Omoda 5 HEV é resultado de engenharia brasileira

Omoda 5 HEV é resultado de engenharia brasileira

Para se tornar um dos modelos mais eficientes, com prazer ao dirigir, O5 recebeu adaptações exclusivas desenvolvidas pela equipe nacional da O&J

O Omoda 5 HEV, SUV compacto da OMODA & JAECOO recém-lançado no Brasil, elevou o padrão do segmento, ao apresentar um híbrido que une o melhor de dois mundos: eficiência de elétrico à potência de um motor combustão 1.5 turboalimentado. A premissa de desenvolvimento global é um dos grandes diferenciais incorporados ao modelo. Ainda assim, não dispensou um extenso trabalho de engenharia local, visando, objetivamente, atender às condições reais de rodagem, combustível e estilo de uso do consumidor brasileiro.

Como veículo global, o Omoda 5 mantém seu estilo e arquitetura internacional. No entanto, coube à engenharia brasileira da OMODA & JAECOO realizar ajustes técnicos precisos para tornar o modelo ainda mais eficiente, confortável e prazeroso de dirigir em território nacional — seguindo a filosofia-mor da fabricante “feito por brasileiros para brasileiros”.

Suspensão sob medida para o Brasil

Um dos principais objetivos foi manter o projeto original do conjunto de suspensões totalmente independentes, com McPherson na dianteira e multilink na traseira — solução normalmente encontrada em segmentos superiores,

Entregando níveis de conforto e estabilidade superior, além de melhor aderência, já que usa múltiplos braços independentes no conjunto traseiro para manter as rodas em contato ideal com o solo. Esta adoção faz do O5 um carro altamente estável, absorvendo impactos e controlando geometria de suspensão de forma a estabilizar um rodar suave em quaisquer terrenos.

Porém, mais do que a arquitetura, o time de desenvolvimento brasileiro trabalhou na calibração de molas e amortecedores, com cargas específicas para enfrentar o solo nas diversas regiões do Brasil. O resultado é uma suspensão mais firme, dando total controle da carroceria, além de estabilidade em curvas e em pisos irregulares. O resultado é uma direção altamente alinhada ao gosto e ao estilo de condução do brasileiro.

Calibração adaptada ao combustível e topografia nacional

Durante a fase de testes no Brasil, os engenheiros trabalharam intensamente nos ajustes específicos necessários para o conjunto motor, transmissão e gerenciamento da bateria. O foco foi adaptar o sistema híbrido às características do combustível nacional (E30) e às condições de relevo do País.

Essa calibração refinada não apenas aprimorou a dirigibilidade e o nível de NVH (ruído, vibração e aspereza), como também trouxe ganhos diretos de eficiência energética, refletindo em menor consumo de combustível no uso real – sendo ranqueado como um dos melhores em consumo energético entre os seus concorrentes diretos (1,50 megajoule/km, segundo INMETRO).

Pensando na durabilidade, o sistema de combustível recebeu proteções adicionais contra corrosão, com a aplicação de materiais ainda mais resistentes às propriedades químicas do etanol presente no combustível brasileiro, assegurando maior longevidade aos componentes.

Mais altura do solo, mais versatilidade

Outra melhoria desenvolvida localmente foi o aumento da altura em relação ao solo, uma adaptação essencial para enfrentar com mais tranquilidade lombadas, valetas, ruas com pouca pavimentação e estradas secundárias — realidade comum no mercado doméstico.

O híbrido pensado para o Brasil

O resultado é um SUV híbrido que combina design global, tecnologia avançada e engenharia local, oferecendo uma experiência de condução mais confortável, eficiente e segura de um carro elétrico, mas com potência, força e dinamismo da combustão – união perfeita de dois mundos – exatamente como o consumidor brasileiro espera.

Com o Omoda 5 HEV, a marca aprofunda raízes ante o seu compromisso na concepção e desenvolvimento de produtos e tecnologias, com ouvidos e sensibilidades atentas às necessidades do mercado nacional, mantendo o padrão de um veículo de classe mundial, ao mesmo tempo que aprimora e adapta seu estilo à realidade do Brasil.

“O Omoda 5 é resultado de um trabalho sincronizado da engenharia brasileira com a chinesa. Mantivemos a essência do projeto global, mas ajustamos, cuidadosamente, detalhes sensíveis para entregar um carro que realmente conversa com o modo de dirigir, o combustível e as condições de rodagem do Brasil. A todo momento, nosso time tinha uma só questão em mente: o que nossos futuros consumidores brasileiros querem ver, sentir e ter num veículo híbrido”, declara Henrique Buzzanelli, head de engenharia e homologação da OMODA & JAECOO Brasil.

A OMODA & JAECOO oferece no Brasil o Omoda 5 com um portfólio focado em eficiência, tecnologia e design, atendendo diferentes perfis de consumidores no segmento de SUVs compactos. O modelo está disponível nas versões Luxury (a partir de 159.990) e Prestige (por R$ 184.990) e pode ser encontrado em quaisquer das 70 lojas da marca localizadas nas principais capitais do Brasil, em 24 estados da federação.

Anuncie seu veículo no
maior classificado da região

Anuncie agora