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Nova Fiat Toro estreia inédito motor 1,3 litro turbo flex batizado de T270

Nova Fiat Toro estreia inédito motor 1,3 litro turbo flex batizado de T270

A grande novidade é o motor turbo flex 1,3 litro mais moderno, potente e de maior torque produzido aqui no Brasil, com 185 cv e torque máximo de 270 Nm

Produzido no Polo Automotivo de Betim (MG), o novíssimo motor Turbo 270 da Toro 2022 é resultado de uma grande evolução no downsizing em propulsores, com menor cilindrada e elevados níveis de desempenho e potência.

O motor Turbo 270 é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, já presente em outros propulsores. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível/variável da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.

O MultiAir III traz o novo perfil de came com pré-levantamento, que permite a abertura das válvulas de aspiração durante a fase de escapamento, visando à realização do EGR interno (recirculação de gases), com redução dos óxidos de nitrogênio e aumento da eficiência do motor na carga parcial. Ou seja, parte dos gases da combustão retornam para uma nova “queima”.

O perfil de levantamento da válvula de admissão do MultiAir III é mais extenso, e possibilita gerenciar a taxa de compressão efetiva do motor, mantendo a tendência à detonação sob controle (independente do combustível utilizado). Isso ocorre com o controle do atraso do fechamento da válvula de aspiração (parte do combustível misturado com ar, retorna a admissão para ser usado no próximo ciclo). Isso reduz a pressão e a temperatura na câmera de combustão, controlando a detonação sem comprometer o avanço de ignição. Assim, como resultado, consegue-se mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando se deseja desempenho do veículo.

O motor Turbo 270 também conta com um sistema avançado de sobrealimentação. O turbocompressor de baixa inércia (a turbina é leve e gira com pouca pressão de ar) e duto de ar mais curto entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor. O coletor de escapamento integrado reduz o turbo lag (tempo de resposta) e o tempo de aquecimento do motor e do catalisador, favorecendo a agilidade e um menor consumo de combustível. Com válvula wastegate (alívio) eletrônica, os propulsores trabalham ainda com um controle refinado da sobrealimentação, garantindo mais confiabilidade e uma dirigibilidade aprimorada.

Equipados com um sistema de combustão inovador para motores de pequena cilindrada (1,3 litro – 4 cilindros), o propulsor utiliza injeção direta de combustível. Este é um item fundamental em motores turbo, porque reduz a temperatura da mistura dentro da câmara de combustão, diminuindo a tendência à detonação e, portanto, aumentando a eficiência da queima com menor consumo de combustível e melhor desempenho.

Outro destaque é o ângulo dos injetores de combustível. Posicionados a 23 graus, as emissões são reduzidas graças ao menor contato do spray com a parede do cilindro. Além de favorecer a formação de mistura, esta característica evita o comprometimento do “filme” de óleo lubrificante na camisa do cilindro. A direção e o tipo do spray da injeção, combinados com o fluxo de alta turbulência (mistura) criado pelo design otimizado dos condutos de aspiração do cabeçote (dois separados por cilindro), proporcionam velocidade na combustão.

O novíssimo motor Turbo 270 possui tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano (trajetos curtos). O bloco de alumínio, além de reduzir o peso do propulsor, esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor. Já o trocador de calor do óleo colabora para diminuir o tempo de aquecimento do motor, transferindo calor da água – que esquenta mais rápido – para o óleo, que, atingindo a temperatura ideal, reduz o atrito do motor. Por outro lado, o trocador também evita que o óleo esquente demais, o que traz confiabilidade ao conjunto.

Outra característica técnica com o mesmo propósito é o termostato elétrico, comandado pela centralina, que faz com que o motor atinja e mantenha sua temperatura ideal de funcionamento com mais velocidade e precisão. Por fim, a corrente de distribuição silenciosa e “for life” reduz o ruído e aumenta a confiabilidade no propulsor por não exigir nenhum tipo de manutenção.

Mais tecnologia embarcada

A nova Fiat Toro chega equipada com diversos recursos que colocam a picape em condição ainda mais vantajosa para a condução fora de estrada:

Novo E-Locker com TC+

Função similar ao sistema Locker das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Funciona da seguinte forma: se uma das rodas perder a aderência, o ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda, permitindo sair de determinada situação. Item de série nas versões 4x2.

Novo sistema ESC Off (4x4 Low)
Nesta atualização, o 4x4 Low está ainda mais robusto para sair de situações de lama e areia. Quando acionado, a função evita que o sistema ESC corte a potência do motor em caso de deslizamento das rodas.

ABS Off Road 

Permite o travamento da roda por breves instantes (uso em caminhos não pavimentados) formando uma cunha de areia ou brita, antes do sistema entrar em ação normal. Sua vantagem é reduzir a distância de parada nesse tipo de piso, no qual a aderência dos pneus é menor.

Opções de powertrain (motor e câmbio)

Para atender a todos os gostos e necessidades de trabalho ou lazer dos consumidores com o inédito motor Turbo 270 (nas configurações Endurance, Freedom e Volcano), a nova Fiat Toro oferece o já conhecido motor 2.0 litros 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao câmbio automático de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4x4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada.

Existe também a opção do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4x2. Essa configuração apenas na versão Endurance.

Suspensão sofisticada

Solução inteligente e funcional entre as picapes, a dianteira traz o consagrado sistema McPherson e a traseira é uma sofisticada Multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem total isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.

Além disso, está suspensão independente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga.

A nova Fiat Toro é construída sobre a plataforma global Small-Wide. Ela forma uma reforçada estrutura monobloco, utilizando mais de 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado. E apresenta elevada rigidez torcional e durabilidade, além de excelente capacidade de absorver impactos em caso de acidentes, graças às linhas de deformação programadas e aos aços nobres utilizados.

A Fiat Toro com o novo motor turbo já pode ser reservada nas concessionárias Fiat do Grupo Tempo (www.tempofiat.com.br), em Campinas.

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