Nova geração do Porsche Macan será elétrica

Porsche está transformando sua fábrica de em fábrica de Leipzig para a eletromobilidade
A Porsche decidiu que a próxima geração do Macan será uma série completamente elétrica. O primeiro SUV compacto da Porsche com propulsão totalmente elétrica deverá sair da linha de montagem no início da próxima década. O desenvolvimento da nova série representa uma expansão da linha Porsche no campo da eletromobilidade. O Taycan - primeiro carro-esportivo da Porsche movido exclusivamente a eletricidade - será lançado no mercado no final de 2019, seguido logo depois por seu derivado, o Taycan Cross Turismo.
A marca também afirmou que até 2022, investirá mais de seis bilhões de euros em mobilidade elétrica e, em 2025, a metade dos novos veículos da Porsche terão um sistema de propulsão elétrico. Apesar disso, ao longo dos próximos dez anos, irá focar numa combinação de sistemas consistindo em motores a gasolina ainda mais otimizados, modelos híbridos plug-in (que podem ser carregados na rede elétrica normal) e carros-esportivos operados exclusivamente a eletricidade.
A decisão de fabricar a nova geração do Macan nas instalações da Porsche em Leipzig foi tomada já no início de julho do ano passado. A realização desse investimento em eletromobilidade na fábrica de Leipzig cria a oportunidade para produzir no futuro veículos totalmente elétricos na linha de montagem já existente. A nova geração do Macan dará o tiro de partida para a eletrificação. Como o Taycan, este SUV compacto utiliza tecnologia de 800 volts e é baseado na arquitetura Porsche PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida em colaboração com a Audi AG - destacando a viabilidade futura das instalações e aumentando ainda mais sua flexibilidade e eficiência.
A fábrica de Leipzig começou a produzir em série o SUV Cayenne em 2002, com 259 empregados. Desde então, a instalação tem sido continuamente desenvolvida para tornar-se uma das fábricas mais avançadas e sustentáveis de toda a indústria automotiva. O modelo Macan significou uma revolução em 2011 e levou a uma verdadeira história de sucesso: quando o carro foi lançado, a fábrica de Leipzig foi ampliada para tornar-se uma 'fábrica completa', incluindo suas próprias linhas de produção de carrocerias e oficina de pintura. Quando a fábrica começou a operar, em fevereiro de 2014, o planejamento previa 40 mil unidades anuais do SUV compacto. Atualmente, ela produz mais de 90 mil unidades para mercados de todo o mundo. O atual estágio final de expansão entrou em operação há dois anos, tornando possível fabricar toda a série Panamera também em Leipzig, e elevando o número de contratados para mais de 4 mil. Desde a cerimônia de início da construção, em fevereiro de 2000, a Porsche já investiu em Leipzig mais de 1,3 bilhão de euros em desenvolvimento.
Revista Comprecar
- Notícias 05/06/2025 Em maio, modelos 100% elétricos impulsionam as vendas Volvo Car cresceu 22% no acumulado do ano.
- Notícias 04/06/2025 Lexus marcará presença no Catarina Aviation Show Maior evento de aviação executiva do Brasil
- Notícias 04/06/2025 Toyota celebra 3.000.000 de veículos produzidos no Brasil Marco é fruto da qualidade, durabilidade e confiabilidade da Toyota.
- Notícias 29/05/2025 Linha 2026 da Chevrolet S10 amplia oferta de itens Picape e o SUV raiz Trailblazer ganham novos equipamentos de assistência ao motorista desde as versões de base
- Notícias 28/05/2025 BYD Song Plus 2025: Design, NFC, HUD e recarga rápida no BR SUV híbrido plug-in chega com design global, bateria turbinada e tecnologia que coloca a BYD ainda mais à frente no mercado brasileiro