Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Mercedes-Benz VISION EQXX promete autonomia de 1.000 km

Mercedes-Benz VISION EQXX promete autonomia de 1.000 km

Novo conceito de carro elétrico da Mercedes-Benz quer resolver o principal problema dos carros elétricos que é a baixa autonomia

A Mercedes-Benz acaba de apresentar virtualmente sua resposta para a frequente pergunta sobre autonomia e eficiência para os modelos elétricos: o carro-conceito VISION EQXX. O objetivo da marca é ter uma autonomia excepcional que tornará os carros elétricos adequados para todas as situações. O VISION EQXX é o resultado de uma missão que a Mercedes-Benz se propôs de romper barreiras tecnológicas e de elevar a eficiência energética a novos patamares.

“O Mercedes-Benz VISION EQXX é como imaginamos o futuro dos carros elétricos. Há apenas um ano e meio, iniciamos este projeto que resultou no Mercedes-Benz mais eficiente já construído - com um consumo de energia excepcional de menos de 10 kWh por 100 quilômetros. Possui um alcance de mais de 1.000 quilômetros em uma única carga, usando uma bateria que caberia até em um modelo compacto. O VISION EQXX é um produto avançado em muitas dimensões. Ele destaca o rumo de toda a nossa empresa: vamos construir os automóveis elétricos mais desejados do mundo” diz Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG

Com base em simulações digitais em condições de tráfego da vida real, o modelo será capaz de exceder 1.000 km com uma única carga de bateria e um consumo de energia excepcional de menos de 10 kWh por 100 quilômetros. Em vez de simplesmente aumentar o tamanho da bateria, a Mercedes-Benz se concentrou em maximizar a eficiência de longa distância. Foram otimizados a eficiência do sistema de transmissão, densidade de energia, aerodinâmica e design. O VISION EQXX é modelo, inspiradora, mas completamente realista de avançar para a tecnologia de veículos elétricos.

Com uma potência de cerca de 150 kW, o sistema de propulsão (abrangendo desde bateria, unidade de acionamento elétrico às rodas) no VISION EQXX permite que até 95% da energia da bateria vá para as rodas. A título de comparação, em motores a combustão esse número é de apenas 30%.

Nova bateria
Em vez de simplesmente aumentar o tamanho da bateria, a Mercedes-Benz desenvolveu uma bateria completamente nova para o VISION EQXX, alcançando uma densidade de energia notável de cerca de 400 Wh/l. Este valor de referência é o que tornou possível encaixar uma bateria com pouco menos de 100 kWh de energia utilizável nas dimensões compactas do VISION EQXX.

O aumento substancial na densidade de energia vem em parte do progresso significativo na química dos ânodos. Seu alto teor de silício e composição avançada significam que eles podem conter consideravelmente mais energia do que os ânodos comumente usados. Outra característica que contribuiu para a densidade de energia é o alto nível de integração na bateria. Esta plataforma, criou mais espaço para as células e ajudou a reduzir o peso geral. O compartimento separado para os componentes elétricos e eletrônicos (EE), denominado OneBox, também abriu mais espaço para as células, com benefícios adicionais para instalação e remoção. O OneBox também incorpora novos dispositivos de segurança com operações de eficiência energética que consomem significativamente menos energia do que o componente equivalente em um EV de produção atual.

A bateria também possui balanceamento ativo de células, o que significa extrair energia uniformemente das células enquanto o carro está em uso, dando-lhe maior resistência. No geral, a bateria pesa cerca de 495 kg, incluindo o OneBox.

Ficha técnica
Bateria – conteúdo utilizável: <100 kWh
Voltagem máxima do sistema: >900 Volts
Consumo energético: 10 KWh / 100 km
Coeficiente de arrasto (cd): 0.17
Potência máxima: 204 cv (150 kW)
Distância entre-eixos: 2.800 mm
Peso: ~ 1.750 kg

  • .jpeg
  • .jpeg
  • .jpeg
  • .jpeg
  • .jpeg
  • .jpeg
  • .jpeg
  • .jpeg
  • .jpeg
  • .jpeg
  • .jpeg