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Nova Chevrolet S10 2021 chega com mais equipamentos e novo visual

Picape da Chevrolet é a primeiro no segmento com Wi-Fi nativo, além de incorporar mais equipamentos de segurança

A Chevrolet acaba de apresentar a nova picape S10 2021. A nova linha 2021 chega com uma série de recursos inovadores, como o sistema Wi-Fi nativo e mais segurança embarcada. O Wi-fi native, já visto em outros modelos da Chevrolet como Cruze 2020, nova família Onix e novo Tracker, agora está presente na picape media. O sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone é o principal diferencial do Wi-Fi native. Ele é capaz ainda de se manter mais tempo conectada à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal que fica na parte externa do carro. Isto se traduz em maior velocidade de transmissão de dados. Outra vantage dessa tecnologia, é que ela permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. 

A nova picape da Chevrolet agora é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet. Tudo isso faz parte da conectividade nível quatro, o mais avançado disponível no mercado. 

A Nova S10 incorpora também a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play. Esta é a primeira aplicação deste recurso em um modelo da marca no país. 

Novo visual
 
A nova frente segue o estilo da mais atual linha de utilitários globais da Chevrolet. Agora existe uma clara diferenciação entre a versão topo de linha High Country e as demais versões, numa ação inédita na linha para reforçar o aspecto de exclusividade.

Na Nova S10 High Country, a grade é toda escura e traz o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma barra central. A tradicional gravata dourada, emblema da marca, pela primeira vez aparece deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia. Ainda nesse conjunto, temos os faróis com LED e com o para-choque.

Os parachoques também passaram por atualização. Conta com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, que foi projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos, resultando num ângulo de ataque passou de 27 para 29 graus. O conjunto de faróis auxiliaries ficam em posição mais elevada, proporcionando maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como em trechos de mato crescido.

Na lateral, a S10 High Country traz novas rodas de aro 18. Ela combina as bordas usinadas com o centro e os raios em preto brilhante. Outro aspecto lateral é o santo Antonio envolvente, que traz mais volume para a caçamba (1.329 litros), a maior da categoria. Outra mudança é o amortecedor da tampa traseira, que torna a operação de manuseio muito mais suave. O item é ofertado como acessório e serve às demais versões (LS, Advantage, LT e LTZ). Estes modelos acompanham as evoluções estéticas, mas com diferenças de acabamento, como a grade com elementos cromados e o logo da Chevrolet no centro, além de rodas específicas.

Na parte traseira, a picape equipada com câmera de ré de alta definição e conta com a função de engate. Traz linhas linha-guia específica e zoom para facilitar a operação. Outro recurso interessante deste sistema é que o usuário consegue acionar temporariamente a câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque. Importante ressaltar que a S10 conta com o controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e frear seletivamente as rodas da picape.

Nova frenagem autônoma 

A geração anterior da S10 já oferecia alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa e controle eletrônico avançado de estabilidade e tração. Agora, este pacote fica ainda mais completo na linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira.

Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta. A S10 utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência. Mas caso o sistema entenda que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, o carro intensifica a força de frenagem automaticamente.

A nova S10 vem agora equipada de série com 6 airbags em todas as configurações. Até então, este era um item exclusivo da versão High Country. Conta também com sistema Isofix e Toptether para fixação de cadeirinha infantil nas versões de cabine dupla.

Novo turbo e atualização do software do motor

Importante destacar que as picapes 4x4 em geral contam com uma arquitetura mais robusta que veículos de passeio. Por isso elas têm um ciclo de vida mais duradouro. Mas por serem um instrumento de trabalho e pela necessidade de se adaptar rapidamente às demandas do mercado, as picapes costumam passar por um número maior de atualizações. A S10 é campeã neste quesito. Só em relação a motorização foram quase uma dezena, entre novos motores e tecnologias inéditas, de desde que a primeira geração foi lançada, em 1995.

De lá para cá, a potência de seus motores dobrou, o tempo para alcançar os 100 km/h caiu em um terço e o consumo melhorou até 65%. Sem falar no ganho ambiental com a redução de quase 90% na emissão dos principais gases (CO2 e NOx). Agora, mais uma atualização está sendo promovida no motor 2.8 litros turbo. 

A novidade que chega com a linha 2021 é a adoção de uma nova turbina, a mesma que equipa a picape Chevrolet Colorado norte-americana. A vantagem do componente é que ele conta com uma estrutura otimizada que deixa as acelerações mais progressivas. Na prática, o motorista vai sentir uma picape muito mais esperta e divertida de guiar.  Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força. 

A nova calibração agrega melhor performance às versões mais sofisticadas, ampliando a sensação de agilidade em arrancadas e ultrapassagens, enquanto traz melhora de eficiência energética para as versões voltadas para o trabalho. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2s mais rápida, passando para 10,1s no modelo equipado com transmissão automática (AT6).

Já a economia de combustível variou de 3% a 10%, dependendo da configuração e da condição. Isto significa que o custo por quilômetro rodado com diesel, que já era bom, ficou ainda melhor nos modelos de entrada (MT6). Muito próximo ao de um compacto 1.0 Flex. Para uma picape do porte da S10 é um feito realmente impressionante.

A Nova S10 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4x2 e 4x4). 

Existem sete opções de pintura externa: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas Cinza Topázio e Azul Eclipse.

Tabela de preços

Cabine Dupla Diesel com tração 4x4
High Country – R$ 213.290 (AT6)
LTZ – R$ 206.190 (AT6)
LT – R$ 187.590 (AT6)
LS – R$ 169.200 (MT6)

Cabine Simples Diesel com tração 4x4
LS – R$ 167.200 (MT6)

Chassi Cab
LS – R$ 158.500 (MT6)

Cabine Dupla Flex com tração 4x4
LTZ – R$ 156.690 (AT6)

Cabine Dupla Flex com tração 4x2
LTZ – R$ 146.790 (AT6)
LT – R$ 141.990 (AT6)

Cabine Dupla Flex com tração 4x2
ADVANTAGE – R$ 125.390 (MT6)

A Nova S10 2021 poderá ser encontrada nas concessionárias Chevrolet Luchini, com unidades em Jundiaí, Atibaia e Bragança Paulista. Mais informações pelo site: hwww.luchinichevrolet.com.br