assim, no Up TSI as relações de transmissão manual são as mesmas do modelo com o motor MPI. Mas o diferencial foi alongado para 3,625:1. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações mais baixas quando o carro trafega em estradas. Em 5ª marcha e a 100 km/h, o motor está girando a aproximadamente 2.300 RPM. De forma complementar, o modelo também vem com o instrumento que indica a marcha ideal a ser selecionada no painel. Como em outros produtos da Volkswagen, a unidade de comando (ECU) calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução mais econômica.
 
Excelente desempenho
 
O Up TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22), ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, e chega a máxima de 182 km/h.
 
Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, são de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Mas, em velocidade constante na estrada, é possível chegar até a 20 km/l, com gasolina. E com um tanque de combustível de 50 litros, tem-se a autonomia de mais de 800 quilômetros (abastecido com gasolina E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria Inmetro nº 10/2012).
 
 
Muita segurança
 
Seja qual for a versão, o Up também foi o primeiro automóvel da categoria de subcompactos a obter cinco estrelas na proteção de adultos, e quatro estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Nenhum outro subcompacto fabricado no Brasil, até hoje, tem cinco estrelas na proteção de adultos nessa categoria. O veículo recebe 15.86 pontos, de um máximo de 17. Na proteção de crianças, o Up também é único com quatro estrelas. Ele recebe 39.54 pontos, de um máximo de 49. Com esses números, o subcompacto Up supera todos os concorrentes em sua categoria, e ainda modelos de categoria superior como compactos e até sedans médios.
 
Outra importante conquista do up! é o melhor índice geral no CAR Group, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O modelo obteve índice Car Group 10. O melhor entre todos os veículos participantes do estudo e é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
 
Espaço interno
 
O Up brasileiro, que tem três anos de garantia total de fábrica, recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do Brasil. O tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu).
 
Outra alteração importante em relação ao Up europeu foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo. Seu porta-malas tem 285 litros de capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros) e o torna um dos maiores da categoria. Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.
 
Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura do banco do motorista e estilo moderno, além de recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional.
 
Linha 2017
 
À linha 2017 chegou com evoluções. O Up existe numa oferta completa de versões, com duas opções de motores (MPI e TSI), duas carrocerias (duas e quatro portas), transmissão manual ou automatizada I-Motion (SQ100).
 
Para a linha 2017, desde a versão de entrada Take Up, o carro traz rodas de 14 polegadas com pneus “verdes”, de baixa resistência à rodagem, nas medidas 175/70 R14. Pneus “verdes” têm composição diferenciada que colabora para a redução no consumo de combustível. Além disso, as versões Move Up e High Up passam a ser identificadas por adesivos nas laterais (localizados nas portas dianteiras).
 
As versões com o motor TSI trazem como diferencial a tampa do porta-malas pintada na cor preto ninja, com a nomenclatura TSI. Além disso, o Up TSI é equipado em todas as suas versões com o controle de tração M-ABS.
 
As versões
 
A versão Take Up tem opção de carroceria de duas ou quatro portas e é oferecida com o motor 1.0l MPI, de até 82 cv. Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se chave tipo “canivete” sem controle remoto , limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.
 
O Move Up, sempre em carroceria de quatro portas, está disponível com o motor MPI ou com o TSI. Também é oferecida a transmissão I-Motion, que é combinada ao motor MPI. A versão move up! adiciona à lista de itens de série o sistema “s.a.v.e” de ajuste variável do porta-malas (285 litros), espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como porta-objetos removível, acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O move up! também conta com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
 
O High Up, também disponível com motor MPI (com opção de transmissão I-Motion) ou TSI, é equipado com rodas de liga leve aro 15 polegadas “são paulo” e  pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel, duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”) e duas luzes de leitura para motorista e passageiro. Também traz chave do tipo “canivete”, que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência eletromecânica “easy drive” e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”. Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker” (esse recurso é opcional para a move up!).
 
O Cross Up pode ter o motor MPI (com opção do câmbio I-Motion) ou o TSI, e traz componentes exclusivos para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, evidenciando o espírito aventureiro do modelo. A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!, acrescida de ar quente e rodas de liga leve de 15 polegadas “zurique”.
 
As versões mais equipadas do Up – Black, Red e White - estão disponíveis com o motor TSI e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design exclusivo “berlin”, com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca. Os pneus são de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Há também tapetes de carpete, que trazem bordado o nome do veículo. Na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante; os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada. Os modelos nessas versões são equipados com ar-condicionado com filtro de poeira e pólen e trazem sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar, com quatro alto-falantes e dois tweeters.
 
O Speed Up faz uma “homenagem” a modelos consagrados da marca, como o Gol GT e o Gol GTi, trazendo identidade exclusiva e esportividade em uma linguagem icônica. A lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! TSI, com as exclusivas rodas zurique II, de 15 polegadas. Estão incluídos bancos revestidos de couro sintético “native” – alavancas de câmbio, freio de estacionamento e o volante também são revestidos desse material. O modelo é oferecido unicamente na cor branca, com os retrovisores laterais pintados na cor azul.
 
Automatizado mais acessível do mercado
 
Primeiro modelo do Brasil com motor 1.0 litro a oferecer câmbio automatizado, o up! I-Motion também se torna o veículo mais acessível do País equipado com câmbio de operação automática. A transmissão é oferecida a partir da versão Move Up.

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