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Nova RAM 2500 2016 chega ao Brasil
Além do visual renovado, a picape recebeu diversas melhorias
Nova RAM 2500 2016 chega ao Brasil
24 de Novembro de 2015

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) apresentou para o mercado brasileiro a nova RAM 2500, modelo 2016. A Ram 2500 estreou por aqui em 2005, na versão SLT, ainda como parte da linha Dodge. Já como uma marca própria, a Ram trouxe uma nova geração da picape em 2012, na configuração Laramie, mais equipada. E essa mesma versão volta com diversas melhorias no modelo 2016.
 
Motor recalibrado
 
O principal destaque da nova RAM 2500 é o moto r turbodiesel Cummins de seis cilindros em linha, 24 válvulas e 6,7 litros, recalibrado para ficar ter ganhos em potência e torque. A potência, que era de 310 cv, subiu 4%, atingindo 330 cv. O maior ganho foi no torque, que passou de 84 para 104 kgfm, um aumento de 23,8%. Isso fez a capacidade de reboque, uma das grandes vocações da picape, crescer 41%, de 5.500 para 7.750 kg – com kit de engate específico da Mopar.
 
A picape utiliza um câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por botão na alavanca. Existe ainda a função Tow/Haul, que evita trocas de marchas desnecessárias com a picape carregada ou usando o engate. A tração pode ser traseira, 4x4 ou 4x4 reduzida, opções selecionadas em um botão no painel. Também existe o sistema de freio moto r Diesel-Exhaust Brake – recurso especialmente útil quando a Ram 2500 está com muita carga ou rebocando, para preservar os freios a disco ventilado nas quatro rodas.
 
Novo visual e interior
 
O visual da Ram 2500 Laramie recebeu retoques, com itens como as rodas de alumínio polido, 18 polegadas (17” anteriormente), que combinam com os cromados da grade, para-choques e estribos. Os faróis ganharam novos projetores, do tipo canhão, e as lanternas traseiras foram retocadas. A maior novidade no exterior é a opção de pintura em dois tons, com a parte inferior prata e o restante da carroceria nas seguintes cores: a sólida Vermelho Flame, as metálicas Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel e Preto, além da perolada Azul True. A paleta é completada pelas pinturas Verde Black Forest (metálica) e Branco (perolada). Não há acréscimo de preço para nenhuma das cores.
 
O interior, sempre com revestimento de couro, tem a nova opção Castanho Canyon, além do tradicional couro Preto. Também inédito é o console central, que engloba a central de mídia, com entradas USB, de cartão SD, auxiliar P2 e tomada 12 volts, e ainda um generoso porta-objetos dividido em dois compartimentos.
 
Para o moto rista ter todas as informações sobre o funcionamento da Ram 2500 Laramie 2016, o quadro de instrumentos (que inclui manômetro de óleo e voltímetro) apresenta uma nova tela colorida de TFT de 7 polegadas, com diversas configurações. Ela pode mostrar desde dados simples como a temperatura externa, até números como o porcentual da vida útil do filtro de combustível, além de mostradores virtuais, como da pressão do turbocompressor.
 
Ainda maior é a tela de 8,4 polegadas do sistema multimídia Uconnect (já presente em outros modelos da FCA, como Jeep e Fiat) que também faz sua estreia na Ram 2500 no Brasil. Porém na RAM ele chega mais evoluído permitindo uma gama maior de configurações. Por meio dela se tem acesso, entre outras coisas, ao navegador GPS, às configurações do veículo – a exemplo de opções da câmera de ré e do sistema de iluminação externa e interna –, e a recursos como a ventilação dos bancos dianteiros, que também podem ser aquecidos e contam com ajustes elétricos (duas memórias para o moto rista). Os assentos traseiros também tem aquecimento, bem como o volante. O conjunto de áudio é da marca Alpine, com nove alto-falantes (incluindo dois no teto) e um subwoofer.
 
Outros novos recursos tecnológicos são o conjunto de sensores dianteiros de estacionamento e a chave de presença, com a função Keyless Enter & Go, para destravar as portas ao puxar a maçaneta externa e ligar o moto r pelo botão no painel. Além disso, a chave tem um botão para dar a partida remotamente. Com isso, é possível deixar a cabine com uma temperatura mais agradável no frio ou no calor, desde que o ar-condicionado tenha ficado na temperatura desejada na saída anterior com a picape. Apesar de a ignição poder ser acionada até a 100 metros de distância, as portas continuam travadas.
 
Funcionalidade
 
Exclusividade no segmento, a Ram Box está pela primeira vez equipando a Ram 2500 no Brasil. São dois compartimentos localizados nas bordas superiores das laterais da caçamba. Com 132 litros de capacidade cada, esses porta-objetos têm fechadura (que podem ser travadas e destravadas junto com as portas) e dreno, que possibilita o transporte, por exemplo, de carnes frescas ou bebidas envoltas por gelo. Esse sistema também facilita a lavagem.
 
A mesma possibilidade de uso também é oferecida pelas gavetas removíveis embutidas na parte traseira do assoalho interno, sob o tapete. Outro porta-objetos fica sob o assento traseiro, que é bipartido (60/40) e pode ser levantado, mostrando mais um recurso da Ram 2500 Laramie 2016: um sistema de placas dobráveis que nivelam o assoalho atrás dos bancos dianteiros, otimizando o transporte de cargas dentro da cabine. E para transportar cargas que ultrapassem o espaço da caçamba, a picape já vem equipada de série com um extensor de caçamba muito fácil de ser utilizado. A peça também serve como divisor interno.
 
A praticidade da picape também está presente em detalhes como a tomada de 110 volts no centro do painel, ao lado direito dos comandos de ventilação e ar-condicionado. Ou ainda na janela traseira deslizante, com acionamento elétrico.
 
Dirigibilidade e segurança
 
Para a linha 2016, a grande evolução foi na suspensão traseira, que trocou os feixes de molas longitudinais por uma arquitetura three-link com braço arrastado e molas helicoidais. Na frente, a estrutura é semelhante, mas com cinco pontos de suporte (five-link).
 
Entre os recursos de segurança passiva se destacam o conjunto de seis air bags (dois frontais de múltiplos estágios, dois laterais e dois de cortin. Em relação à segurança ativa, existem os freios antitravamento (ABS) e o controle eletrônico de estabilidade (ESC).
 
Acessórios Mopar
 
Além de itens tradicionais para o modelo (capota marítima de tecido, engate, estribos moldados, para-barros, soleiras e tapete de caçamba), estão disponíveis novidades: barras transversais de caçamba, capota marítima rígida com chave, organizador de carga para a Ram Box, protetor de caçamba antiderrapante, tapetes de borracha.
 
Legislação
 
Vale lembrar que para dirigir a RAM 2500 é necessário ter a carteira de habilitação do tipo C. Por conta de seu PBT (peso bruto total) ser de 4.536 kg, a picape tem de seguir as mesmas regras aplicadas aos caminhões, como por exemplo, os menores limites de velocidade nas rodovias, e algumas restrições de circulação em determinados locais de algumas cidades.
 
A título de curiosidade, o PBT máximo de um veículo que necessite de carteira de habilitação do tipo B é de 3.500 kg.
 
Preço e mercado
 
Importada da fábrica de Saltillo, no México, a Ram 2500 Laramie 2016 será comercializada em versão única, sem opcionais, e tem preço sugerido de R$ 249.900. A garantia da Ram 2500 Laramie 2016 é de três anos.
 
A marca espera comercializar 1000 unidades da picape no período de um ano, distribuídas pelos 48 pontos de venda existentes no Brasil.

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Nova RAM 2500 2016 chega ao Brasil
 

Nova RAM 2500 2016 chega ao Brasil

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Além do visual renovado, a picape recebeu diversas melhorias

24 de Novembro de 2015

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) apresentou para o mercado brasileiro a nova RAM 2500, modelo 2016. A Ram 2500 estreou por aqui em 2005, na versão SLT, ainda como parte da linha Dodge. Já como uma marca própria, a Ram trouxe uma nova geração da picape em 2012, na configuração Laramie, mais equipada. E essa mesma versão volta com diversas melhorias no modelo 2016.
 
Motor recalibrado
 
O principal destaque da nova RAM 2500 é o moto r turbodiesel Cummins de seis cilindros em linha, 24 válvulas e 6,7 litros, recalibrado para ficar ter ganhos em potência e torque. A potência, que era de 310 cv, subiu 4%, atingindo 330 cv. O maior ganho foi no torque, que passou de 84 para 104 kgfm, um aumento de 23,8%. Isso fez a capacidade de reboque, uma das grandes vocações da picape, crescer 41%, de 5.500 para 7.750 kg – com kit de engate específico da Mopar.
 
A picape utiliza um câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por botão na alavanca. Existe ainda a função Tow/Haul, que evita trocas de marchas desnecessárias com a picape carregada ou usando o engate. A tração pode ser traseira, 4x4 ou 4x4 reduzida, opções selecionadas em um botão no painel. Também existe o sistema de freio moto r Diesel-Exhaust Brake – recurso especialmente útil quando a Ram 2500 está com muita carga ou rebocando, para preservar os freios a disco ventilado nas quatro rodas.
 
Novo visual e interior
 
O visual da Ram 2500 Laramie recebeu retoques, com itens como as rodas de alumínio polido, 18 polegadas (17” anteriormente), que combinam com os cromados da grade, para-choques e estribos. Os faróis ganharam novos projetores, do tipo canhão, e as lanternas traseiras foram retocadas. A maior novidade no exterior é a opção de pintura em dois tons, com a parte inferior prata e o restante da carroceria nas seguintes cores: a sólida Vermelho Flame, as metálicas Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel e Preto, além da perolada Azul True. A paleta é completada pelas pinturas Verde Black Forest (metálica) e Branco (perolada). Não há acréscimo de preço para nenhuma das cores.
 
O interior, sempre com revestimento de couro, tem a nova opção Castanho Canyon, além do tradicional couro Preto. Também inédito é o console central, que engloba a central de mídia, com entradas USB, de cartão SD, auxiliar P2 e tomada 12 volts, e ainda um generoso porta-objetos dividido em dois compartimentos.
 
Para o moto rista ter todas as informações sobre o funcionamento da Ram 2500 Laramie 2016, o quadro de instrumentos (que inclui manômetro de óleo e voltímetro) apresenta uma nova tela colorida de TFT de 7 polegadas, com diversas configurações. Ela pode mostrar desde dados simples como a temperatura externa, até números como o porcentual da vida útil do filtro de combustível, além de mostradores virtuais, como da pressão do turbocompressor.
 
Ainda maior é a tela de 8,4 polegadas do sistema multimídia Uconnect (já presente em outros modelos da FCA, como Jeep e Fiat) que também faz sua estreia na Ram 2500 no Brasil. Porém na RAM ele chega mais evoluído permitindo uma gama maior de configurações. Por meio dela se tem acesso, entre outras coisas, ao navegador GPS, às configurações do veículo – a exemplo de opções da câmera de ré e do sistema de iluminação externa e interna –, e a recursos como a ventilação dos bancos dianteiros, que também podem ser aquecidos e contam com ajustes elétricos (duas memórias para o moto rista). Os assentos traseiros também tem aquecimento, bem como o volante. O conjunto de áudio é da marca Alpine, com nove alto-falantes (incluindo dois no teto) e um subwoofer.
 
Outros novos recursos tecnológicos são o conjunto de sensores dianteiros de estacionamento e a chave de presença, com a função Keyless Enter & Go, para destravar as portas ao puxar a maçaneta externa e ligar o moto r pelo botão no painel. Além disso, a chave tem um botão para dar a partida remotamente. Com isso, é possível deixar a cabine com uma temperatura mais agradável no frio ou no calor, desde que o ar-condicionado tenha ficado na temperatura desejada na saída anterior com a picape. Apesar de a ignição poder ser acionada até a 100 metros de distância, as portas continuam travadas.
 
Funcionalidade
 
Exclusividade no segmento, a Ram Box está pela primeira vez equipando a Ram 2500 no Brasil. São dois compartimentos localizados nas bordas superiores das laterais da caçamba. Com 132 litros de capacidade cada, esses porta-objetos têm fechadura (que podem ser travadas e destravadas junto com as portas) e dreno, que possibilita o transporte, por exemplo, de carnes frescas ou bebidas envoltas por gelo. Esse sistema também facilita a lavagem.
 
A mesma possibilidade de uso também é oferecida pelas gavetas removíveis embutidas na parte traseira do assoalho interno, sob o tapete. Outro porta-objetos fica sob o assento traseiro, que é bipartido (60/40) e pode ser levantado, mostrando mais um recurso da Ram 2500 Laramie 2016: um sistema de placas dobráveis que nivelam o assoalho atrás dos bancos dianteiros, otimizando o transporte de cargas dentro da cabine. E para transportar cargas que ultrapassem o espaço da caçamba, a picape já vem equipada de série com um extensor de caçamba muito fácil de ser utilizado. A peça também serve como divisor interno.
 
A praticidade da picape também está presente em detalhes como a tomada de 110 volts no centro do painel, ao lado direito dos comandos de ventilação e ar-condicionado. Ou ainda na janela traseira deslizante, com acionamento elétrico.
 
Dirigibilidade e segurança
 
Para a linha 2016, a grande evolução foi na suspensão traseira, que trocou os feixes de molas longitudinais por uma arquitetura three-link com braço arrastado e molas helicoidais. Na frente, a estrutura é semelhante, mas com cinco pontos de suporte (five-link).
 
Entre os recursos de segurança passiva se destacam o conjunto de seis air bags (dois frontais de múltiplos estágios, dois laterais e dois de cortin. Em relação à segurança ativa, existem os freios antitravamento (ABS) e o controle eletrônico de estabilidade (ESC).
 
Acessórios Mopar
 
Além de itens tradicionais para o modelo (capota marítima de tecido, engate, estribos moldados, para-barros, soleiras e tapete de caçamba), estão disponíveis novidades: barras transversais de caçamba, capota marítima rígida com chave, organizador de carga para a Ram Box, protetor de caçamba antiderrapante, tapetes de borracha.
 
Legislação
 
Vale lembrar que para dirigir a RAM 2500 é necessário ter a carteira de habilitação do tipo C. Por conta de seu PBT (peso bruto total) ser de 4.536 kg, a picape tem de seguir as mesmas regras aplicadas aos caminhões, como por exemplo, os menores limites de velocidade nas rodovias, e algumas restrições de circulação em determinados locais de algumas cidades.
 
A título de curiosidade, o PBT máximo de um veículo que necessite de carteira de habilitação do tipo B é de 3.500 kg.
 
Preço e mercado
 
Importada da fábrica de Saltillo, no México, a Ram 2500 Laramie 2016 será comercializada em versão única, sem opcionais, e tem preço sugerido de R$ 249.900. A garantia da Ram 2500 Laramie 2016 é de três anos.
 
A marca espera comercializar 1000 unidades da picape no período de um ano, distribuídas pelos 48 pontos de venda existentes no Brasil.

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