Novo Taos conquista novamente nota máxima em segurança

Novo Taos conquista novamente nota máxima em segurança

Avaliado pelo Latin NCAP, o Novo Taos obteve, mais uma vez, cinco estrelas em segurança.

O Novo Taos conquistou novamente a nota máxima em segurança do Latin NCAP. Avaliado no protocolo mais recente da instituição, o SUV manteve as cinco estrelas na avaliação, já que havia sido testado em 2021 e avaliado com a nota máxima, na ocasião. Com o resultado, a Volkswagen confirma o maior portfólio cinco estrelas no Latin NCAP, com cinco modelos: Novo Taos, Tera, T-Cross, Virtus e Jetta GLI.

Apresentado em outubro para o mercado brasileiro, o Novo Taos recebeu uma renovação completa em seu visual, tornando o modelo ainda mais moderno e com melhorias no pacote oferecido pelo modelo. O que não mudou é a segurança do SUV, comprovada agora pela avaliação do Latin NCAP. De série, todas as versões do modelo são equipadas com Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), seis airbags, alerta de frenagem de emergência (ESS) e controles de tração e estabilidade.

Além dos equipamentos, a segurança do modelo é garantida pela qualidade de construção de seu habitáculo. Como é tradição nos modelos da marca, o Novo Taos utiliza materiais avançados em sua construção, e utiliza a moderna e consagrada plataforma MQB. Esses fatores, juntamente com a aplicação de aços de ultra-alta resistência em regiões primordiais da cabine, garantem a segurança a bordo do SUV.

Família 5 estrelas

Nos últimos anos, a linha de SUVs da Volkswagen se tornou a referência em segurança no mercado brasileiro. O Novo Taos se junta ao Tera, que também recebeu a nota máxima no Latin NCAP neste ano. Além desses modelos, o T-Cross é o outro SUVW com as cinco estrelas, comprovando o compromisso da marca com a segurança.

Como o teste é realizado

O protocolo atual do Latin NCAP (2020-2025) é divido em 4 grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota geral é definida pelo menor índice entre os 4 grupos.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste). Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.

No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo, além da avaliação do sistema de frenagem autônoma (AEB) com detecção de pedestres.

No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade, frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de trânsito interurbano), assistente ativo de mudança de faixa e detector de ponto cego.

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