Mitsubishi Motors apresenta Mitsubishi Triton Savana

Mitsubishi Motors apresenta Mitsubishi Triton Savana

Picape chega ainda mais valente que sua geração anterior e é baseada na versão Katana, a topo de linha da Mitsubishi Triton

A sexta geração da picape Mitsubishi Triton chegou ao mercado em novembro de 2024 e vem sendo um grande sucesso para a Mitsubishi Motors em 2025. Com um potente motor biturbo de 205cv e capacidade de carga útil de aproximadamente 1.100 kg, o modelo já recebeu diversos reconhecimentos de desempenho, robustez e consumo, que fizeram dela uma das melhores opções entre as picapes médias.

Agora, após um ano de seu lançamento, a Mitsubishi Motors lança hoje (25) a sexta geração da já conhecida Savana, uma versão ainda mais apta para aventuras fora de estrada, que realça toda a robustez e versatilidade já presentes na linha Triton.

Limitada a apenas 80 unidades, o modelo chega, a princípio, como uma série especial baseada na versão topo de linha da Triton, a Katana, e tem no design e nos atributos off-road como seus pontos fortes. Não à toa, podemos afirmar que a picape é o veículo mais robusto já produzido na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão (GO).

Ideal para diferentes perfis de público, desde fazendeiros ou profissionais do campo em geral, até esportistas, trilheiros e amantes de uma vida mais ao ar livre em geral, a série especial Triton Savana promete ser mais um sucesso da sexta geração da linha Mitsubishi Triton.

Com um visual bastante imponente e equipamentos que a deixam ainda mais robusta, a Mitsubishi Triton Savana chega às concessionárias da marca com preço de R$349.990.

Conectada aos atributos de conforto, segurança e tecnologia já existentes na versão Katana, a série especial acrescenta ainda mais ferramentas focadas no uso fora de estrada, que permitem que a picape transponha grandes obstáculos nas piores estradas de terra do Brasil.

A picape entrega, como nenhuma outra, todo o estilo de vida mais ao ar livre, mais conectado à natureza que a marca dos três diamantes oferece aos clientes por meio de seus veículos, além de ser considerada o veículo mais valente da história da Mitsubishi Motors no Brasil. 

Por fora 

O visual arrojado e a aptidão para o uso em off-road severo são uma das principais características do modelo. Por fora, a picape é equipada com Snorkel cinza em tom grafite, que, junto ao respiro elevado do diferencial traseiro, garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 800 milímetros, mais de 30% em relação às demais versões da linha Triton.

Um bagageiro de teto com acabamento X-Liner anti-riscos possui capacidade de carga de até 50kg em conjunto com um santantônio. O equipamento carrega uma prancha de desencalhe e uma pá acoplada, acessórios perfeitos para auxiliar em situações de off-road extremo.

Além disso, a picape conta com um engate na parte traseira e uma cinta para efetuar eventuais reboques de outros veículos e cargas.

Além de arrojado, o visual foi completamente reestilizado em relação a geração anterior e até mesmo a Triton Katana, que é a sua versão de base. A cor cinza grafite é predominante nos acabamentos da Triton Savana e está presente na grade frontal, no Dynamic Shield, nas molduras de caixas de rodas e nos para-choques, além de um exclusivo friso nas portas também em cinza grafite. Já o Skid Plate dianteiro, traseiro e o Rock Slider, possuem acabamento X-Liner anti-riscos e são pretos.

Além de ser exclusiva, a série limitada conta com emblemas que carimbam o novo visual da picape mais valente da história da marca. O Logotipo “Savana” está presente nas portas dianteiras e na porta da caçamba. Além disso, um adesivo “4x4” é estampado nas laterais e na abertura da caçamba, o que reforça a capacidade off-road do modelo.

Todas essas mudanças estéticas ainda são combinadas com cores exclusivas para a edição limitada da picape. As atrativas cores Amarelo Rally e Verde Forest são disponibilizadas apenas para a Mitsubishi Triton Savana e a deixam ainda mais concorrida pelos apaixonados por picapes.

As novas rodas aro 18”, em formato catavento, auxiliam na pegada off-road proposta pelo modelo. Elas são envoltas por pneus GoodYear Wrangler Duratrac RT LT265/60R18, projetado para enfrentar situações severas fora de estrada, que oferecem maior tração na lama, na neve e, ao mesmo tempo, uma condução suave e sem ruídos no asfalto.

A Mitsubishi Triton Savana mantém a excelente capacidade de carga útil de até 1.080kg da versão Katana e conta com acabamento X-Liner também no interior da caçamba, para que riscos sejam evitados.

Além disso uma rede divisória é disponibilizada para o transporte de pequenos objetos, a fim de que eles não sejam danificados, junto a uma tomada 12V, que permite que ferramentas e equipamentos sejam conectados na picape.

Por dentro 

O interior da Mitsubishi Triton Savana mantém o alto padrão de acabamento e sofisticação da versão topo de linha da Triton, a Katana.

A elogiada conectividade que mescla o uso de tela sensível ao toque com botões e mostradores físicos, está sempre disponível de forma fácil a todos os ocupantes - continua presente na série especial Triton Savana.

Os botões físicos, que já ajudam em situações de trânsito e nas ruas das grandes cidades, são essenciais em estradas de terra severas para não desviar a atenção do condutor e trazer ainda mais comodidade a todos os ocupantes.

Por falar em conforto, os bancos revestidos em couro, com ajustes elétricos e costuras em cores laranjas, são os mesmos da versão premiada Katana, que possui também os mais ergonômicos e confortáveis assentos da categoria, ideais para enfrentar grandes obstáculos e longas viagens no caso da Triton Savana.

Essa, aliás, é uma característica que acompanha os veículos Mitsubishi Motors: a capacidade de garantir o máximo de robustez, sem renunciar ao conforto de alto nível e de uma estética apurada.

Estética essa que tem o seu interior predominantemente na cor preta. Desde o forro de teto e colunas até o console central. Já o painel, também recebe o exclusivo emblema Savana em seu lado direito, em frente ao banco do passageiro.

Além disso, a picape é equipada com tapetes bandeja, projetados para cobrirem uma área maior do interior, o que proporciona mais proteção e evita desgaste do carpete original do veículo.

Tecnologia e conforto em qualquer terreno 

A tecnologia é um dos pontos altos da sexta geração da linha especial Savana. O modelo foi equipado com uma série de sistemas que não só fazem da picape uma das mais capazes para rodar em qualquer tipo de terreno, mas também garantem ainda mais conforto e segurança aos seus ocupantes.

O sistema de entretenimento é um dos melhores do mercado. Com uma tela sensível ao toque de 9 polegadas - mas que conta com botões físicos para ajuste do volume - os ocupantes conseguem conectar até dois smartphones de forma simultânea, por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto, o que possibilita que uma pessoa possa comandar o trajeto pelo Waze ou Google Maps e a outra possa controlar a playlist.

A picape também traz sistema de navegação via GPS offline, ou seja, os ocupantes podem ter total controle de sua rota, mesmo nos lugares mais remotos, onde não há sinal de celular.

O painel de instrumentos do motorista também conta com um visual moderno e traz um display colorido que exibe inúmeras informações do computador de bordo, como modo de condução dentro ou fora de estrada, números de consumo, mapa, informações de dirigibilidade e segurança, entre outros.

Ele é totalmente integrado com o sistema de entretenimento, de forma a sempre exibir as informações mais relevantes de forma clara e aos olhos do motorista.

A picape também traz sensor crepuscular, um sistema de garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da elogiada câmera 360º, oriunda da versão Katana.

O sistema de ar-condicionado, assim como na quinta geração, é o mais eficiente que temos entre as picapes médias por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando localizado no teto.

A Mitsubishi Triton Savana também recebeu ajuste de temperatura digital de duas zonas, que permite que o motorista e o passageiro do banco da frente escolham temperaturas distintas para o habitáculo, além de bancos com ajuste elétrico para o motorista.

Mecânica valente 

A versão anterior da nova Triton Savana - quinta geração da picape - já era extremamente robusta. Mas, tudo que é bom pode ser melhorado. Agora, a sexta geração do modelo é equipada com o motor diesel 4N16 Super High Power de dupla turbina e 2.4 litros, que rende 205cv de potência e 47,9kgf.m de torque.

O propulsor possui duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), transmissão por corrente QPM, sistema de alimentação de alta pressão e injeção direta de combustível. Tais sistemas oferecem melhor linearidade de entrega de torque - já em baixas rotações à cerca de 1.500rpm - e respostas bastante rápidas aos comandos no pedal do acelerador.

Além de potente, o motor, aliado ao sistema de transmissão automático de seis velocidades com calibração adaptativa INVECS-II, proporciona a força necessária para encarar difíceis estradas de terra, gastando muito menos combustível que a geração anterior.

O sistema de SCR (ureia), integrado ao sistema de pós-tratamento com tanque de 17 litros, garante mais de 10 mil quilômetros de autonomia ao veículo, resultando em baixíssimos níveis de emissões, sem comprometer a linearidade de entrega de torque, respostas intuitivas aos comandos de pedal do acelerador e transmissão rápida.

Todo o sistema mecânico - motor, transmissão, diferencial traseiro e tanque de combustível - é protegido por uma chapa de aço embaixo do chassi, que oferece mais segurança ao veículo e seus ocupantes em situações extremas no uso fora de estrada.

Tração sem igual 

Assim como o sistema de transmissão e o motor melhoraram, a tração também é um atributo de destaque, pois traz novidades em relação a geração anterior da picape, em especial o O Off-Road Mode, que antes contava com quatro opções para diversos pisos e agora oferece sete opções que ajustam a tração e a performance de acordo com o piso escolhido: Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock.

Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão e os controles de estabilidade e de tração.

Outra funcionalidade bem atrativa, mas que não é novidade, é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador, apenas controlando a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante.

A Triton Savana mantém o já conhecido e consagrado sistema Super Select 4WD-II (SS4-II), que oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.
4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.
4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

Para situações em que uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.

O sistema de tração também conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road.

Assim como nas versões HPE-S e Katana, a Triton Savana é equipada com o sistema Active Yaw Control (AYC), ou Controle de Guinada Ativo. Exclusivo da Mitsubishi Motors, ele controla o movimento de rotação do carro em torno do seu eixo vertical (guinada).

Em vez de simplesmente limitar o deslizamento das rodas como um diferencial de deslizamento limitado convencional, o AYC gera ativamente um momento de guinada para ajudar o veículo a seguir a trajetória pretendida pelo motorista.

Confira a linha Mitsubishi completa nas concessionárias Mitsubishi Megamit em https://www.megamit.com.br/

Anuncie seu veículo no
maior classificado da região

Anuncie agora