Revista Comprecar
Nissan mostra veículo elétrico movido a célula de combustível de bioetanol
Primeiro protótipo mundial já roda, e foi um dos destaques do programa "Renova Bio 2030"
Nissan mostra veículo elétrico movido a célula de combustível de bioetanol
16 de Dezembro de 2016

A Nissan apresentou durante o lançamento do programa "Renova Bio 2030", o primeiro protótipo de veículo em todo o mundo, a ser movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona através de energia elétrica de bioetanol, com autonomia superior a 600 km.
 
O novo e inédito sistema se insere no conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan e apresenta uma "Célula de Combustível e-Bio", com um gerador de potência movido por meio de uma SOFC. Ela utiliza a reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade altamente eficiente.
 
O protótipo com a Célula de Combustível faz parte do compromisso mundial da Nissan para o desenvolvimento de veículos com emissões zero e novas tecnologias automotivas, incluindo sistemas de condução autônoma e conectividade. A Nissan já tem o carro 100% elétrico mais vendido do mundo, o LEAF, e é pioneira em sistemas de mobilidade inteligente, muitos deles que serão implantados em uma nova gama de veículos nos próximos anos.
 
Neste mais recente desenvolvimento de tecnologia de emissões zero, o protótipo com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol para carregar uma bateria de 24kWh que permite uma autonomia de mais de 600 km. A Nissan vai realizar testes de campo em vias públicas no Brasil, usando o protótipo.
 
A pesquisa e o desenvolvimento da Célula de Combustível e-Bio foi anunciada pela Nissan em junho, em Yokohama, no Japão, e o primeiro protótipo com o sistema foi revelado mundialmente no Rio de Janeiro, em agosto, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 – que foi patrocinado pela Nissan. O moto r é limpo, altamente eficiente e funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol. Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono. Além disso, a Célula de Combustível e-Bio oferece a aceleração viva e condução silenciosa de um veículo elétrico, juntamente com os seus custos baixos de manutenção, ao mesmo tempo em que possui a autonomia de um veículo movido a combustível fóssil. A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia e utiliza uma infraestrutura que já existe.
 
Combustíveis bioetanol são provenientes principalmente da cana de açúcar e milho. Eles estão amplamente disponíveis em países da América do Norte e do Sul, que dispõem de infraestrutura já estabelecida. Devido à fácil disponibilidade de etanol e da baixa combustibilidade de água misturada ao etanol, o sistema não é dependente ou restringido pela infraestrutura de carregamento existente, tornando mais fácil para apresentar ao mercado. No futuro, as pessoas só precisarão parar por pequenas lojas de varejo para comprar combustível.
 
A Célula de Combustível e-Bio vai tornar real a proposta "Nissan Intelligent Power", promovendo uma maior eficiência e eletrificação dos carros e o prazer da condução, assim como também desenvolvendo novas tecnologias de baterias de veículos elétricos, como, por exemplo, as que equipam o Nissan LEAF, o Nissan e-NV200 e o "e-Power".
 
Especificações:
 
Veículo de Base - e-NV200
Capacidade da Bateria - 24 kWh
Fonte de Energia - Eletricidade, Etanol
Capacidade do Tanque - 30 litros
Rendimento da SOFC - 5 kW
Autonomia - acima de 600 km
e-Bio – Protótipo de Veículo Movido a Célula de Combustível

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Nissan mostra veículo elétrico movido a célula de combustível de bioetanol
 

Nissan mostra veículo elétrico movido a célula de combustível de bioetanol

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Primeiro protótipo mundial já roda, e foi um dos destaques do programa "Renova Bio 2030"

16 de Dezembro de 2016

A Nissan apresentou durante o lançamento do programa "Renova Bio 2030", o primeiro protótipo de veículo em todo o mundo, a ser movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona através de energia elétrica de bioetanol, com autonomia superior a 600 km.
 
O novo e inédito sistema se insere no conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan e apresenta uma "Célula de Combustível e-Bio", com um gerador de potência movido por meio de uma SOFC. Ela utiliza a reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade altamente eficiente.
 
O protótipo com a Célula de Combustível faz parte do compromisso mundial da Nissan para o desenvolvimento de veículos com emissões zero e novas tecnologias automotivas, incluindo sistemas de condução autônoma e conectividade. A Nissan já tem o carro 100% elétrico mais vendido do mundo, o LEAF, e é pioneira em sistemas de mobilidade inteligente, muitos deles que serão implantados em uma nova gama de veículos nos próximos anos.
 
Neste mais recente desenvolvimento de tecnologia de emissões zero, o protótipo com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol para carregar uma bateria de 24kWh que permite uma autonomia de mais de 600 km. A Nissan vai realizar testes de campo em vias públicas no Brasil, usando o protótipo.
 
A pesquisa e o desenvolvimento da Célula de Combustível e-Bio foi anunciada pela Nissan em junho, em Yokohama, no Japão, e o primeiro protótipo com o sistema foi revelado mundialmente no Rio de Janeiro, em agosto, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 – que foi patrocinado pela Nissan. O moto r é limpo, altamente eficiente e funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol. Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono. Além disso, a Célula de Combustível e-Bio oferece a aceleração viva e condução silenciosa de um veículo elétrico, juntamente com os seus custos baixos de manutenção, ao mesmo tempo em que possui a autonomia de um veículo movido a combustível fóssil. A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia e utiliza uma infraestrutura que já existe.
 
Combustíveis bioetanol são provenientes principalmente da cana de açúcar e milho. Eles estão amplamente disponíveis em países da América do Norte e do Sul, que dispõem de infraestrutura já estabelecida. Devido à fácil disponibilidade de etanol e da baixa combustibilidade de água misturada ao etanol, o sistema não é dependente ou restringido pela infraestrutura de carregamento existente, tornando mais fácil para apresentar ao mercado. No futuro, as pessoas só precisarão parar por pequenas lojas de varejo para comprar combustível.
 
A Célula de Combustível e-Bio vai tornar real a proposta "Nissan Intelligent Power", promovendo uma maior eficiência e eletrificação dos carros e o prazer da condução, assim como também desenvolvendo novas tecnologias de baterias de veículos elétricos, como, por exemplo, as que equipam o Nissan LEAF, o Nissan e-NV200 e o "e-Power".
 
Especificações:
 
Veículo de Base - e-NV200
Capacidade da Bateria - 24 kWh
Fonte de Energia - Eletricidade, Etanol
Capacidade do Tanque - 30 litros
Rendimento da SOFC - 5 kW
Autonomia - acima de 600 km
e-Bio – Protótipo de Veículo Movido a Célula de Combustível

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