Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Modelos conceitos da Honda no Salão Duas Rodas

Modelos conceitos da Honda no Salão Duas Rodas

As motos servirão para testar a receptividade do público para possíveis novas versões

Divisão de pesquisa da marca projeta as motos do futuro: este é o trabalho da HRB, Honda Research Brasil, que para a edição 2019 do maior evento do segmento na América Latina, propõe conceitos com base na Pop 100i, XRE 300, NC 750X e CB 1000R

E, como de hábito, o Salão Duas Rodas representa o cenário ideal mostrar parte do trabalho de desenvolvimento realizado pela equipe sediada em São Paulo, cujo dia a dia é feito à base de muita criatividade.

Propor inovações que eventualmente possam influenciar o design dos modelos que chegam às linhas de produção é tarefa intensa, que exige não apenas inspiração, mas um olhar atento a tudo que acontece no mundo e no segmento de motos, como em 2017, no lançamento da versão XRE 300 Adventure, motocicleta esta apresentada como conceito no Salão Duas Rodas em 2015 e com a SH 150i DLX, apresentada como conceito em 2017 e disponibilizada ao mercado em janeiro de 2018, como resultado deste estudo de mercado.

Dentre dezenas de projetos, cinco foram selecionados para serem exibidos aos visitantes do estande Honda no Salão, oportunidade única para os designers do HRB avaliarem as reações do público e aceitação dos modelos, comportamentos que definirão as tendências à serem adotadas no futuro.

Diversidade dos conceitos: Pop 110i à CB 1000R

O ecletismo é marca registrada da equipe da HRB, capaz de criar modelos personalizados tanto de modernas supermáquinas como a CB 1000R Neo Sports Café como também da utilitária Pop 110i. Ambas mereceram modelos especiais para exposição no Salão de 2019, assim como a aventureira XRE 300 e a crossover NC 750X.

Modelo mais popular da Honda no Brasil, a Pop 110i recebeu duas interpretações “by HRB”: a Pop 110i Rally e a Pop 110i Vintage. A primeira se inspira no universo da CRF 1000L Africa Twin que, em comum com a Pop, tem grande versatilidade e resistência. Caracterizam a versão Rally a tonalidade tricolor característica das off-road da Honda, extensiva à banco e gráficos da carenagem, chassi e rodas em vermelho, motor preto com cabeçote vermelho que realçam a esportividade, escapamento com saída pelo alto realizado em aço inox e carbono, como nas CRF´s de competição e os pneus dedicados ao uso em off-road.

A Pop 110i Vintage traz design que explora o universo do surf com inspiração vintage, cujos destaques são o banco e manoplas de couro sintético envelhecido, pintura fosca com faixas desgastadas, que fazem par com o farol de lente amarelada no saudoso estilo scrambler. O motor assim como as rodas -- calçadas com pneus mistos -- são pretos. Escape em inox, retrovisores cromados e suporte com prancha de surf na lateral completam o modelo.

A Honda XRE 300 mereceu uma interpretação que explora o universo da aventura off-road. Tonalidades foscas -- amarelo, preto e areia -- em conjunto com grafismo que remete à rosa dos ventos dá ao modelo o espírito desbravador, complementado por acessórios como malas laterais, cantil e suporte para galão de combustível. Protetor de carenagem, faróis auxiliares e pneus mistos reforçam a “pegada” 100% aventureira desta XRE 300 pensada para chegar às mais extremas paisagens.

Para a crossover NC 750X a inspiração dos designers do HRB surgiu de outra fonte. Em vez de aventura e rusticidade, elegância e sofisticação. Detalhes como bolsas laterais, pintura em dois tons com banco de costura dupla fazem par com tonalidades “nobres” como cinza pérola, preto ultra brilho e cobre. O resultado é um modelo que exala charme e requinte, direcionado à um cliente de meia idade, maduro, apreciador do design clássico.

Estes exercícios de estilo da HRB -- Honda Research Brasil -- culminam com o trabalho realizado com a CB 1000R, que já em versão original explora a tendência batizada de New Sports Café, releitura “ by Honda” das café racers dos anos 1950-1960.

A proposta da retrabalhada CB1000R é atingir o público aficionado e ligado na tendência retrô de motocicletas, ressaltando ainda mais a linguagem “Café” e clássico do modelo, como se tivesse sido customizado em uma garagem. O modelo, top entre as naked a venda no Brasil, foi retrabalhada no sentido de preservar seu requinte natural, acrescentando detalhes como a pintura do tanque que une preto ao aço escovado com laterais em amarelo perolizado. O mesmo amarelo que aparece na costura do assento, realizado em couro perfurado. O conjunto exclusivo desta caprichadíssima CB 1000R é complementado pelo sistema de escape em preto escovado, motor preto dom detalhes em amarelo, para-lamas, “ shroud” e demais detalhes que exploram o contraste preto-amarelo. Destaca-se na lateral o nº 1, evidenciando se tratar esta Honda CB 1000R a primeira entre todas as naked.

Os modelos servirão como base de estudos de mercado para a HRB - Honda Research Brasil -- não há previsão de comercializaçao deles no Brasil.