Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Nova Audi A4 chega ao Brasil para mudar conceitos

Nova Audi A4 chega ao Brasil para mudar conceitos

Com um fantástico pacote de equipamentos e tecnologia de ponta, novo sedan reinventa a categoria

A nona geração do Audi A4 chegou para fazer história. Rompendo com o tradicional na categoria de sedans Premium, o modelo que é completamente “novo” chega recheado de tecnologia, e uma série de inovações para surpreender o cliente. Para o lançamento do modelo, a Audi traz ao país a série limitada Launch Edition, oferecida com um pacote especial de equipamentos com excelente custo-benefício, por R$ 172.990. Serão disponibilizadas apenas 500 unidades nos dois primeiros meses de vendas. Em maio, chegam mais versões: a de entrada Attraction, que parte de R$ 159.900, e a Ambiente, que sai por R$ 182.990. A Ambition chega somente no segundo semestre.
 
DNA Audi
 
O novo A4 muda completamente quando comparado à antiga geração. Agora utilizando a plataforma MLB EVO, o carro só manteve o nome da geração anterior. Mas quando comparado a modelos já atualizados como o A3, nota-se muito do atual DNA da marca no modelo. Com 4,73 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,82 m, a aparência do novo A4 é imponente. Fica evidente o cuidado da Audi em preservar um estilo elegante no seu sedan. A grade Singleframe é um dos destaques, realçada pelos faróis agora em tecnologia full-LED (a versão básica utiliza faróis de xênon com luzes diurnas em led). Como os faróis, as lanternas traseiras também apresentam um design tridimensional multifacetado. Cada unidade possui 48 LEDs. As luzes de freios estão colocadas na parte externa inferior, e as lanternas são conectadas por um friso estreito iluminado pelas luzes traseiras.
 
Outra mudança no estilo são os espelhos externos são montados nas portas dianteiras, como nos carros esportivos. De série, o sedan recebe rodas de liga leve com 17 polegadas. Opcionalmente, o carro pode trazer rodas aro 18. Olhando atentamente, ainda que a Audi mantenha o seu DNA de estilo, o novo A4 é completamente novo em matéria de carroceria.
 
Estrutura mais eficiente
 
Comparadas à geração anterior, no novo A4 as dimensões aumentaram, mas seu peso foi reduzido em até 120 kg. A carroceria do modelo é uma das mais leves de sua categoria, graças a uma inteligente combinação de materiais e às tecnologias de construção.
 
Audi Virtual Cockpit
 
Assim como já visto no Audi TT e no Q7, agora é a vez do Virtual Cockpit, chegar em mais um modelo. Trata-se de uma tela de instrumentos de LCD digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados. Tudo é configurado ao toque de um botão, permitindo ver imagens do GPS, e alterar completamente o mostrador.
 
Outra novidade fica por conta do avançado sistema de Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do moto rista), oferecido como parte do Pacote Tech opcional.
 
Mais conectividade e interatividade
 
A interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra smartphones com sistemas operacionais iOS ou Android, em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito. O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. É ainda oferecido como opcional, o sistema de som Bang & Olufsen com o inovador som 3D, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente numa sala de concerto, ou espaços de shows.
 
Motor 2.0 TFSI ultra
 
O A4 também chega com um novo moto r. Derivado da família EA888, trata-se do 2.0 litros TFSI ultra com 1.984 cm³ de cilindrada. Na pratica, o bloco é igual ao já conhecido EA888. Mas do cabeçote para cima, é tudo novo! Entre os destaques estão: coletor de exaustão integrado ao cabeçote, Audi Valvelift System (AVS - sistema de levantamento de válvulas), válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível (uma direta e outra indireta). Assim o moto r conta com 8 bicos de injeção no total. Esse moto r 2.0 TFSI fornece até 190 cv de potência, e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Esse moto r equipará as versões Launch Edition, Attraction e Ambiente. A versão Ambition (que será apresentada mais para frente), terá um moto r diferente com 252 cavalos e a tração integral Quattro.
 
Transmissão S tronic
 
Agora, a Audi aposenta de vez o câmbio Multitronic (de tecnologia CVT) no Audi A4. Assim como acontece em vários outros modelos da Audi, o novo A4 adota a transmissão robotizada de dupla embreagem S tronic, que oferece trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio agora oferece uma função roda-livre, visando maior economia de combustível.
 
Desempenho
 
Com esse conjunto, o novo Audi A4 é um veículo ágil e muito eficiente. Sua aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 7,3 segundos, e velocidade máxima de 210 km/h.
 
Outra prioridade nesse projeto foi a diminuição de emissões de CO2, registrando apenas 109 g/km. Em termos de consumo, o sedan recebe nota “A” do Inmetro, com 11 km/l aferidos na cidade e 14,3 km/l na estrada. O novo A4 tem o menor coeficiente de arrasto da sua classe, com 0,23.
 
Muita segurança
 
O A4 estabelece uma nova referência em sua classe com vários sistemas de assistência ao condutor. Entre as inovações estão os sistemas Audi Pre Sense Rear e Audi Side Assist, ambos parte do pacote opcional Assistance. O primeiro detecta uma possível colisão traseira com o carro, tomando uma série de medidas para minimizar os danos aos passageiros. O segundo auxilia o moto rista durante uma mudança de faixa, avisando de outros veículos que se aproximam.
 
Mais equipamentos
 
A versão Launch Edition, que marca o lançamento do novo A4 no Brasil, traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit, faróis Full-LED, ajuste elétrico do banco do moto rista, sistema de limpador de faróis e travamento central Keyless-go, com partida do moto r por botão.
 
Opcionalmente, o sedan pode contar com ar-condicionado automático com três zonas independentes de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos, controle de cruzeiro, rodas de liga leve com 18 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros e teto solar elétrico, disponibilizados no Pacote Plus.
 
Outros pacotes complementares são o “Assistance” e o “Tech”. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. O pacote Tech reúne o Head-up Display, o sistema Keyless-go e o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.
 
Detalhes das versões
 
A4 Attraction -- R$ 159.990: partida do moto r por botão; faróis bixenônio com luzes diurnas em LED; rodas de liga leve aro 17; bancos em couro sintético; sensores de chuva e luminosidade; assistente de partida em rampas; sistema multimídia com conectividade básica; e sensor de estacionamento traseiro.
 
A4 Launch Editon (limitada a 500 unidades) -- R$ 172.990: faróis full-LED; painel de instrumentos em cockpit virtual de 12,3 polegadas; integração com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay; bancos esportivos; retrovisores externos rebatíveis.
 
A4 Ambiente -- R$ 182.990: rodas de liga leve aro 18; acabamento esportivo da linha Sport; navegador GPS; e pacote de luz para climatização interna.
 
Itens como teto solar elétrico, câmera de ré, head-up display, sensores laterais e de presença de pedestres, e sistema de som Bang & Olufsen 3D serão oferecidos, apenas como opcionais.

Ficha técnica
 
Motor: 2.0 TFSI ultra
Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Peso: 1.405 kg
Comprimento: 4.726 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.427 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s
Velocidade máxima: 210 km/h