Mercedes-Benz inaugura centro de testes de iluminação

Localizado em Immendingen, na Alemanha, campo de provas possui réplica realista de estrada rural
A Mercedes-Benz amplia novamente as diversas capacidades de testes do seu Campo de Provas Global em Immendingen, na Alemanha, com o novo e inovador centro de testes de iluminação, projetado para uso versátil. Com 135 metros de comprimento e oito metros de altura, o novo centro está entre os maiores de sua categoria na indústria automotiva. Ele permite testes detalhados de sistemas de faróis sob condições constantes e reproduzíveis, independentemente do horário, do clima ou de influências ambientais.
Uma estrada rural completa foi recriada com realismo ao longo de 135 metros e o asfalto foi especialmente desenvolvido para simular as propriedades reflexivas de uma estrada envelhecida. Até cinco veículos podem ser testados simultaneamente, incluindo simulações de tráfego vindo na direção oposta ou à frente. Postes refletores podem ser posicionados nas laterais da estrada a cada 20 metros e manequins de pedestres são integrados de forma flexível. O investimento no centro de testes de iluminação foi de 10,5 milhões de euros, com um período de construção de dois anos.
Automação e resistência: circuito Heide para testes de longa duração sem condutor
Com suas instalações de testes de alta tecnologia e métodos avançados, o Campo de Provas Global de Immendingen continua estabelecendo novos padrões na indústria automotiva. Isso inclui o chamado circuito de durabilidade automatizado Heide. Nesse teste, robôs que conduzem os veículos de forma totalmente autônoma por uma pista com terreno acidentado. Os buracos, ondulações e paralelepípedos da pista representam desafios significativos também para o chassi e a carroceria.
A automação desse processo aumenta a precisão das manobras, reduz o esforço dos pilotos de teste, permite operação 24 horas por dia e acelera significativamente os testes, mantendo o nível de exigência para os veículos. Dependendo do modelo, os testes exigem até 6.000 km rodados, o que equivale a 300.000 km de uso real por clientes. Isso significa que cada quilômetro percorrido no circuito seria algo como 150 km em uma estrada de qualidade extremamente ruim no mundo real. O nome Heide é uma homenagem a uma pista de testes desafiadora da década de 1950, localizada em Lüneburg Heath.
Digitalização consistente: testes mais eficientes, rápidos e sustentáveis
Assim como todos os módulos de Immendingen, o circuito Heide também possui um “gêmeo digital”. O campo de provas é mapeado digitalmente com precisão submilimétrica, e os veículos e suas cargas são espelhados digitalmente. Esses dados são usados em simulações preliminares, servem como espectros de carga para bancadas de teste e permitem que os resultados sejam rapidamente integrados aos departamentos de desenvolvimento.
Na prática, isso significa que, por exemplo, na calibração de chassis de um novo modelo, mais de 100 variações diferentes são testadas digitalmente, e apenas as mais promissoras são instaladas em protótipos para testes físicos. Essa integração total entre testes físicos e digitais é uma das grandes vantagens do local, concentrando quase todos os requisitos de teste em um só lugar, exceto por condições de neve, gelo e calor extremo.
O mundo todo em Immendingen: 86 km de pistas em 520 hectares
Há dez anos, a Mercedes-Benz iniciou a construção de um ambiente de desenvolvimento único em Immendingen, no estado de Baden-Württemberg, projetado para ser reproduzível, eficiente e sustentável. Desde então, cerca de 30.000 veículos de teste percorreram mais de 100 milhões de km, o equivalente a dar 2.500 voltas ao redor do planeta.
Com 520 hectares, o Campo de Provas combina mais de 30 módulos de teste, totalizando 86 km de pistas que simulam estradas, com 286 cruzamentos. O local simula ambientes de tráfego reais, incluindo cruzamentos urbanos complexos a estradas de montanha com até 180 metros de desnível, além de vias acidentadas e paralelepípedos a autoestradas e trilhas off-road. Há rotas que replicam as condições e sinalizações de países como Estados Unidos, China, Japão e da Europa. Até 400 veículos podem circular simultaneamente nos diversos programas de teste.
Para simular como sensores reagem à luz solar intensa ou ao anoitecer, mesmo em dias nublados, Immendingen conta com um “sol artificial”, luzes potentes, que normalmente são usadas em navios no Ártico para detectar icebergs. Também é possível simular chuvas fortes e respingos d’água com sistemas especiais.
Atualmente, 80% dos testes que antes eram feitos em vias públicas agora são realizados no local. Testes internacionais também foram significativamente reduzidos, sem perder qualidade, encurtando o tempo de desenvolvimento, acelerando a maturação dos veículos e reduzindo a pegada de carbono. Durante as semanas de pico, até 2.100 colaboradores da Mercedes-Benz de outras unidades estão presentes para os testes, além dos 250 funcionários fixos.
Cuidadores inusitados: ovelhas e lhamas no campo de provas
As ovelhas são as principais responsáveis pela manutenção da paisagem do local. Como são animais de pasto, impedem o crescimento de arbustos e árvores nas áreas de campo rústico, preservando a biodiversidade. Além disso, lhamas vivem no local e protegem o rebanho de ovelhas contra predadores como raposas.
Desde a inauguração, a Mercedes-Benz já investiu 200 milhões de euros durante a construção do local, que foi uma base militar no passado, e mais 200 milhões de euros em sua expansão.
Revista Comprecar
- Notícias 03/10/2025 Mercedes-Benz inaugura centro de testes de iluminação Localizado em Immendingen, na Alemanha, campo de provas possui réplica realista de estrada rural
- Notícias 03/10/2025 Fiat Strada é o veículo mais vendido de setembro Líder absoluta de vendas, Strada é o único modelo no país a ultrapassar 100 mil unidades em 2025
- Notícias 03/10/2025 Um milhão de híbridos Volvo já estão nas ruas Para marca sueca, os modelos plug-in são importantes para o plano de se tornar totalmente elétrica
- Notícias 03/10/2025 Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro Com 7.610 unidades emplacadas apenas em setembro, o SUV Tera fechou o mês na liderança absoluta do segmento mais importante do Brasil.
- Notícias 03/10/2025 Chevrolet Vintage dá vida nova a carros clássicos da marca Dez modelos icônicos produzidos no Brasil entre as décadas de 1960 a 2000 estão sendo preparados em alusão ao centenário da GM.