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Novos SpaceFox e Space Cross chegam às concessionárias

Novos SpaceFox e Space Cross chegam às concessionárias

Apresentados no Salão de 2014, modelos incorporam novo visual e mais tecnologia

A Volkswagen começa a entregar as primeiras unidades do Novo SpaceFox e do Novo Space Cross, que chegam para complementar a família Fox. No caso do SpaceFox, esse foi o modelo que introduziu no Brasil o conceito de sportvan (reúne a esportividade das peruas com a o espaço interno dos veículos multiuso). Agora, o SpaceFox chega a sua segunda geração com atualizações no visual e novos itens de tecnologia.
 
O modelo é oferecido em duas configurações, sendo Comfortline e Highline, com duas opções de moto res 1.6 litro e três de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). A versão aventureira Space Cross, também recebeu essas alterações e estreia algumas inovações.
 
Entre os destaques está a chegada do novo moto r 1.6 litro – 16 válvulas EA211, na linha SpaceFox. Esse novo moto r que estreou nas linhas 2015 do Gol Rallye e da Saveiro Cross, equipa agora o Novo SpaceFox na versão Highline e o Novo Space Cross.
 
Além do visual alinhado com o Novo Fox, todas as rodas de liga leve e calotas do Novo SpaceFox são novas. O habitáculo do Novo SpaceFox passa a oferecer mais conforto aos ocupantes, graças às mudanças visuais, com adoção de materiais de melhor qualidade e agradáveis ao toque.
 
SpaceFox Comfortline
 
O Novo SpaceFox Comfortline já sai de fábrica com direção de assistência elétrica, ar-condicionado, sistema de som, pacote elétrico completo (vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais), coluna de direção com ajustes de altura e distância, espelhos retrovisores com luz indicadora de direção integrada e I-System computador de bordo.
 
Também vem de série faróis e lanterna de neblina; iluminação no porta-malas e porta-luvas; capas dos espelhos retrovisores, maçanetas e frisos laterais pintados na cor da carroceria e calotas de design diferenciado de aro 15”. Essa versão conta com o recurso do banco traseiro rebatível e corrediço (ARS).
 
Entre as novidades na lista de opcionais estão às luzes de conversão estática nos faróis de neblina “cornering lights” (que aciona o farol de neblina, iluminando o trajeto em curvas fechadas e de baixa velocidades). O Novo SpaceFox também passa a oferecer, como opcional, o teto solar elétrico. Entre os opcionais inéditos para a versão intermediária, destaca-se o sensor de aproximação de obstáculos traseiros e dianteiros.
 
SpaceFox Highline
 
O Novo SpaceFox Highline chega equipado com o novo moto r 1,6 litro – 16 válvulas de 120 cv da família EA211, junto com o câmbio manual de seis marchas.
 
Como itens de série, o Novo SpaceFox Highline conta (adicionalmente aos itens da versão Comfortline) com volante multifuncional revestido de couro, sensor de aproximação de obstáculo dianteiro e traseiro, lanternas traseiras escurecidas, pedaleira esportiva e rodas de liga leve de 15 polegadas. Além desses itens, os frisos das grades do para-choque dianteiro, molduras dos faróis de neblina e frisos laterais são cromados na linha 2015.
 
O interior do Novo SpaceFox Highline traz detalhes como o novo volante, exclusivo do modelo topo de linha. Ele tem acabamento diferenciado, com partes em preto brilhante e revestimento de couro, semelhante ao do Novo Golf Highline. Inclui ainda comandos dos sistemas de som e de telefonia, assim como do computador de bordo.
 
Também fazem parte do interior os sobretapetes dianteiros e traseiros de carpete com fixação no assoalho e a opção de interior com tonalidade mais clara. Entre os opcionais, destaque para a roda de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/50.
Outro recurso inédito para o Novo SpaceFox é a possibilidade de equipar a versão Highline com o sistema de som “touchscreen” com navegação RNS 315, o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. Esse recurso está disponível também para o Novo Space Cross. O RNS315, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo. O cabo para conexão USB fica no porta-luvas.
 
Novo Space Cross
 
O Space Cross também chega exclusivamente equipado com o novo moto r 1,6 litro – 16 válvulas de 120 cv da família EA211, mais o câmbio manual de seis marchas. (não está disponível o câmbio I-Motion nessa versão).
 
O visual aventureiro do Novo Space Cross se destaca em vários itens. Para começar, a exclusiva grade dianteira com friso cromado; o para-choque dianteiro com ampla abertura de ventilação e os dois grandes faróis auxiliares com dupla função (neblina e longo alcance).
 
Nas laterais, os destaques são as molduras com insertos em “chrome effect” e as molduras das caixas de rodas. As rodas “Soul” são de liga leve, com 15 polegadas. Seus pneus são nas medidas 205/55 R15. O perfil mais alto do Space Cross é ressaltado pelas barras longitudinais no teto que se estendem sobre todo o carro. Na traseira, as lanternas são escurecidas e existe um defletor na tampa do porta-malas na cor do veículo.
 
No interior do Novo Space Cross, os materiais usados no painel e em outras superfícies plásticas internas têm textura diferenciada. Exclusividade do modelo, a pedaleira tem acabamento de alumínio e as soleiras internas trazem o logotipo Space Cross. Os bancos são revestidos de tecido com embossagem denominado malharia “Kecil” cinza e também trazem a inscrição Cross nos dianteiros. Opcionalmente, o Novo Space Cross pode ter os bancos com revestimento de “native”.
 
A suspensão do Novo Space Cross é elevada em comparação à do SpaceFox. O modelo possui acerto específico de geometria de suspensão.
 
Sua lista de itens de série adiciona, em relação à do Novo SpaceFox Highline, recursos como controlador eletrônico automático de velocidade (cruise control, “piloto automático”), faróis com sistema “coming & leaving home”, sensores crepuscular e de chuva e retrovisor interno eletrocrômico.
 
O Novo SpaceFox Highline e o Novo Space Cross contam com ampla gama de itens de alta tecnologia. Um deles é o ESC (Controle eletrônico de estabilidade) disponível na versão topo de linha Highline. Junto com esse está associado o ASR (Controle de tração) que auxilia o moto rista a acelerar em piso de baixa aderência. Outro equipamento associado é o EDS (Bloqueio eletrônico do diferencial). Numa situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico aciona o freio nessa roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração.
 
A função off-road (exclusiva do Space Cross) também merece destaque, pois incrementa a capacidade no fora de estrada. Esse recurso melhora a atuação dos freios em estradas não pavimentadas. Ativado pelo botão off-road no painel, provoca um curto travamento da roda, criando uma pequena “cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.
 
Quando equipado com o novo moto r 1.6 litro – 16 válvulas EA211, o Novo SpaceFox Highline acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge velocidade máxima de 191 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, são 10,6 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 185 km/h de velocidade máxima. Nessa configuração, o câmbio é o manual de seis marchas.
 
Na versão Comfortline, o novo SpaceFox chega equipado com o já conhecido moto r 1.6 litro – 8 válvulas de até 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm, com torque máximo de até 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Com câmbio manual de cinco marchas (MQ200-5F), o Novo SpaceFox Comfortline é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos (etanol) e 11,5 s (gasolina). A velocidade máxima é de 180 km/h (etanol) e 179 km/h (gasolina).
 
Essa moto rização pode ser combinada à transmissão automatizada I-Motion de cinco marchas (apenas no SpaceFox Comfortline), que realiza as trocas de marcha automáticamente. Com esse câmbio, os números de velocidade máxima são os mesmos do câmbio manual.