Novo Volkswagen Tera

Recebe 5 estrelas em segurança
O Novo VW Tera obteve a nota máxima em segurança nos testes do Latin NCAP. Testado no protocolo mais recente da entidade, o modelo produzido em Taubaté (SP) obteve cinco estrelas nas rigorosas avaliações de segurança.
Com isso, o Novo Tera entra para o grupo de SUVs mais seguros do Brasil, assim como T-Cross, Nivus e Taos, que também conseguiram a nota máxima no protocolo mais recente do Latin NCAP, e que se tornou mais rigoroso nos últimos anos.
Os testes avaliam a proteção para adultos, crianças e pedestres, além de avaliarem os sistemas de assistência ao condutor. Desta forma, o Novo Tera já chega ao mercado sendo a referência em segurança de sua categoria, fato que é ressaltado pelos diversos itens de proteção que o SUVW traz em todas as suas versões.
Desenvolvido completamente no Brasil e fabricado em Taubaté (SP), o Novo Tera utiliza a moderna plataforma MQB, que possibilita ao modelo este elevado nível de segurança. Além disso, há o uso de materiais avançados na construção do habitáculo do SUV, com aplicação de aços de ultra-alta resistência em regiões essenciais do veículo.
Em relação aos equipamentos, o VW Tera traz em todas as versões seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série nas versões Comfort e High.
Na versão High, o pacote ADAS oferece ainda mais segurança, ao adicionar o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Testes rigorosos
O protocolo atual do Latin NCAP (2020-2025) é divido em 4 grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota geral é definida pelo menor índice entre os 4 grupos.
No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste). Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.
No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.
No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo, além da avaliação do sistema de frenagem autônoma (AEB) com detecção de pedestres.
No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade, frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de trânsito interurbano), assistente ativo de mudança de faixa e detector de ponto cego.
Sobre o Latin NCAP
O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) oferece aos consumidores informação independente e transparente sobre os níveis de segurança que tem os diferentes modelos de veículos no mercado.
Latin NCAP utiliza métodos de ensaio internacionalmente reconhecidos e qualifica entre 0 e 5 estrelas a proteção oferecida pelos veículos para ocupantes adultos e crianças. Latin NCAP começou em 2010 como uma iniciativa e em 2014 foi criada como uma associação, no âmbito de uma entidade jurídica. Latin NCAP avalia a segurança da versão mais básica dos modelos disponíveis no mercado.
Confira a linha Volkswagen completa nas concessionárias Vecol Vigorito em https://www.vecolveiculos.com.br/
Revista Comprecar
- Notícias 18/06/2025 Novo Volkswagen Tera Recebe 5 estrelas em segurança
- Notícias 17/06/2025 Audi do Brasil abre pré-venda dos novos Audi SQ6 Sportback SQ6 Sportback e-tron desenvolve 517 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos
- Notícias 16/06/2025 VW Golf GTI quebra recorde em Nürburgring O Golf GTI Edition 50 bate recorde com volta de 7:46.13 na pista alemã.
- Notícias 16/06/2025 Rede Vigorito investe e aposta em energia solar Digitalização para crescer no interior de SP
- Notícias 13/06/2025 Jeep® oferece condições imperdíveis em junho Para Renegade, Compass e Commander