Anuncie seu veículo já

Novo Onix evolui em todos os sentidos

Modelo traz novo motor turbo, além de equipamentos inéditos para a categoria

A Chevrolet apresentou oficialmente os novos Onix e Onix Plus (antigo Prisma), que agora tem um novo motor turbo, diversos equipamentos inéditos na categoria que concorre, além de não ter sofrido aumento de preço em relação ao modelo anterior.

O Novo Onix Plus chega a partir de setembro, enquanto as entregadas do hatch se iniciam em novembro. Ambos contam com as opções de acabamento Onix, LT, LTZ e a inédita Premier, sinônimo de máxima sofisticação na gama Chevrolet. Os modelos estarão disponíveis nas concessionárias Chevrolet Luchini com unidades em Jundiaí, Atibaia e Bragança Paulista. Em Jundiaí a concessionária fica na Rua Barão De Teffe, 700. Mais informações pelo Whatsapp (11) 94206-3370 ou pelo site luchinichevrolet.com.br

O Novo Onix traz design inédito e alinhado com a nova linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet.  É perceptível que as medidas do Novo Onix estão maiores, principalmente na largura, distância entre-eixos e comprimento. No caso do sedã, esse incremento foi de 41 mm, 72 mm e 194 mm, respectivamente.

Mudanças no interior

O volante tem desenho inédito, melhor empunhadura, regulagem de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade – útil para evitar multas.

Logo atrás do volante está o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura. Ressaltam as molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED. Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT.

Outro destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração. Do tipo flutuante, ele otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier.

Os bancos dianteiros com encosto inteiriço reforçam o ar tecnológico da cabine e estão disponíveis para todas versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo.

Os passageiros traseiros ganham igualmente atenção especial. As dimensões foram ampliadas, e o banco, redesenhado para melhor acomodação da cabeça, quadril e ombros. Só para os joelhos são mais 36 mm de espaço. Foi possível até instalar duas tomadas USB no dorso do console central e ampliar os porta-objetos.

Equipamentos de categoria superior

O Novo Onix é capaz de identificar seu motorista pela presença da chave eletrônica e permitir o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo. Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação é feita remotamente via internet.

Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate. Precisa de ajuda para estacionar? Basta apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução (sem fio) é outra tecnologia ofertada para o Novo Onix.

Conectividade nível 4

O Onix sempre foi pioneiro em relação a conectividade em seu segmento. Foi o primeiro a ter multimídia (MyLink), popularizou os sistemas de projeção Android Auto e Apple Carplay, e até hoje é o único a oferecer sistema de telemática avançada (OnStar), que permite, entre outras funções, comandar funções do veículo pelo app.

A partir de então, o Onix passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer Wi-Fi embarcado a bordo. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.

No caso Onix, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones.

Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética proporcionado por um sistema genuinamente integrado ao veículo.

O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

Outra novidade que estreia com o Novo Onix é o myChevrolet App. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro e a pressão individualizada dos pneus. Dá para consultar até se há informações de recall.

Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Onix equipado com o sistema OnStar.

Em relação a nova geração do multimídia MyLink, vale destacar que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novas telas, entre elas a que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo.

Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o Whatsapp. Para evitar distrações, há comando por voz.

Segurança

O modelo agora é referência em segurança, inclusive recebeu nota máxima nos testes de colisão, e traz de série airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos.

A estrutura do novo Onix também foi reforçada e agora usa 17% mais de aços de alta resistência. Vários componentes estruturais foram otimizados para entregar melhor eficiência. Um dos focos foi a eliminação de peso. Com a nova suspensão, foram eliminados 6kg; do novo sistema de propulsão, mais 15kg. Já o novo eixo traseiro ficou 4 vezes mais rígido - esta peça reflete também em melhor dirigibilidade.

Melhorias paralelas que chegam com esta geração do Chevrolet são os discos de freios dianteiros redimensionados, os rolamentos de rodas de terceira geração semelhantes aos do Cruze e os reforços no conjunto de isolamento acústico.

Motor turbo

A segunda geração do Onix chega como um motor inteiramente novo, de três cilindros, da família Ecotec. Chega em duas configurações: 1.0 aspirado (82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm). A transmissão, seja automática ou manual, tem sempre seis marchas.

O motor Ecotec 1.0 Flex Turbo da Chevrolet conta com as mais modernas tecnologias disponíveis, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria.

- O volante do motor possui um sistema de dupla massa suspensa que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão;

- Correia dentada imersa em óleo de funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil km;

- Optimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.

O Novo Onix Plus 1.0 Turbo com câmbio manual acelera de 0 a 100 km/h em até 9,7 segundos – número melhores aos que do Cobalt 1.8, por exemplo.

Várias destas tecnologias também contribuem para o menor consumo de combustível e posicionam o novo Onix Plus como o modelo turbo mais econômico do mercado, de acordo com dados do Inmetro.

Com gasolina no tanque, o Novo Onix Plus com transmissão manual roda, em média, 17 km/l na estrada e 13,7 km/l na cidade. Os números com etanol são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.

Este novo conjunto mecânico foi projetado para ter maior durabilidade. Para isso, foram desenvolvidas diferentes soluções, como um tipo de injeção eletrônica com bicos aquecidos menos vulnerável a oscilações de qualidade do combustível.

A maior durabilidade reflete no menor custos das revisões fixas. Até 60 mil quilômetros, por exemplo, o valor está 8% menor em comparação com o modelo antecessor, enquanto que o tempo necessário para mão de obra caiu na ordem dos 16%. Além disso, o intervalo das revisões subiu de 5 mil para 10 mil quilômetros.

Versões, equipamentos e preços

Os preços das versões do Novo Onix e Onix Plus e equipamentos (resumidos) ficaram assim:

Onix 1.0 manual – R$ 48.490
Traz de série ar-condicionado, direção elétrica, seis airbags (frontais, laterais e cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, duas entradas USB para os bancos dianteiros e mais duas para o banco traseiro, sistema de som

Onix LT 1.0 manual – R$ 51.590 (Onix Plus - R$ 54.990)
Acrescenta o sistema multimídia MyLink

Onix LT I 1.0 manual – R$ 53.790 (Onix Plus – R$ 57.190)
Acrescenta chave presencial para abertura das portas e partida do motor por botão, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, carregador wireless para smartphone

Onix LT II 1.0 manual – R$ 54.625 (Onix Plus – R$ 58.025)
Acrescenta OnStar e WI-FI

Onix LT III 1.0 manual – R$ 55.590 (Onix Plus – R$ 58.990)
Acrescenta faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas

Onix 1.0 turbo automático – R$ 55.590 (Onix Plus – R$ 58.790)
Traz de série ar-condicionado, direção elétrica, seis airbags (frontais, laterais e cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, duas entradas USB para os bancos dianteiros e mais duas para o banco traseiro, sistema de som

Onix 1.0 LT turbo manual – R$ 57.590 (Onix Plus – R$ 61.190)
Acrescenta faróis de neblina, roda de liga leve de 15 polegadas, OnStar e WI-FI

Onix 1.0 LT turbo automático – R$ 62.890 (Onix Plus – R$ 66.490)
Acrescenta câmbio automático de seis marchas, controle de cruzeiro, revestimento premium do volante

Onix 1.0 LTZ turbo manual – R$ 60.990 (Onix Plus – R$ 65.790)
Acrescenta chave presencial e partida por botão, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador wireless

Onix 1.0 LTZ turbo automático – R$ 66.290 (Onix Plus – R$ 70.990)
Acrescenta câmbio automático de seis marchas, controle de cruzeiro, revestimento premium do volante

Onix 1.0 Premier I turbo automático – R$ 69.990 (Onix Plus – R$ 73.190)
Acrescenta roda de liga leve de 16 polegadas, farol tipo projetor, luz de posição e lanternas em LED, bancos híbridos

Onix 1.0 Premier II turbo automático – R$ 72.990 (Onix Plus – R$ 76.190)
Acrescenta alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento automático, bancos com revestimento premium, interior na cor preta/caramelo (ou preto/cinza)