Revista Comprecar
Opalões de corrida serão os destaques da Velocult 2016
Exposição dedicará área exclusiva às máquinas da Old Stock Race
Opalões de corrida serão os destaques da Velocult 2016
06 de Março de 2016

No próximo dia 13/3, será aberta a Velocult 2016, exposição anual de carros que fizeram história nas pistas brasileiras. Este ano, o evento no Conjunto Nacional tem como atração principal os famosos Opalões de corrida, fabricados entre os anos de 1975 e 1979, que marcaram época e até hoje contam com uma legião de fãs. Uma área especial reunirá vários exemplares da Old Stock Race. No total, 20 raridades estarão expostas.
 
Além da exposição, única no país, a Velocult também promove o Hall da Fama, cujo objetivo é prestar um reconhecimento definitivo aos pilotos que construíram o automobilismo nacional.
 
Em sua sétima edição, a Velocult, que busca promover o resgate e a preservação da história do automobilismo nacional, traz como tema central o Autódromo de Interlagos, projeto idealizado pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson. Inaugurado em 1940, o circuito foi fundamental para o desenvolvimento do esporte no país e também a grande escola de pilotagem dos brasileiros.
 
Construído originalmente com uma extensão de quase oito mil metros, o circuito, o primeiro da América Latina, começou a ser pensado no final da década de 1920. Em 1939, com as obras ainda em andamento, um grupo de pilotos deu as primeiras voltas na pista. No ano seguinte, seus portões se abriram para o público em 12 de maio, por ocasião do Grande Prêmio São Paulo.
 
Em 1967, Interlagos foi fechado para reforma, sendo reaberto três anos depois, para a realização de uma prova do campeonato internacional de Fórmula Ford.  Em 1971, passou novamente por reparos, para abrigar pela primeira vez um Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, mas sem contar pontos para o Campeonato Mundial. 
 
Foi em 1973 que a prova no circuito paulista, vencida por Emerson Fittipaldi (Lotus), entrou para o calendário mundial. Interlagos sediou o Grande Prêmio de F-1 até 1980, com exceção de 1978, quando passou a ser realizado no Autódromo de Jacarepaguá, que se tornou o destino da prova entre os anos de 1981 e 1989. Em 1990, Interlagos foi reinaugurado e, no ano seguinte, Ayrton venceu sua primeira prova em casa. Em 2014, a pista passou por outra grande obra.
 
Agenda
 
Evento: 7ª. edição da VeloCult – Semana Cultural da Velocidade
Quando: De 13 de março a 2 de abril
Onde: Espaço Cultural Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073).
Visitação grátis: 8h às 22h (de segunda a sábado) e das 11h às 22h aos domingos e feriados.

Notícias < Voltar
Opalões de corrida serão os destaques da Velocult 2016
 

Opalões de corrida serão os destaques da Velocult 2016

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Exposição dedicará área exclusiva às máquinas da Old Stock Race

06 de Março de 2016

No próximo dia 13/3, será aberta a Velocult 2016, exposição anual de carros que fizeram história nas pistas brasileiras. Este ano, o evento no Conjunto Nacional tem como atração principal os famosos Opalões de corrida, fabricados entre os anos de 1975 e 1979, que marcaram época e até hoje contam com uma legião de fãs. Uma área especial reunirá vários exemplares da Old Stock Race. No total, 20 raridades estarão expostas.
 
Além da exposição, única no país, a Velocult também promove o Hall da Fama, cujo objetivo é prestar um reconhecimento definitivo aos pilotos que construíram o automobilismo nacional.
 
Em sua sétima edição, a Velocult, que busca promover o resgate e a preservação da história do automobilismo nacional, traz como tema central o Autódromo de Interlagos, projeto idealizado pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson. Inaugurado em 1940, o circuito foi fundamental para o desenvolvimento do esporte no país e também a grande escola de pilotagem dos brasileiros.
 
Construído originalmente com uma extensão de quase oito mil metros, o circuito, o primeiro da América Latina, começou a ser pensado no final da década de 1920. Em 1939, com as obras ainda em andamento, um grupo de pilotos deu as primeiras voltas na pista. No ano seguinte, seus portões se abriram para o público em 12 de maio, por ocasião do Grande Prêmio São Paulo.
 
Em 1967, Interlagos foi fechado para reforma, sendo reaberto três anos depois, para a realização de uma prova do campeonato internacional de Fórmula Ford.  Em 1971, passou novamente por reparos, para abrigar pela primeira vez um Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, mas sem contar pontos para o Campeonato Mundial. 
 
Foi em 1973 que a prova no circuito paulista, vencida por Emerson Fittipaldi (Lotus), entrou para o calendário mundial. Interlagos sediou o Grande Prêmio de F-1 até 1980, com exceção de 1978, quando passou a ser realizado no Autódromo de Jacarepaguá, que se tornou o destino da prova entre os anos de 1981 e 1989. Em 1990, Interlagos foi reinaugurado e, no ano seguinte, Ayrton venceu sua primeira prova em casa. Em 2014, a pista passou por outra grande obra.
 
Agenda
 
Evento: 7ª. edição da VeloCult – Semana Cultural da Velocidade
Quando: De 13 de março a 2 de abril
Onde: Espaço Cultural Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073).
Visitação grátis: 8h às 22h (de segunda a sábado) e das 11h às 22h aos domingos e feriados.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!