Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Nova Ram 1500 Rebel chega no segmento de picapes grandes

Nova Ram 1500 Rebel chega no segmento de picapes grandes

Destaque para os 400 cv e 56,7 kgfm de torque do motor 5,7 litros V8 HEMI à gasolina

Presente no Brasil desde 2005, a marca RAM (Antiga Dodge RAM) ganha mais um modelo na sua linha de produtos. Trata-se da Nova Ram 1500 Rebel, que vem para trazer uma série de exclusividades entre as picapes, e compor o segmento de picapes full-size (picapes grandes) junto com a RAM 2500.

A primeira coisa a ser entendida é o posicionamento “premium” dessa picape. Não é uma picape focada no trabalho. A própria marca à define como “muscle truck”. Ou seja, o porte e posicionamento de um esportivo muscle, porém numa carroceria de picape. 

Sob o capô está um motor HEMI V8, à gasolina, de 5,7 litros que produz 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. A transmissão é uma automática de oito marchas. Esses dados fazem a 1500 Rebel acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. Performance que já se destacaria em um carro de passeio e que fica ainda mais impressionante neste caso, de uma picape full size com quase 6 metros de comprimento e que passa das 2,5 toneladas de peso. Ponto importante é que, mesmo sendo uma picape full-size, não há necessidade de CNH do tipo “C”, exigência que é feita para RAM 2500.

Produzida nos Estados Unidos, na fábrica de Sterling Heights (em Michigan), ela entrega altas doses de tecnologia, luxo, segurança, e versatilidade que só uma picape Ram e seus recursos exclusivos no segmento podem oferecer. Características que fizeram a atual geração da Ram 1500 ganhar nada menos que 41 prêmios da imprensa e órgãos especializados na América do Norte desde sua apresentação, em janeiro de 2018.

Com as entregas iniciais a partir de abril 2021, a Nova Ram 1500 Rebel já está em processo de pré-venda das 100 unidades pelo site www.ram.com.br, onde é possível fazer a reserva de R$ 20 mil - valor a ser abatido do preço total de R$ 419.990. Esse primeiro lote virá com os pacotes opcionais Night Edition (com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional). Posteriormente, a picape poderá ser comprada a partir de R$ 399.990, sem os itens extras.

A carroceria tem cinco opções de cor: Branco Bright, Cinza Maximum Steel, Prata Billet, Preto Diamond e Vermelho Flame, sempre com a parte inferior das portas e para-lamas traseiro pintada de preto. Por dentro, o revestimento tem duas opções: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos

Muita tecnologia

Ponto muito relevante é que a picape traz uma série de tecnologias já vistas em automóveis de categoria premium, porém é a primeira vez que isso é visto em uma picape, no mercado brasileiro. Entre as exclusividades estão o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência. Ele tem 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos. Outro equipamento é o head-up display, que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista, mantendo-o com os olhos no caminho por mais tempo. Item raro no mercado brasileiro é o retrovisor interno digital com uma tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. Esses três itens fazem parte do único pacote opcional Level II, que inclui ainda a inovadora tampa da caçamba multifuncional.

Nenhuma outra picape no mercado (além da Ram 2500) tem uma central multimídia tão capaz como a Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis. Como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

A lista de itens tecnológicos é longa: conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país), comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, somente para citar alguns deles.

Motor HEMI V8

Além de muito potente, o motor HEMI V8 de 5,7 litros que entrega 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque conta também com a desativação de cilindros (MDS). A central do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada, quando a potência total não é necessária O motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados. Outro sistema inteligente é o da grade dianteira com aletas ativas que se mantém fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem, automaticamente, quando isso se torna absolutamente necessário para otimizar o arrefecimento.

A Ram 1500 está equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônico. As mudanças são feitas pelo seletor rotativo no painel, que libera espaço na parte frontal da cabine. Conhecida pelo código 8HP75, a transmissão usa uma nova geração de controladores que processam dados mais rapidamente. São mais de 40 mapas individuais para otimizar as trocas de marchas e proporcionar mais economia de combustível, desempenho e dirigibilidade.

Sistema 4x4 robusto e moderno

Do tipo part-time (bloqueio de 50% da tração para cada eixo), a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. Todo o sistema de tração se caracteriza pela robustez, se traduzindo na capacidade off-road da Ram 1500 Rebel e no poder de rebocar 5.062 kg, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da Ram 2500 (7.861 kg). Outro destaque e o diferencial traseiro que dispõe de bloqueio eletrônico, dando ao motorista a possibilidade de travá-lo quando necessário. 

Segurança 

Além de itens como 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, a Nova Ram 1500 Rebel entrega um conjunto de equipamentos de segurança muito amplo.

Ela é a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A 1500 conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque (TSC).

Importante ressaltar que a Nova Ram 1500 foi a primeira picape full size a conquistar o selo Top Safety Pick +, de acordo com as diretrizes atuais do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). Essa classificação é a mais alta concedida pela entidade norte-americana, que realiza seis testes de impactos. A resistência a colisões da 1500 se deve ao sistema patenteado da FCA Splayed Front Frame Rails. Nele, os trilhos do chassi dianteiro são estendidos para gerenciar melhor a energia de impacto em certos tipos de colisões frontais.

Cabine luxuosa e espaçosa

O que os ocupantes da Nova Ram 1500 Rebel têm de espaço interno eles encontram de luxo e sofisticação. Um dos destaques é o enorme teto solar panorâmico, único na categoria. Os bancos, o painel de instrumentos e os painéis de portas têm revestimento de couro, com requinte no acabamento. Os assentos  contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância.

Além do amplo espaço para as pernas, os passageiros traseiros se beneficiam do exclusivo assoalho plano e de porta-objetos no assoalho e abaixo do banco. Somando a capacidade de todos os compartimentos de armazenamento na cabine, chega-se ao total de 151 litros de volume. É possível guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro.

Outra característica interna na qual a 1500 Rebel se sobressai é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. São nada menos que 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.

Sofisticação até na caçamba

Importante acrescentar que além de contribuir com a redução de peso, a tampa da caçamba da Ram 1500 Rebel se destaca por ter amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura remota pela chave. Sem falar da opção da exclusiva tampa multifuncional, que pode ser aberta do modo tradicional, para baixo, ou para os lados, por ser dividida em duas folhas assimétricas (o lado esquerdo é maior que o direito). O que permite usar a tampa da melhor forma possível, de acordo com o objeto a ser transportado.  

Mas a 1500 não conta apenas com o leito da caçamba para se carregar. No alto de suas paredes laterais, os exclusivos compartimentos RamBox têm capacidade de abrigar até 103,4 litros cada. O espaço do lado esquerdo da carroceria dispõe ainda de tomada de 115 volts e iluminação.

Capacidade off-road

Fazem parte do pacote, o controle de descida (Hill Descent Control), suspensões elevadas em 2,5 cm, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken, montados em rodas de aro 18”, acerto off-road da geometria traseira e os amortecedores especiais com reservatórios de óleo remotos da Bilstein, verdadeira grife em suspensões de alta performance.

O kit inclui ainda robustas placas de proteção por baixo da carroceria (para caixa de transferência, direção, motor e tanque de combustível) e robustos ganchos para reboque nos para-choques.

Já conhece o Comprecar? Somos um site especializado na venda de carros!